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Metalização chassi Vespa
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Autor Mensagem
Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Qua Mai 14, 2014 - 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

O conversor de ferrugem mal não faz. Não sei o que diz na embalagem do que compraste mas normalmente dizem que quando é para pintar por cima do conversor, se deve lavar com água depois de aplicado e passados 30 a 45 minutos (por via das dúvidas 1h).

E dizem eles que se não for para pintar, deixa ficar que garante melhores resultados.

De resto... parabéns, estás a ir bem! Cool
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Mai 14, 2014 - 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estava a pensar dar uma lixa fina antes de dar o primário, mas como a chapa tava bastante picada e esta rugosa do jato de areia, secalhar limpar com o desengordurante é suficiente para o primário depois amarrar.

Posso limpar com agua? não vou dar tinta à base de agua.. lavar com agua não me vai dar problemas depois com o primário e o resto das tintas (aparelhos e esmalte). São tinta de dois componentes e não são a base de agua.

É provável que esta pergunta seja básica, mas para mim que não percebo muito de pintura, parece-me estranho estar a meter agua na chapa.

Obrigado.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Qua Mai 14, 2014 - 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Vê o que diz na embalagem do conversor. Normalmente eles dizem lá o que fazer, como e porquê.
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2014 - 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,
gostava de ter algumas opiniões vossas sobre o que se está a passar com a chapa da minha vespa.

Como viram nas fotos, a minha garagem é partilhada, como tenho algum receio de pintar com o compressor com os carros dos vizinhos por perto, tenho deixado a chapa com o passivador até ter oportunidade para dar o primário.


Passivador que utilizei:



Pelo que me disseram quando comprei o passivador, depois de aplicar o passivador na chapa isto cria uma camada de protecção evitando que a ferrugem aumente, podendo a chapa ficar apenas com este produto evitando que a ferrugem apareça ou aumente.

Após aplicar o produto, a chapa ficou com uma cor roxa, mas 5 dias depois reparei que a chapa está a ficar castanha.. com o passar dos dias cada vez mais castanha.. muito sinceramente neste momento parece que está a ganhar uma grande camada de ferrugem.










Como achei aquilo estranho, antes de ir de fim de semana, decidi dar o passivador nos depósitos que também já estava a apresentar alguma ferrugem após a decapagem. Dei o conversor e mais uma vez reparei que a chapa ficou roxa, como é normal ficar segundo a indicações do fabricante do passivador.





Para meu espanto 3 dias depois (este domingo) reparei que os deposito também estão com a cor das motas..





A minha questão é se isto é normal, se fui eu que apliquei incorrectamente o produto ou por alguma razão isto está a ganhar ferrugem. Agora também não queria dar o primário anticorrosivo sem saber se isto é normal ou se está coberto de ferrugem e não devo dar o primário sem primeiro decapar novamente a ferrugem.

Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2014 - 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Não me parece que isso seja ferrugem. E pelas imagens não dá para ver bem, tinhas que tirar uma foto com detalhe, mais perto.
Ainda assim porque não contactas o fabricante? Tem um site cheio de coisas, se calhar respondem-te facil e rapidamente por email (enviando aquilo que aqui tens), digo eu:
http://www.tsl.pt/produtos/ft---fichas-tecnicas

P.S. - se fores pintar a tua Vespa nesse parqueamento aconselho-te a criar uma "estufa" caseira. Compra plático ao metro e fita americana e faz uma "tenda" porque senão vais pintar os carros dos vizinhos! Algo do género desta foto.

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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2014 - 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde PEstevao,
como são só dois carros que estão por perto, no final de semana eles não estão lá, estou à espera de um final de semana em que não vá visitar a minha família ou a família da minha namorada e faço isso com calma. Em ultimo recurso, tenho um pequena dispensa de 2m por 3m. Estava a pensar fazer lá, mas aquilo é um bocado abafado.

Eu comprei uma mascara com filtro 755 climax (http://www.ibersafety.com/proteccao-vias-respiratorias-filtro-cartucho-de-substituicao-filtro-a1-p-mascara-climax-mod.-755-e-756) mas tenho medo que mesmo a utilizar a mascara ao dar o primário e o aparelho seja muito pequeno e o cheiro seja muito tóxico e não conseguir fazer o serviço.. Da tua experiência, achas que com esta mascara consigo dar lá o primário e o aparelho sem problemas?

A Pintura final de brilho directo estava a pensar dar mais tarde na casa de um colega meu que tem mais espaço, mas não lhe queria estar a pedir para também dar o primário e o aparelho lá para não ser abuso.


Relativamente ao produto, já tinha ligado para a TSL, ela a Eng. com que falei, disse que podia ser da reacção que o produto teve na chapa e que se não tivesse partículas soltas na chapa podia dar o primário sem problemas. Mas sinceramente a forma como ela respondeu não me inspirou grande confiança porque não disse que era normal a chapa ficar com esta cor ou que pelo menos acontecia em alguns caso. Fiquei com a ideia que para ela era novidade a chapa ter ficado com esta cor castanha.

De qualquer forma, vou lhe dar com uma lixa 400 uma pequena lixadela leve antes de dar o primário para tirar algumas particulas que possam estar soltas. Segundo eles posso dar o primário directamente sobre o produto.

Obrigado pela ajuda que tens dado PEsteves,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2014 - 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá... se não confias no que o fabricante te diz, confias em quê? O fabricante é que, melhor que ninguém, saberá o que esperar e se é ou não normal.

Pelas fotos não me pareceu ferrugem e está em linha com o que o fabricante disse.

Espera mais uns dias e vê a evolução da coisa. Penso que se for ferrugem dentro em breve perceberás isso facilmente, à vista desarmada...

Boa sorte! Cool
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João
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Registo: May 03, 2012
Mensagens: 69
Local/Origem: Ferreira do Zezere

MensagemColocada: Ter Mai 20, 2014 - 5:45 am    Assunto: Responder com Citação

Eu só acho que devias aplicar um primário epoxi/epoxy na chapa "crua" é o tipo de material que se dá na chapa "nova" e depois então um aparelho de enchimento. E já agora quanto à diluição o melhor é arranjares um copo de gradução que tens lá tudo, desde mistura a 1:1 até 5:1 e a diluição é sempre 10 % ou 20 que tambem está nesse copo. não tem nada que enganar. e não esquecer sempre lixa entre aparelho e tinta, e fina logicamente, grão 500 ou 600.
Vais meter Acrilico brilho directo ou tem verniz?
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Ter Mai 20, 2014 - 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Jolas,
Sim, já arranjei esse copo. Também já andei a me informar da diluição para cada tipo de tinta na minha pistola com bico 1.3.

Estava a pensar dar o seguinte tratamento:
- Primário anticorrosivo sobre o passivador.
- Massa
- Aparelho de dois componentes
- Tinta acrílica de brilho directo, também de dois componentes.

A única questão que me está a deixar mais reticente é esta questão do passivador. Eu sei que devo seguir as informações do fabricante, mas não queria estar a gastar 20€ em primário, 30€ em aparelho e 80€ em tinta e depois ter de voltar a fazer tudo de novo porque o passivador não foi bem dado e a chapa ficou com ferrugem.

Vou esperar mais uns dias para ver se a ferrugem aparece na chapa, se vir que aquilo continua com aquela cor mas não aparece ferrugem, avanço para o primário. Se vir que aquilo tem ferrugem vou voltar a dar jato de areia e depois primário directamente.

Obrigado a todos pelas dicas, vou deixando cá informação, pode ser que seja útil para alguém que no futuro opte pelo passivador e tenha a mesma duvida.

Obrigado,
André Barbosa.
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Sex Mai 23, 2014 - 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Smile
após alguns dias de espera a ver se aparecia ferrugem, a qual apareceu em alguns pontos, decidi dar o primário.

Limpei com uma lixa bem a ferrugem que apareceu em alguns pontos e dei o primário.










Agora vou avançar para o betume para depois dar o aparelho. A minha questão agora é qual a quantidade certa da bisnaga que devo deitar na massa?

Podem explicar como posso ter uma ideia de qual a quantidade certa a misturar? ou pelo menos alguma forma de ver que a passa já esta com a quantidade certa?


Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Mai 26, 2014 - 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Betume mesmo betume, acho que já vem pronto. Passa com uma espátula de bate-chapas, alisas o máximo que conseguires, deixas secar e depois lixa fininha para cima.

Primário de enchimento, a minha dica de sempre, normalmente vem indicado na lata / folheto fornecido, as quantidades de cada componente. Cool
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Ter Mai 27, 2014 - 4:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado PEsteves,
acho que não vem pronto porque tem a bisnaga para misturar com a massa.. provavelmente deveria ter dito massa e nao betume (pensei que fossem o mesmo). Já andei a ver no youtube algum vídeos a explicar como misturar a bisnaga, pelo que percebi a quantidade depende da temperatura ambiente, etc, mas normalmente é um rácio de 10/1.

Vamos lá ver como corre. Vou colocando fotos. Já comprei o aparelho de 2 componentes para dar após colocar a massa.

Obrigado pela ajuda que tens dado.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Ter Mai 27, 2014 - 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Sempre à ordens afilipebarbosa o fórum existe para isso mesmo e, claro, para vermos o bom andamento dos trabalhos! Por isso não te esqueças da fotos (e das outras dúvidas que fores tendo, tb, claro)! Wink

Bom trabalho! Cool
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Registo: Jan 08, 2014
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MensagemColocada: Qua Mai 28, 2014 - 9:19 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,
ontem estive a trabalhar mais um bocado na mota e estou com algumas duvidas em dar a massa correctamente.

Pelo que estive a ler, quanto menor for a camada de massa dada melhor. Foi esta ideia que segui em alguns sítios onde a chapa estava com pequena imperfeições. Coloquei um pouco de massa nesses sítios e raspei até praticamente ficar uma camada muito fina na chapa e a imperfeição coberta de massa.

O meu problema está na parte onde se coloca os pés. A chapa ficou um bocado fina, e em algumas partes (entre as travessas) ficou meia ondulada. Se fizer pressão na chapa para baixo, ela dá tipo um estalo e fica a fazer lomba para baixo. Se fizer novamente pressão para cima, ela da um estalo e fica a fazer lomba para cima.

Como ainda é preciso fazer um bocado de pressão para isto acontecer, pensei em colocar a chapa com pressão para baixo, umas vez que o pé faz sempre pressão para baixo.

O problema é que agora fica uma diferença de mais ou menos meio centímetro nessa parte da lomba, a minha questão é se devo cobrir tudo de massa até deixar a chapa lisa, ou se é preferível colocar pouca massa e deixar a chapa com o empeno visível?

Este empeno provavelmente será bastante visível quando colocar as grelhas no chão.


Obrigado,
André Barbosa.
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Ago 25, 2014 - 1:26 am    Assunto: Responder com Citação

Viva,
após muitas horas de trabalho e algum tempo de ausência, aqui fica as fotos da do resultado de alguns meses de trabalho na chapa..

Decapagem








Passivador






Primário





Massa








Aparelho







Pintura












Parece simples e fácil, mas sem experiência, demorei muito tempo até chegar a este ponto Smile
Em breve, coloco mais fotos da montagem e posteriormente da mota toda montada..

Obrigado por toda a ajuda que os utilizadores deste forum me tem dado Smile
André Barbosa.
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