Colocada: Qua Set 10, 2014 - 1:55 pm Assunto: Carburador Dellorto 18.16
Viva,
como já referi em outros tópicos, estou agora a acabar de colocar o motor na vespa para terminar o restauro. Neste momento tenho o motor a funcionar com o carburador 16.16 original e o motor tem um kit DR 75cc. No entanto, o carburador tem uma das pontas onde encaixa o colector partida. Aqui em casa, tenho um carburador da APE o dellorto 18.16 novo, posso colocar este carburador no meu motor da 50s? vai funcionar bem? Agúem já tentou colocar este carburador no motor da 50s?
Viva hoje,
testei o carburador e não funcionou muito bem. No relantim penso que até funcionem bem, mas quando acelero a mota parece que se engasga.
Deixo o video do motor a trabalhar no relantim e a se engasgar quando acelero. &feature=youtu.be
Como podem ver pelo video, quando acelero parece que o motor engasga e reparo que na parte de trás do carburador, em vez de estar a puxar ar, esta a enviar ar para fora do carburador (pela parte traseira).
Troquei o guigler original deste carburador 60 (main jet) para o que vem no 16.16 de 74 (main jet) e o funcionamento do motor e o mesmo.. engasga-se na mesma.
Alguém me pode dizer o que se esta a passar para o carburador não estar a funcionar bem quando acelero e o que está a influenciar isso?
Estive a fazer mais uns testes no carburador e reparei que o problema de ele abafar (ou fazer o barulho do video e não acelerar) estava relacionado com o motor não estar quente e ter o ar aberto (estava sem a peça do ar).
Após deixar o motor aquecer um bocado e fechar o ar (meter a peça do ar para baixo), o motor já acelera correctamente. Tive de aumentar o jet de máximas, o de origem era 60, meti um 80.
Até aqui tudo bem, se acelerar o motor ele funciona perfeitamente, o problema é que o motor não aguenta o relantim com o ar fechado. Se deixar de acelerar o motor começa a morrer e desliga-se, para o manter a trabalhar tenho de estar sempre a acelerar um bocado.
Quando estava a acelerar e deixar de acelerar para ver o motor a morrer, reparei que sempre que deixava de acelerar, há um buraco na parte de trás do carburadora que começa a espirrar gasolina, mas se acelerar ele para logo de espirrar.
A minha questão é: tenho de aumentar o jet do relantim para ele aguentar o relatim sem morrer? este espirrar de gasolina está relacionado com o jet ser pequeno e não deixar passar a gasolina que devia para o motor no relantim?
O buraco que me referi anteriormente é o buraco com o número 2, o 1 é o buraco do ar.
Se alguém me puder dar uma ajuda neste questão agradecia, já ando a tentar colocar isto a funcionar a algum tempo e até agora ainda não consegui. Fui a um mecânico cá para me afinar o carburador, mas ele disse-me que tinha primeiro de abrir o motor para ver se estava tudo bem e neste momento não posso estar a pagar uma reparação dessas.
1º e antes de tudo: muda de mecânico! Um gajo que diz que para afinar o carburador tem que abrir o motor de confiança não é de certeza!
E agora vamos ao que interessa. Parece-me é que tens um gigleur muito alto. Se espirra gasolina é porque deixa passar demais para aquilo que o motor consegue consumir e não como dizes.
Neste caso e para conseguires despistar a questão se puderes põe os gigleurs todo do tamanho dos de origem e vê o comportamente do motor / carburador.
No primeiro vídeo tinhas o ralentim aceleradissimo se ainda o tens assim pode ser uma das coisas que leva ao espirrar de gasolina e, como dizes que tinhas o ar aberto se quando aceleravas o motor não ia abaixo, estás com um mistura ar / gasolina muito rica (ou seja muito ar).
Sim, na fase inicial (quando fiz o video), o carburador estava sem a peça do ar e o motor estava acelerado, mas aguentava o relantim. Reparei que espirrava gasolina pelo buraco 2 (da imagem apresentada no 2 post). Quando acelerava o motor, parecia que abafava e fazia o barulho do video.
Achei estranho, porque com o carburador 16.16, se acelerar, o motor acelerava e não fazia esse barulho. Isto nas mesmas circunstancias: motor acabado de ligar (frio), sem a peça do ar.
Após andar a ler pelo forum, reparei que antes de acelerar devia deixar o motor aquecer e fechar o cabo do ar antes de acelerar. Fiz isto e reparei que após fechar o ar (puxador para dentro), agora o motor já aclarava bem, mas não aguenta o relantim.
Basicamente, com o ar aberto (puxador para fora), o motor aguenta o relantim estando acelerado como se pode ver no video. Se fechar o ar (puxador para dentro), o motor já nao aguenta o relantim, mas acelera correctamente.
Adicionalmente, reparei que quando o motor esta no relantim (ar aberto) reparei que o carburado espirra muita gasolina pelo furo 2. Quando fecho o ar, deixa de espirrar pelo furo 2 e começa a espirrar pelo furo 1 quando deixo de acelerar.
Isto pode estar relacionado com a mistura de ar? eu dei 1 volta e meia ao parafuso de mistura, devo dar mais?
Os gigleur que tenho são os de origem, apenas mudei o de altas de 60 para 80. Mas se meter o de 60, o funcionamento é o mesmo, so que tenho de deixar o motor aquecer mais tempo e acelerar mais até que consiga fechar o ar (puxador para dentro).
Considerando o guigler de relantim (42) ser grande de mais para o motor, faz sentido ele estar acelerado com o aberto.. mas faz sentido ele nao se aguentar com o ar fechado?
Desculpem estas perguntas todas, o carburador que tenho 16.16 está partido onde liga ao colector, como tenho cá este 18.16 novo, queria-o aproveitar, mas tou a ver que não é facil ajustar este carburador ao motor.
Registo: Aug 15, 2012 Mensagens: 203 Local/Origem: estoril
Colocada: Seg Set 29, 2014 - 6:57 pm Assunto:
boas deves de afinar com a configuração de origem inclusive com a caixa de filtro de ar experimenta o parafuso de entrada de ar por norma da uma a duas voltas mas tens de fazer a afinação final com tudo montado e com o motor a trabalhar.
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