Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Apresentação ddf

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ddf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Ter Fev 04, 2014 - 6:44 pm    Assunto: Apresentação ddf Responder com Citação

Boa tarde a todos.

Já vou buscando e rebuscando este fórum há um tempinho, mas finalmente resolvi fazer a apresentação.
Sou da Póvoa de Varzim, embora resida em Vila do Conde e possuo uma Vespa 150 Sprint Veloce de 1974 em que já a desmontei para restauro, depois de muito ver, ler e pesquisar, resolvi arregaçar as mangas.

Já está decapada quase na totalidade, estou a aguardar o estrado/fundo novo porque o anterior estava em péssimo estado, e tinha lá um trabalho de sapateiro (sem desprimor para os sapateiros - é uma forma de falar) na chapa e na pintura então... até as borrachas estavam pintadas.

Já foi rectificado o cilindro e piston novo.

Agora a minha questão neste momento: o guiador tem uma parte partida junto á parte onde a manete do travão do lado direito aperta por baixo...
Uma pergunta talvez estúpida: aquilo é possível soldar/reconstruír ou é melhor nem pensar nisso e partir logo para a compra de outro guiador?

Anexo fotos da máquina e do guiador para melhor esclarecimento.
Cumps.






Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Fev 05, 2014 - 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Nem sabes a satisfação que nos deu ler as tuas frases. Se um fórum - é um facto - só existe pela participação de todos e com isso a criação de uma comunidade, também sabemos que nem todos têm o tempo e a apetencia para tal. Mas só o sabermos que o que aqui se vai partilhando, esclarecendo, aconselhando, criticando, etc, vos "desencaminha" ao ponto de tirarem uma Vespa do fundo da garagem, trabalharem nela e meterem-na na estrada... objectivo principal conseguido! Muito obrigado! Very Happy

Pfffiu essa chapa no chão estava mesmo mesmo uma bosta pegada! Fizeste bem em substituir porque isso por muito trabalho e por mais bem feito que ficasse nunca ia ficar nada de jeito.

Relativamente ao guiador o teu está mesmo muito partido. Normalmente partem apenas na zona de aperto, talvez apertados em demasiado acabem por partir, mas o teu falta mesmo metade da parte de baixo. Dará com toda a certeza para reconstruir, aconselho a arrajares um guiador sem estar danificado, levares a um torneiro e pedires preços e comparares com a compra de um guiador em bom estado. O que é melhor? Tal como te disse com a chapa, "novo" é sempre melhor!

E agora o bem vindo da praxe e espero que continues a participar. Ah e queremos fotos do progresso desse restauro! Cool

Bom trabalho!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ddf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Qua Fev 05, 2014 - 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado eu, PEstevão pelas tuas palavras de encorojamento.

Bem, isto já começou há uns meses e o tempo é manifestamente pouco para o que pretendo.
Os conhecimentos também não são muitos, mas sinceramente há 20 anos atrás, eu e os meus colegas da altura passavamos muito tempo nas oficinas de motorizadas a "inventar", mais isto, mais aquilo, mais "kitar", etc, etc, por isso há que reciclar conhecimentos e arregaçar as mangas.
Além disso, sou muito realista e naquilo que não souber mexer e tiver consciência que não é para as minhas "unhas" levo a quem entenda da poda, e felizmente tenho a + ou - 700 metros de casa um garageiro que percebe da poda...
Tem uma Lambretta LD150 toda restaurada por ele, lindíssima.
A parte do motor foi feita por ele.

A parte de chapa vou ser eu e o meu pai que já foi chapeiro há muitos anos atrás e os conhecimentos ainda lá estão, além de ter os equipamentos necessários para isso também.

Tenho dividido o meu tempo disponível entre esta Vespa e uma Motobecane Mobyx X7 que é a "menina dos meus olhos", que breve, breve, estará na estrada.
Mas para não desviar do asunto e porque sei que vocês gostam é de devorar fotos, vou colocar mais algumas.












Sad Sad Very Happy
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Luis
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Mar 20, 2013
Mensagens: 19
Local/Origem: Póvoa de Varzim

MensagemColocada: Qua Fev 05, 2014 - 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo Vizinho!

Está aí uma clássica com ares de querer voltar ao activo muito em breve.
Vou andar a tento, à espera de a encontrar por aí a rolar.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ddf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Qui Fev 06, 2014 - 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Luis escreveu:
Bem vindo Vizinho!

Está aí uma clássica com ares de querer voltar ao activo muito em breve.
Vou andar a tento, à espera de a encontrar por aí a rolar.

Obrigado.
Também espero dentro em breve mesmo tê-la a "bombar".
Quanto à parte de sermos vizinhos, eu sou natural de Rates, embora resida actualmente na Junqueira, concelho de Vila do Conde!
Quando estiver pronta, quem sabe, não combinamos uma voltinha!
Abraço!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Fev 06, 2014 - 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

"Depressa e bem não há quem", já diziam os antigos. Por isso não dúvido, ainda mais pelas fotos que partilhaste e pelo texto que escreveste que vais / vão conseguir e que esta Vespa vai ficar impecável!

E no que não te sentires capaz mas até tens vontade de, não sendo nós conhecedores de tudo, manda um post pode ser que te consigamos ajudar e assim ainda vais gostar mais de restaurar a tua Vespa!

Continuação de bom trabalho Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ddf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Seg Abr 07, 2014 - 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas.
Bem, o restauro vai andando, devagar, mas andando.
Não tão rápido como eu pretenderia/desejaria, mas por variadas razões:
- por um lado, porque as minhas ocupações profissionais e familiares me levam quase todo o tempo disponível;
- por outro lado, os €€ não abundam e tem-se que ir fazendo racionalmente;
- o clima não tem ajudado (esta chuva, grrrr);
- o trabalho de chapa tem sido feito pelo meu pai, como já referi atrás, sendo eu um mero ajudante/aprendiz. Mas o meu pai foi operado há 2 anos atrás a um tumor nos intestinos e ficou ostomizado. Logo, eu próprio insisto para que ele não abuse, embora ele tenha imenso gosto (e jeito) em me ajudar.
Mas espero em breve avançar para a pintura, provavelmente, dentro de 2/3 semanas.
Quanto ao guiador, foi reparado, depois de me terem garantido que ficaria a 100% e pelo resultado parece-me que sim.
Bem, vou colocar umas fotos:














Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Maximo
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Apr 09, 2007
Mensagens: 338
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 12:28 am    Assunto: Responder com Citação

Ui que trabalhinho bom tens pela frente!
Força nisso, que mesmo que demore, vai ficar bem bom! Smile
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Devagar e bem! Cool

Olha deixa-me, se me permites, fazer um reparo ao guiador.


Pela imagem que colocaste parece que tens uma das roscas que seguram o suporte do espelho toda marada. A reparação que fizestes parece-me fixe (talvez tenhas que alargar um pouco o buraco, mas isso faz apenas quando tiveres o parafuso contigo) agora este ponto eu reparava tb.

Há um processo relativamente simples que algumas oficinas fazem. Helicoil que basicamente recupera uma rosca moída ou danificada, abrindo uma rosca superior e colocando um "veio roscado" que tem a rosca do tamanho certo por dentro.


Continuação de bom trabalho!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ddf
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Devagar e bem! Cool

Olha deixa-me, se me permites, fazer um reparo ao guiador.


Pela imagem que colocaste parece que tens uma das roscas que seguram o suporte do espelho toda marada. A reparação que fizestes parece-me fixe (talvez tenhas que alargar um pouco o buraco, mas isso faz apenas quando tiveres o parafuso contigo) agora este ponto eu reparava tb.

Há um processo relativamente simples que algumas oficinas fazem. Helicoil que basicamente recupera uma rosca moída ou danificada, abrindo uma rosca superior e colocando um "veio roscado" que tem a rosca do tamanho certo por dentro.


Continuação de bom trabalho!


Obrigado, Pedro Estevão.
Todos os reparos e conselhos são bem vindos e acolhidos de bom grado.
Por acaso na altura em que levei o guiador à oficina para me darem a opinião se reparando ficaria em condições, estava lá um senhor que me disse que repararia isso também, caso fosse ele a fazer.
Essa hipótese do Helicoil é interessante... Não conhecia, mas pode ser uma boa solução de facto.
Quanto ao parafuso para a manete, já o tenho. O referido senhor fez-me um em inox...
Ele é um picuinhas (no bom sentido) e nos restauros dele vai tudo ao pormenor.
Tem uma Sprint Veloce também em fase de acabamentos que eu até "babei".
Pelos vistos tem várias e disse ao mecánico há dias que os restauros que faz serão para os netos não mexerem nas motos durante 40 anos. O senhor já tem aproximadamente 65-70 anos.
Quanto ao trabalho, ainda há muito pela frente, mas isso até é motivador.
Um abraço!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Há coisas que não merecem ser feitas de propósito, dado o custo delas. E esse parafuso parece-me ser um deles (arrisco, pois não sei o custo dele novo, ao certo). Agora se não pagas esse trabalho, aproveita! Cool

O Helicoil é largamente utilizado. A primeira vez que tive que recorrer a isto foi numa culaça de 50S que tinha moído a rosca onde aperta a vela. E ficou largamente mais barato. E ainda hoje anda com essa culaça sem qualquer problema.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.21 Segundos