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kiko Vespa Chicco
Registo: Sep 21, 2007 Mensagens: 6
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Colocada: Dom Set 23, 2012 - 2:40 pm Assunto: Problemas Carburador Vespa 50s |
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Boas!
Preciso de ajuda...
Estou a tentar concluir a recuperação da minha Vespa 50s (1976) mas deparo-me com uma incapacidade para compreender um porquê...
Não consigo afinar a porca..ia do carburador!
Trata-se de um Dellorto 16.16. Já o desmontei todo, lavei-o, conferi gigleurs, bóia, etc e parece-me estar tudo ok.
Não dominando mto o assunto, em termos de medidas tenho um gigleur principal de 74 e o outro "parafuso" dentro da cuba é de 50.
O primeiro sinto-ma que notei foi que a mota pegava com o botão do ar puxado e só assim se conseguia manter em funcionamento (em altas). Assim que ponho o botão para dentro...puffff.
Agora o sintoma é diferente. Tirei o carburador fora para rever tudo outra vez e aproveitei o facto para o ligar ao depósito fora da mota.
Abro a torneira da gasolina e passado poucos minutos começa a sair gasolina pelo pequeno buraco lateral na parte superior do corpo do carburador... Já não sei o que fazer. Alguém me pode ajudar a por a minha velhinha a roncar?!
Obrigado!
Kiko Esteves | Vespa 50s 1976 |
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miragaia Vespa 50 S
Registo: Aug 08, 2005 Mensagens: 51 Local/Origem: Algures por aí ....
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Colocada: Dom Set 23, 2012 - 7:11 pm Assunto: |
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Boas...
Para começar se sai gasolina é porque o"espigão" que está por tras da boia e faz a vedeção, precisa de ser trocado, pois já não veda.
Depois.....vai dizendo algo para te podermos ajudar.
Cptos
Miragaia |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
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Colocada: Seg Set 24, 2012 - 12:33 pm Assunto: |
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E bóia marada... A gasolina devia para depois de atingir determinado nível e se sai, não está a parar e se não pára, a boia não está a fazer o trabalho que devia.
Recomendação 1 - kit de juntas
Recomendação 2 - (se continuar sem funcionar) bóia e "vedante"
Bom trabalho! |
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kiko Vespa Chicco
Registo: Sep 21, 2007 Mensagens: 6
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Colocada: Seg Set 24, 2012 - 11:44 pm Assunto: Carburador Vespa 50s (Part.II) |
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Caros
Em primeiro lugar quero desde já agradecer a vossa ajuda e colaboração!
OBRIGADO!
Uma vez que tinha vários carburadores Dell'orto SHB 16.16 na garagem, resolvi testar a mudança quer da bóia, quer do espigão referido (que engata na ranhura da parte detrás da bóia) e nada... (estrão todos danificados?! :\ seria azar a mais...)
Na imagem em anexo, a vermelho, indico o oríficio por onde passados alguns segundos e duas injectadelas de guilhotina, começa a deitar gasolina fora como se não houvesse amanhã!
Desesperos à parte, não está a perder gasolina pela junta da cuba.
Já me lembrei se será algum problema com a guilhotina, mas uma vez que a gasolina sai fora "apenas porque sim" sem sequer a mota estar a trabalhar, parece-me que o problema estará mesmo na zona inferior (cuba, espigão, etc...)
Vou uma vez mais trocar espigão, bóia e rezar para q resulte!
Já agora...
No parafuso da mistura ar/gasolina estou a "tirar" 2 voltas e meia depois de todo apertado. OK?
No parafuso superior, que controla a abertura/fecho da guilhotina, que aconselham?
Mais alguma dica/truque que eu deva saber?
Obrigado!
Abraço!
Kiko Esteves 1980 | Vespa 50s 1976 |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
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Colocada: Ter Set 25, 2012 - 9:50 am Assunto: |
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Bem sei que não é o teu carburador, é de uma Vespa "grande", mas segue o esquema de um carburador...
O funcionamento dos carburadores de Vespa "grande" ou "pequena" é o mesmo e continuo a achar que o problema está na boia / espigão...
A boia faz, chegando a gasolina a certo nível, subir o espigão que vai tapar o buraquinho que permite a gasolina passar para a parte onde é vaporizada, via gigleur de altas e ir para o motor onde se vai dar a explosaõ, bla bla bla
Se estiveres a acelerar a gasolina nunca vai chegar a esse nível pois está sempre a sair para o gigleur / motor. Se a Vespa estiver parada a gasolina, como é "aspirada" por gravidade, vai continuando a correr lentamente, até perfazer o tal nível em que a bóia sobe e o espigão se encosta ao orificio do carburador por onde entra a gasolina e vai estancar o sistema. Daí que, apesar de ser indicado fechar sempre a torneira da gasolina, se este sistema estiver a 100% não importa muito...
Ora, retomando, neste conjunto a coisa não vai funcionar bem se ou a bóia ou espigão estiverem marados. Um, outro ou os dois. E não é caso raro isso acontecer, principalmente com o espigão. A bóia tb se estarga, claro, mas não é tão comum...
Creio que essas peças são baratas pelo que não custa comprares e experimentares...
Boa sorte! |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4954
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Colocada: Ter Set 25, 2012 - 10:15 am Assunto: |
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E aqui o esquema de um carburador de 50S...
Sendo os:
46 - espigão
47 - bóia |
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kiko Vespa Chicco
Registo: Sep 21, 2007 Mensagens: 6
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Colocada: Ter Set 25, 2012 - 3:00 pm Assunto: |
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Obrigado Pedro!
Vou experimentar trocar as respectivas peças e depois dou notícias!
Abraço!
Kiko |
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pauloviana Vespa 300 GT
Registo: Jan 17, 2006 Mensagens: 860
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Colocada: Ter Set 25, 2012 - 9:02 pm Assunto: |
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verifica se a tua boia nao está furada pois não é a primeira vez que apanho vespas com esse problema. |
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