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Vespa ao Quadrado!! 50s 1964 e Pk50 Fl2
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Autor Mensagem
Delmar
Vespa Chicco
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Registo: Jul 02, 2012
Mensagens: 18

MensagemColocada: Ter Jul 17, 2012 - 5:00 pm    Assunto: Vespa ao Quadrado!! 50s 1964 e Pk50 Fl2 Responder com Citação

Boa tarde a todos.

Parece-me que o bichinho das vespas quando chegou foi em força. Há cerca de um mês atrás andava de Honda Hornet e Honda PCX. Agora tenho duas Vespas!

Um amigo meu pediu-me ajuda para comprar a primeira moto e queria uma Vespa. Comecei a procurar e encontramos duas ou três e ele lá encontrou uma Fl2 branca em estado razoável e ficou feliz da vida..

Andei duas ou três vezes com a moto e após alguma pesquisa resolvi comprar uma também. Vendi a PCX e comprei uma Fl2 preta, está com algumas alterações, mas está rigorosamente nova! Ainda não tem 5000 kms! Tenho o material todo original e fotos de todas as alterações que o anterior dono fez ao longo de um ano.

Comecei a pensar que se é para ficar com uma Vespa mais valia procurar um modelo mais antigo, andei a pesquisar e a estudar sobre o assunto e a escolha recaiu sobre uma Vespa 50 s de 1964 (com tampa pequena). Estive a pesquisar e a falar com vários entendidos e dizem-me que está quase toda original. Vou postar fotos dela assim que conseguir.
Neste momento precisa de levar uma grande revisão a nível de motor para ficar como pretendo. Não sei se vou alterar o "pequeno" 50cc ou não...que aconselham ? Estou a pensar deixar a moto na OLD SCOOTER para fazer grande parte desta intervenção, só ouço falar bem da oficina e parecem ser boa onda.
Há alguma coisa que tenha de ter em atenção na revisão ?
De vespas percebo muito pouco, estou a tentar assimilar tudo o que vou lendo e me vão dizendo.

Já pesquisei mas não encontrei manual para a FL2, alguém sabe onde consigo encontrar ?

Aqui ficam as fotos que tenho da Fl2











Espero que gostem e que opinem!

Abraço!
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Qua Jul 18, 2012 - 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Very Happy

Antes de mais sê bem vindo a este mundo das Vespas. E deixa-me que te diga que essa FL2 está de facto nova, nova, parabéns pela aquisição!

Relativamente à 50S tampa pequena e à OldScooter pois é como dizes: competência e boa onda por isso é que mais que a recomendamos é quase obrigatória a visita quando falamos das nossas Vespas.

Kitar ou não... bem... se está mesmo mesmo de 50cc... isso quase nem consegue fazer certas subidas com dois... Shocked

Mais uma vez bem vindo!

Boas curvas! Cool

P.S. - e venham de lá as fotos dessa 50S
_________________
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Delmar
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Registo: Jul 02, 2012
Mensagens: 18

MensagemColocada: Qui Jul 19, 2012 - 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas boas vindas.

Como prometido, ficam aqui as fotos da 50s! E à porta da Old Scooter!









Ainda estou a pensar, mas à partida vou tentar dar-lhe um bocadinho mais de força..

Abraços
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Seg Jul 23, 2012 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito fixes, aparentam estar em óptimo estado de conservação, parabéns! Cool

Qto ao kit... um bocadinho de força acho bem, kitar "à maluca"... não achando mal, acho que compromete uma utilização regular no dia-a-dia porque volta não volta vais ter que andar a desmontar, apertar, etc, etc...
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Snyker
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Registo: Jul 17, 2012
Mensagens: 4

MensagemColocada: Ter Jul 24, 2012 - 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem essa azulinha clarinha estás quase igualzinha á minha... se bem que aminha está um pouco mais mal tratada... coisa do velhote para não ganhar ferrugem vá de tinta para cima Confused

Boas voltas!
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Delmar
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Registo: Jul 02, 2012
Mensagens: 18

MensagemColocada: Qua Jul 25, 2012 - 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá!



A azul está em bom estado mas precisa de umas afinações. O kick não está a 100%.

E embora já esteja com o trabalhar mais certinho, ainda engasga um bocado e por vezes vai abaixo. Em subidas também se queixa e também já engasgou algumas vezes.
Não sei o que poderá ser, precisa mesmo de ir ao mecânico.

Só uma ajuda já agora, poderá estar relacionado com a gasolina já ter algum tempo (o facto de engasgar, principalmente em subidas) ? Tenho andado com ela todos os dias, apenas à volta de casa, e já noto algumas melhorias, poderá ser "carvão" acumulado ?

Vou ver se tiro umas fotos às meninas juntas e a mais alguns pormenores das mesmas!

Abraço
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Delmar
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Registo: Jul 02, 2012
Mensagens: 18

MensagemColocada: Qui Jul 26, 2012 - 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá ppl!

Novidades na máquina, ainda estou a tentar perceber bem o que se passa.

Ontem depois da volta nocturna habitual, andei lá nas subidas e descidas e a moto depois de aquecer um bocado, lá afogou como teima em fazer.

Consegui pegá-la mais uma vez, dou mais uma volta até que começa a perder força e ia em segunda e a moto afoga mais um vez e vai abaixo. Depois já não a consegui pegar novamente. Fiz várias tentativas mas parecia nem responder.

Levei-a para a garagem e o kick parecia que estava preso e quase que não o conseguia rodar.
Desmontei a tampa do volante e reparei que quase não rodava, parecia que estava preso.



Mesmo com o kick quase não mexia. No entanto, deixei-a na garagem um bocado (cerca de 10 minutos) e quando voltei estava mais fria e já rodava outra vez.

Estive à volta dela um bocado e depois fui pegá-la novamente e foi à primeira.

Qual a relação de aquecer com o facto de prender o kick e não rodar o volante ? O que posso fazer ? É facil tirar esta peça ?

Obrigado.
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qui Jul 26, 2012 - 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é a Vespa a agarrar! Puseste óleo na gasolina?
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Delmar
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Mensagens: 18

MensagemColocada: Qui Jul 26, 2012 - 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela resposta.

Isto é o que se chama "agarrar" então! Sempre a aprender.

Ela estava com o depósito cheio, ainda está a meio, não pus gasolina ainda.

Acho que vou retirar o depósito e limpar tudo e colocar gasolina e a mistura correcta.

Se já agarrou não tenho hipotese de ficar bom ? ou pode rolar sem problema ?

Ela agarra quando aquece e depois a frio fica bem novamente.

Queria era conseguir andar com ela até Setembro para depois ir para o Estaleiro, mas estou a ver que vai ser dificil Crying or Very sad

Obrigado.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Sex Jul 27, 2012 - 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Não pá, difícil não é.

Agarrar quando aquece é assim mesmo. O material expande-se e, como são materiais diferentes, agarram se sem lubrificação, pois uma expande-se mais do que o outro, aumenta a fricação... e por aí fora até bloquear completamente.

Bom não estará com certeza, mas tira a gasolina do depósito, põe gasolina nova com uma mistura a 3 / 4% - um pouco mais rica só por vias das dúvidas - e experimenta andar a ver. Se não começar a agarrar novamente, vai aumentando o tempo e as distâncias para ver se a Vespa tem força, se sobre bem, etc...

Assim verás a gravidade do agarranço, porque agarrar, agarrou de certezinha. Rolling Eyes
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Delmar
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Registo: Jul 02, 2012
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MensagemColocada: Seg Jul 30, 2012 - 12:55 am    Assunto: Responder com Citação

Boas!

Gasolina nova no depósito, mistura a 3% com óleo sintético. Andei cerca de 10kms e sempre sem qualquer problema, trabalhar certinho, relanti afinado. Parece que lhe passou a mania.

Parece outra moto. Está a puxar bem (dentro dos possíveis) e parece que resolveu o problema.

O facto de ter agarrado faz danos irreparáveis, ou pode não voltar a agarrar ? Que cuidados tenho de ter agora ?

Obrigado pela ajuda!!
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Seg Jul 30, 2012 - 11:22 am    Assunto: Responder com Citação

Cool

Infelizmente danos terá, mesmo que muito superficiais... Mas podem não comprometer o funcionamento (leia-se, sem preder força / velocidade).

O que te aconselho é tirares a culaça (onde aperta a vela) e, com o piston no ponto morto inferior, veres as paredes do cilindro... Se têm sulcos profundos ou não...

Se forem coisas superficiais, fecha tudo e anda com isso, se vires sulcos fundos, aconselho uma rectificação pois isso com o tempo só vai piorar...

Mas se andaste e não notaste grande perca de força ou isso, creio que devem ter sido agarranços suaves e isso quer é quilometros! Cool
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Registo: Jul 02, 2012
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MensagemColocada: Seg Jul 30, 2012 - 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu vou ter que lhe fazer uma revisão em condições qualquer dia, a ideia era para setembro.
Para já queria apenas dar umas voltinhas com ela, nada de grandes distâncias, apenas aqui no centro de Lisboa, e parece-me que ela vai-se aguentar.

Mas como tenho o problema do kick (passa-se um pouco e não consegue agarrar para ligar), e já me disseram que é preciso abrir o motor para arranjar, na altura faço tudo.

Se conseguisse resolver o problema do kick sem abrir ainda adiava mais um pouco, mas se for mesmo preciso abrir, mais vale trocar várias peças de uma vez e ver o que dá!

Fica uma foto do passeio de Domingo Smile



Mais uma vez, obrigado pela preciosa ajuda!
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Sex Ago 03, 2012 - 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso do kick pode ser a embraiagem demasiado afinada... Experimenta afrouxar um bocadinho o cabo a ver se passa... Entre a manete da embraiagem e o guiador, antes de começar a activer a embraiagem, deves ter uns... 0,3 cm mais ou menos, se tiver sem folga nenhuma ou menos do que isso, está explicado o passar do klick! Cool
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Delmar
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Registo: Jul 02, 2012
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MensagemColocada: Seg Ago 06, 2012 - 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema é mesmo do kick.
É preciso abrir para solucionar, o carreto parece estar mordido.

Outra coisa que já reparei, é que poucas vezes ponho 3ª...apenas em tiradas maiores ou descidas, e a 4ª então parece que não a tenho, ponho mesmo raramente.

Parece-me que a caixa é demasiado longa, ou é possível que seja uma afinação ? Enquanto que na PK ponho as mudanças todas com alguma rapidez, na 50s parece que é sempre em 1ª e 2ª.

É um problema comum ?

Obrigado
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