Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
Autor |
Mensagem |
Jazzmaster Vespa Chicco
Registo: Aug 12, 2013 Mensagens: 1
|
Colocada: Seg Ago 12, 2013 - 10:17 am Assunto: PK 50 XLS - 75 / 100 cc? |
|
|
Olá a todos.
Tive a honra e felicidade de ter recentemente ficado com umas das vespas do meu falecido avô (PK 50 XLS).
Ele era um grande fã do modelo e recordo-me de desde sempre o ver e de com ele passear nas suas vespas de eleição.
Esta em particular está em excelente estado e para uma moto com quase 25 anos... tem apenas 14.000 km.
A moto está parada há bastante tempo e vou precisar de pensar bem no processo de revisão.
Acredito que estruturalmente, ao nível dos grande componentes, a moto esteja excelente, mas sei que terá que ser totalmente revista... terá que levar massa, ser afinada, velas novas, provavelmente rodas e amortecedores... e outras cenas que infelizmente nem sei que existem.
Como podem constatar não sou um perito em mecânica, bem longe disso, talvez ganhe agora o interesse e motivação para o tema, mas, na impossibilidade de ter agora aconselhamento com o Mestre da família, gostava de poder ouvir opiniões mais experimentadas que a minha sobre 2 pontos concretos:
1º Tipicamente irei utilizar a moto numa zona onde o terreno tem o seu quê de acidentado (algumas subidas de respeito), e acredito que carregar os meus 90 kilos sejam um desafio, lento mas relativo. Acontece que como não tenciono andar sempre sem companhia (pendura) gostava de saber se o aumento para 75 ou 100 ccs são aconselháveis. Sinceramente não me preocupa tanto a velocidade mas gostava de poder ter um pouco mais de força. Não quero, no entanto,fazer qualquer tipo de transformação que seja "contra natura" para a estrutura da moto, que esteja a colocá-la em esforço excessivo, para o qual não foi concebida.
2º A moto está neste momento na zona de Leiria e irei trazê-la para a Ericeira. Recomendam-me alguma oficina experimentada com vespas? Existe algum erro típico nestes processos para o qual eu deva estar previamente alertado?
Obrigado.
Em breve coloco aqui umas fotos da "menina".
Abraços |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
dbar Vespa 50 S
Registo: May 01, 2011 Mensagens: 80 Local/Origem: Margem sul
|
Colocada: Sex Out 11, 2013 - 7:28 pm Assunto: |
|
|
não sei se ja mudou ou não o cilindro. eu já tive na minha Pk um 75cc e agora tenho um 102cc
na minha opinião a grande diferença é que o 102cc tem mais força e mais um pouco de ponta.
se optares pelo 102cc era também importante mudares o carreto da embraiagem de 14 dentes para 16 dentes, com os 14 dentes não aproveitas o 102cc. se meteres o 75cc podes meter na mesma os 16 dentes mas não é tão visível a diferença.
eu ja tive a minha pk com o 75cc com 14 dentes depois mudei para 16 dentes e por fim meti um 102cc.
se quiseres podes ver o meu tópico de apresentação que falo um pouco nestas mudanças
cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Pedro Estevão Administrador
Registo: May 23, 2005 Mensagens: 4953
|
Colocada: Qui Out 17, 2013 - 4:07 pm Assunto: |
|
|
Sim tb acho que o 90 (hoje em dia o 102) com o carreto de 16 dentes fica uma maravilha e ficas com força e um pouco mais de velocidade que com o de 75cc.
Sobes na boa com dois, em quarta e andas a 80 / 90 velocidade de cruzeiro. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
Powered by phpBB
© 2001-2003 phpBB Group
|