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Desmontar Poli da frente

 
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Autor Mensagem
nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Qua Nov 07, 2012 - 11:39 pm    Assunto: Desmontar Poli da frente Responder com Citação

Boa Noite Pessoal!

Comecei à pouco tempo a restaurar a minha Vespa 50s e estou na parte da desmontagem.

Já separei todo o conjunto da poli da coluna de direcção, e quero agora desmontar a Poli e todo o apoio da roda da frente, mas já dei voltas e voltas e não consigo perceber como é que a Poli sai Crying or Very sad



Já tirei aquele pequeno parafuso que vêem na imagem, retirei a porca que se encontra na parte de trás (aquela que faz ligação ao sem-fim do conta kms) e depois de muito martelo ainda não saiu...

Não consigo perceber se aquela "anilha" ao centro da poli é uma tampa que dá para tirar ou se aquilo faz parte da própria Poli.

Pelo que vi no esquema da SIP, por baixo da poli existe um prato e esta "anilha" faz parte desse prato:


Assim, pela lógica a Poli devia sair, ficando este prato à vista, mas de facto não a consigo tirar. Talvez esteja calcinada. Pelo sim pelo não deixeia-a de "molho" no anti-ferrugem e no próximo fim de semana vou por o martelo outra vez em brasa Laughing

Há algum truque que eu desconheça para despontar a Poli?

Obrigado pela ajuda.
Um abraço
NS
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Joao Santos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 01, 2009
Mensagens: 50

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2012 - 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

Pela fotografia verifiquei que ainda nao desapertas-te o gracer.
Desaperta e sai o prato.



Abraco
_________________
Se na Mercedes dizem "Existem Mercedes e depois existem os Outros"
Eu posso dizer "Apenas existe a VESPA"
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Joao Santos
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Oct 01, 2009
Mensagens: 50

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2012 - 12:37 am    Assunto: Responder com Citação

Desculpa mas esqueci-me de tambem dizer
1º tiras o gracer depois aperta um bocado o travao para a maxila fechar um bocado, é que o tambor pode ter calo.

Abraco
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nmelosilva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2012 - 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado VespaViana,

Já tinha desapertado esse parafuso sim (fiquei agora a saber que se chama gracer Laughing )

Entretanto ontem à noite já lhe tive a dar uns carinhos com o martelo. Já saiu a Poli.
Estava mesmo calcinada (colada ao prato) e o facto de deixar tudo em "banho maria" resultou Laughing .

Hoje tenho aventura seguinte. sacar o prato onde aperta a Poli. Vai ser mais uma festa, mas acho que aquilo só sai com um saca.


Abraço
NS
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2012 - 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado VespaViana,

Já tinha desapertado esse parafuso sim (fiquei agora a saber que se chama gracer Laughing )

Entretanto ontem à noite já lhe tive a dar uns carinhos com o martelo. Já saiu a Poli.
Estava mesmo calcinada (colada ao prato) e o facto de deixar tudo em "banho maria" resultou Laughing .

Hoje tenho aventura seguinte. sacar o prato onde aperta a Poli. Vai ser mais uma festa, mas acho que aquilo só sai com um saca.


Abraço
NS
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pauloviana
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Sáb Nov 10, 2012 - 5:44 pm    Assunto: Responder com Citação

e realmente tens razao...esse parafuso nao se chama grasser!!!!!

um grasser é isto e não o que está assinalado na foto:



Para desmontares isso segue os seguintes passos:


1- retirar o tambor , desapertanto o parafuso assinalado na foto
2-retirar esta borracha:

http://www.sip-scootershop.com/en/products/cover+lip+suspension+arm+_71053000


e retirar o senfim (http://www.sip-scootershop.com/en/products/speedometer+drive+gear+for_15161400) desapertando o seguinte parafuso:

http://www.sip-scootershop.com/en/products/screw+speedometer+drive+gear+_57935000


3 - desapertar a seguinte porca:

http://www.sip-scootershop.com/en/products/speedometer+gearing+for+vespa+_79157000


4 - com um ponteiro dar umas pancadas no veio onde a porca do ponto 3 estava apertada


http://www.sip-scootershop.com/en/products/drum+brake+seating+front+_99107000


5 - depois de retirares a polie retiras o retentor :

http://www.sip-scootershop.com/en/products/oil+seal+front+wheel+_61200000

e em seguida o freio que fixa o rolamento.

Cluster Circlip bearing brake

6 - com um ponteiro e do outro lado oposto ( onde foi retirado a porca do senfim) das umas "marretadas" na parede do rolamento que estava preso pelo freio e esta salta fora!

Laughing

7 - desapertas uma porca "xpto"que tem dentro ...

http://www.sip-scootershop.com/en/products/castle+nut+sip+bearing+front_21104160

atençao que isto é rosca esquerda.

8 - do outro lado ,dás uma cacetada na parede do rolamento que vai ficar á vista e esta salta fora tb


e prontos, tens tudo desmontado Rolling Eyes [/url]
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nmelosilva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Dom Nov 11, 2012 - 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo Viana,

Ontem À noite não consegui vir aqui, mas consegui ontem durante o dia separar todas as peças. Um dos rolamentos é que acabou por ficar mal tratado. tenho que o substituir, mas talvez aproveite e coloco os dois novos.

O meu problema maior foi mesmo o facto de a poli estar colada ao prato. estava calcinado.

Depois deste problema resolvido o resto foi relativamente simples. Os esquemas da SIP são sem dúvida uma grande ajuda.

Agradeço também a tua explicação detalhada. É sempre uma grande ajuda para todos nós.

PS:Já te devo duas minis. Esta a a da bobine da luz Laughing

Um abraço
NS
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