Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


 
 
  FAQFAQ   PesquisarPesquisar   Mensagens PrivadasMensagens Privadas   GruposGrupos   ResumosResumos  

Apresentação / Qual a Vespa que me recomendam?

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
shaheed
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 06, 2013
Mensagens: 2

MensagemColocada: Sex Dec 06, 2013 - 11:29 am    Assunto: Apresentação / Qual a Vespa que me recomendam? Responder com Citação

Bom dia.
Acabei de efectuar o meu registo neste forum.
Com muita satisfação minha, estou a pensar em adquirir uma Vespa clássica, de modo a que possa de algum modo usufruir de todas as benesses que estes veículos nos conseguem oferecer.
Como sou uma pessoa que gosto de planear moderamente a minha vida, apresento-me, e começo por perguntar as vossas opiniões relativamente àquilo que devo procurar. Seguem os detalhes.

- Não tenho carta de motociclo, logo uma 125 como máximo CC é o recomendado Smile
- Não tenho experiência praticamente em andar de mota
- Estou inclinado para uma Vespa clássica, de preferência a rondar o meu ano de nascimento (74) apenas por fetiche, mas caso me recomendem um modelo de outro ano, não será por isso que não a comprarei.
- Dos muitos modelos de 125's que já encontrei nalgumas procuras, saltou-me o olho para a 125 GTR Smile Talvez porque o nome é bastante sugestivo! No entanto, as opiniões dos mais entendidos na matérias são sempre bem-vindas.
- A ideia do uso de uma destas Vespas clássicas, não será apenas mantê-la a brilhar na garagem (mas também!!!), mas porque não deslocar-me nela para ir p.e. passar uma tarde de sábado ao Chiado e não ter os problemas de estacionamento tão conhecidos de quem mora na Grande Lisboa. Já agora, moro em S. Domingos de Rana. E não estaria posto de lado, algumas viagens à Margem Sul, ou seja, atravessar aquela que acredito ser das maiores aventuras, passar a 25 de Abril com uma Vespa clássica. Como tal, preocuparia-me que os intendidos me dissessem: não faças mais do que 10 km's seguidos, ou p.e. a tua Vespa clássica vai ser uma atracção para os gatunos, quando estiver fora da garagem.

A ver se vamos se irei concretizar este sonho, mas estou aberto a isso mesmo.
Espero que possamos partilhar bons momentos e conversas.

Obrigado desde já.
Cumps/NB.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4612

MensagemColocada: Sex Dec 06, 2013 - 12:43 pm    Assunto: Re: Apresentação / Qual a Vespa que me recomendam? Responder com Citação

E antes do mais bem vindo a este mundo das Vespas! Este site não é apenas um fórum mas o site oficial do Vespa Clube de Lisboa que, além de muitas outras coisas, oferece tb um fórum. Smile

shaheed escreveu:
Bom dia.
Acabei de efectuar o meu registo neste forum.
Com muita satisfação minha, estou a pensar em adquirir uma Vespa clássica, de modo a que possa de algum modo usufruir de todas as benesses que estes veículos nos conseguem oferecer.
Como sou uma pessoa que gosto de planear moderamente a minha vida, apresento-me, e começo por perguntar as vossas opiniões relativamente àquilo que devo procurar. Seguem os detalhes.

- Não tenho carta de motociclo, logo uma 125 como máximo CC é o recomendado Smile
- Não tenho experiência praticamente em andar de mota
- Estou inclinado para uma Vespa clássica, de preferência a rondar o meu ano de nascimento (74) apenas por fetiche, mas caso me recomendem um modelo de outro ano, não será por isso que não a comprarei.
- Dos muitos modelos de 125's que já encontrei nalgumas procuras, saltou-me o olho para a 125 GTR Smile Talvez porque o nome é bastante sugestivo! No entanto, as opiniões dos mais entendidos na matérias são sempre bem-vindas.

Nome sugestivo... Sabes por acaso que GTR nesse modelo de Vespa quer dizer Gran Turismo Rinnovata, nada de racing portanto... Mas é um motor "renovado" com o nome indica e portanto para 125cc nem tem prestações nada más, muito menos para a época em que foram construídas

shaheed escreveu:
- A ideia do uso de uma destas Vespas clássicas, não será apenas mantê-la a brilhar na garagem (mas também!!!), mas porque não deslocar-me nela para ir p.e. passar uma tarde de sábado ao Chiado e não ter os problemas de estacionamento tão conhecidos de quem mora na Grande Lisboa. Já agora, moro em S. Domingos de Rana. E não estaria posto de lado, algumas viagens à Margem Sul, ou seja, atravessar aquela que acredito ser das maiores aventuras, passar a 25 de Abril com uma Vespa clássica. Como tal, preocuparia-me que os intendidos me dissessem: não faças mais do que 10 km's seguidos, ou p.e. a tua Vespa clássica vai ser uma atracção para os gatunos, quando estiver fora da garagem.

Mais do que 10 quilometros seguidos!?! LOL Recomendo vivamente que vejas a galeria de fotos, vídeos e que pesquises aqui no fórum pelas viagens que se fazem com Vespas clássicas e menos clássicas. 10km nem dá para aquecer, digo-te já! Smile

shaheed escreveu:
A ver se vamos se irei concretizar este sonho, mas estou aberto a isso mesmo.
Espero que possamos partilhar bons momentos e conversas.

Obrigado desde já.
Cumps/NB.

Compreendo a tua cena por Vespas clássicas e tendo em conta o que dizes uma clássica "serve, chega e sobra" e ainda por cima é "mais bonita" que as PX ou outras Vespas mais recentes.

No entanto recomendo sempre a PX que em mais de 30 anos de produção provou que é uma Vespa ainda dos nossos dias, com melhores amortecedores, travões, mistura automáticas, etc, etc.

Claro que se não quiseres uma coisa com mudanças manuais, etc, etc, tens sempre a nova frota Vespa que desde a LX até à GTR (sim, existe uma nova GTR) tem muitos modelos reluzentes para escolheres.

Força com isso que no final, Vespa é Vespa! Cool
_________________
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
shaheed
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 06, 2013
Mensagens: 2

MensagemColocada: Seg Dec 09, 2013 - 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia PEstevão.

Antes de tudo, obrigado pela rápida resposta e recepção calorosa Smile

Fico mais descansado sabendo que afinal estes veículos são mesmo fiáveis. Já estou convencido.

Quanto às Sprint/GTR/etc... vs PX, tenho a mesma opinião relativamente à estética.
Porém e obviamente a eficiência e a performance. O facto de ter mistura automática é logo uma grande benesse.

Mas então, falando sobre a PX, encontrei que a primeira a ser lançada foi a P125X, faz sentido? Ou haverá apenas a PX125? E em termos de valores comerciais? Como se compara uma 125GTR dos anos 70 a uma PX dos anos 80 (em estados semelhantes, claro!!).
A minha ideia no meio disto tudo, para além de adquirir um veículo para curtir e me deslocar, seria também investir em algo que acredito não perca valor comercial. Como funciona exactamente o valor comercial das Vespas? Podem ajudar-me?

P.e. qual o valor comercial de uma GTR 125 aos dias de hoje, imaginando que estaria "totalmente" recuperada? Na prática, isso não existe a 100%, mas.....
No OLX, há GTR's à venda na casa dos 5000€..........tb a 3000, e até menos....
Qual o "valor" estimado para uma que ande e esteja em estado aceitável para restaurar?
Existe alguma tabela de valor comerciais destes aviões?

Cumps e obrigado/NB.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4612

MensagemColocada: Seg Dec 09, 2013 - 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Não existe tabela e como já viste pelo OLX ou outros classificados, os preços é uma bocado... "a gosto".

Por isso tudo o resto que perguntaste fica mais ou menos respondido. O valor cada vendedor o faz mas tb o comprador - podes pedir 10000€ mas se ninguém der, a Vespa não vale isso por mais que o peças!

Muitas vezes os valores são baseados / sustentados no trabalho que, dizem os vendedores, já terem feitos nas Vespa mas tantas outras vezes o trabalho que se apregoa e que se diz ser tudo a 100%, desde chapa a motor, passa apenas por um bonito e reluzente banho de tinta brilhante para cima. Chapa mal tratada, podres, motor marado, pneu chineses, etc, etc e fica tudo ofuscado: afinal os olhos comem muito mais e como a pintura está bonita...

É preciso cuidado e o que te posso aconselhar agora é ires vendo, lendo, pesquisando, aprendendo para não seres enganado na compra da tua primeira Vespa.

E sim, a "primeira PX" foi a P, contemporânea, nas primeiras unidades produzidas, da 125GTR. Smile
_________________
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
hmfn
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Oct 19, 2011
Mensagens: 1

MensagemColocada: Seg Dec 16, 2013 - 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas noites
Eu tambem fartei-me de procurar uma vespa classica a um valor"aceitavel" e achava um absurdo os valores pedidos
ate que consegui encontrar uma Gtr para restaurar ,e resolvi meter maos a obra, e sinceramente posso dizer que fiquei a perceber o porque de se pedir tanto dinheiro por uma vespa restaurada,a vantagem ,sei o que tenho ,agora se me permitem um conselho para quem nao tem experiencia com veiculos classicos experimentem andem numa de um amigo etc
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4612

MensagemColocada: Qua Dec 18, 2013 - 11:09 am    Assunto: Responder com Citação

Sempre por aqui se disse que "ou fazes tu ou mandas fazer e os preços são completamente diferentes".

Acrescento que fazendo o próprio sempre se tem certeza absoluta do que lá está. Se mandares fazer ou são de muita confiança, ou andas sempre em cima dos trabalhos ou, muito facilmente, és enganado e pagas gato por lebre.

E o que acontece muitas vezes é que compras uma Vespa impecável e reparada de A a Z e afinal está só a andar, tem uma pintura brilahnte e o resto é lixo!

Sempre, mas sempre se tiverem paciência para por as mãos-à-obra comprar "uma sucata" e ir fazendo com as possibilidades.

(além de que dá muito mais gozo! Very Happy )
_________________
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nuno [email protected]
Vespa 250 GTS
Vespa 250 GTS


Registo: Dec 02, 2011
Mensagens: 251
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Dec 18, 2013 - 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma PX ficas uma excelente vespa para o dia a dia.

Eu tenho uma de 85 e não quero outra para andar em Lisboa.

Cumps.
_________________
Nuno Guicho aka [email protected]

Vespa LX 50 2008
Vespa PX125E 1985 [ VNX2T ]
Vespa PK 50 XLS 50 1993 [ V5S2T ]
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Maximo
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Apr 09, 2007
Mensagens: 338
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Jan 04, 2014 - 3:35 am    Assunto: Responder com Citação

Uma GTR (ou qualquer outra anterior a 80) tem sempre aquele carisma das clássicas.
São (teoricamente) mais bonitas.
Mas se queres uma Vespa para o dia-a-dia, uma PX é muito melhor opção.
Tens mais conforto, mais segurança e menos problemas.

Quanto a dicas de compra. Saber esperar. Saber esperar e manter uma procura activa farão com que encontres um bom negócio.
Como o Estêvão disse, uma Vespa bonita por vezes pode ser só isso. E debaixo de uma pintura reluzente está um maravilhoso mundo de sucata!


Mas uma coisa é certa:
A Vespa que comprares será sempre a melhor do mundo!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


 
 
Quer ter as notícias do Vespa Clube de Lisboa, sempre actualizadas, no seu site? É simples, clique aqui e saiba como...
Copyright © Vespa Clube de Lisboa, excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios)
CMS based on PHP-Nuke | Engineering: net7ra
Página gerada em: 0.14 Segundos