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Apresentação / Vespa 50s

 
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Autor Mensagem
lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Fev 09, 2014 - 8:37 pm    Assunto: Apresentação / Vespa 50s Responder com Citação

Boas malta.
O meu nome é Pedro, sou do Porto e acabei de adquirir uma Vespa 50s.
Vou precisar que me audem em algumas dúvidas hehe Very Happy
á coloco umas fotos dela..

Abraço.


Editado pela última vez por lpvelho em Dom Fev 09, 2014 - 9:05 pm, num total de 1 vez
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lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Dom Fev 09, 2014 - 8:49 pm    Assunto: Vespa 50s Responder com Citação

Aqui está a primeira foto dela, acabada de sair da carrinha.
A pessoa a quem a comprei, não sabia o ano exato dela, mas pelo número de motor, na scooterhel.com diz-me que é de 1972-
Mas se fôr pelo número de chassi, diz que não há registo dela. Isto é possívl? á aconteceu com alguém?
No livrete diz apenas diz a data da matrícula a que se refere o certificado, que é de 2006
Mas a data da primeira matrícula não diz nada...
É possível quando mudar para o meu nome, vir o ano de fabrico dela?
Se é possível, como é que faço isso?
Obrigado malta!!


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Carlos Oliveira
Vespa Chicco
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Registo: Jul 31, 2012
Mensagens: 28
Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 1:50 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Pedro. Benvindo !

Para sair das dúvidas que apresenta recomendo umas "navegações" com ajuda do Google.
Para além do já mencionado:

http://www.scooterhelp.com/serial/ves.serial.numbers.html

existe outro bom "sítio" para comparar os dados disponíveis:

http://www.vespeantiche.com/reg_utente.html

...aqui será necessário fazer o registo (sem encargos). Mas é interessante.

Parabens pela "máquina", que tem excelente apresentação.
A face mais interessante seria a oposta (se fosse uma "tampa pequena")...
...mas pelo ano apontado já não será uma relíquia dessas.

Abraço.
Carlos Oliveira.
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lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 2:35 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Carlos Oliveira.
Sim é de tampa pequena.
Consegui falar com o dono dela e em principio tem o documento da primeira matrícula e vai-me enviar, espero que o tenha.
A primeira matrícula diz ser de Arraiolos e que foi em 1966...
Pelo menos deu-me esta informação.
Mas o estranho é que pelo numero de chassi na scooterhelp.com não me diz nada, mas pelo número de motor já me diz que é de 1972..
Espero que ele ainda tenha esse tal documento e me envie para poder ficar esclarecido.
É que eu gostava que ao mudar a vespa para o meu nome, pudesse incluir o ano da primeira matricula no novo livrete mas para isso teria de ter um documento qualquer a comprovar.
Se não tiver esse documento, será que se contactar a Piaggio, ele conseguem essa informação sobre a vespa?
É que mesmo para fazer um seguro mais barato, tenho de provar que a Vespa é antiga e não de 2006?
Que dor de cabeça que isto me está a dar...
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lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 2:47 am    Assunto: Responder com Citação

lpvelho escreveu:
Obrigado Carlos Oliveira.
Não é de tampa pequena.
Consegui falar com o dono dela e em principio tem o documento da primeira matrícula e vai-me enviar, espero que o tenha.
A primeira matrícula diz ser de Arraiolos e que foi em 1966...
Pelo menos deu-me esta informação.
Mas o estranho é que pelo numero de chassi na scooterhelp.com não me diz nada, mas pelo número de motor já me diz que é de 1972..
Espero que ele ainda tenha esse tal documento e me envie para poder ficar esclarecido.
É que eu gostava que ao mudar a vespa para o meu nome, pudesse incluir o ano da primeira matricula no novo livrete mas para isso teria de ter um documento qualquer a comprovar.
Se não tiver esse documento, será que se contactar a Piaggio, ele conseguem essa informação sobre a vespa?
É que mesmo para fazer um seguro mais barato, tenho de provar que a Vespa é antiga e não de 2006?
Que dor de cabeça que isto me está a dar...
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais bem vindo!
Isso do seguro, podes sempre fazer-te sócio do VCL e optares pelo nosso protocolo de seguros com preços imbatíveis (em relação aos normais de mercado, com coberturas "normais" e sem limite de quilometragem). Dá uma vista de olhos aqui: http://www.vespaclubelisboa.pt/?name=News&file=article&sid=133

Relativamente à data de matrícula e verificação do número do motor / chassi... Bom isso já se tem aqui falado no fórum mas resumidamente:

- número de motor não bate certo com o ano da Vespa porque o motor pode ser alterado e por isso o motor que aí tens pode já não ser o original.

- número de chassi que não aparece, essas BD's não são 100% precisas ou então não viste bem o número. Muitas vezes ou estão errados nos documentos ou se verificaste mesmo no chassi revalida, pois muitas vezes estão tão sumidos que não se consegue ver claramente à primeira

- se é porta pequena tem que ter simbolo da Piaggio rectangular - à frente por baixo do farol - e tem que ser até 1969 se não me engano.

E venham mais fotos!

Boa sorte! Cool
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Carlos Oliveira
Vespa Chicco
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Registo: Jul 31, 2012
Mensagens: 28
Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

É mesmo assim, caro Pedro:

Essas andanças são trabalhosas...
...mas o Pedro Estevão já deu uma boa ajuda num assunto importante: O seguro!

Quanto à "tampa pequena" chegaram-me 2 msgens contraditórias:
Afinal é ou não é ?
Se a data é de 1966 a possibilidade existe...
...creio ter lido em qq lado que apenas as primeiras 50s (anteriores a 65?) tinham essa característica.
O mais provavel é ter visto isso no "Vespantiche".

Quanto a averbamentos específicos em nova documentação, sou muito pouco optimista... o pessoal do IMTT é muito pouco flexível e "cortam sempre a direito" da maneira mais torta.
Normalmente da forma mais inaceitavel e com uma cegueira absurda em situações mais do que óbvias.
Como exemplo cito-lhe a recusa em alterar o averbam. de pneus (já inexistente e em polegadas) do meu Land Rover Sér II de 1968. Anda c/ o equivalente actual (em métricas)... mas sujeito às "marradas" de quem lhe apetecer !!!

Ainda assim o VCL, como sugere o P. Estevão, é uma boa âncora para esses assuntos.

Quanto aos nº's de motor e chassis:
Insisto que o Vespantiche tem informação muito detalhada.
Mas há mais "sítios".
Se o motor foi subst. não será motivo de orgulho, mas não é grave.
O que "marca mais" é o quadro/chassis.

Vai dando notícias.
_________________
Cumprimentos,
Carlos A. Oliveira
Vespa VBB2 T (1965)
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lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Agradeço a ajuda que me têm dado.
Como já referi, esta Vespa não é a de tampa pequena.
Quanto ao número de chassi, estava a colocar o errado.
Estava a colocar o que começa por IMGXXXXXM e pelo que andei a pesquisar, o número do chassi para se ver o ano dela é o que está a seguir ao V5SA1T este será de todas as 50s e depois tem uma estrela e aí é que vem o número do chassi ao qual responde a data de fabrico.
O problema é que não consigo ver bem os números, penso que seja por causa da camada de tinta que tem por cima e vê-se muito mal, não consigo chegar ao número exato.
Vou ficar sempre na dúvida quanto ao ano certo da Vespa.
Só serei "salvo" desta situação quando o ex proprietário me enviar o tal documento do primeiro registo dela.
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Ricardo
Vespa 200 Rally
Vespa 200 Rally


Registo: Aug 15, 2012
Mensagens: 203
Local/Origem: estoril

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas quanto as camadas de tinta podes sempre raspar as mesmas para poderes ver o numero correto ate porque o numero de chassi tem de estar visível, caso sejas mandado parar por a policia e se quiserem verifica-lo ponderam fazer-te raspa-lo na hora ou então submeterem a mota a uma inspecção extraordinária por não conseguirem verificar a identidade da mota o que te fica mais caro pois são 250€ de multa documentos apreendidos + inspecção 35€ eu fiquei a saber disso a força pois já passei por esse processo todo com a minha.

O que podes fazer e marcares um rectângulo com fita isoladora um pouco maior que o numero cortas por dentro a tinta com um x ato e raspas com cuidado as camadas de tinta sem deixar marcas de ferramentas mesmo ate a chapa das um bocadinho de aparelho só nessa zona e a seguir das verniz em cima pode ser mesmo em cima do aparelho o verniz pode ser mesmo das unhas porque e só para não enferrujar depois da tampa fechada não se vai notar nada.
Isso de pintar por cima do numero de chassi e um erro que muitos pintores cometem.
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lpvelho
Vespa Chicco
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Registo: Feb 08, 2014
Mensagens: 11
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Seg Fev 10, 2014 - 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado malta.
Vou tentar raspar então a tinta para ter acesso ao número de chassi.
No livrete o número do quadro é o que está visível, o tal que começa por IMGXXXXXM
Por isso a polícia não me pode multar.
Mas o tal número que quero ter acesso é o único que tem tinta por cima e é difícil de reconhecer os números.
Hoje dei a minha primeira voltinha nela e parece-me estar muito boa de motor, pois aguenta-se bem no relantim e em andamento tem bastante força mesmo em subidas desenvolve muito bem.
Agora vou-lhe fazer uma revisão geral ao motor.
Hoje deram-me um orçamento de uns pneus da Michelin S83 por 35€ cada, é bom preço?
Há alternativas a este pneu? Mais barato?
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João
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: May 03, 2012
Mensagens: 70
Local/Origem: Ferreira do Zezere

MensagemColocada: Ter Fev 11, 2014 - 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Em relação ao ano de fabrico não é facil eu gastei algum dinheiro(tambem numa 50 S) e ainda não está resolvido, pedi uma declaração a piaggio, a qual custou 46 €, resolveu-me a situação da medida de pneumaticos (que vinha 350x10 ou 8 nao me recordo) que ficou 300x10 e a situação da lotação que passou de "O condutor" para "2".. Em relação ao ano pedi para me meterem 1967 pelo menos nas anotações especiais e com varios documentos a provar e nada, tambem abordei como podia deixar 1991 se aquelo modelo já era fabricado nesse ano...
A única solução ue me sugeriram é pedires a primaira ficha tecnica dessa mota na câmara onde foi registada pela primeira vez..... eu ainda não fiz porque tem de ser em Sintra e eu vivo em Ferreira do Zêzere....Mas com uma Yamaha que tenho foi assim que fiz aqui na câmara e resolvi tudo e tambem gastei uns cobres Sad
Boa Sorte
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Carlos Oliveira
Vespa Chicco
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Registo: Jul 31, 2012
Mensagens: 28
Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: Dom Fev 16, 2014 - 12:26 am    Assunto: Responder com Citação

Quanto a esse problema do "número pintado"...

Se ainda não deitas-te mãos a essa tarefa, atrevo-me a uma sugestão adicional:

Após a demarcação da zona com fita isoladora (que já foi aconselhada pelo Ricardo) dar uma pincelada com decapante e após 10min. remover os resíduos com esfregão verde.
Repetir a operação se necessário.

Isto evita o risco de "naifar" a superfície com ferramentas duras.
Lavar bem antes da aplicação do verniz protector.

Boas voltas.
_________________
Cumprimentos,
Carlos A. Oliveira
Vespa VBB2 T (1965)
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Fev 17, 2014 - 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

E depois, para essa zona não enferrujar, aplicar verniz de metal ou cobrir a superfície sem tinta com uma camada de massa consistente. Assim essa zona vai ficar protegida. Cool
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