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Vespa 50s "papa velas"

 
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Autor Mensagem
HenriquePinheiro
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 23, 2012
Mensagens: 6

MensagemColocada: Qui Mai 24, 2012 - 12:45 pm    Assunto: Vespa 50s "papa velas" Responder com Citação

Boas...

A minha vespa 50s tem um problema qualquer, e segundo sei já o tem há bastante tempo, ainda quando a mota era do meu avô ela já tinha o hábito de comer velas, e fazia o meu avô depois vir para casa a pé com ela à mão. Agora há dias aconteceu-me o mesmo, fiz 5 quilómetros a pé com a mota à mão.

Pelos vistos o meu avô até chegou a levá-la a dois mecânicos e nunca deram com o problema...mas de certeza que tem de haver solução para isto. Passo a dizer o que ela faz.

Supondo que a mota tem uma vela nova, e pega bem, não há problema, ela trabalha, e anda...isto até que passadas umas voltas nela (entenda-se voltas como pequenas distâncias, poucos quilómetros) ela começa a querer ir-se abaixo, até que acaba mesmo por ir, e depois não pega mais, nem sequer de empurrão.

Depois só pega se tirar a vela, dar umas vezes ao kick para evaporar alguma gasolina e colocando uma vela nova. E mesmo assim custa muito a pegar, tem mesmo de se insistir e insistir, e quando pega começa a deitar muito fumo. Eu acho que a mota se "afoga", quando tiro a vela eu acho que a vela vem muito molhada. No dia em que ela me fez vir a pé para casa, ainda coloquei outra vela (usada) ela pegou, eu acelerei e começou a deitar fumo, mas depois começou a ir abaixo deu um raterzito e pronto lá se foi. Já não pegou.

Ontem coloquei uma vela nova na mota, pegou logo sem problemas e fui dar umas voltas. Quando cheguei o meu pai disse-me que parecia que a mota já estava a "afogar" novamente mas não foi abaixo nem nada. Agora de manhã fui mete-la a trabalhar e começou a deitar algum fumo, e começou a querer ir abaixo, acelerei um pouco para a aguentar mas depois quando parei de acelerar lá se foi abaixo, e agora não pega novamente... Confused


Pelos vistos pela foto, também existe alguma fuga...


Agradecia algumas dicas,ideias,ajuda, de como solucionar este problema. Eu realmente quero andar na mota, mas assim torna-se complicado, a qualquer lado que vá, corro sempre o risco de ter de voltar a pé. :silent:

Obrigado!

Cumps.
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Ricardo Santos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 26, 2007
Mensagens: 89

MensagemColocada: Qui Mai 24, 2012 - 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Diria que em primeira instância deverias fazer uma limpeza geral ao motor...

Começar por tirar oleo do carter e aplicar Novo (SAE30, depois de escorrido o oleo velho, deves aplicar o bujom inferior com uma anilha/junta nova, atestar oleo pelo bujom superior até ficar de nível, ou sejam atestar até não sair oleo pelo bujom superior...)

Tira o Carburador fora e com um simples jogo de juntas do Carburador e um Filtro novo (coisa baratuxa) desmonta peça a peça o carburador e lava bem com petroleo todos os componentes... Assopra tudo com um compressor e volta a montar... Este processo é mais simples que o que parece!!! Não tem ciência!!! O que tiras de um lugar volta a entrar depois de limpo e assoprado!

Tira a Gasolina do deposito e verifica se não tens impurezas no interior do deposito. Caso tenhas, deves lavar com petroleo e assoprar por forma a retirar tudo...

Volta a montar o deposito e o carburador, aplica o tubo de gasolina (novo) entre o deposito e o carburador ...

Atesta com gasolina com 2% de oleo (syntetic ou full syntetic) se não estiver muito kitada, ou seja até os 85cc podes aplicar sintetico, existe no clube a bom preço!

A afinação do Carburador é simples... Depois de montares tudo devidamente bem apertadinho (gigleur interiores) e com uma junta de feltro entre o carburador e o coletor (nova) aperta o afinador da mistura todo (á mão e sem esforçar) (parafuso que tem uma mola e fica por baixo do cabo do acelerador, na face lateral).

Dá 2/4 de volta para abrir e deve ficar no ponto!

O Relentim é afinado a gosto, com uma rotação não muito baixa nem muito alta, e é afinável pelo esticador do cabo do acelerador, no topo do carburador.

Vela nova com folga 0,6 e deves ter a maquina afinada...

(verificar folga do platinado e estado do mesmo... passo importante!)
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HenriquePinheiro
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 23, 2012
Mensagens: 6

MensagemColocada: Seg Mai 28, 2012 - 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pela resposta.

Parte do que foi dito, era o que já estava a pensar fazer, pois precisa mesmo! Tudo o que foi dito também irá com certeza ser-me bastante útil, pois eu nestas andanças sou novo.

Por agora não tenho tempo para o fazer, mas assim que estiver de férias, meto mãos à obra!

Já agora, a mota está de origem, sabem-me dizer qual o grau da vela que é aconselhado para este motor?

Muito obrigado.

Cumps!
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HenriquePinheiro
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 23, 2012
Mensagens: 6

MensagemColocada: Qua Jun 13, 2012 - 9:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Ora bem, novidades...Comprei uma vela de origem, uma CHAMPION L86C, e 3 litros de gasolina e fiz eu a mistura a 2%.

A mota andava com velas NGK B8HS, o que pelos vistos era de mais para este motor, segundo o manual do mesmo.

Ontem e hoje, dei aqui umas voltas na vespa, já fiz mais de 10 quilómetros a andar aqui na zona. Até agora a mota ainda não foi abaixo nem em andamento, nem ao relantim como ia anteriormente. Quando a meto em relantim fica a trabalhar certinha sem problemas. Andei com calma, puxei por ela também perto de 70 de ponteiro e não se queixou.

Nas duas vezes que andei, notei um ligeiro soluço em 3a quando vou a acelerar, ela vai muito bem a desenvolver e de repente quebra (dá o tal soluço) e volta a desenvolver.

Ainda sobre o ir abaixo, por exemplo hoje à hora de almoço quando a pus a trabalhar, ligo o ar, meto a trabalhar e ela pega logo, mas depois com o ar aberto parece que se quer ir abaixo, só que eu não deixo e acelero um pouco e mantenho-me a acelerar. Ela deita um bocado de fumo, como quando está meio afogada, entretanto fecho o ar e ela aquece, acelero mais um pouco, e depois ai deixo-a ao relantim e ela fica a trabalhar certinha sem problemas. Isto acontece só, quando a mota está fria. Por exemplo amanhã quando a meter a trabalhar vai voltar a fazer o mesmo.

Agora com as voltas que for dando vou vendo como ela se vai portando... Smile

Cumprimentos.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Jul 16, 2012 - 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

O ar aberto é só mesmo para a Vespa pegar. Dás uma aceleradela, fechas o ar e está feito, não é para andar com a Vespa assim ou deixar muito tempo a trabalhar assim. O que descreves é o comportamento esperado...

Já o engasgar em 3ª... pode ser muita coisa...

Que tal ela se tem comportado ultimamente? Cool
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