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Px 125 T5 de 1986
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Autor Mensagem
Martelo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Sex Dec 21, 2012 - 12:57 pm    Assunto: Px 125 T5 de 1986 Responder com Citação

Boas,

Sou novato neste mundo das Vespas.
Comprei ontem uma Px de motor impecável, com necessidade de toques na pintura e e no banco. Tenho como objectivo, e com muita calma, deixar esta abelhinha nas melhores condições possíveis (tendo em conta o reduzido investimento que posso fazer neste momento).

1 - Onde poderei arranjar as borrachas onde se colocam os pés? E os contornos/frisos em borracha das malas e chassi?

2- Qual a melhor forma, numa vertente económica de arranjar o banco? Comprar um novo ou estofar.. onde?

3- Uma duvida, posso conduzir com carta de carro (tenho mais de 25 anos) esta mota? Visto que a mota é a 2 tempos..

Logo que possível vou postar aqui a maquina.

Abraço
Francisco Mata
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Miguel Miranda
Vespa Chicco
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Registo: Sep 19, 2006
Mensagens: 11

MensagemColocada: Sex Dec 21, 2012 - 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,
Penso que podes conduzir a tua Vespa com carta de carro visto que é uma 125cc.
Em relação a peças tens sempre a http://www.oldscooter.pt/

Abr
MM
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Dec 21, 2012 - 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Ou ainda www.originalvespa.com

Sim, com carta de carro, independentemente da idade da mesma, podes conduzir motos até 125cc, por isso mete essa T5 na estrada!

Ah e fotos dela aqui no fórum! Cool

Boas curvas!
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Martelo
Vespa Chicco
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Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Sáb Dec 22, 2012 - 3:19 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela prontidão das respostas Smile

Estou super entusiasmado com este projecto. Mas estou com algum receio de avançar e fazer asneira.

A mota precisa de levar uma pintura.. esta de origem! Vale a pena dar uma lixadela, e dar uma pintura de spray? Ou espera mais um pouco, juntar mais uns trocos e fazer uma coisa melhor?

1. fazer uma pintura a serio deverei seguir estes passos.. ou falta alguma coisa?

desmontar tudo o que e chapa
jacto de areia
soldar chapa de metal (tapar um buraco de 15cm de diâmetro)
betume ou algo parecido nos pontos mais pequenos de ferrugem
lixadela
metalização
pintura

Quero saber o que fazer, para numa situação de possíveis orçamentos conseguir dar respostas e negociar da melhor forma (pois irei fazer algumas partes e pedir a profissionais para fazer outras) diminuir gastos de mão de obra e aumentar o prazer da recuperação.
Hoje fui a uma oficina, disseram que faziam as pinturas por 150/200€, mas que a metalização faria facilmente ali em pêro-pinheiro (sou de Oeiras). Ainda não sei que preços me fazem para me fazerem a metalização.

2. As jantes também sofrem este processo?

3. As borrachas dos pisa pés não estão em muito mau estado, é viável uma pintura neste material?

4. A ideia será desmontar a mota em casa, e aproveitar para mudar tudo o que é cabos. O meu pai tem uma pequena oficina caseira mas nunca trabalhou com motas, será muito arriscado?

5. O pessoal aderiu ao seguro da liberty e pareceria com o vespa clube? Em situações de necessidade, deram respostas positivas?
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Dom Dec 23, 2012 - 11:15 am    Assunto: Responder com Citação

Epá grande listagem com pontos e tudo eh eh eh

1 - certo! Está aqui tudo não creio que seja por esta ordem, acho que o betume só se coloca depois da metalização, mas não essencial é isto mesmo! Mas atençao às pinturas demasiado baratas é que normalmente estão habituados a pintar carros, com paineis direitos e uma Vespa não é assim; ou fica trabalho mal feito cheio de escorridos ou depois pedem-te mais guito...

2 - jantes tb

3 - borrachas pintadas?!? Shocked As borrachas compram-se novas.

4 - consegues! é tipo puzzle vê como desmontas, agrega as peças todas em recipientes ou embrulhadas e identificadas correctamente e depois para montar é a mesma coisa, ao contrário Smile

5 - so far so good!

Abraços!
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Ricardo
Vespa 200 Rally
Vespa 200 Rally


Registo: Aug 15, 2012
Mensagens: 203
Local/Origem: estoril

MensagemColocada: Dom Dec 23, 2012 - 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

boas se as borrachas a que te referes sao os tapetes sim podem ser pintados eu pintei os meus e ficou 5* foram pintados com graxa da wurth para plásticos e borrachas normalmente utilizado para para choques tb existe sprais para o efeito como os para pintar volantes de automóveis, espero ter sido útil se quiseres posto aqui fotos dos meus para veres como ficaram
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Martelo
Vespa Chicco
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Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Seg Dec 24, 2012 - 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Tenho de ir a original vespa ver os preços das borrachas a ver se compensa! O site da http://www.oldscooter.pt/ e http://www.originalvespa.com/ não tem as pecas nem os valores disponíveis :/

Alguém conhece estas lojas? Que dizem?
http://www.motoatellier.com/site2012/index.php?route=product/product&product_id=407
http://roleuropa.critec.pt/index.php?pg=1

Antes de começar a desmontar, a mota perdeu esta peça :/

Sabem o que será?

Bom Natal para todos Smile
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Martelo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Qua Dec 26, 2012 - 4:48 am    Assunto: Responder com Citação

Ninguém me sabe dizer que peça é esta?

Durante uma nova exploração encontrei este blog que explica ao detalhe e com fotos, a desmontagem de uma PX200E. Penso que esta mota e muito idêntica À Px 125 T5.. Para os interessados..

http://vespadopappa.blogspot.pt/2012/03/desmontagem-parte-i.html

(as restantes fotos estão no tópico de Abril)

Abraço
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Dec 26, 2012 - 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Por cá tb tivemos um guia de desmontagem via Horta das Vespas, mas aprece que já não existe Sad

De facto... nunca observei essa peça... Em que situação caiu?
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Martelo
Vespa Chicco
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Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Qua Dec 26, 2012 - 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Foi no momento que estacionei., caiu no chão. Não percebi de onde veio..

Hoje consegui dar um salto á http://www.oldscooter.pt/ .. Muito satisfeito com o atendimento! Relativamente aos preços.. são iguais ou mais baratos que na SiP Smile

Muito perto do local onde trabalho, não posso pedir mais Razz
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rossi46
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 17, 2013
Mensagens: 97
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Fev 04, 2013 - 2:34 am    Assunto: Responder com Citação

Boas

Fotos déssa T5 ? Sempre gostei desse modelo, principalmente da sua performance Cool

Quanto ao conduzir com carta de carro, podes conduzir 125cc com a carta B logo que tenhas 25 anos e a mota não tenha mais do que 11kw de potencia. Wink

Agora trata de mostrar a máquina aqui á malta Very Happy
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Martelo
Vespa Chicco
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Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Dom Fev 24, 2013 - 2:42 am    Assunto: Responder com Citação

Falha minha, mas ainda não tirei nenhuma foto à mota! Já estou arrependido.

Deixei o banco a decapar e a estofar na Oldscooter, e veio uma maravilha apesar do mesito de espera! Agora tinha piada olhar para o estado do banco antes destas modificações Razz

Tenho andado apertado de t€mpo pelo que não tenho conseguido avançar em nada de especial.

Vou abdicar para já da ideia inicial, que era decapar e pintar a mota toda. Vou começar efectivamente pelo mais importante e acessivel.

A mota tem 12000 kms e nunca lhe devem ter mexido em nada. O que acham desta lista de prioridades:

- Mudar os segmentos (alguem sabe de algum video, ou algo que explique como fazer esta troca?)
- Mudar óleo motor
- Tirar o oleo de mistura, visto que o antigo proprietário disse-me que a mota era só para ir à Pesca e que punha sempre oleo mineral na mota - já comprei um 100% sintetico - Castrol power1 aconselhado na OldScooter
- Filtro do ar - li num forum para colocar um Ramair de Esponja?!?
- Ja passei Desox pela mota toda - tenho algumas zonas em que saltou a tinta; deverei dar betume/massa, lixar e dar um spray por cima?
-

Tento em conta que não sou nenhum entendido na área, que outras etapas deverei ter em atenção?

Abraço

Vou tentar amanhã tirar umas fotos e posto aqui.
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rossi46
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jan 17, 2013
Mensagens: 97
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Fev 24, 2013 - 3:33 am    Assunto: Responder com Citação

Boas martelo

Na minha opinião, se não tens grande avontade com a mecanica não mudes os segmentos e deixa esse trabalho para um mecanico ou alguem que o saiba fazer correctamente, tambem não sei até que ponto ela esteja a precisar de segmentos.

quanto a isso da tinta saltar fora, põe ai umas fotos dessas zonas para ver como ficou para tentar ajuda. Wink

cumps
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João Santos
Vespa Chicco
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Registo: Jul 31, 2012
Mensagens: 31

MensagemColocada: Dom Fev 24, 2013 - 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas, eu comprei a minha px o ano passado e também fiz eu uma revisão na mecânica. Era o básico para a por a andar como deve de ser. Vou deixar a pintura para o próximo inverno.

Quanto á revisão do motor vê o scooterhelp.com têm tutoriais mto bons. Os segmentos não têm nada que saber, mas aproveita para rectificar o cilindro e por um pistão novo.

Devo avisar que estas revisões do it yoursel têm sempre o risco de escapar qualquer coisa. Eu descobri ontem que o meu autolub não está a funcionar e andei com um cilindro novo mm lubrificação Sad

Mas o melhor é por mãos à obra sem medo Wink
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Martelo
Vespa Chicco
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Registo: Dec 19, 2012
Mensagens: 12

MensagemColocada: Ter Fev 26, 2013 - 1:34 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui vão algumas fotos da T5 de 1986.. já um bocado desgastada! E sem os plásticos.. já um bocado carcomidos pelo sol..











O banco como novo.. não tenho as fotos do destroço anterior..


Zona podre.. :/


Pintar a spray.. vai um bocado de betume nestes buracos?


Se optar por colocar os frisos ao invés dos actuais tapetes! tapo as zonas dos furos do tapete com fibra?
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