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Relações Mudanças (ratios)
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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pjovp
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MensagemColocada: Seg Mai 18, 2015 - 12:39 pm    Assunto: Relações Mudanças (ratios) Responder com Citação

Boas,
Ando a estudar o upgrade da minha Vespa 50s de 1966 e estou a precisar de algum aconselhamento no que diz respeito ao ratio das mudanças.

Ela tem ainda a caixa de origem, que ao contrário da maioria das vespas, é daquelas chamada caixa curta com 18/67 dentes (ratio 3.72).

Como lhe vou meter um Pinasco 102cc estava a pensar alterar as relações para uma destas:
http://www.scooter-center.com/product/3010005P
http://www.scooter-center.com/product/3010006

Agora reparo que a 3.00 (24/72) é de dentes direitos e a 2.86 (22/63), como se pode ver nos links. Isto faz alguma diferença a nível de compatibilidade?

Obrigado
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gommon
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MensagemColocada: Seg Mai 18, 2015 - 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

com esse setup mete o 24/72 de dentes direitos.
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pjovp
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MensagemColocada: Seg Mai 18, 2015 - 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação

e vai-se aguentar ou vai ser do género fica só com terceira e perde a 4ª?
estava até numa, de visto que tenho uma caixa curta de 18/67, trocar simplesmente o pinhão de 18 por um de 21....
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gommon
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MensagemColocada: Seg Mai 18, 2015 - 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação

de 18 elicoidal nao consegues trocar para 21. nao existe. Apenas consegues por o 19 elicoidal da DRT.

mas mesmo assim penso que fica demasiado curta.

Mete o 24/72 DD e depois se vires que perdes alguma coisa na 4ª metes um pinhao de 23 ou 22 da DRT.
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pjovp
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MensagemColocada: Seg Mai 18, 2015 - 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

ok vou avançar com isto e depois se houver necessidade parto-lhe 1 ou 2 dentes Laughing Laughing Laughing
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pjovp
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MensagemColocada: Ter Mai 19, 2015 - 1:36 pm    Assunto: Responder com Citação

estive a falar com mecânico sobre esta questão dos dentes direitos e tortos (helicoidal) e ele diz que faz toda a diferença. Disse que não posso comprar qualquer uma. Ou é direito ou é Helicoidal, ponto final.
Epá é que não percebo mesmo nada disto c..... lolol

Quando pesquiso por este tipo de relação 18/67 é tudo helicoidal
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/combinacao+da+caixa+de_15350000

http://www.endurotrieste.altervista.org/Rapporti_Vespa.html

Como é que uma relação 24/72 com dentes direitos pode ser compatível?
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pjovp
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MensagemColocada: Ter Mai 19, 2015 - 11:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Kit Pinasco 102cc e Kit Carburador c/ filtro de ar Malossi encomendado.
Não mandei vir a desmultiplicação pois não sei ao certo qual a relação exacta actual.
Fica para depois de instalar isto.
Com a relação de origem até deve fazer cavalo em 4a
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joão
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MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Very Happy Very Happy canhão ..
Eu na minha fl2 acabei por tirar a relação 18/67 e deixei a 16/72.
Tenho um kit 75 de ferro, andava sempre a reduzir de 4ª para 3ª nas subidas, agora já se aguenta melhor, e mesmo assim passa os 80 km , no sábado parti o ponteiro... Laughing Laughing

Mas o 18/67 não fica fixe com o kit??
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pjovp
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MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois, eu como não entendo absolutamente nada disto, não sei o que dizer ou fazer.
Amanhã vou ver se consigo deixar a Mota na oficina para tirarem a tampa da embraiagem para saber exatamente qual a relação tenho.
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MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Estava a induzir em erro, agora montei foi 16/68
O meu colega na 50s tinha um de 14/69, agora pos um de 16/68 tambem.
No site da sip scooter, tem as relações aconselhadas para tipo de kit.
Exemplo, kit 102 a 150 relação 22/60 (2.73) ... e outras.
Tambem difere com o kit que meteres..
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pjovp
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MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Na SIP diz que a relação para o Pinasco 102 alumínio é mínimo 3.00 (24/72) e máximo 2.86 (22/63)...
http://www.sip-scootershop.com/pt/products/cilindro+de+corridas+pinasco+_84000000


É preciso abrir o motor para fazer estas alterações?
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MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui a minha grande dúvida foi o facto de eu à uns tempos atrás ter comprado um pinhão de 16 dentes, para fazer a substituição que normalmente se faz nestas vespas (upgrade 14 para 16) e por um motivo qualquer o mecânico não instalou.
Instalou o escape e outras coisas mas este pinhão não. Disse que era incompatível e já não me lembro qual foi a justificação. Acabei por vender o pinhão novinho em folha no OLX.
Quando consulto os dados técnicos de acordo con o número do chassis dela, da indicação de ter uma relação de 14/69, logo o suposto pinhão 16 dentes deveria ter sido compatível.
Eu começo a julgar que o gajo não quis foi ter o trabalho de mudar isso, por algum motivo, inventou uma desculpa e ando aqui cheio de dúvidas por causa de uma aldrabice...
Caso se verifique que a relação de origem é de facto 14/69, nem penso 2 vezes e a única coisa que faço é meter o pinhão de 16 dentes, que acho ser o suficiente e ideal para o cilindro Pinasco 102. Concordam?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qui Mai 21, 2015 - 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Para fazer estas alterações tens sempre que abrir o motor.

Se é um mecânico que as vai fazer ou tens uma mecânico conhecido que não te leva o guito da mão de obra integralmente ou vais despender uma nota preta!
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pjovp
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MensagemColocada: Qui Mai 21, 2015 - 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

sim é mecânico que o vai fazer.
estamos a falar de que valores, mais ou menos?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Mai 22, 2015 - 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

pff... não faço ideia.
é só porque, com trocas e experiencias, este trabalho pode ser demorado, multiplicado pelo número de vezes que o fizeres e a mão de obra paga-se...
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