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Upgrade Kit 75cc
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
pjovp
Vespa 90 SS
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Registo: Feb 19, 2010
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MensagemColocada: Ter Mar 15, 2011 - 5:02 pm    Assunto: Upgrade Kit 75cc Responder com Citação

Boas,
estou a restaurar a minha vespa 50s e já se encontra na parte de montagem.
o mecânico adiantou-se e colocou-me um kit 75cc sem eu lhe ter pedido para o fazer, pois estava a pensava juntar mais uns trocos e fazer umas modificações mais à séria (102cc). O quê que se há-de fazer não vou mandar o velhote tirar e metr como estava.... Evil or Very Mad
Quando ele me contou o que tinha feito disse-lhe que tinha pensado em meter um 102cc e ele ficou mto espantado e disse-me que tal não existia. Enfim, velhotes queridos, bons e dedicados no que fazem mas muito muito desactualizados. No entanto, ele garantiu-me que com um 75cc é suficiente para a mota andar com 2 pessoas e aguentar-se bem nas subidas, mas eu duvido um pouco...
Qual a vossa opinião?
Há algumas peças recomendáveis de se substituir para tirar maior rendimento de um 75cc?
Cumps
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pjovp
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Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
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MensagemColocada: Qua Mar 16, 2011 - 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

malta vá lá, dêm-me umas dicas sff.
com o kit 75cc qual a diferença de se ter um carburador de origem ou colocar um 19/19?
e outras alterações que sejam de ter em conta?
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andrax
Vespa Chicco
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Mensagens: 22

MensagemColocada: Sex Mar 18, 2011 - 6:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Penso que é melhor teres um 75cc bem equilibrado e afinado do que apenas um 102cc. E já que tens esse, podes sempre melhorar. Carburador, reed valve, cdi são tudo modificações que e ajudam a retirar mais proveito do 75. Isto para não abrires o motor, caso contrário ainda podes alterar a cambota, caixa vel e depois atenção à embraiagem. Não esquecendo o escape e ficas com isso à maneira. Melhor do que ter simplesmente um 102cc mal aproveitado.
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pjovp
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MensagemColocada: Sex Mar 18, 2011 - 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

ok obrigado pela dica.
pois se metesse o 102cc obviamente tinha que mudar muita coisa e mais o facto de ter que abrir o motor para mudar por exemplo a combota.
uma despesa que após o restauro não compensa por enquanto, pois só este tá a custar muitos €€€€€€
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Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
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pauloviana
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Sáb Mar 19, 2011 - 3:30 am    Assunto: Responder com Citação

em primeiro lugar o teu mecanico nunca deveria ter colocado um kit sem primeiro falar contigo.

Comigo ,só por aí já tinha azar porque eu não era obrigado a ficar com o "môno" que ele entendeu meter.


Falando da tua dúvida....


Sem duvida alguma que é preferivel meter um 102 que um 75.
Quando se fala em "bem aproveitado" fala-se de quê???'

menciona-se "reed valves", alterações de cambotas, carburadores, escapes.... mas.... essas alterações também não são feitas nos 102???? Shocked


por experiência própria de montagem de kits desde rectificações de cilindros de origem ate 136cm em smallframes posso afirmar que as alterações que fazes para um kit de 102 deverão ser exactamente as mesmas para os 75 ou seja:


1- alteração base:

- kit 75 (ou 102)
-embraiagem reforçada
-carburação ( com alteração do gigleur de máxima)
-desmultiplicação de caixa (carreto 16 no caso da caixa ser do tipo normal).No 102 é imperativo fazer esta alteração , no 75 não é imperativo mas é aconselhável.

2- alterações complementares:

- escape
- carburador (depende do carburador que tenhas)
- ventilador
- carretos de caixa + veio de trem fixo
- cambota
- carters + admissão trabalhada
- caixa de lamelas ( implica alterar carters)
- ajustes no "port map" do cilindro
- ajuste do squish
- trabalhar pistão + segmentos
- etc, etc...
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andrax
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Mensagens: 22

MensagemColocada: Sáb Mar 19, 2011 - 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Qual a vossa opinião?
Há algumas peças recomendáveis de se substituir para tirar maior rendimento de um 75cc?


Apenas me referia a esta questão.
Uma vez que já tem o 75, ainda há algo que se possa fazer para tirar mais rendimento.
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pjovp
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MensagemColocada: Seg Mar 21, 2011 - 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela tua resposta pauloviana.

Tens toda a razão em relação ao mecânico e acredita que fiquei bastante aborrecido sobretudo porque, como mencionei, tinha outros planos para a minha bicha.

A minha vontade, obviamente, foi mandá-lo tirar aquilo dali pois não lhe tinha dado instruções para ter feito o que fez. Mas isto é malta de outro tempo e com outra maneira de lidar e se lhe dissesse isso era uma ruptura de relacionamento o que me obrigaria a ir para outro lado. E ia para onde????

É porque o trabalho deste é 5 estrelas (não me refiro ao feitio e temperamentos).
Já está, já está!!

Vou andar uns tempinhos com ela e depois se achar que se justifica então altero para o 102cc.

Entretanto fica a 75cc e levou também uma embraiagem reforçada de 4 discos.

Quando estiver mais folgado vou meter também um escape Polini igual a este http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/20020250/Racing+exhaust+POLINI+lefth.aspx

Perguntei ao mecânico o que acharia se metesse um carburador 19/19, se eu iria notar alguma diferença e ele disse-me que significativa só mesmo no consumo pois a mota em termos de prestações manter-se-ia idêntica. Concordam?

E quando o pauloviana menciona "-carburação ( com alteração do gigleur de máxima)
"
o que é isto e o que faz exactamente?

Talvez meta também um carreto de 16 pois de origem tem um 14, para ter um pouco mais de ponta, mas sei que ao fazer isto irei sacrificar a força.

Com estas aulas estou quase a ficar perito!!!! Laughing
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pauloviana
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MensagemColocada: Seg Mar 21, 2011 - 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação

se é para ficar a 75 então mete na mesma o carreto 16 porque a mota fica melhor. Ganhas ponta e continuas com força suficiente. Wink

Quanto á carburação , quando se mete algum kit na vespa deve-se sempre compensar esse acréscimo de cilindrada com mais gasolina. A maneira de o fazer é alterando o gigleur de máx ( se não alterares o carburador).

Se não o fizeres estás sujeito a colar o motor.
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pjovp
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MensagemColocada: Ter Mar 22, 2011 - 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

ok orbigado pelas dicas.
o mecânico ligou-me esta manhã a dizer-me que a mota tava pronta. ai a conta...... Smile
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MensagemColocada: Qui Mar 24, 2011 - 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação

fui ontem buscar a minha máchine (meto fotos logo que possível) e já andei a dar umas voltinhas 20kms... Twisted Evil

como está na rodagem não devo apertar muito com ela e não o tenho feito.
ela anda que é uma maravilha mas tenho sentido os seguintes sintomas:

A) quando lhe dou um pouco mais de gás e largo o punho sinto que ela faz um barulho tipo bóóóó, parecendo que vai afogar, mas não.

B) se andar a puxar por ela um poucquinho mais (não a fundo mas por algum tempo) ela passado um pouco afoga e vai a baixo. mas dou ao kick e ela anda bem sem problemas. mas se torno a apertar com ela, afoga novamente.

Terá alguma coisa a ver com a afinação?

Cumps
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pjovp
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MensagemColocada: Ter Mar 29, 2011 - 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação

onde posso comprar um carreto 16 bom e quanto custa mais ou menos?
a alteração é fácil?
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MensagemColocada: Qua Mar 30, 2011 - 12:16 am    Assunto: Responder com Citação

http://www.sip-scootershop.com/DE/Products/97200000/Primarzahnrad+Z16+PINASCO+.aspx

a alteração é facil mas tens de tirar a roda e a tampa de embraiagem.

Quanto ao teu outro problema ( de acelerares e ela querer ir abaixo ) é afinação.
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pjovp
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MensagemColocada: Qui Mar 31, 2011 - 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação

boas,
epá ontem fui dar umas voltas com 2 amigos que tb têm 50s e não gostei nada mesmo do andamento da minha. Aliás fiquei completamente desiludido.
Vou começar de imediato a juntar Euros para pô-la a 102cc que isto a 75cc é para outras gerações.... Twisted Evil
Abraço
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ChicaDaSilva
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MensagemColocada: Dom Jul 28, 2013 - 5:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou desenterrar este tópico de 2011 para colocar uma questão relativa à alteração de uma vespa 50s para um ciclindo de 75cc.

Recentemente restaurei a minha vespa: mandei pintar, mudei pneus, banco (de dois lugares passou para um + grelha de transporte), acrescentei um espelho e um porta couves. A brincadeira ficou-me em 1800€. Fui confrontada por um mecânico (outro senhor) sobre a possibilidade de alterar o cilindro para 75cc. Na altura ele disse-me que melhorava o rendimento e eu gostei da ideia (poupar na gasolina é bom). Gostava de saber a vossa opinião, não quero fazer alterações para andar mais rápido (para isso tinha comprado uma 150/500 ou outra mota), interessa-me apenas gastar o menos possível em combustível. Como gastei há pouco tempo dinheiro no restauro não sei se vale a pena meter-me para já no kit 75cc pois afinal não é só mudar o cilindro mas sim mais peças... quem fez estas mudanças notou uma melhoria significativa do que toca a consumos? É que a vespa já gasta pouco... e se for só (ou essensialmente) para andar mais rápido... acho que passo.

Opiniões? Pensamentos?
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pjovp
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MensagemColocada: Dom Jul 28, 2013 - 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação

se mudares para um 75cc vais melhorar bastante a prestação a nível de força e alguma velocidade de ponta mas esquece lá os consumos. esses vão duplicar!
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