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Port timing PX 125 stock

 
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valvoline
Vespa Chicco
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Registo: Mar 29, 2013
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MensagemColocada: Dom Mar 31, 2013 - 8:49 pm    Assunto: Port timing PX 125 stock Responder com Citação

Alguem me sabe dizer quanto é o port timing de escape e lavagem em graus no motor da px 125 ?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Abr 01, 2013 - 2:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Heim? Lavagem?
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valvoline
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Registo: Mar 29, 2013
Mensagens: 14

MensagemColocada: Ter Abr 02, 2013 - 2:22 am    Assunto: Responder com Citação

Cruzamento de valvulas para 4t em 2 tempos podemos dar a entender cruzamento de janelas, mas o mais correcto é mesmo lavagem,que é o momento em que escape e admissão estão abertos simultaneamente.

Tenho curiosidade pois para a pontência que a vespa tem a tão baixa rotação (bem alta para 125cc) deve ser tempos bem curtos gostava de saber quanto.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Abr 02, 2013 - 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois... Não faço ideia disso o melhor mesmo é olhares para um cilindro. Será que dá para ver assim?
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valvoline
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Registo: Mar 29, 2013
Mensagens: 14

MensagemColocada: Qua Abr 03, 2013 - 2:36 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Pois... Não faço ideia disso o melhor mesmo é olhares para um cilindro. Será que dá para ver assim?


Dá sim, basta por o "conta graus" no volante magnético uma lanterna no sitio da vela e medir até fazer/e não fazer luz na janela de escape. Pena não ser proprietario de nenhuma lol se não já tinha postado aqui algo.

EU tinha gosto em saber no cilindro stock :/ porque os kits malossi e por ai fora sei que é bem diferente., E tambem já pesquisei anda á volta de 171 graus escape.

Por ex na NSR 125 exite um timing escape de 188 graus . Sei que as lambrettas tem aproximadamente 158 gostaria de saber da vespa, que aponto para ainda menos que a lambretta´.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Abr 03, 2013 - 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

Mas isso... tem graus que são melhores do que outros, em termos de performance, assim "out of the box"?
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valvoline
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Registo: Mar 29, 2013
Mensagens: 14

MensagemColocada: Qui Abr 04, 2013 - 2:01 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Mas isso... tem graus que são melhores do que outros, em termos de performance, assim "out of the box"?


teóricamente motores mais rotativos precisão de tempos de escape maiores,

Basicamente em performance é isto que acontece
ha vespas (super modificadas sim )a fazer 9000 para cima, normalmente usam um tempo de escape muito superior ao cilindro stock.

Se quizeres medir Estevão é facil podes por mesmo na turbina um transferidor imprimido da net colas a um cd, colas o cd á turbina (pelo que vi na net gira á mesma rot que a cambota por isso pode ser) bem centrado, tiras a vela o escape metes uma lanterna por cima da furação da vela, e contas os graus que vês luz na saida de escape.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Abr 10, 2013 - 4:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Roda à mesma velocidade pois porque é uma das pontas dos veios da cambota que tem o ventilador (do outro lado a embraiagem)...

Tenho que experimentar isso... Cool
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ivanR
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Registo: Jul 02, 2007
Mensagens: 32

MensagemColocada: Seg Mai 20, 2013 - 2:35 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Valvoline,

Do que tenho visto não existe nenhuma vespa que tenha mais duração de escape do que a T5 (por sinal tb a mais rotativa e ronda os 170 graus ).

Os periodos de Lavagem são relativamente curtos pois os motores tmb n são muito rotativos +/- 8400 rpm (na t5) cerca de 20 e poucos graus se bem me recordo,

Tirando as medidas do cilindro e sabendo que o curso é 57 mm (52 mm na T5) e o tamanho da biela é de 105 ou 110 dependendo do motor, é facil fazer o diagrama de motor, ficando apenas por medir a duração da admissao que sendo por valvola rotativa tb n sera dificil de medir ( devera de rondar os 140 graus )

As vespas tem uma resposta com bom binario gracas à baixa duração de escape e janela estreita aliada a um curso generoso que confere essa resposta caracteristica, para alem disso tens tb tranfers no cilindro que restringem o fluxo da mistura mas que em baixos regimes favorecem a baixa do motor, para n falar da inercia da turbina que são practicamente 3kg a rodar que possibilitam arrancar sem ter de dar tanto gas no acelerador.

Espero ter ajudado em algo Smile

Cumpts

Ivan Cotrim
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valvoline
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Registo: Mar 29, 2013
Mensagens: 14

MensagemColocada: Seg Mai 27, 2013 - 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação

é claro que sim Ivan. Grande dica Wink falta-me só mesmo o posicionamento da janela de escape vista do PMS ou PMI para saber o escape.

Sem duvida a t5 é a que apresenta o motor com caracter mais desportivo. No entanto não se pode ter tudo, péca por ter menos binário em baixo regime tendo do outro lado A PX classica a comparar.

bem a duvida continua não encontro em lado algum os tempos de escape/ admissão do motor px 125 :/
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ivanR
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Registo: Jul 02, 2007
Mensagens: 32

MensagemColocada: Dom Jun 09, 2013 - 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Valvoline, estou hoje de volta do motor de uma px125

Psso-te dizer que tem de duração de admissao 150 graus 110 antes e 40 depois do pms
tem por volta de 140 graus de escape! e 110 de transfers!

Cumpts

Ivan Silva
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valvoline
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Registo: Mar 29, 2013
Mensagens: 14

MensagemColocada: Seg Jun 24, 2013 - 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

são valores impressionantes 140 graus escape e 110 admissão. Ora aqui está justificada uma da razões do enorme binário de baixas que estes motores têm.
È mesmo um motor para ser usado com pouca rotação dai eles durarem tanto.
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