Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Ter Nov 18, 2014 - 11:39 pm Assunto: Selector de velocidades
Boas pessoal,
Como já referi em outros tópicos a Vespa que restaurei é o meu primeiro veiculo de duas rodas, por isso não preciso de o dizer mas já perceberam que sou um maçarico...
Quando acabei o restauro, claro que fui logo para a estrada para experimentar, mas houve uma situação que me deixou com duvidas se era de ue ser maçarico ou se realmente alguma coisa tinha ficado mal montado, é o seguinte:
Quando arranco meto a primeira de seguida a segunda, a seguir a terceira e é aqui que residem as minhas interrogações, às vezes o motor fica desengatado entre a 2ª e a 3ª ou/e 3ª e a 4ª, bem eu sei que entre estas duas velocidades há espaço para a cruzeta não tocar nem numa nem noutra engrenagem, mas ficar aí a cruzeta sem saltar para o encaixe de uma ou de outra velocidade é que é estranho, é porque cada velocidade tem o seu próprio encaixe onde as esferas da cruzeta se vão encaixar/engrenar numa dessas velocidades, o que poderá ser? inicialmente tinha os cabos do seletor muito tencionados, abrandei-os ligeiramente e o problema melhorou mas ainda faz será que os cabos ainda continuam muito esticados? e não deixam as esferas da cruzeta se encaixar no respectivo encaixe?
Isso, em principio e a causa mais comum, é mesmo afinação. Como se afina correctamente? Tentativa / Erro Poderá existirir alguma maneira mais cientifica mas é mais ou menos isto que utilizo:
- colocar o punho das mudanças centrado na posição 0 e mantê-lo aí (muitas vezes com o auxilio de outra pessoa que o faça)
- colocar os esticadores mais ou menos em posição central, meio apertado, meio desapertado
- ajustar os cabos mais ou menos com a mesma tensão (existem uns alicates para isso que nunca experimentei mas dizem que ajuda e muito)
- experimentar as mudanças e ajustar o esticadores em caso de necessidade
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Seg Nov 24, 2014 - 11:22 pm Assunto:
gommon escreveu:
Boas.
A tua cruzeta é de 50.2mm ou 51mm??
Ajustaste as mudanças com as anilhas mais largas?
É que ha mtas pessoas que simplesmente compram um cruzeta nova e pensao que é so isso...
ha muita coisa por detras de simplesmente trocar uma cruzeta....
Olá boa noite gommon,
Não cheguei a trocar a cruzeta porque aparentemente estava em boas condições, os cantos não estavam muito arredondados, mas eu sou leigo no assunto e posso ter feito asneira em não a ter substituído e infelizmente é das poucas peças à qual não tirei fotos para pedir opiniões. Mas a cruzeta faz com que as velocidades saltem fora em andamento não é? mas isso não acontece, é ao meter uma mudança a cima ou a baixo por vezes a cruzeta fica entre os carretos fica desengatada a minha desconfiança era que os cabos estivessem muito esticados e não deixassem as esferas da cruzeta entrarem nos encaixes, que estivessem a prendê-la.
Em relação aos anilhos tira folgas dos carretos, penso que seja a estes que te referes, vi este vídeo de Vespe & Motori e nem me preocupei em mudá-los, mas a folga era muito pouca:
Obrigado pela ajuda.
Depois se realmente a tua cruzeta for a indicada para os teus carretos, ainda tens a mola que segura a esfera.
Ao longo do tempo essa mola vai perdendo força.... quanto se desmancha o motor e se poe uma cruzeta nova, normalmente eu ponho uma mola nova e por vezes mais forte. (mas isso sou eu)
e Afino tudo com as respectivas anilha (que nao podem ficar nem com demasida folga, nem com demasiado aperto).. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Ter Nov 25, 2014 - 10:58 pm Assunto:
Gommon,
Se bem entendo o motor pode não ter a cruzeta certa, é isso?
Estive a pesquisar e por aquilo que encontrei a cruzeta correta para este motor deverá ser a de 51mm, pelo menos é o que diz no SIP nos modelos correspondentes à cruzeta de 51mm,(entre outros, é para o modelo V5SA1T situado entre o nº de série 15325 e o 69443, já a de 50,2mm é para o modelo V5SA1T a partir do nº de série 69444.
Quando à substituição da mola por uma mais forte, deve ser uma boa ideia, pelos menos deve dificultar o saltar das velocidades se a cruzeta já não se encontrar na melhor das condições, digo eu.
Como disse anteriormente o problema situava-se ao mudar as velocidades, mas desafinei ligeiramente os cabos e tem-se portado bem, não voltou a fazer nada.
Um dia mais tarde vou ter de voltar a abrir o motor há algumas duvidas no ar que vou ter de tirar, há a fuga do óleo pelo oring do kicks que vou ter de resolver.
Quanto à cruzeta e carretos não perdi muito tempo com eles, pareceu-me tudo bem, mas nem sempre o que parece é.
Obrigado
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Qui Dec 04, 2014 - 12:49 am Assunto:
Boas,
Na minha terra costumam dizer que uma sisma é pior do que uma doença e é bem verdade.
Hoje tirei o motor fora e já o abri para ver o estado da cruzeta.
No passado fim de semana, como é habitual quando o tempo o permite, lá fui eu fazer mais uns quilómetros, e numa subida onde tive de meter uma segunda, a velocidade voltou a saltar fora ou melhor a não entrar, aquilo aborreceu-me e lá voltei eu a abrir o motor.
A cruzeta que me pareceu razoável quando o abri da primeira vez, não está assim tão boa quanto isso, vou ter mesmo de comprar uma nova, vou mandar vir a RMS de 51MM que custa 43 euros que acham?
Quanto á medida da cruzeta estive a medir e dá-me 50,65MM, é estranho não é?
Encontrei outra coisa que me deixou preocupado, é a rosca do veio secundário, quando fechei o motor da primeira vez, fui a um mecânico para me apertar as fêmeas do pinhão e do veio secundário onde fixa a embraiagem com uma pistola pneumática, sempre se consegue um aperto melhor do que à mão, talvez tenha sido isso, ao desapertar a fêmea notei pequenas limalhas que caíram e ao verificar, vi que alguns passos da rosca estão partidos. Vou voltar a montá-la como está um veio destes novo ronda os 100 euros.
Deixo também aqui umas fotos da valvula de admissão para que os entendidos digam algo sobre ela:
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
Colocada: Qui Dec 04, 2014 - 3:42 pm Assunto:
Quanto a cruzeta, mede bem e verifica se é de ponta recta ou redonda (pela tua medida de 50.65 parece-me que será a de 50.5mm e nao a de 51mm)
Os 43e sao bom/razoavel preço, e as RMS nao costumam dar chatisse em motores pouco elaborados.
Quanto ao trifixo, nao custa 100e, custa bem menos (82 na sip, mas encontra-se mais barato)
Por esse preço ja compras um bem melhor da DRT...
Mas acho mesmo que precisas de mudar, porque essa rosca como esta, nao vai aguentar muito.
PS. Nao é necessario apertar esta rosca da embraiagem e do pinhao com chaves pneumaticas.
Quanto á parece de ajustamento da admissao na cambota, ja viu melhores dias...
Esta riscada e a solucao é mesmo encher e rectificar... ou entao ABRIR e meter lamelas.. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage<
Estou de acordo com o gommon na maioria das coisas ou melhor, em tudo com "adaptações"
O trem fixo parece-me que ainda dará se o mteu motor não estiver muito puxado. Claro que é sempre um risco e se a embraiagem se solta... lá se vão uns carters. Isto para dizer que sim, o gommon diz que é melhor substituir e é mas provavelmente, mesmo com esta, nunca terás probelmas, nunca se sabe.
Discordo é na admissão / válvula rotativa. Nas fotos não se consegue ver bem mas estar riscada é quase sempre "normal" em Vespas com alguma idade e isso, não sendo bom, não perturba muito. A questão está em ter sulcos fundos e como disse, na foto não se consegue ver bem (excepção na última da série mas mesmo assim o ângulo não é o melhor). O que fecha / abre a admissão é a cambota e quanto mais justa e certa estiver com a vávula rotativa melhor, por isso o ideal é ter nada de sulcos.
Nas voltas que deste com a Vespa? Algum problema parando a Vespa, esperar uns momentos e, ainda quente, voltar a colocá-la em andamento? Custava a pegar? Consumos?
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Qui Dec 04, 2014 - 11:29 pm Assunto:
gommon escreveu:
Quanto a cruzeta, mede bem e verifica se é de ponta recta ou redonda (pela tua medida de 50.65 parece-me que será a de 50.5mm e nao a de 51mm)
Os 43e sao bom/razoavel preço, e as RMS nao costumam dar chatisse em motores pouco elaborados.
Quanto ao trifixo, nao custa 100e, custa bem menos (82 na sip, mas encontra-se mais barato)
Por esse preço ja compras um bem melhor da DRT...
Mas acho mesmo que precisas de mudar, porque essa rosca como esta, nao vai aguentar muito.
PS. Nao é necessario apertar esta rosca da embraiagem e do pinhao com chaves pneumaticas.
Quanto á parece de ajustamento da admissao na cambota, ja viu melhores dias...
Esta riscada e a solucao é mesmo encher e rectificar... ou entao ABRIR e meter lamelas..
Boas,
Quanto à cruzeta insisto tem mesmo 50.65MM, por isso está mais próxima de 51MM do que 50.2MM e segundo o SIP para o nº de motor da minha deve ser a de 51MM de cantos quadrados.
Agora quanto ao veio, meti-lhe a embraiagem e tentei apertar a fêmea mas esta já não agarra, vou mesmo ter de substitui-lo, se não abrisse o motor para substituir a cruzeta, mais tarde ou mais cedo ia ter uma surpresa quando a fêmea se soltasse e com ela se soltasse a embraiagem também.
Ao tentar fazer o trabalho bem feito estraguei o veio, faz parte da aprendizagem
Vou tentar encontrar um veio em 2ª mão porque 80 euros por um novo não dou (81.66€ no SIP).
Ninguém tem um veio destes para venda? 10 + 15 + 21 + 27 dentes
Quanto á válvula, os riscos não são muito fundos e não noto nada de anómalo, pega bem em frio ou em quente, puxa bem...
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
Colocada: Sex Dec 05, 2014 - 12:29 am Assunto:
Pedro Estevão escreveu:
Estou de acordo com o gommon na maioria das coisas ou melhor, em tudo com "adaptações"
O trem fixo parece-me que ainda dará se o mteu motor não estiver muito puxado. Claro que é sempre um risco e se a embraiagem se solta... lá se vão uns carters. Isto para dizer que sim, o gommon diz que é melhor substituir e é mas provavelmente, mesmo com esta, nunca terás probelmas, nunca se sabe.
Discordo é na admissão / válvula rotativa. Nas fotos não se consegue ver bem mas estar riscada é quase sempre "normal" em Vespas com alguma idade e isso, não sendo bom, não perturba muito. A questão está em ter sulcos fundos e como disse, na foto não se consegue ver bem (excepção na última da série mas mesmo assim o ângulo não é o melhor). O que fecha / abre a admissão é a cambota e quanto mais justa e certa estiver com a vávula rotativa melhor, por isso o ideal é ter nada de sulcos.
Nas voltas que deste com a Vespa? Algum problema parando a Vespa, esperar uns momentos e, ainda quente, voltar a colocá-la em andamento? Custava a pegar? Consumos?
Boas,
Quanto ao veio vou mesmo ter de o substituir como referi no post anterior.
Agora respondendo á sua pergunta, pega bem tanto a frio como a quente. Por exemplo estando uma semana parada pega à 2ª ou 3ª, de um dia para o outro é sempre à primeira, em quente também é sempre à primeira, não penso que a válvula se encontre em muito mau estado, os riscos que se visualizam nas fotos são superficiais, têm pouca profundidade.
Mas já que falamos em pegar bem ou mal, quando a Vespa está uma semana parada pega menos bem, na minha opinião é normal, pelo seguinte, se estiver errado por favor corrijam-me.
O carburador tem orifícios, penso que são respiros e por esses orifícios a gasolina evaporasse, correto? ficando no carburador uma concentração maior de óleo (este não se evapora), já reparei, pelo menos no meu caso que a torneira do depósito não retêm o combustível a 100% deixa sempre passar alguma coisa, ora esse combustível que entra no carburador vai-lhe acontecer o mesmo, a gasolina também se vai evaporar e o óleo ficar e assim sucessivamente, ao fim de uma semana vamos ter uma quantidade elevada de óleo no carburador que vai fazer com que o motor não arranque tão facilmente, e que provoca aquela fumarada toda porque está a queimar mais óleo do que o normal, estarei certo?
Todos os tempos são GMT + 1 Hora Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6Seguinte
Página 1 de 6
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum