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Apresentação de novo membro e colocação de questão important

 
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Valterdd
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 04, 2014
Mensagens: 5

MensagemColocada: Sex Abr 04, 2014 - 4:56 pm    Assunto: Apresentação de novo membro e colocação de questão important Responder com Citação

Boas tardes Srs. e Sras. Vespistas,

O meu nome é Valter e sou de Azambuja.

Acabo de me registar no vespaclubelisboa pois estou prestes a adquirir uma vespa 150 Sprint toda inteira e a trabalhar mas necessita de pintura e revisão.

Contudo, e este é o busílis da questão, essa vespa 150 Sprint não tem documentos nem matricula sequer.

Dadas as características, penso que não valerá mais do que entre 500-700EUR, o que acham?

Dada esta situação não a queria adquirir sem antes comentar este assunto aqui no forum junto da malta experiente do clube. Alguém que já tenha passado por 1 caso semelhante?

Terei algumas hipóteses de a regularizar se a comprar?

O meu pai tem uma vespa 150 sprint documentada igualzinha à que acabo de mencionar até na cor. Com jeitinho até podia usar os documentos da dele nessa sem documentos mas se formos os 2 andar de vespa será complicado para não falar de ter de estar sempre no tita-e-põe das matrícular Sad((


Ficarei a aguardar comentários de vocês. Muito obrigado.

Abraço

Valter Duarte
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4555

MensagemColocada: Ter Abr 08, 2014 - 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Não vale nada!
Pode ser roubada!
Nunca compres Vespas sem documentos a não saibas o porquê de ela não os ter!

Para mim isso é caso de polícia!

Ainda este fim de semana roubaram Vespas a um sócio do Vespa Clube de Lisboa - por acaso não é nenhuma Sprint - mas quem te diz que essas não vieram da mesma procedência?

https://www.facebook.com/vespaclubelisboa/posts/10152008264427477

Sorry Crying or Very sad
_________________
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Valterdd
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 04, 2014
Mensagens: 5

MensagemColocada: Qua Abr 16, 2014 - 5:19 pm    Assunto: Compra de Vespa 180 Rally Responder com Citação

Viva Boa tarde,

Em primeiro lugar começo por agradecer as opiniões e conselhos do PEstevão, ao Máximo e outros no que toca à aquisição de Vespas sem documentação ou cuja obtenção de documentação, aparentemente, se possa revelar uma tarefa muito morosa e complicada.

Ora, no passado sábado enchi-me de coragem e fiz mais de 650Km (ida e volta) desde o Ribatejo e fui até Braga no meu rodinhas (fiat tipo 1989) buscar uma 180 Rally de 1972 (até dava para ter trazido 2 LOOL tinha espaço para isso) devidamente documentada e com todos os registos a condizer (n.º de quadro/chassis e n.º do motor). O antigo dono que mostrou ser pessoa séria abandonou o projecto de restauro, ao que me apercebi, por problemas de saúde tanto que já tinha a vespa toda desmontada e o quadro já estava decapado. Ahh o preço foi 1500EUR - é muito complicado, hoje em dia por que já não estamos mais em 2006...2007...2008 arranjar por menos.

Aqui ficam algumas fotos para apreciarem (para verem só...porque está quase tudo por fazer. Não dá para apreciarem muito) antes de eu colocar algumas questões e após ter perdido a tarde de ontem a ler tudo o que é POST RELACIONADO COM 180 RALLY (sim, para não me puxarem as orelhas):

A mota antes de ser desmontada pelo dono (reparem na cor...laranja...embora pareça vermelho)
























Como podem ver aqui a mota tinha esta cor "laranja" igual à do depósito apesar de no livrete e no documento único constar o CASTANHO. Tendo em conta os posts do Forum a propósito da pintura de origem consoante o ano da vespa (diga-se algo confusos pois não existe uma resposta categorica, pelo menos para o ano de 1972) e tendo em conta aquilo que o antigo dono me disse (apesar de estar escrito castanho...antigamente chamavam castanho ao laranja!!!???).

Posso avançar para a pintura da vespa com este tipo de laranja? Quererá o CASTANHO que consta do livrete corresponder a LARANJA? Mas ainda vou experinentar riscar a tinta laranja do depósito para ver "o que tem por baixo". Nunca vi em lado nenhum nem na NET uma 180 rally de cor castanho.



Aqui o escape, da parte de baixo, tem umas mossas mas não está furado. Acham que deva tentar endireitar (em bate chapa??) ou é limpinho, lixado e pintado de preto e está a andar?

Algo que reparei é que a ponta do escape é muito curta e fina...é mesmo assim? Não existe nenhum prolongamento para acrescentar?



Esta parte da coluna de direcção dá a sensação de estar como que picada ou comida (reparem dentro da circunferência). Há hipóteses de compor isso com alguma solda ou algum produto para recompor aquilo (acho que é aluminio ou então chumbo, não sei).

Já agora esta parte deve ser mantida pintada de conzento como as jantes e os cubos?




Seguem-se algumas questões, as que me lembro para já, numeradas para facilitar a vossas respostas:

1) Nomes de casas físicas e locais na NET, EM CONTA em termos de preços, para compra de material fidedigno para além, sungundo já me apercebi, da SIP (Alemanha) e da Original vespa em Caneças?

2) Precisava que me dessem "uma ordem" se é que existe, vinda daqueles que já efectuaram restauros, para eu relalizar todos estes trabalhos de recuperação (os que conseguir fazer por mim) ...uma ponta por onde pegar (primeiro isto, depois aquilo, depois,,,)...e por aí fora...até ao resultado final?

3) Algum tido de produto que aconselhem para eu poder limpar melhor as tampas e parte de fora do motor em geral (sim, infelizmente, à cautela terá de levar revisão) assim como a jorra agarrada ao escape e outras partes da vespa?

4) Estava a pensar em mandar "niquelizar" (não sei se é assim que se diz) parte dos parafusos, porcas e anilhas, molas para ficarem com aspecto de novo. O que dizem?

5) Em termos de pintura, de origem, é o chassis laranja, cubos e jantes cinzento, descanso e protecção metálica do volante magnético também a cinzento, escape a preto assim como a estrutura metálica dos bancos, certo? Se não for assim, como é?

6) A propósito de bancos, de origem é banco corrido mas o dono trocou-o por 2 individuais pois diz que fica mais "jeitoso"...o pior é o encaixe do banco de trás por causa do depósito de combustível. Para manter os 2 bancos teria de alterar a posição da chapa de base do assento de trás recuando-a de modo a não tocar no depósito. O que dizem?
De certa forma estou mais inclinado para banco corrido por ser de origem e menos complicativo mas a hipótese do conforto não pode ser descorada, serão os individuais mais confortáveis?...há hipotese de trocar os 2 bancos individuais por um banco corrido em algum lugar?

7) A nível de cromados penso que não existem muitos ou estou errado? (há o aro do farol, a fechadura da maleta, aquelas tampas que tapam as porcas dos cubos, aquela tampa daquela estrutura que segura a mola e o amortecedor da roda da frente, os parafusos com mola que apertam os baloons contra o chassis, aquele suporte tipo "mosquetão" que dá para prender o capacete ou sacos de comprar contra o quadro e não estou a ver mais nada. Recordo-me agora daquela "crista" no guarda lama dianteiro, é pintado a cinzento ou é cromado?

(Cool Aquela mola meio em formato cónico da suspensão dianteira também fica de cor cinza? E os amortecedores da frente e trás também são cinzentos?

9) Toco também na questão do conta Km das 180 Rally. Li no forum que tem fundo branco...o certo é que este meu parece original e é preto. Em que ficamos? Por falar em conta Km esta minha marca cerca de 37 mil Km...é um valor normal ou baixo ou pode já ter dado a volta ou ter sido substituído?

10) Existe algum local que aceite peças em 2ª mão onde eu possa trocar por outras também em 2ª mão ou novas abatendo no valor final?

11) Já vi posts que dizem que as 180 rally não têm chave e outras têm. A minha tráz chave e o respectivo canhão. O que dizem?

12) Eu resido entre Azambuja e Cartaxo (Aveiras de Cima)...alguém por perto com uma 180 Rally que tenha comprado a mota já restaurada ou que tenha efectuado o restauro e, portanto, esteja minimamente elucidado de modo a troca de ideias?




PS: Desculpem o interrogatório... é que a "pica" de ver isto pronto é mais forte do que eu.
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Valterdd
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 04, 2014
Mensagens: 5

MensagemColocada: Seg Abr 21, 2014 - 11:44 am    Assunto: Respostas ao meu Post Responder com Citação

Bons dias a todos,

Bem o meu post era grande...fi-lo assim para ter a certeza de que não me esquecia de nenhum pormenor e de modo a ser o mais explicito possível.


Parece que o pessoal olhou para o tamanho tamanho do Post e deve ter pensado "Bem, que testamento"


Será que existe alguém no forum capaz de fazer comentários?


Ficarei bastante agradecido. Muito obrigado.

Valter
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4555

MensagemColocada: Seg Mai 05, 2014 - 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Testamento e que grande testamento!!! Cool

Mas não é por isso que vais ficar sem resposta /ao contrário da falta de tempo que o tem feito).

O escape da 180 Rally não é esse. Esse foi adaptado de outro modelo. O de origem da 180 Rally é como aparece na foto.


A coluna de direcção tb está ok. Se reparares os metais são diferentes. A coluna em si é feita de aço e a parte onde aperta o guarda-lamas, que faz de batente, etc é de uma liga de alumínio e daí essa união que parece estar "picada" / "partida".

E agora por pontos:

1) nacionais:
www.oldscooter.pt
www.originalvespa.com

internacionais:
sip-scootershop.com
scooters.com
etc

2) não existe uma ordem. Vai fazendo conforme as tuas possibilidades.

3) jacto de microesferas. Procura na net (e aqui no fórum) que encontrarás informação sobre isso de certeza. Ficam como novos!

4) zincar é o melhor. Se estão em condições ficam novos. Se não estão em condições, o melhor é comprares novo.

5) pode ser laranja ou de mais cores. Normalmente as Vespa sairam em várias cores de origem. No caso da Rally180... salvo erro:
- Chrome yellow (Max Meyer, ref. 1.298.2933)
- Metallic silver (Max Meyer, ref. 1.298.0103)
- Positano yellow (Max Meyer, ref. 1.298.2902)
- Yellow orange (Max Meyer, ref. 1.298.2916)

6) banco corrido! Ou então troca o teu depósito por um de Sprint que não são mais altos do que o restante chassi e podes colocar a sela de trás na posição correcta. Há quem faça adaptadores, uns suportes manhosos mas fica muito feio!

7) imagens valem mais do que 1000 palavras! Directamente do Vespa Técnica...




9) pelas fotos do Vespa Técnica, preto.

10) olx.pt, fóruns Cool

11) está bem.

12) não te guies pelos outros "restauros". E tens sempre duas opções. Ou queres colocar a Vespa como de origem e aí guia-te pelo Vespa Técnica e fotos de época, etc. Ou queres colcoar a Vespa ao teu gosto e aí guia-te pela tua imaginação. Ambas são legítimas, depende do que queiras.

E já agora uma informação adicional, a título meramente de curiosidade e não vinculativo:

Anos | Números chassi | Unidades produzidas
1968 | 1001 - 5328 | 4328
1969 | 5329 - 11537 | 6209
1970 | 11538 - 17810 | 6273
1971 | 17811 - 23348 | 5538
1972 | 23349 - 26884 | 3536
1973 | 26885 - 27495 | 611

Boa sorte e bom trabalho!
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