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Metalização chassi Vespa
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Autor Mensagem
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Mar 04, 2014 - 2:47 pm    Assunto: Metalização chassi Vespa Responder com Citação

Viva,
em continuação do meu restauro, ontem fui a uma empresa cá em Aveiro que faz metalização. Onde me indicaram que me fazia a metalização já com decapagem (jacto de areia) por 12.50€ o metro quadrado.

O que acham do preço? está dentro dos valores, é um bom preço?


Parecendo-me um bom preço, mostrei a mota ao funcionário para me dizer quanto ia ficar a metalização da mota. Quando o funcionário viu a mota referiu que existe muita gente que metaliza os chassis, mas também tem alguns clientes que apenas querem dar jacto de areia porque o metalizado pode estalar com a vibração da mota.

Achei este comentário um pouco estranho, alguém tem conhecimento desta situação? Devo ou não metalizar o chassi?

Sempre pensei que a metalização era uma mais valia para o chassi, mas esta questão deixou-me com algumas duvidas.

Obrigado,
André Barbosa.
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Carvalho
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Registo: Mar 19, 2009
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qua Mar 05, 2014 - 2:37 am    Assunto: Responder com Citação

Boas caro vespista, acabei de restaurar a mnh 150 sprint tendo sido decapada em forno e metalizada de seguida, pois foi o que me aconselhou o funcionário da metalurgia, que me garantiu que era o melhor trabalho a fazer e que inclusive reforçava o quadro da mota.
Paguei cerca de 200€ por esse trabalho.
Isto em Lisboa!
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Mar 05, 2014 - 11:10 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Carvalho,
existe alguma diferença entre decapar em forno ou a jacto de areia?

A minha grande questão é se a metalização realmente vai estalar com a vibração da mota. Achei o comentário um bocado estranho, mas não encontro nenhuma razão para o responsável do oficina me ter dito isso, até por o só jacto de areia é mais barato que a metalização onde tem de dar jacto de areia e metalizar.

Se me tivesse a negar um serviço mais barato... Não consigo perceber, por isso é que deixei o comentário para realmente ver se mais alguém partilha esta teoria.

Obrigado,
André.
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Carvalho
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Registo: Mar 19, 2009
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qui Mar 06, 2014 - 1:16 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia André,
pelo que me disseram alguns entendidos, a decapagem no forno é mais barata e segura, porque o jacto de areia acabaria por come/desgastar a chapa tornando-a mais frágil.

Quanto à metalização disseram-me o contrário Rolling Eyes , pois reforçaria o quadro, não me falaram em o mesmo estalar com o tempo, sendo que em termos de durabilidade contra a corrosão inclusive ficaria protegido por muito e muito tempo.

No entanto procura falar com pintores de automóveis em outras oficinas a ver que te dissem.
Abraço.
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Mar 06, 2014 - 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Carvalho,
sim, também sempre ouvi dizer isso da metalização, por isso é que fiquei a pensar porque razão me tinha dito aquilo. Vou me informar melhor.

Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Mar 10, 2014 - 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Relativamente à metalização, nunca fiz nenhum trabalho desse tipo em nenhuma Vespa minha mas de facto sempre ouvi dizer que a metalização era, depois de decapado o quadro, o melhor tratamento que se podia dar. Nunca ouvi referir nada de poder estalar...

Carvalho escreveu:
... tendo sido decapada em forno e metalizada de seguida...
Paguei cerca de 200€ por esse trabalho.
Isto em Lisboa!

Um pouco offtopic, será que podes fornecer os contactos de onde fizeste esse trabalho?
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Carvalho
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Registo: Mar 19, 2009
Mensagens: 8

MensagemColocada: Ter Mar 11, 2014 - 12:53 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, fiz o trabalho na SLM-Sociedade Lisbonense de Metalização, tens aqui o site www.slm.pt.
Repara que levei lá o quadro, balons e cabeça e fui posteriormente levantá-lo depois de pronto.
Pormenorizadamente levei-a a decapar no forno, fui buscá.la, levei ao bate chapa, voltei a levá-la para metalização.
Deu trabalho mas ficou um excelente trabalho.
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Carvalho
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Registo: Mar 19, 2009
Mensagens: 8

MensagemColocada: Ter Mar 11, 2014 - 1:00 am    Assunto: Responder com Citação

Desculpa o pleonasmo... Surprised
Também te posso informar que existe uma outra em s.domingos de rana, a "metabol", que segundo ouvi também trabalham bem e não são careiros.
Nada como ir ao local orçamentar.
Abraço vespista... Very Happy
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Mar 17, 2014 - 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,
andei a me informar melhor sobre este problema da metalização, e após uma conversa com um oficina de restauro de Braga (não sei se posso referir o nome do oficina, mas quem tem interesse em restauros e capaz de ter visto a reportagem na sic sobre este oficina) voltaram-me a dizer o mesmo que me tinha dito o eng. da oficina de metalização.

Pelo que ele me disse a metalização deve ser feita em metal que não vai ser pintado, em metal que vai ser pintado, nao deve ser feita a metalização porque a tinta posteriormente pode estalar. Pelo que ele me disse, eles não fazem metalização, apenas dão um tratamento à chapa antes da pintura (não me deu detalhes sobre este tratamento).

Alguém que tenha feito a metalização e a pintura tenha estalado?
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João Santos
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Registo: Jul 31, 2012
Mensagens: 31

MensagemColocada: Dom Abr 27, 2014 - 9:52 pm    Assunto: Metalização vs primário Responder com Citação

Boa noite, quero desmitificar a opção da metalização ou da aplicação do primário.

A metalização é um meio de protecção da chapa, assim como o primário. A decapagem é um tratamento da chapa para se aplicar as protecções.

Ou seja, decapar é obrigatório para a protecção ser bem aplicada (pode ser química, pode ser mecânica, esta pode ser com jacto de areia, lixada, etc). Com a chapa crua, leva a protecção.

Quanto às protecções:

Metalização: A metalização é a projecção de zinco a quente na chapa crua. O zinco corroi mais rápido que a chapa, por isso se houver corrosão é sempre do zinco que foi projectado e nunca da chapa, assim proteje a chapa. Por isto, não acredito que a metalização estale, mesmo que estale, não vai prejudicar a protecção da chapa. Estas protecções podem ter imperfeições que protegem sempre a chapa. O problema desta técnica é a forma como é aplicada, se for em banho quente é perfeito, se for projectado (como normalmente se faz, a chamada projecção de granalha de ferro) pode danificar a chapa.

Primário: Tem o mesmo objectivo da metalização, é mais barato e menos agressivo. Como funciona: é uma tinta com zinco na sua composição, corroi este zinco poupando a chapa. é menos efectivo mas a meu ver, nos restauros é a melhor opção, até porque o objectivo é preparar uma mota para ser bem tratada.

A tinta: para desmitificar, a tinta tem sempre uma função estética. Os vernizes ou o método de secagem podem é proteger a aplicação do primário.

Espero ter ajudado, estou a restaurar uma PX e vou pelo primário em vez da metalização.
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Abr 28, 2014 - 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia Vespistas Smile
Obrigado Joaosantos8, foi bastante esclarecedor.

Ate ao momento tenho andando um bocado ausente e sem tempo para pegar na mota devido ao trabalho. Mas este fim de semana já avancei mais um bocado e consegui colocar a chapa quase pronta para o jacto de areia e posterior pintura.. ainda me falta dar uns pequeno toques na chapa antes disso.

Enquanto termino a chapa venho cá deixar algumas fotos do tratamento da chapa e pedir alguns conselhos para a pintar:


Fotos tratamento chapa:













Relativamente à pintura,
após acabar de dar uns toque finais em alguma chapa, vou levar para metalização e jacto de areia. Metalização, vou apenas metalizar a chapa de baixo da roda traseira, a chapa de baixo do deposito e a chapa onde coloco os pes e a que está por baixo (onde tem o descanso). Vou metalizar estas partes porque são as que estão expostas a um mais risco de corrosão, por isso, mesmo considerando a probabilidade da tinta estalar, vou ariscar e metalizar estas partes. Prefiro que a tinta estale, mas que a chapa fique bem protegida. O resto vai levar tudo jacto de areia para limpar o resto da ferrugem e tinta.

Relativamente ao primário e pintura, ai é que me estão a surgir algumas duvidas e precisava da vossa ajuda.

Bem, eu nunca pintei nada com compressor, por isso, não faço ideia do tipo de compressor preciso para pintar uma vespa. Um de 24 litros é suficiente para fazer um trabalho razoável ou vou precisar de 50litros? eu estive a ver as pistolas de pintura e algumas indicam que consome 200l/min a 3bars, eu estive a ver os compressores e existem poucos até 200€ que consegue dar 200l a 3 bars.

Alguém já pintou alguma vespa com um compressor de 24l e teve bons resultados? compensa o investimento de comprar um compressor de 50 litros onde o único uso que lhe vou dar será para pintar a vespa?


Relativamente a tinta,
que primário me aconselham? um colega meu falou-me em tinta com brilho directo para pintar a mota, alguém me pode dar mais alguma informação sobre isto?


Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Mai 05, 2014 - 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Até um compressor mais pequeno chega vai estar é sempre a funcionar. A pressão normalmente é semelhante em todos e mais que suficiente para pintar. A capacidade da garrafa tem a ver com a quantidade de ar que o compressor armazena à pressão X. Quando mais pequena mais depressa se esgota e mais obriga o compressor a trabalhar para repor esse ar à mesma pressão.

Primário auto-nivelante que depois ainda podes lixar e tirar mais algumas pequenas imperfeições. A tinta é que pode ser auto-brilhante, mais fácil de aplicar e resultados porreiros, mas bom é dois / três componentes: tinta + endurecer (+ verniz).

Bom trabalho! Cool
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Mai 12, 2014 - 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva,
amanhã vou levar a vespa ao jato de área, para dar de seguida o primário. Comprei o primário Kensay anticorrosivo 3018, mas tenho algumas duvidas como diluir o primário para dar com a pistola.

Além sabe as quantidade de diluente a adicionar ao primário para que o possa dar com uma pistola de bico 1.3?

Já tentei procurar a ficha tecnica no site da kensay e não encontro nada. A falta da quantidade certa, como posso a olho remediar a mistura para que consiga dar o primário com a pistola (bico 1.3)?

Obrigado,
André Barbosa.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mai 13, 2014 - 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

"A olho" acho muito difícil... mesmo se fosses um pintor profissional.
Nem diz na lata ou isso?
Nesse caso se calhar o melhor é perguntares na loja onde o compraste se sabem. Ou então, também pode ser, é para aplicação sem diluição...

Boa sorte!
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Mai 14, 2014 - 10:03 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia PEstevao,
após ir buscar a mota ao jato de areia, reparei que ainda tinha ficado alguns pigmentos de ferrugem na chapa.. pelo menos achei que as partes mais escuras fossem picadas de ferrugem. Mesmo dando o primário anticorrosivo, achei que depois ao dar betume e lixar podia deixar alguma parte da chapa desprotegida, então dei um conversor de ferrugem antes de dar o primário.

Alguém já aplicou este tipo de conversor? qual foi a vossa experiência?


Deixo as fotos após decapagem:




fotos após dar o conversor:




Relativamente ao primário anticorrossivo, pelo que estive a ver na net, este tipo de primários é dado com 5% de diluição a trincha e 10..20% a pistola. Vou tentar saber junto do vendedor qual é a diluição certa.

Vou deixando fotos do trabalho Wink
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