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Ignição Vespa 50s

 
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afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Mar 24, 2014 - 4:06 pm    Assunto: Ignição Vespa 50s Responder com Citação

Boa tarde a todos,
este fim de semana estive a tentar colocar o motor da 50s a funcionar, infelizmente não fui bem sucedido. Quando dou ao kicks sinto a puxar o ar pelo colector de admissão e a sair ar pelo colector do escape. Sinto compressão no motor, por isso parto do principio que uma vez que tenho a vela a fazer faísca (já testei a vela fora o motor) existindo gasolina no cilindro o motor vai funcionar.

Após montar o carburador (SHB 16.16) dando ao kicks, o motor não pega. Após repetir várias vezes a tentativa de ignição através do kicks, fui verificar se a vela tinha gasolina, e reparei que estava seca. Achei estranho porque sinto que o motor está a puxar ar pelo carburador e a gasolina está a ser consumida pelo carburador.

Mais estranho foi quando coloquei a palma da mão próxima da entrada de ar do carburador e quando dei ao kicks fiquei com a mão pulverizada de gasolina. É suposto ir ar com gasolina para a entrada de ar do carburador?


Alguém já teve o mesmo problema ou me pode dar uma ajuda? Não consigo perceber porque razão está a ir ar com gasolina na direcção do filtro de ar quando devia estar a ir na direcção oposta (direcção do colector de admissão).


NOTA: este carburador está sem a valvular de abertura/fecho de ar, em principio isso não afecta em nada a ignição do motor, porque estando o motor frio ele arranca com o ar aberto certo?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mar 25, 2014 - 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Acaba sempre por sair qualquer coisa da mistura ar / gasolina na direcção do filtro de ar e por isso é que se deve limpar o mesmo com frequencia. Agora sair tudo para o lado do filtro não é nada normal.

O ponto está certo? Não terás nada a obstruir a falange (às vezes colocamos um papel ou algo quando desmontamos o motor para não entrar lixo para o cilindro...)? Um gigleur mal montado? Confused
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Mar 25, 2014 - 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa atarde PEstevao,
muito sinceramente não sei se está a sair tudo, sai um bocado de vapor.. é provável que seja o normal como referiste. Logo à noite vou confirmar se o colector está seco por dentro.

Relativamente ao ponto, nem sabia da existência dele. Já estive a dar uma vista de olhos na internet e já percebi mais ou menos como se afina. De qualquer forma, no meu caso, como tinha a bobine com o fio vermelho sem corrente, devo ter a bobine estragada, liguei o cabo azul à vela. Estive a medir com o multímetro e tinha corrente, alias, tinha todos corrente menos o vermelho e o preto (que é normal o preto não ter). Testei a vela fora do motor e reparei que dava bem faisca e que era constante durante praticamente todo o movimento do kicks.

Pelo que estive a ver na afinação do ponto, o facto de estar desafinada, se o pistão estiver totalmente em baixo quando a vela começa a fazer faisca, existe a possibilidade da vela parar de fazer faisca antes do cilindro subir e não chegar a levar a gasolina à vela para haver combustão?

Esta pergunta pode ser um bocado ridícula para quem percebe disto, mas pelo que percebi é a única hipótese de não haver combustão se existir gasolina a entrar para o cilindro. Pelo que reparei, quando dou ao kicks, penso que o cilindro faz mais do que uma vez o ciclo de combustão o que torna menos provável a minha questão anterior acontecer.

Desculpem a minha ignorância, sou novo no mundo da mecânica e das vespa, estou a aproveitar esta oportunidade para aprender e para restaurar eu a minha vespa. Neste momento apenas queria excluir há hipótese do acerto do ponto implicar a impossibilidade de ignição do motor. Para avançar na hipótese de o motor não estar a puxar ar suficiente para levar a gasolina para o cilindro.

Aproveito para deixar o link a explicar como se faz o acerto do ponto, pode ser útil no futuro a alguém:



Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mar 25, 2014 - 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que está explicado!

O fio que liga à bobine de vela é o vermelho. Os outros têm corrente mas "corrente mais baixa" e por isso não chegam para a faísca ser a que é devida para a vela funcionar. Um é só para a buzina - verde - e o outro para as luzes (sem certezas).

Como dizes que o fio vermelho não tem corrente, pode não ser a bobine que esteja estragada.

As 50S têm a particularidade de terem que ter o circuito fechado para funcionarem, doutro modo é como se tivessem um corte de corrente activo. Ou seja, tens que ligar o fio azul ao preto e aí, se a bobine tiver boa, já deverás ter corrente no fio vermelho e, se sim, liga-lo à bonine de altas / externa e desta à vela e já tudo deve funcionar. Cool

Agora que isto não invalida o que te disse antes porque o funcionar não significa que esteja a funcionar correctamente, verifica sempre e pelo menos o ponto.

Diz qq coisa a ver se resultou.

Boa sorte!
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Mar 25, 2014 - 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Pestevao,

estava a me seguir por este esquema:



Neste esquema não conseguia ver esse pormenor, alias apenas no pedal do travão é que o preto se liga ao azul.

Eu sou da área de informática, não percebo muito de electrónica, mas pela lógica desse diagrama a lâmpada do stop vai estar sempre ligada uma vez que o fio azul liga antes do pedal do travão à linha azul que vai à lâmpada do stop fechando o circuito.

Sim, hoje à noite ou no máximo amanha (se hoje não conseguir sair cedo do trabalho) faço esse teste e deixo aqui feedback.

Mais um vez obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mar 25, 2014 - 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Está certo, tudo certo com este esquema. É por isso que as 50S quando fundem a lâmpada do travão, o sintoma é começar a ir-se abaixo. Exactamente pelo motivo que o circuito entre o fio azul e o preto fica interrompido.

Boa sorte!
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Mar 27, 2014 - 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde PEstevao,
ontem consegui testar e já consegui dar ignição ao motor. Batou ligar o fio azul ao fio preto e ficou a dar o fio vermelho.

Relativamente ao motor nao estar a funcionar é algum problema relacionado com o carburador. Tirei o carburador fora, coloquei 15 gotas de gasolina no colector e o motor liga e ainda trabalhar durante 2 ou 3 seg.

Vou tentar resolver o problema do carburador. Vou tentar limpar, etc. De qualquer forma vou comprar outro colector para utilizar um carburador 18.16 que comprei.

Podes me confirmar quantos litros de Óleo leva o motor da vespa e qual e o óleo que mais aconselham?

Estava a pensar neste:
http://www.sip-scootershop.com/en/products/gearbox+oil+sip+formula+sae+30+_14050000


Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Mar 27, 2014 - 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Normalmente enche-se tira-se o óleo antigo todo e enche-se com óleo novo até começar a deitar por fora Rolling Eyes

Não sei ao certo a quantidade de óleo que o motor leva mas arrisco aí uns 200 / 300ml ou isso (se calhar mais 200 ou menos porque se a embalagem da SIP é de 250ml...).

Relativamente ao óleo, sempre óleo de caixa / diferenciais, SAE30 (caso seja uma PX "das novas" / travão de disco, SAE90, igualmente de caixa / diferenciais).

Bom trabalho! Cool
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Mar 27, 2014 - 8:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado PEsteves,
estive a dar uma vista de olhos pelo site e não encontrei o SAE90 (pela tu explicação é este que a minha 50s gasta).

Apenas encontrei o SAE 80:
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/oleo+de+transmissao+sip+form_14410000

Encontrei lá outro SAE 80W-90:
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/oleo+de+transmissao+malossi+_m7614336b

Penso que seja a esse 90 que te referias certo? este é idêntico ao outro? ou tenho mesmo de pagar o dobro por este?


Ainda dentro deste assunto, como te disse tenho um carburador 18.16. Que tem 23.1mm na ligação ao colector. O que é a mesma dimensão que o 19.19 da PK.

O problema agora é arranjar o coletor. Os da pk são de 3 furos, e o da 50s é de dois furos.

Pelo site encontrei este coletor:
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/falange+admissao+para+shbc_15815000

Aparentemente a entrada é igual e também é de dois furos, no entanto não diz que é para a 50s apenas para a PK80/100
/125/S. Pela dimensão este dá para o meu carburador, mas tenho receito que a curva/dimensão do tubo seja diferente e que não dê na 50s. Consegues me dar alguma opinião sobre isto? sabes se o coletor da pk80 é identicou ao da 50s?

Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Mar 31, 2014 - 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Ó André, lê lá bem o que escrevi...

Resumindo: o óleo para a 50S é o SAE30 e restantes Vespas.

Só é SAE90 para as PX travão de disco (explicação: porque têm uma embraiagem "mais mole", feita de um material diferente que requer essa viscosidade para funcionar bem, doutro modo, com um óleo de graduaçãodiferente, irá patinar).

Relativamente ao colector os da 50S são todos da mesma medida. Se queres um colector maior tens mesmo que comprar de outro modelo de motorização diferente. Creio que se tiver dois furos dá na 50S mas nada como esclareceres essas dúvidas junto da SIP. São prestáveis e normailmente respondem às questões em tempo útil.

Boa sorte, bom trabalho. Cool
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