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Restauro concluído mas com problemas - Vespa 50s

 
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Autor Mensagem
0rpheu
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 03, 2014
Mensagens: 12

MensagemColocada: Qua Dec 03, 2014 - 9:07 pm    Assunto: Restauro concluído mas com problemas - Vespa 50s Responder com Citação

Boas! Sou um recente proprietário de uma 50s que há mais de um ano caiu no erro de comprar por uma fortuna uma 50s que "supostamente" estaria completa e a trabalhar. Dada a minha ignorância avancei com o negócio que só mais tarde percebi ter sido péssimo...
Após mais de um ano e já no terceiro mecânico (a 70km de casa), tenho finalmente a vespa em casa. Escusado será dizer que fui chulado nos 3 mecânicos sendo que o último lá me terminou o restauro com meio ano de atraso e sem grande rigor porque me quis despachar após perceber que já não me chulava mais. Basicamente, teve a vespa encostada a maior parte do tempo e despachou-a finalmente à pressa.
O que me preocupa e entristece é que já a tenho a algum tempo e não posso usufruir dela porque tem os seguintes problemas:

- Pinga óleo;
- não se aguenta sem puxar o ar ao máximo e estar sempre a acelerar;
- a manete da embraiagem está muito dura e em andamento, sempre que a aperto em andamento ou desengato ouço algo a embarrar e ela vai travando ligeiramente.

Embora não perceba muito de mecânica já tentei afinar o cabo da embraiagem mas nada resolvido. Agradecia opiniões e também sugestões de mecânicos experientes e de confiança da zona de porto, especialmente penafiel, paredes ou marco. Obrigado.
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

ès de onde?

- Pinga óleo; * Resolve-se com um casquilho, mas tens de abrir o motor

- não se aguenta sem puxar o ar ao máximo e estar sempre a acelerar; * resolve-se com afinacao ou troca de gigleurs se for o caso.

- a manete da embraiagem está muito dura e em andamento, sempre que a aperto em andamento ou desengato ouço algo a embarrar e ela vai travando ligeiramente. * resolve-se abrindo o motor.. e verificando o funcionamento da embraiagem.
_________________
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0rpheu
Vespa Chicco
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Registo: Dec 03, 2014
Mensagens: 12

MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas! Já percebi que são tudo questões de afinações... Sabem-me dar uma noção dos preços para resolver isto num mecânico de confiança? Sou da zona de penafiel.
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

para esses lados nao conheço ng.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Essas histórias... infelizmente não são assim tão infrequentes. Sad

E oficinas no Porto ou arredores não? Já aqui se tem falado de algumas e parecem ter bom serviço (do que se lê porque eu sou de Lisboa). Às vezes mais vale um pouco mais longe e ir a um sítio onde sabem o que fazem do que "à porta" e ser mal servido...
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afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde 0rpheu,
eu tive o mesmo problema, o motor funcionava bem, só tinha uma pinga no kicks, depois foi só mais pinga no selector de mudanças, depois era só embraiagem que estava com pouca força na mola.. resumindo, mandei arranjar!

Quando o mecanico abriu o motor, o pistão estava com muita folga e marcas de ter agarrado (108€), a cambota também já estava a raspar um bocado da admissão (90€), reparar veio kicks, retificar buraco do kick, retificar ferro de selector, retificar buraco do selector, mais isto, mais akilo, mais akilo.. 600€ que paguei.

Epah, doeu um bocado pagar 600€, mas a pessoa que me fez a reparação tem fama de ser muito competente e a verdade é que a mota está muito boa. Se queres saber preços, vai te moralizando para pagar um valor perto destes, o material é caro e para deixares o motor em condições podes ter de meter muita coisa nova. Neste orçamento de 600€ o mecanico estava a meter 120€ de mão de obra, não sei se é muito ou não, o restante valor das peças estava mais ou menos dentro do preço da SIP.
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0rpheu
Vespa Chicco
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Registo: Dec 03, 2014
Mensagens: 12

MensagemColocada: Sáb Dec 06, 2014 - 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, antes de mais agradeço a colaboração de todos os que se disponibilizaram. Hmmm... o problema é que já tive de comprar quase tudo novo para ela. A embraiagem, cabos, toda a instalação eléctrica, juntas, vedantes, rolamentos, carburador, só para referir algumas coisas. Eu não me importo de a levar a um sitio mais longe, aliás, fui a 3 mecânicos cada um mais longe do que o outro. O último ficava a cerca de 70km de casa. Já pensei em reclamar com o último, mas não adianta e não quero a minha mota novamente nas mãos dele. Se mais alguém se lembrar de um mecânico bom desta zona, diga pf. Obrigado!
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