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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Sex Dec 21, 2012 - 12:57 pm Assunto: Px 125 T5 de 1986 |
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Boas,
Sou novato neste mundo das Vespas.
Comprei ontem uma Px de motor impecável, com necessidade de toques na pintura e e no banco. Tenho como objectivo, e com muita calma, deixar esta abelhinha nas melhores condições possíveis (tendo em conta o reduzido investimento que posso fazer neste momento).
1 - Onde poderei arranjar as borrachas onde se colocam os pés? E os contornos/frisos em borracha das malas e chassi?
2- Qual a melhor forma, numa vertente económica de arranjar o banco? Comprar um novo ou estofar.. onde?
3- Uma duvida, posso conduzir com carta de carro (tenho mais de 25 anos) esta mota? Visto que a mota é a 2 tempos..
Logo que possível vou postar aqui a maquina.
Abraço
Francisco Mata |
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Miguel Miranda Vespa Chicco
Registo: Sep 19, 2006 Mensagens: 11
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Colocada: Sex Dec 21, 2012 - 1:24 pm Assunto: |
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Olá,
Penso que podes conduzir a tua Vespa com carta de carro visto que é uma 125cc.
Em relação a peças tens sempre a http://www.oldscooter.pt/
Abr
MM |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
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Colocada: Sex Dec 21, 2012 - 3:02 pm Assunto: |
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Ou ainda www.originalvespa.com
Sim, com carta de carro, independentemente da idade da mesma, podes conduzir motos até 125cc, por isso mete essa T5 na estrada!
Ah e fotos dela aqui no fórum!
Boas curvas! |
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Sáb Dec 22, 2012 - 3:19 am Assunto: |
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Obrigado pela prontidão das respostas
Estou super entusiasmado com este projecto. Mas estou com algum receio de avançar e fazer asneira.
A mota precisa de levar uma pintura.. esta de origem! Vale a pena dar uma lixadela, e dar uma pintura de spray? Ou espera mais um pouco, juntar mais uns trocos e fazer uma coisa melhor?
1. fazer uma pintura a serio deverei seguir estes passos.. ou falta alguma coisa?
desmontar tudo o que e chapa
jacto de areia
soldar chapa de metal (tapar um buraco de 15cm de diâmetro)
betume ou algo parecido nos pontos mais pequenos de ferrugem
lixadela
metalização
pintura
Quero saber o que fazer, para numa situação de possíveis orçamentos conseguir dar respostas e negociar da melhor forma (pois irei fazer algumas partes e pedir a profissionais para fazer outras) diminuir gastos de mão de obra e aumentar o prazer da recuperação.
Hoje fui a uma oficina, disseram que faziam as pinturas por 150/200€, mas que a metalização faria facilmente ali em pêro-pinheiro (sou de Oeiras). Ainda não sei que preços me fazem para me fazerem a metalização.
2. As jantes também sofrem este processo?
3. As borrachas dos pisa pés não estão em muito mau estado, é viável uma pintura neste material?
4. A ideia será desmontar a mota em casa, e aproveitar para mudar tudo o que é cabos. O meu pai tem uma pequena oficina caseira mas nunca trabalhou com motas, será muito arriscado?
5. O pessoal aderiu ao seguro da liberty e pareceria com o vespa clube? Em situações de necessidade, deram respostas positivas? |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
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Colocada: Dom Dec 23, 2012 - 11:15 am Assunto: |
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Epá grande listagem com pontos e tudo eh eh eh
1 - certo! Está aqui tudo não creio que seja por esta ordem, acho que o betume só se coloca depois da metalização, mas não essencial é isto mesmo! Mas atençao às pinturas demasiado baratas é que normalmente estão habituados a pintar carros, com paineis direitos e uma Vespa não é assim; ou fica trabalho mal feito cheio de escorridos ou depois pedem-te mais guito...
2 - jantes tb
3 - borrachas pintadas?!? As borrachas compram-se novas.
4 - consegues! é tipo puzzle vê como desmontas, agrega as peças todas em recipientes ou embrulhadas e identificadas correctamente e depois para montar é a mesma coisa, ao contrário
5 - so far so good!
Abraços! |
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Ricardo Vespa 200 Rally
Registo: Aug 15, 2012 Mensagens: 203 Local/Origem: estoril
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Colocada: Dom Dec 23, 2012 - 7:48 pm Assunto: |
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boas se as borrachas a que te referes sao os tapetes sim podem ser pintados eu pintei os meus e ficou 5* foram pintados com graxa da wurth para plásticos e borrachas normalmente utilizado para para choques tb existe sprais para o efeito como os para pintar volantes de automóveis, espero ter sido útil se quiseres posto aqui fotos dos meus para veres como ficaram |
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Qua Dec 26, 2012 - 4:48 am Assunto: |
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Ninguém me sabe dizer que peça é esta?
Durante uma nova exploração encontrei este blog que explica ao detalhe e com fotos, a desmontagem de uma PX200E. Penso que esta mota e muito idêntica À Px 125 T5.. Para os interessados..
http://vespadopappa.blogspot.pt/2012/03/desmontagem-parte-i.html
(as restantes fotos estão no tópico de Abril)
Abraço |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
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Colocada: Qua Dec 26, 2012 - 6:33 pm Assunto: |
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Por cá tb tivemos um guia de desmontagem via Horta das Vespas, mas aprece que já não existe
De facto... nunca observei essa peça... Em que situação caiu? |
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Qua Dec 26, 2012 - 10:46 pm Assunto: |
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Foi no momento que estacionei., caiu no chão. Não percebi de onde veio..
Hoje consegui dar um salto á http://www.oldscooter.pt/ .. Muito satisfeito com o atendimento! Relativamente aos preços.. são iguais ou mais baratos que na SiP
Muito perto do local onde trabalho, não posso pedir mais |
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rossi46 Vespa 90 SS
Registo: Jan 17, 2013 Mensagens: 97 Local/Origem: Porto
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Colocada: Seg Fev 04, 2013 - 2:34 am Assunto: |
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Boas
Fotos déssa T5 ? Sempre gostei desse modelo, principalmente da sua performance
Quanto ao conduzir com carta de carro, podes conduzir 125cc com a carta B logo que tenhas 25 anos e a mota não tenha mais do que 11kw de potencia.
Agora trata de mostrar a máquina aqui á malta |
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Dom Fev 24, 2013 - 2:42 am Assunto: |
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Falha minha, mas ainda não tirei nenhuma foto à mota! Já estou arrependido.
Deixei o banco a decapar e a estofar na Oldscooter, e veio uma maravilha apesar do mesito de espera! Agora tinha piada olhar para o estado do banco antes destas modificações
Tenho andado apertado de t€mpo pelo que não tenho conseguido avançar em nada de especial.
Vou abdicar para já da ideia inicial, que era decapar e pintar a mota toda. Vou começar efectivamente pelo mais importante e acessivel.
A mota tem 12000 kms e nunca lhe devem ter mexido em nada. O que acham desta lista de prioridades:
- Mudar os segmentos (alguem sabe de algum video, ou algo que explique como fazer esta troca?)
- Mudar óleo motor
- Tirar o oleo de mistura, visto que o antigo proprietário disse-me que a mota era só para ir à Pesca e que punha sempre oleo mineral na mota - já comprei um 100% sintetico - Castrol power1 aconselhado na OldScooter
- Filtro do ar - li num forum para colocar um Ramair de Esponja?!?
- Ja passei Desox pela mota toda - tenho algumas zonas em que saltou a tinta; deverei dar betume/massa, lixar e dar um spray por cima?
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Tento em conta que não sou nenhum entendido na área, que outras etapas deverei ter em atenção?
Abraço
Vou tentar amanhã tirar umas fotos e posto aqui. |
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rossi46 Vespa 90 SS
Registo: Jan 17, 2013 Mensagens: 97 Local/Origem: Porto
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Colocada: Dom Fev 24, 2013 - 3:33 am Assunto: |
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Boas martelo
Na minha opinião, se não tens grande avontade com a mecanica não mudes os segmentos e deixa esse trabalho para um mecanico ou alguem que o saiba fazer correctamente, tambem não sei até que ponto ela esteja a precisar de segmentos.
quanto a isso da tinta saltar fora, põe ai umas fotos dessas zonas para ver como ficou para tentar ajuda.
cumps |
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João Santos Vespa Chicco
Registo: Jul 31, 2012 Mensagens: 31
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Colocada: Dom Fev 24, 2013 - 12:06 pm Assunto: |
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Boas, eu comprei a minha px o ano passado e também fiz eu uma revisão na mecânica. Era o básico para a por a andar como deve de ser. Vou deixar a pintura para o próximo inverno.
Quanto á revisão do motor vê o scooterhelp.com têm tutoriais mto bons. Os segmentos não têm nada que saber, mas aproveita para rectificar o cilindro e por um pistão novo.
Devo avisar que estas revisões do it yoursel têm sempre o risco de escapar qualquer coisa. Eu descobri ontem que o meu autolub não está a funcionar e andei com um cilindro novo mm lubrificação
Mas o melhor é por mãos à obra sem medo |
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Martelo Vespa Chicco
Registo: Dec 19, 2012 Mensagens: 12
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Colocada: Ter Fev 26, 2013 - 1:34 am Assunto: |
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Aqui vão algumas fotos da T5 de 1986.. já um bocado desgastada! E sem os plásticos.. já um bocado carcomidos pelo sol..
O banco como novo.. não tenho as fotos do destroço anterior..
Zona podre.. :/
Pintar a spray.. vai um bocado de betume nestes buracos?
Se optar por colocar os frisos ao invés dos actuais tapetes! tapo as zonas dos furos do tapete com fibra?
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