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Luis Vespa Chicco
Registo: Mar 20, 2013 Mensagens: 19 Local/Origem: Póvoa de Varzim
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Colocada: Sex Fev 20, 2015 - 12:46 pm Assunto: Motor PK125 em 50S |
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Bom dia senhores e senhoras vespistas do clube vespa mais antigo de Portugal.
-E isto foi só para vos dar mais alguma responsabilidade, na ajuda que vos peço.
Estou em vias de ficar com uma 50S, que gostava ver como a ET3 que está na pag 15 da bíblia. aka catálogo sip.
Os mimos e a pintura não serão problemáticos, mas dar-lhe a mesma alma, poderá ser.
Pelo que me informei, a ET3 não saiu em PT, e não é fácil nem barato adquirir um motor 3 trasnfers para small frame.
A solução pode passar por vitaminar o motor de origem, que parece bem mais comum nestas lides.
Deixem falar a vossa experiência sobre este assunto, por favor.
Obs: Procurei algum tópico que já existisse sobre o assunto mas não encontrei.
Se já existir, apaguem este. |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Sex Fev 20, 2015 - 4:15 pm Assunto: |
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Boas.
tive de ir ver o catalogo para perceber o que querias..
Quanto a transformacao da Primavera/Et3 a partir da 50s, como ja referiste a pintura nao existe problema, nem com os autocolantes que se compram,
Quanto ao chassi, o chassi primavera é ligeiramente mais largo no avental, tem tampa lateral na esquerda com caixa por dentro e o guiador é mais largo c/ conta km diferente tambem. Quanto ao resto, é identico.
Leva tambem na frente o porta-luvas metalico.
Quanto ao motor, podes optar por transformar o teu motor 50s com alteracao dos componentes internos ou comprar um motor PK e fazer o mesmo, ficando com o 50s guardado (eu faria isso).
Quando falas em "vitaminar" o que pretendes? ja tens alguma ideia? Como costumo perguntar... qual é o teu orçamento? Porque nestes casos o céu é o limite... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
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Colocada: Sex Fev 20, 2015 - 7:41 pm Assunto: |
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Sim é isso mesmo. Neste momento é quase mesmo apenas uma questão de euros tanto (e tão bom) é o material disponivel para "brincar" com os motores smallframe (e tb largeframe).
Eu tb optaria por comprar um motor para fazer as alterações ficando o original guardado para um dia conseguires reverter se quisesses. |
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Luis Vespa Chicco
Registo: Mar 20, 2013 Mensagens: 19 Local/Origem: Póvoa de Varzim
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Colocada: Sex Fev 20, 2015 - 8:01 pm Assunto: |
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Muito obrigado pelas vossas dicas.
Orçamento é limitado.
Mas deve encaixar nas minhas necessidades, porque só quero mesmo que aquilo não se comporte como a FL2 que já tive.
O melhor, pensando melhor, é não vos dar ouvidos, pela forma como vos sinto a salivar quando se fala de alterações.
Encontrar um PK125, e reservar o da mota, será a melhor opção, certo? |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Ter Fev 24, 2015 - 1:07 pm Assunto: |
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Nao... PK125 é gastar dinheiro.
O melhor é PK50 com um bom cilindro, etc etc _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Ter Fev 24, 2015 - 8:09 pm Assunto: |
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Viva gommon,
Como já referi aqui no forum, tenho uma vespa 50s com um kit DR 85cc. Neste momento ainda está com pinhão de 14, em breve estou a pensar meter o 16.
Gosto da mota, não anda mal (60..70 km), até é bastante rápida a chegar aos 50..60km, mas quando vou com duas pessoas na mota, sinto que é um bocado fraca. Estava a começar a pensar comprar uma 125cc (das antigas ou PK) com a ideia que seria muito mais potente e que já podia andar bem com duas pessoas.
Com esta tua resposta fiquei um bocado reticente! Não existe uma grande diferença entre uma 50 kitada a 75 ou 85cc para uma 125cc de origem? porque dizes que é gastar dinheiro?
Desculpem a ignorância, mas nunca andei numa Vespa 125cc. |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Qua Fev 25, 2015 - 10:34 am Assunto: |
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Existe uma grande diferença sim!!, para um cilindro 125 de boa marca!, nao um cilindro 125 de 3 janelas com é o da PK125...
Ganhas alguma coisa com o cli. da pk125, mas o para o investimento penso que nao compensa.
O grande problema das vespas 50s e pk50 nao é a cilindrada, mas sim a 4ª mudança que tem um grande patamar em relacao é 3ª... e assim qualquer kit de pequena cilindrada vai-se "abaixo" em subidas e/ou com 2 pessoas.
Aconselho sempre antes de partir para cilindradas maiores a colocacao de um kit primario maior (Z16 com cremalheira de origem ate 85/90cc) ou 18/67 de 90cc para cima, e o carreto da 4ª velocidade curta.
Assim ate uma pequena 75cc aguenta todas as mudanças adquirindo uma velocidade uniforme e com patamares tambem uniformes entre mudanças. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Qua Fev 25, 2015 - 3:04 pm Assunto: |
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Bom dia gommon,
Eu não percebo muito de mecânica, e sim há um grande problema entre a 3 e a 4 velocidade. Pelo que percebo, ao mudar para o Z16 (pinhão de 16 dentes), esta diferença vai se manter certo? a unica vantagem é que a 3 da mais alguma velocidade e a 4 também.. mas quando mudar de 3 para 4 vai existir sempre aquela diferença grande de potencia.. em andamento o Z16 vai me permitir meter a 3 a uma velocidade mais alta quando a 4 já nao for suficiente certo? |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Qui Fev 26, 2015 - 6:15 pm Assunto: |
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+/-...
com o Z16 a 3ª vai-te dar mais velocidade e raramente vais por a 4ª. So mesmo em grandes rectas e mesmo assim vais passar logo para 3ª novamente.
Se for com 2 pessoas entao, nem vale a pena meteres a 4ª. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Qui Fev 26, 2015 - 7:32 pm Assunto: |
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Estas a falar da 50s ou de outra vespa? a minha 50s tem uma caixa super pequena... eu ando praticamente sempre em 4, alias, só meto 3 nas rotundas quando tenho de abrandar e a 2 para arrancar lol
A minha 3 dá 40 já com grande rotação, a 4 dá bem 60.. 70 bem esticada.
Na prática não sei se há ou não muita diferença com o Z16 em relação ao 14. Mas pelas minhas contas não deve dar mais de 80km/h ficando a dar mais 9 km/h. |
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Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
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Colocada: Qui Fev 26, 2015 - 7:41 pm Assunto: |
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Sim o "gap" como é conhecido entre a 3ª e 4ªs mudança vai continuar o que vai acontecer é que, como vai ficar mais longa, terás que trabalhar mais com a caixa.
O que aocntece com a relação original depois da Vespa levar um kit é que fica curta demais para a maior força do motor. O que aconteceria se a relação da caixa fosse diferente num motor de origem... bom acho que nem conseguiria chegar à 4ª velocidade de tão fraquito que é o motor. |
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Luis Vespa Chicco
Registo: Mar 20, 2013 Mensagens: 19 Local/Origem: Póvoa de Varzim
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Colocada: Sex Fev 27, 2015 - 12:40 am Assunto: |
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Bem hajam pela ajuda.
Já percebi que as smallframe têm muita opção de vitaminação e relação de transmissão.
Cheguei a ver motores pk125 (3transferes?) entre 250€ a 300€ no wallapop, e pensei que valessem a pena pela fiabilidade.
Vou manter simples então.
Afinal, fazer uma coisa mais parecida com a ET3 das pg 15 da biblia, deve começar antes por uma primavera. Certo? |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Sex Fev 27, 2015 - 12:12 pm Assunto: |
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Relativamente a este tópico, ainda tenho uma duvida.
Na altura que coloquei o meu cilindro, o mecânico disse-me que para andar no dia a dia um cilindro de 3 janelas era melhor que um de 6 janelas. Os de 6 janelas são mais rápidos mas dão mais problemas.
Pelo que andei a ver pela internet, os cortes/janelas/transferes, janelas no pistão e transferes no cilindro (certo?) apenas tornam o cilindro mais rápido a desenvolver certo? que consequentemente tornam uma pequena vespa numa esponja, certo?
Podem comentar este tema para esclarecer as minhas duvidas e futuras duvidas de alguém? |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Sex Fev 27, 2015 - 4:45 pm Assunto: |
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errado. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Sex Fev 27, 2015 - 4:57 pm Assunto: |
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podes explicar a diferença? |
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