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Vespa PX 125 T5 - Possível problema de embraiagem

 
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Autor Mensagem
FParreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 16, 2007
Mensagens: 6
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Seg Out 01, 2018 - 8:05 pm    Assunto: Vespa PX 125 T5 - Possível problema de embraiagem Responder com Citação

Caros amigos
Tenho uma vespa T5, e estou a deparar-me com o que considero um problema, que é o seguinte:
Sempre que aperto a maneta da embraiagem e engreno a 1.ª dá uma pancada muito brusca, e sempre que engreno as seguintes mudanças (2.ª, 3.ª e 4.ª), faz exactamente o mesmo. Parece que se vai partir tudo, como se a embraiagem não existisse.
Dá a impressão que embraiagem não está a fazer o papel dela, pois que o normal é o veio ficar parado para se engrenarem as mudanças, penso eu.
Já quando faço o inverso, ou seja reduzir, o sintoma já quase não se sente e engrenam muito bem.
Pretendia assim esclarecimentos de algum de vós que me saiba dizer qual o eventual problema que me está a acontecer.
Será que tenho de substituir os discos? Ou será algo mais grave? Ou será da embraigem na globalidade? São interrogações que tenho colocado a mim mesmo e não consigo encontrar uma explicação. Inclusivamente já tenho pesquisado e não encontro a descrição deste tipo de problema.
Gostava de ouvir as vossas opiniões antes de decidir o que fazer.
A Vespa já tem 97000Km. Comprei-a ao filho do anterior dono, único dono, mas ele não me sabe dizer se alguma vez houve intervenção neste componente mecânico.
É que tenho mais duas Vespas, (50S e PK50 XLS) e em nenhuma delas acontece isto.
Por a pancada nas engrenagens ser tão forte; às vezes até tenho receio que alguma delas se parta.
Se puderem então dar as vossas opiniões, ficaria muito grato por isso
Abraço
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FParreira
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Registo: Jun 16, 2007
Mensagens: 6
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Ter Out 02, 2018 - 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Em tempo:
Esqueci-me das apresentações. Pois bem é assim:
Fernando Parreira, 57 anos, desenhador projectista, sou da Mealhada e tenho as seguintes Vespas, a saber:
Vespa 50 S
Vespa PK50 XLS
Vespa Px125 T5
Partilho do gosto pela italianas, tal como todos vós
Cumprimentos vespistas
Abraço
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FParreira
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Registo: Jun 16, 2007
Mensagens: 6
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Ter Out 02, 2018 - 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Entretanto se alguém quiser partilhar a sua opinião sobre o tema que apresentei, agradecia.
Reforçar apenas o seguinte: Será que o problema poderá ter a ver com o tal casquilho de bronze que alguns falam em alguns posts?
Obrigado pela disponibilidade
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Out 31, 2018 - 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo Fernando! Smile

Relativamente à tua questão, primeiramente inclinar-me-ia para má afinação da embreagem MAS sendo que só a engrenares mudanças é que notas mais, diria que tens que afinar o cabo respectivo no selector.

Boa sorte! Cool
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FParreira
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Registo: Jun 16, 2007
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Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Nov 01, 2018 - 1:45 am    Assunto: Responder com Citação

Boa noite Pedro Estêvão

Em primeiro lugar obrigado pela sugestão para resolução do problema.
Quanto à possível má afinação da embraiagem, já afinei o selector através do parafuso tensor no final do cabo, e ficou na mesma. Ou seja coloquei o cabo mais tenso, mas não resultou.
Entretanto, por mero acaso ou coincidência descobri que o óleo que está neste momento na caixa de velocidades/embraigem, é um óleo de motor 4T 20w50 da Putoline.
Questiono: Será que o facto de ter este óleo, contribui para este problema, ou por outra, poderá agravar? Ou não é isso que pode estar a contribuir para ter este sintoma na Vespa.
Há pouco tempo comprei óleo de transmissões SAE 30, na Old Scooter, mas ainda não fiz a mudança do que está, por ainda não ter 5000 Km. Será que se colocar o SAE30 vou melhorar significativamente o desempenho da embraiagem da mota, no sentido de as mudanças não darem as tais pancadas sempre que mudo de engrenagem? Terei de colocar apenas 250 ml de óleo, certo?
Se assim for, irei tratar de mudar o mais urgente possível.
Entretanto também vi um óleo, Castrol Classic XL30, monograduado. Será que este óleo também é indicado para a transmissão/embraiagem da Vespa T5
Aguardo esclarecimentos a estas minhas dúvidas
Obrigado pela disponibilidade
Cumprimentos vespistas
Abraço
[/b]
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Nov 02, 2018 - 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

O óleo que falas não é o indicado mas não será disso que origina o que descreves, pelo menos, no curto prazo em que utilizaste a Vespa com esse óleo. A longo prazo... poderia ser...

O selector das mudanças tem dois cabos, não quer dizer que esticando um deles tenhas afinado, antes pelo contrário. Normalmente tens que mexer no conjunto dos dois para que a tensão deles fique sensívelmente a mesma em qualquer das mudanças. Se um fica mais tenso que o outro, "puxa mais para o seu lado" e pode originar mudanças a saltar, custar a engrenarem, etc, etc

Também pode ser má afinação da embraiagem, embraiagem já gasta, selector gasto ou com folga, caixa a precisar de revisão entre mais umas coisinhas mas convem sempre queimar as hispóteses mais simples primeiro. É por aí que estamos a tentar.

Boa sorte! Cool
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FParreira
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Registo: Jun 16, 2007
Mensagens: 6
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2018 - 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Pedro Estêvão
Obrigado pelos esclarecimentos que deste para obviar a resolução do problema que coloquei.
Vou tentar colocar as mãos na massa (passo a expressão) e tentar verificar se a afinação do selector está desafinada. Assim que o fizer, darei o feedback.
Se entretanto verificar que a este nível está tudo bem, terei que levar a T5 ao mecânico para ver a embraiagem. Assim é que não posso continuar a andar sob pena de danificar as engrenagens.
Não respondeste à minha questão sobre o óleo Castrol Classic XL30, monograduado. Será que este óleo também é indicado para a transmissão/embraiagem da Vespa T5. Ou o melhor mesmo é optar pelo óleo SAE30?
Aguardo esclarecimentos
Obrigado pela disponibilidade
Cumprimentos vespistas
Abraço
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Nov 15, 2018 - 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

O Castrol Classic XL30, pelas definições em https://www.castrol.com/en_gb/united-kingdom/products/cars/classic-oils/classic-engine-oils.html é monograduado, SAE 30. Portanto, sim, serve para a tua Vespa.

Mas as Vespas são "pouco sensíveis" a óleos de caixa / transferências mais recentes (sendo ou não mais detergentes e com compostos semi-sintéticos ou mesmo sintéticos), assim desde que respeites a graduação, um mais recente deverá servir. E digo isto porque podes encontrá-los no mercado mais facilmente e talvez mais baratos.

Venha de lá esse feedback! Cool
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FParreira
Vespa Chicco
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MensagemColocada: Qui Nov 15, 2018 - 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Pedro Estêvão
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos
No entanto, e pegando na tua deixa de que respeitando a graduação, e que um dos mais recentes deve servir e que posso encontrar no mercado mais facilmente, questiono
Especificamente a que marca de óleo te referes e qual o intervalo de graduação.
É que agora vêm descritos assim, exemplo 20W40. É a isto que te referes?
Obrigado pela disponibilidade
Cumprimentos vespistas
Abraço
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Nov 15, 2018 - 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Atenção que tem que ser óleo de caixa / transferências e não óleo do motor ou outro qualquer!

Posto isto pode ser multigraduado desde que os valores não sejam inferiores ao recomendado no monograduado, neste caso, nenhum dos valores ser inferior ao 30 e no exemplo que deste tens. Agora se isso é muito grave? Não é. Este óleo é importante para os mecãnismos - caixa de velocidades, alguns rolamentos, etc - mas é mais importante na questão da embraiagem e longevidade da mesma e normalmente é este o componente com maior "sensíbilidade" à graduação.

Por exemplo na PX Millenium (as vulgo PX "travão de disco") que têm uma embraiagem mais macia, o recomendado é SAE 90. Eu tenho uma PX200 assim e utilizo um óleo multigraduado mineral da Norauto 80W90, https://www.norauto.pt/produto/oleo-norauto-caixa-e-diferencial-80w90-2l_2006929.html?CatalogID=48599&CatalogCategoryName=48607.

So far so good!

Portanto se o exemplo que deste de 20W40 não é o recomendado? Não. Se podes utilizar? Diria com 99% de certezas que qdo tiveres problemas na embraiagem não será por isso, nem irás perder grande longevidade com esta alteração de graduação do óleo.

Mas há por aqui um tópico / post que explica direitinho as graduações, a diferença entre óleos do motor e caixa, a razão pelas Vespas manuais utilizarem óleo de caixa e não de motor, etc, etc, faz uma pesquisa que encontras quase de certeza.

Boa sorte! Cool
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