Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
ddf Vespa Chicco
Registo: Sep 06, 2013 Mensagens: 10
|
Colocada: Ter Fev 04, 2014 - 6:44 pm Assunto: Apresentação ddf |
|
|
Boa tarde a todos.
Já vou buscando e rebuscando este fórum há um tempinho, mas finalmente resolvi fazer a apresentação.
Sou da Póvoa de Varzim, embora resida em Vila do Conde e possuo uma Vespa 150 Sprint Veloce de 1974 em que já a desmontei para restauro, depois de muito ver, ler e pesquisar, resolvi arregaçar as mangas.
Já está decapada quase na totalidade, estou a aguardar o estrado/fundo novo porque o anterior estava em péssimo estado, e tinha lá um trabalho de sapateiro (sem desprimor para os sapateiros - é uma forma de falar) na chapa e na pintura então... até as borrachas estavam pintadas.
Já foi rectificado o cilindro e piston novo.
Agora a minha questão neste momento: o guiador tem uma parte partida junto á parte onde a manete do travão do lado direito aperta por baixo...
Uma pergunta talvez estúpida: aquilo é possível soldar/reconstruír ou é melhor nem pensar nisso e partir logo para a compra de outro guiador?
Anexo fotos da máquina e do guiador para melhor esclarecimento.
Cumps.
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Qua Fev 05, 2014 - 12:52 pm Assunto: |
|
|
Nem sabes a satisfação que nos deu ler as tuas frases. Se um fórum - é um facto - só existe pela participação de todos e com isso a criação de uma comunidade, também sabemos que nem todos têm o tempo e a apetencia para tal. Mas só o sabermos que o que aqui se vai partilhando, esclarecendo, aconselhando, criticando, etc, vos "desencaminha" ao ponto de tirarem uma Vespa do fundo da garagem, trabalharem nela e meterem-na na estrada... objectivo principal conseguido! Muito obrigado!
Pfffiu essa chapa no chão estava mesmo mesmo uma bosta pegada! Fizeste bem em substituir porque isso por muito trabalho e por mais bem feito que ficasse nunca ia ficar nada de jeito.
Relativamente ao guiador o teu está mesmo muito partido. Normalmente partem apenas na zona de aperto, talvez apertados em demasiado acabem por partir, mas o teu falta mesmo metade da parte de baixo. Dará com toda a certeza para reconstruir, aconselho a arrajares um guiador sem estar danificado, levares a um torneiro e pedires preços e comparares com a compra de um guiador em bom estado. O que é melhor? Tal como te disse com a chapa, "novo" é sempre melhor!
E agora o bem vindo da praxe e espero que continues a participar. Ah e queremos fotos do progresso desse restauro!
Bom trabalho! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
ddf Vespa Chicco
Registo: Sep 06, 2013 Mensagens: 10
|
Colocada: Qua Fev 05, 2014 - 3:57 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado eu, PEstevão pelas tuas palavras de encorojamento.
Bem, isto já começou há uns meses e o tempo é manifestamente pouco para o que pretendo.
Os conhecimentos também não são muitos, mas sinceramente há 20 anos atrás, eu e os meus colegas da altura passavamos muito tempo nas oficinas de motorizadas a "inventar", mais isto, mais aquilo, mais "kitar", etc, etc, por isso há que reciclar conhecimentos e arregaçar as mangas.
Além disso, sou muito realista e naquilo que não souber mexer e tiver consciência que não é para as minhas "unhas" levo a quem entenda da poda, e felizmente tenho a + ou - 700 metros de casa um garageiro que percebe da poda...
Tem uma Lambretta LD150 toda restaurada por ele, lindíssima.
A parte do motor foi feita por ele.
A parte de chapa vou ser eu e o meu pai que já foi chapeiro há muitos anos atrás e os conhecimentos ainda lá estão, além de ter os equipamentos necessários para isso também.
Tenho dividido o meu tempo disponível entre esta Vespa e uma Motobecane Mobyx X7 que é a "menina dos meus olhos", que breve, breve, estará na estrada.
Mas para não desviar do asunto e porque sei que vocês gostam é de devorar fotos, vou colocar mais algumas.
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Luis Vespa Chicco
Registo: Mar 20, 2013 Mensagens: 19 Local/Origem: Póvoa de Varzim
|
Colocada: Qua Fev 05, 2014 - 11:00 pm Assunto: |
|
|
Bem vindo Vizinho!
Está aí uma clássica com ares de querer voltar ao activo muito em breve.
Vou andar a tento, à espera de a encontrar por aí a rolar. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
ddf Vespa Chicco
Registo: Sep 06, 2013 Mensagens: 10
|
Colocada: Qui Fev 06, 2014 - 12:05 pm Assunto: |
|
|
Luis escreveu: | Bem vindo Vizinho!
Está aí uma clássica com ares de querer voltar ao activo muito em breve.
Vou andar a tento, à espera de a encontrar por aí a rolar. |
Obrigado.
Também espero dentro em breve mesmo tê-la a "bombar".
Quanto à parte de sermos vizinhos, eu sou natural de Rates, embora resida actualmente na Junqueira, concelho de Vila do Conde!
Quando estiver pronta, quem sabe, não combinamos uma voltinha!
Abraço! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Qui Fev 06, 2014 - 4:56 pm Assunto: |
|
|
"Depressa e bem não há quem", já diziam os antigos. Por isso não dúvido, ainda mais pelas fotos que partilhaste e pelo texto que escreveste que vais / vão conseguir e que esta Vespa vai ficar impecável!
E no que não te sentires capaz mas até tens vontade de, não sendo nós conhecedores de tudo, manda um post pode ser que te consigamos ajudar e assim ainda vais gostar mais de restaurar a tua Vespa!
Continuação de bom trabalho |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
ddf Vespa Chicco
Registo: Sep 06, 2013 Mensagens: 10
|
Colocada: Seg Abr 07, 2014 - 12:31 pm Assunto: |
|
|
Boas.
Bem, o restauro vai andando, devagar, mas andando.
Não tão rápido como eu pretenderia/desejaria, mas por variadas razões:
- por um lado, porque as minhas ocupações profissionais e familiares me levam quase todo o tempo disponível;
- por outro lado, os €€ não abundam e tem-se que ir fazendo racionalmente;
- o clima não tem ajudado (esta chuva, grrrr);
- o trabalho de chapa tem sido feito pelo meu pai, como já referi atrás, sendo eu um mero ajudante/aprendiz. Mas o meu pai foi operado há 2 anos atrás a um tumor nos intestinos e ficou ostomizado. Logo, eu próprio insisto para que ele não abuse, embora ele tenha imenso gosto (e jeito) em me ajudar.
Mas espero em breve avançar para a pintura, provavelmente, dentro de 2/3 semanas.
Quanto ao guiador, foi reparado, depois de me terem garantido que ficaria a 100% e pelo resultado parece-me que sim.
Bem, vou colocar umas fotos:
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Maximo Vespa 300 GT
Registo: Apr 09, 2007 Mensagens: 338 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Ter Abr 08, 2014 - 12:28 am Assunto: |
|
|
Ui que trabalhinho bom tens pela frente!
Força nisso, que mesmo que demore, vai ficar bem bom! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Ter Abr 08, 2014 - 12:05 pm Assunto: |
|
|
Devagar e bem!
Olha deixa-me, se me permites, fazer um reparo ao guiador.
Pela imagem que colocaste parece que tens uma das roscas que seguram o suporte do espelho toda marada. A reparação que fizestes parece-me fixe (talvez tenhas que alargar um pouco o buraco, mas isso faz apenas quando tiveres o parafuso contigo) agora este ponto eu reparava tb.
Há um processo relativamente simples que algumas oficinas fazem. Helicoil que basicamente recupera uma rosca moída ou danificada, abrindo uma rosca superior e colocando um "veio roscado" que tem a rosca do tamanho certo por dentro.
Continuação de bom trabalho! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
ddf Vespa Chicco
Registo: Sep 06, 2013 Mensagens: 10
|
Colocada: Ter Abr 08, 2014 - 2:22 pm Assunto: |
|
|
Pedro Estevão escreveu: | Devagar e bem!
Olha deixa-me, se me permites, fazer um reparo ao guiador.
Pela imagem que colocaste parece que tens uma das roscas que seguram o suporte do espelho toda marada. A reparação que fizestes parece-me fixe (talvez tenhas que alargar um pouco o buraco, mas isso faz apenas quando tiveres o parafuso contigo) agora este ponto eu reparava tb.
Há um processo relativamente simples que algumas oficinas fazem. Helicoil que basicamente recupera uma rosca moída ou danificada, abrindo uma rosca superior e colocando um "veio roscado" que tem a rosca do tamanho certo por dentro.
Continuação de bom trabalho! |
Obrigado, Pedro Estevão.
Todos os reparos e conselhos são bem vindos e acolhidos de bom grado.
Por acaso na altura em que levei o guiador à oficina para me darem a opinião se reparando ficaria em condições, estava lá um senhor que me disse que repararia isso também, caso fosse ele a fazer.
Essa hipótese do Helicoil é interessante... Não conhecia, mas pode ser uma boa solução de facto.
Quanto ao parafuso para a manete, já o tenho. O referido senhor fez-me um em inox...
Ele é um picuinhas (no bom sentido) e nos restauros dele vai tudo ao pormenor.
Tem uma Sprint Veloce também em fase de acabamentos que eu até "babei".
Pelos vistos tem várias e disse ao mecánico há dias que os restauros que faz serão para os netos não mexerem nas motos durante 40 anos. O senhor já tem aproximadamente 65-70 anos.
Quanto ao trabalho, ainda há muito pela frente, mas isso até é motivador.
Um abraço! |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Ter Abr 08, 2014 - 5:52 pm Assunto: |
|
|
Há coisas que não merecem ser feitas de propósito, dado o custo delas. E esse parafuso parece-me ser um deles (arrisco, pois não sei o custo dele novo, ao certo). Agora se não pagas esse trabalho, aproveita!
O Helicoil é largamente utilizado. A primeira vez que tive que recorrer a isto foi numa culaça de 50S que tinha moído a rosca onde aperta a vela. E ficou largamente mais barato. E ainda hoje anda com essa culaça sem qualquer problema. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
Powered by phpBB
© 2001-2003 phpBB Group
|