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Bobine da luz - 50s

 
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Autor Mensagem
nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Qua Out 10, 2012 - 10:32 pm    Assunto: Bobine da luz - 50s Responder com Citação

Boa Noite,

Antes de mais os meu parabéns a este forum, a todos os utilizadores, moderadores e administradores.

Tenho acompanhado já há algum tempo este fórum e tenho aprendido muito sobre a minha velhinha 50s de 1968!!! de tal forma que convenci-me finalmente a meter mãos à obra para recuperar a minha vespa que já esta encostada há mais de 10 anos e com alguns maus tratos pelo meio.

Já comecei a desmontá-la e pedir uns orçamentos para chapa e pintura. agora ando de volta do motor, e para já quero ver se há corrente na vela.

Como os fios do prato das bobines estavam muito danificados decidi substituí-los. Já consegui substituir quase todos. Há um que não consigo perceber onde liga.
É o fio amarelo que, segundo o que aprendi aqui no fórum, é um dos fios que liga à bobine da luz. o meu problema é em que ponto da bobine este fio deve ligar???!!! Não consigo encontrar nenhum vestígio onde o fio antigo pudesse estar ligado Sad

Já vi também a bobine de uma vespa de um amigo meu, e a dele vê-se perfeitamente as ligações da bobine da luz. A minha parece ser ligeiramente diferente... e não entendo onde liga o raio do fio...


Alguém me pode ajudar??


Para mim tem alguma lógica ligar onde sai o filamento do interior da bobine (seta a vermelho) mas como este está ligado às placas da bobine, parece ser a massa.. ou estou errado? além disso não há vestígios da ligação antiga...






este é o fio que já soldei...



Obrigado pela vossa ajuda e espero poder também contribuir com alguma ajuda.

Abraço
NS
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Out 12, 2012 - 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Penso que o fio amarelo, liga como esse verde, mas noutra bobine... Não tenho certezas...

Podes colocar uma foto do teu prato de bobines para vermos isso?
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sex Out 12, 2012 - 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

PEstevão,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Aqui estão mais umas fotos do prato:





PS: hoje fiz a minha primeira visita à Original Vespa, e coloquei mostrei-lhes isto. Tivemos a ver uma bobine nova, e é ligeiramente diferente... e não conseguimos perceber onde liga o fio amarelo na minha bobine...

Será que a bobine não é da 50s?? isto seria estranho, pois ela trabalhava com esta bobine Rolling Eyes

Obrigado pela ajuda
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Joao Santos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 01, 2009
Mensagens: 50

MensagemColocada: Sex Out 12, 2012 - 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho o prato da minha vespa 50S, estou a restaurar o motor completo e espero que as fotos ajudem.







Ou senao ve o esquema electrico

http://www.scooterhelp.com/electrics/wiring/V5A1T.pdf
_________________
Se na Mercedes dizem "Existem Mercedes e depois existem os Outros"
Eu posso dizer "Apenas existe a VESPA"
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sáb Out 13, 2012 - 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado VespaViana!

A tua bobine é igual aquela que já vi de um amigo meu. Começo a desconfiar que a minha não é exatamente a da 50s... Eu não encontro na minha o ponto de ligação do fio amarelo como se vê facilmente na tua. Estranho...
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sáb Out 13, 2012 - 11:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite!

Não há nada como falar com quem mexia na minha Vespa... O Mecanico disse-me para ligar o fio amarelo ao verde e que era a mesma coisa. Assim a moto até dava mais luz Confused Não sei se é verdade ou não, mas optei por colocar uma bonine nova.

Já está o problema resolvido e já tenho o prato restaurado.
Agora só falta o resto da vespa... Laughing

Aqui esta o trabalho final:






Acho que vou abrir novo tópico para colocar umas fotos do restauro da Vespa.


Obrigado a todos.
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Dom Out 14, 2012 - 12:57 pm    Assunto: Responder com Citação

a tua bobina antiga é de uma vespa mas nao da tua vespa.

Existem modelos de smallframe que não tinham por exemplo min , só tinham médios e máximos, outras que não tinham luz de stop , só presença e assim sendo ,neste caso a bobina que tem o fios vermelho e azul passava a ter só o fio vermelho (o azul estava ligado á massa).

Por isso é que os esquemas do scooterhelp são mto bonitos mas se as pessoas nao tiverem a minima noção do que procuram os esquemas só dão para confundir....


Para a 50s do nosso mercado o prato de bobinas é composto por:

- bobina "de alta" com 2 saidas - fio vermelho + fio azul
- bobina de luz com 2 saidas - fio verde + fio amarelo
- lubrificador
- condensador
- platinado
- base do prato de bobinas

com isto tudo montado tens de ter como "produto final" 5 fios para ligar na caixa de ligações.. preto (massa), vermelho, azul, verde e amarelo.
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Dom Out 14, 2012 - 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui está uma resposta de quem sabe!
Obrigado.


Coloquei também um novo lubrificador. O antigo já tinha o feltro gasto. Espero que a outra bobine e o condensador estejam ok.
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Seg Out 15, 2012 - 12:10 am    Assunto: Responder com Citação

nao sei se o platinado é novo mas por norma quando se mete o platinado novo tb se mete o condensador. é um componente barato e que evita algumas dores de cabeça Wink
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