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Aqui está mais um restauro!!

 
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Autor Mensagem
nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Qua Mar 06, 2013 - 2:05 am    Assunto: Aqui está mais um restauro!! Responder com Citação

Olá Pessoal!

Já andava há bastante tempo para restaurar a minha Vespa 50s de 1968. Finalmente, no final do Verão passado deitei mãos à obra.
Já vim aqui ao forum esclarecer umas dúvidas, mas finalmente vou dar-vos a conhecer a evolução deste restauro.

Tenho neste momento tudo desmontado e o chassis já há algum tempo no bate-chapa.
No fim de semana passado arranjei coragem para abrir também o "coração" à menina... pensei que fosse mais complicado.

Então aqui vai o início do relato...


Era uma vez...



já com algumas peças desmontadas..



e com mais alguns parafusos desapertados, ficou neste estado:



um dos problemas mais complicados: o quadro ligeiramente empenado...



e umas soldaduras feitas por mim há alguns anos atrás:




O meu primeiro stress era saber se o motor ainda trabalhava, pois a ultima vez que trabalhou foi à dezoito anos atrás... sendo que boa parte do tempo até passou à chuva e ao sol.
Vi que não tinha corrente na vela, andei a investigar a parte eléctrica. O prato das bobines estava neste estado:



Cheio de óleo e com os fios partidos e outros descarnados. Fiz uma nova cablagem para o prato, coloquei o platinado novo e substituí uma das bobines:



Montei o prato no sitio, gasolina para dentro, dei ao kick e não é que a máquina começa a trabalhar!!! 18 anos parada, passando uma boa parte do tempo à chuva e ao sol, e apenas se queixou de uns cabos eléctricos partidos!!!! Isto é de facto uma grande máquina!

Levei entretanto a chapa para o jato de areia, e depois seguiu para o bate chapa. Ainda estou à espera que o bate chapa faça o trabalho. Depois seguirá para a metalização.

Entretanto os cubos, porcas e parafusos e outras peças pequenas mandei zincar. Aqui tudo preparado para ir para a zincagem:



O trabalho da zincagem ficou porreiro, mas ainda não tirei fotos para colocar aqui...

Neste momento ando de volta do motor. Vou substituir os retentores e alguns rolamentos. queria ainda mandar limpar o carter com o jacto de esferas de vidro, mas não sei onde posso fazer isso na zona de Sintra... se alguém conhecer algum sitio agradeço que me informem.

Entretanto outro stress que tenho, é que o carter está um pouco "picado" da corrosão. penso que aconteceu isto por duas razoes: uma delas foi ter passado muito tempo na rua. A outra, e julgo que a principal, foi por ter andado a brincar com ela na praia também há uns anos atrás...





Penso que isto não dá para mandar soldar. Até tenho medo que aconteça algum azar com a soldadura.
Apesar do aspecto, julgo que o carter aguenta-se, e se for necessário, coloco um pouco daquela massa da Wurth propria para reparar fissuras nos carters

e por hoje chega...
no próximo fim de semana espero ir ter com o bate chapa para ver se o trabalho já está em andamento.
Depois coloco mais fotos.

Obrigado a todos
NS
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50sroque
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jun 11, 2008
Mensagens: 102

MensagemColocada: Qui Mar 07, 2013 - 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

isso aguenta Wink +e so mesmo o aspecto!! consegues arranjar uns carteres baratos.
cumprimentos.
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nmelosilva
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Dom Mar 10, 2013 - 2:21 am    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite Pessoal!


Aqui estão as fotos do material que veio da zincagem. Acho que ficou bom:




Aqui está a menina com o coração às peças:



Decidi mudar todos os rolamentos e retentores do motor. Hoje consegui sacar os rolamentos do motor. Apenas aqueles que estão presos à parede do carter deram um pouco mais trabalho a tirar...
Parece-me que consegui também fazer um bom negócio, já comprei os rolamentos todos novos por metade do preço apresentado no site da SIP... e são SKF. Comprei numa loja que vende rolamentos a acho que consegui um bom preço Very Happy

Até à próxima!
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mar 12, 2013 - 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Mãos à obra!
Material já está todo impecável é só dedicação e t€€mpo!
Bom trabalho! Cool
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Rui Gomes
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 29, 2012
Mensagens: 27

MensagemColocada: Ter Abr 09, 2013 - 8:41 am    Assunto: Responder com Citação

E então, qual o resultado final?

Abraço.
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nmelosilva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sáb Abr 27, 2013 - 1:21 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Resultado final ainda não há...

Tenho andado de volta do motor enquanto espero que o bate chapa arranje o chassis.

O chassis neste momento está neste estado:







Quanto ao motor, ando a fazer umas experiências com um jato de areia Home made...
Já se notam alguns resultados:



Espero amanha conseguir limpar o resto do motor para começar a montá-lo em breve.

Também consegui mandar soldar o carter que estava todo picado. penso que ficou bom:



Depois dou mais novidades.

Até à próxima.
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Nuno Ming@s
Vespa 250 GTS
Vespa 250 GTS


Registo: Dec 02, 2011
Mensagens: 251
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Dom Abr 28, 2013 - 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Para já um bom trabalho realizado.

Continua.

Cumps.
_________________
Nuno Guicho aka Ming@s

Vespa LX 50 2008
Vespa PX125E 1985 [ VNX2T ]
Vespa PK 50 XLS 50 1993 [ V5S2T ]
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nmelosilva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Seg Abr 29, 2013 - 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,

Motor limpo e pronto a montar.

Será que estas peças vão ficar todas no sítio certo?? Laughing Laughing Laughing




Vamos ver se este motor voltará a funcionar.
Amanhã devo começar a montá-lo.


Entretanto já tenho o chassis pronto de chapa. Vou agora fazer as furações necessárias e mandá-lo para a metalização:




Cumps,
NS
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nmelosilva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 30, 2012
Mensagens: 24
Local/Origem: Sintra

MensagemColocada: Sex Mai 24, 2013 - 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva,

Pois é... parece que tenho o primeiro grande stress para resolver... estive a ver mais em detalhe, e o trabalho do chapeiro não ficou grande coisa... Além do avental ficar um pouco empenado, o nariz da mota (aquela parte onde encaixa a buzina) que comprei novo, ficou soldado um pouco mais abaixo do que devia. Felizmente lembrei-me de ensaiar a forqueta antes de mandar para a metalização e pintura e verifiquei que os parafusos do guara-lama ficavam presos no nariz...

Resultado, voltei a levá-la para o chapeiro. O nariz foi corrigido, mas o avental ainda não sei como está. Vou lá amanhã novamente ter com ele, mas acho que tive muito azar com o chapeiro... Penso que ele não vai deixar aquilo como eu quero...

Parece-me que vou ter que arranjar uma alternativa.


Amanhã coloco fotos depois de trazer o chassis para saber as vossas opiniões.

Obrigado
Cumps,
NS
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