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Esquema electrico 150 sprint 68
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magano
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Registo: Nov 02, 2012
Mensagens: 34

MensagemColocada: Sex Nov 02, 2012 - 2:53 am    Assunto: Esquema electrico 150 sprint 68 Responder com Citação

Boa noite pessoal.
É o seguinte, nunca peguei no sistema eléctrico de uma mota.
O que pretendo fazer é rectificar as ligações da vespa do meu pai, tendo em vista pouca iluminação na vespa 150 sprint de 1968 (VLB1T ??).
Não digo que seja falta de terra ou bobines, mas quero tirara as seguintes duvidas já que passou por muita oficina e nunca esteve parado este bicho.



Nesta imagem tenho 4 condutores que pretendo fazer a ligação neste interruptor original (falta um?):



Portando onde é o local do interruptor tenho todos os condutores. Mas apenas o vermelho e amarelo/preto estavam ligados.
Ou seja todo o circuito eléctrico de iluminação estava dependente destes 2 condutores + preto da massa. Faltando então o amarelo estar ligado.

1- Pergunto-me se o vermelho apenas serve para desligar o motor.
2- Porque o amarelo está desligado e qual a funcionalidade dele, é que se fosse outra alimentação podia separar o circuito.
3- O amarelo/preto estava ligado em 8 do interruptor, mas não entendo o circuito do 8 sendo apenas a barra em cima como se vê na imagem.

4 - Poderiam dar uma ajuda?? com este interruptor? pelo menos interpretar as entradas (L)

/M- Vermelho
/1
/2
/3
/5
/4-buzina
/6-médios
/7-maximos
/8-buzina (amarelo/preto?)




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magano
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MensagemColocada: Sáb Nov 03, 2012 - 3:09 am    Assunto: Responder com Citação

Em principio está interpretado o comutador (interruptor). Desliguei tudo e vamos lá. Sabem porque com o amarelo/preto tenho mais iluminação do que com o amarelo (mais corrente)? será má afinação ou bobine menos boa?

Se a lâmpada à frente for 6V 25W a de presença à frente e atras for de 6V e 5W e a luz do Stop for 6V e 10W haverá problema? Tendo tudo a 12v actualmente

Já agora, a buzina que tenho é de 12v mas se acelerar a fundo ela toca bem mas com o ruído do motor é abafada. Se meter uma de 6V ela não dá o estoiro??
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magano
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MensagemColocada: Dom Nov 04, 2012 - 12:47 am    Assunto: Responder com Citação

Bem, ficou tudo direito, comparado com o que estava ficou diferente as ligações. Apenas pouca luz na luz de presença traseira mas sempre assim foi. Talvez com uma troca de lâmpada. Em Leds fica muito bem, mas terei de encontrar uma com luz uniforme
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qua Nov 07, 2012 - 11:28 am    Assunto: Responder com Citação

A Sprint é a 6V. Se tens lampadas de 12V a luz será mais fraca.

Ou alteras o teu sistema para funcionar a 12V e aí tens que substituir prato de bobines, rectificadores, etc. As lampadas e a buzina como já são a 12V está ok. Ou então colocares tudo, lampadas e buzina a 6V. Se fundirem verifica o estado do rectificador de corrente que deve estar nas couves como tantas vezes acontece.

O www.scooterhelp.com deve dar-te uma ajuda com a identificação dos fios e onde ligar o quê...
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magano
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MensagemColocada: Qua Nov 07, 2012 - 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, eu acho que não tem rectificador nenhum. (tudo directo) E dificilmente estarei enganado. Logo sem ele existe o risco das lâmpadas de 6v ir à vida? Encontrar lâmpadas de 6v já sabem que não é fácil encontrar, mas não impossível. Em relação a trocar o sistema de bobines já vi preços do kit, http://www.sip-scootershop.com/en/products/conversion+kit+bajaj+eignit_50025000 mas terei obrigatoriamente trocar aquelas peças todas mais rectificador 12v?
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MensagemColocada: Qua Nov 07, 2012 - 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação

tendo uma lâmpada 12V de 35W, se a mudar para uma de 25W vou ter melhor proveito ou pior? Visto a alimentação ser de 6V. Se mudar para 25W provavelmente a presença traseira vai funcionar melhor, mas terei menos iluminação à frente correcto? Tendo em vista que o filamento da lâmpada na verdade é uma resistência..

Outra coisa que pensei foi colocar leds na presença traseira e frontal com diodos a fazer de rectificador de onda completa, sobrando assim as lâmpadas tradicionais para o conta quilómetros e médios/máximos (este com maior consumo)
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magano
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MensagemColocada: Qua Nov 07, 2012 - 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Ou melhor, se em vez de substituir a lâmpada frontal, podia substituir a de presença traseira por uma de 15 a 18W, visto ter uma de 5W, diminuído a resistência tirava uns poucos W à frente e metia a trás. Enfim o ideal é bateria mas é o que se tem. Estou a desabafar
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magano
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MensagemColocada: Ter Dec 18, 2012 - 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal mais uma vez.
Bem, a lâmpada 40/45W é sem duvida a melhor que tenho. Isto com lâmpadas novas (6v 35W, 12V 35W) não resulta. Travão e presença é 5W, velocímetro 3W.

Pergunto se a nível de bobines não existe algum problema ou se pelo facto de ter menos um fio contra os esquemas do scooterhelp se existe má ligação nos platinados etc.. Penso que só tenho 2 bobines pelo que consegui ver através do buraco no volante

Pergunto se com troca de bobines o problema será que não possa ser resolvido? Não consigo tirar fotos ao platinado porque um dos parafusos está a dar luta a ser desapertado e posso esbaçar aquilo
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qua Dec 19, 2012 - 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Pode ser que tenham feito "um truque simples" de ligar as bobines juntos para ficares com 12V... Não sei como isso se faz, mas como só sai um fio em vez de dois...

Tenta ver isso com um mecânico ou então com um multimetro para medires a voltagem à saída da bobine... Se for 12 e qualquer coisa, 13 às vezes 14V alteraram isso e aí sim tens que mudar as lampadas.

Caso meça qualquer coisa à roda de 6 e quando aceleras aumenta bastante disso, rectificador...

Boa sorte! Cool
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MensagemColocada: Qua Dec 19, 2012 - 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Pode ser que tenham feito "um truque simples" de ligar as bobines juntos para ficares com 12V... Não sei como isso se faz, mas como só sai um fio em vez de dois...

Tenta ver isso com um mecânico ou então com um multimetro para medires a voltagem à saída da bobine... Se for 12 e qualquer coisa, 13 às vezes 14V alteraram isso e aí sim tens que mudar as lampadas.

Caso meça qualquer coisa à roda de 6 e quando aceleras aumenta bastante disso, rectificador...

Boa sorte! Cool


Ontem estive a ver e tem as 3 bobines. Bem, unir duas bobines não sei se acho boa ideia sendo alternado. Para mais a potência útil será sempre a mesma. Medi à tempos e como é inconstante a tenção, ela chega aos 16v. Isto constantemente a variar. Lâmpadas ela não come, e uso todas a 12v e de 6v já experimentei sendo o mesmo
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qua Dec 19, 2012 - 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso está nitidamente modificado para dar os 12V. Uma Sprint de origem, com 6V nunca chegaria aos 16V!
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MensagemColocada: Qui Dec 20, 2012 - 1:03 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Isso está nitidamente modificado para dar os 12V. Uma Sprint de origem, com 6V nunca chegaria aos 16V!


às tantas.. então dali já não tiro mais.. mas tenho dois fios como se fosse as fases e um neutro (massa) e o vermelho para desligar o motor. Num desses fios que chamo fase, um deles consigo ter mais corrente. é o que alimenta a luz presença, medio/maximo, velocimetro e luz presença traseira. O resto é com a outra fase (stop, buzina)
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qui Dec 20, 2012 - 7:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas afinal... Tens dois ou só um fio? QuestionQuestion
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magano
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MensagemColocada: Qui Dec 20, 2012 - 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Mas afinal... Tens dois ou só um fio? QuestionQuestion


como está na imagem em cima. 4 fios total , 2 deles estão em uso separado.
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Dec 21, 2012 - 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é o normal acho eu... não?

Mas independentemente disso de certeza que ou bobinaram de novo para ficares com 12V ou ligaram em paralelo (acho eu que é em paralelo). Nos dois fios medes os 16V, certo?
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