Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
MrT_800 Vespa Chicco
Registo: Jul 18, 2012 Mensagens: 5
|
Colocada: Qui Ago 09, 2012 - 1:11 pm Assunto: Saudações Vespistas e primeiras dúvidas! |
|
|
Boas Caros Vespistas!
Sou o Tiago. Tenho andado há já uns tempos a acompanhar o Fórum bem como as aventuras aqui da malta.
Após muitos anos a desejar e a namorar estas belas máquinas, desde há dois dias sou o feliz possuidor de uma linda PX 125 E de 1991 e estou completamente apaixonado!!
Fiz a pequena viagem desde Queijas onde comprei a Vespa até Lisboa ao pôr do sol e foi mágico! Ainda por cima cruzei-me com outro vespista que me cumprimentou e fiquei todo inchado!
Já mandei uns pregos, principalmente porque entre a 2ª e a 3ª a Vespa tem ali uma folga que não entra muito bem mas acho que já está a ficar controlado. Afinal também tenho uma 4L e já estou habituado a gerir as manhas dos clássicos.
A Vespa estava com gasolina e entretanto acendeu a luz da reserva. Tenho uma pergunta de maçarico máximo. Esta Vespa (ou todas) tem reserva, certo? A torneira da gasolina tem um A e um C. Quando está aberta, toda-se a torneira para o A, quando a reserva acende roda-se toda para a esquerda? Para fechar a gasolina, mete-se a torneira no meio? É suposto fechar a gasolina sempre que se estaciona ou pode-se deixar aberta?
Em relação aos arranques... Pode-se arrancar em 2ª ou não é aconselhável? Às vezes no trânsito dá jeito...
Ainda não lhe fiz revisão nenhuma e tenho a dúvida do óleo da caixa. Como consigo ver o nível?
Entretanto vão surgir mais dúvidas e peço a vossa paciência. Vou postar fotos do maquinão assim que as tire.
Abraço |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Sex Ago 10, 2012 - 12:30 pm Assunto: |
|
|
Antes do mais bem vindo e parabéns pela tua aquisição! Se achaste inesquecível essa viagem ao pôr-do-sol... deixa-me que te diga que tens boas hipóteses de vir a ficar completamente apanhadinho...
A PX só tem duas posições: aberto e fechado. Como tem indicador da reserva, não tem a posição da torneira em reserva.
Óleo do motor o nível vê-se quando ele começar a sair por cima, vê aqui: http://www.vespaclubelisboa.pt/modules.php?name=How_To&pa=content&pid=1
E do que precisares, já sabes, vai mandando vir, mas antes, é da praxe: fotos dessa Vespa!
Boas curvas |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Drakeolelas Vespa Chicco
Registo: Sep 04, 2012 Mensagens: 1
|
Colocada: Ter Set 04, 2012 - 9:16 pm Assunto: Duvidas na afinaçao do carburador |
|
|
Boas eu sou novo aqui bem como nestas andanças, mas gosto mt de vespa eu tenho 2 vespas 150 super de 1971, no qual ando a reparar uma delas..
MAs ñ consigo afinar o carburador..
1º- kd meto a trab bebe mt gasolina e faz mt fosso
2ª-Ñ consigo acertar o ralenti, nem no parafuso gasolina/ar
3º-A mota kd acelero ñ tem mt força até k vai abaixo
Estarei a fazer mal alguma coisa???? |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
MrT_800 Vespa Chicco
Registo: Jul 18, 2012 Mensagens: 5
|
Colocada: Qua Set 05, 2012 - 7:06 pm Assunto: |
|
|
Aqui vão as primeiras fotos do maquinão.
Já dei umas quantas voltas com ela mas não sei quantos kms já fiz pois vinha com a bicha do conta kms avariado.
Hoje depois de ir marcar uma revisão à Oldscooter (só para o final do mês ) ao chegar a casa foi abaixo e já não a consegui por a trabalhar... nem ao empurrão. Entretanto descobri um cabo solto/partido junto à roda da frente. Será que tem alguma coisa a ver? Pensava que estes dois cabos eram do travão da frente, mas agora já não sei. Estive a ver o manual e não consigo perceber a que corresponde este cabo... Podem ajudar ou é melhor pô-la no reboque??
Obrigado e Saudações Vespistas |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Araujo_Alex Vespa Chicco
Registo: Aug 15, 2012 Mensagens: 11
|
Colocada: Qua Set 05, 2012 - 8:27 pm Assunto: |
|
|
indo para a roda da frente tem 2 cabos, um é o do travão dianteiro, e o outro é do conta km, esse ta com pinta de ser o do conta km... |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Maximo Vespa 300 GT
Registo: Apr 09, 2007 Mensagens: 338 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qua Set 05, 2012 - 9:58 pm Assunto: |
|
|
Boas!
Sim, esse é o cabo do conta km e não influencia em nada o facto de a PX andar ou não...
Já lhe mudaste a vela?
50% dos problemas de por uma Vespa a trabalhar resolvem-se ao mudar a vela. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Nuno Ming@s Vespa 250 GTS
Registo: Dec 02, 2011 Mensagens: 251 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qua Set 05, 2012 - 10:05 pm Assunto: |
|
|
Boas,
Pois isso é mesmo do conta Km, e como tal nada a ver com a mota não te pegar.
Vou fazer uma pergunta um pouco estranha, viste o oleo da menina???
Se sim ve se te chega corrente a vela, se chegar tenta trocar a vela, passa na OldScooter fala com o manel ou com o Ricardo e pede uma vela para isso.
Cumps. _________________ Nuno Guicho aka Ming@s
Vespa LX 50 2008
Vespa PX125E 1985 [ VNX2T ]
Vespa PK 50 XLS 50 1993 [ V5S2T ] |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
MrT_800 Vespa Chicco
Registo: Jul 18, 2012 Mensagens: 5
|
Colocada: Qui Set 06, 2012 - 1:49 am Assunto: |
|
|
Nuno Ming@s escreveu: | Boas,
Pois isso é mesmo do conta Km, e como tal nada a ver com a mota não te pegar.
Vou fazer uma pergunta um pouco estranha, viste o oleo da menina???
Se sim ve se te chega corrente a vela, se chegar tenta trocar a vela, passa na OldScooter fala com o manel ou com o Ricardo e pede uma vela para isso.
Cumps. |
Optimo! Isso são boas notícias!
Essa pergunta não é nada estranha... Não, não vi o óleo da menina . Essa era uma das coisas que queria ver na revisão.
Em relação à vela. Como vejo se tem corrente? Aquilo dá faísca? Eu até estou com alguma dificuldade em tirar o balon daquilo... Tenho medo de partir alguma coisa...
Há aí algum tema do fórum para mudanças de velas?
Abraço e Muito Obrigado pelas respostas! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Nuno Ming@s Vespa 250 GTS
Registo: Dec 02, 2011 Mensagens: 251 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Qui Set 06, 2012 - 9:58 pm Assunto: |
|
|
Boas,
Amigo o nivel do oleo ve atraves do "olho magico" onde tens a torneira da gota, visto que tem o tal olho nao tem luz de oleo por isso cuidado e vai verificando, sem não agarra.
O balão sai muito facil basta abrir o ferrinho que tem perto da entrada de ar da menina por debaixo do banco rodas o ferrinho todo, depois ves logo o mecanismo, não tenhas medo, não estraga.
Ao inicio é estranho mas depois habituas-te.
Tiras a vela para fora e com ela encaixada no cachimbo e com a rosca a tocar no motor (para que possa haver corrente) se a vela não der qualquer tipo de faisca pode ser o cabo ou a Central CDI não sei se é assim que se chama.
Mas deixo aqui uma imagem.
Se tiver agarrada então tens de ir a um mecanico trocar segmentos.
Espero ter ajudado.
Cumps. _________________ Nuno Guicho aka Ming@s
Vespa LX 50 2008
Vespa PX125E 1985 [ VNX2T ]
Vespa PK 50 XLS 50 1993 [ V5S2T ] |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
MrT_800 Vespa Chicco
Registo: Jul 18, 2012 Mensagens: 5
|
Colocada: Sex Set 07, 2012 - 12:55 am Assunto: |
|
|
Entretanto não sei porquê, mas miraculosamente quando fui dar ao kick hoje pegou à primeira...
Em relação ao óleo, o óleo que falava era o da caixa, já que o da mistura, como o autolube está avariado faço a mistura à mão...
Muito Obrigado pela resposta. Vou tentar abrir o balon na mesma.
Abraço |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|