Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Carburador Dellorto 18.16

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Set 10, 2014 - 1:55 pm    Assunto: Carburador Dellorto 18.16 Responder com Citação

Viva,
como já referi em outros tópicos, estou agora a acabar de colocar o motor na vespa para terminar o restauro. Neste momento tenho o motor a funcionar com o carburador 16.16 original e o motor tem um kit DR 75cc. No entanto, o carburador tem uma das pontas onde encaixa o colector partida. Aqui em casa, tenho um carburador da APE o dellorto 18.16 novo, posso colocar este carburador no meu motor da 50s? vai funcionar bem? Agúem já tentou colocar este carburador no motor da 50s?

Obrigado,
André Barbosa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Set 18, 2014 - 6:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva hoje,
testei o carburador e não funcionou muito bem. No relantim penso que até funcionem bem, mas quando acelero a mota parece que se engasga.

Deixo o video do motor a trabalhar no relantim e a se engasgar quando acelero. &feature=youtu.be

Como podem ver pelo video, quando acelero parece que o motor engasga e reparo que na parte de trás do carburador, em vez de estar a puxar ar, esta a enviar ar para fora do carburador (pela parte traseira).

Troquei o guigler original deste carburador 60 (main jet) para o que vem no 16.16 de 74 (main jet) e o funcionamento do motor e o mesmo.. engasga-se na mesma.

Alguém me pode dizer o que se esta a passar para o carburador não estar a funcionar bem quando acelero e o que está a influenciar isso?

Obrigado,
André Barbosa.[/url]
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sáb Set 27, 2014 - 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Estive a fazer mais uns testes no carburador e reparei que o problema de ele abafar (ou fazer o barulho do video e não acelerar) estava relacionado com o motor não estar quente e ter o ar aberto (estava sem a peça do ar).

Após deixar o motor aquecer um bocado e fechar o ar (meter a peça do ar para baixo), o motor já acelera correctamente. Tive de aumentar o jet de máximas, o de origem era 60, meti um 80.

Até aqui tudo bem, se acelerar o motor ele funciona perfeitamente, o problema é que o motor não aguenta o relantim com o ar fechado. Se deixar de acelerar o motor começa a morrer e desliga-se, para o manter a trabalhar tenho de estar sempre a acelerar um bocado.

Quando estava a acelerar e deixar de acelerar para ver o motor a morrer, reparei que sempre que deixava de acelerar, há um buraco na parte de trás do carburadora que começa a espirrar gasolina, mas se acelerar ele para logo de espirrar.

A minha questão é: tenho de aumentar o jet do relantim para ele aguentar o relatim sem morrer? este espirrar de gasolina está relacionado com o jet ser pequeno e não deixar passar a gasolina que devia para o motor no relantim?





O buraco que me referi anteriormente é o buraco com o número 2, o 1 é o buraco do ar.

Se alguém me puder dar uma ajuda neste questão agradecia, já ando a tentar colocar isto a funcionar a algum tempo e até agora ainda não consegui. Fui a um mecânico cá para me afinar o carburador, mas ele disse-me que tinha primeiro de abrir o motor para ver se estava tudo bem e neste momento não posso estar a pagar uma reparação dessas.

Obrigado,
André Barbosa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Seg Set 29, 2014 - 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação

1º e antes de tudo: muda de mecânico! Um gajo que diz que para afinar o carburador tem que abrir o motor de confiança não é de certeza!

E agora vamos ao que interessa. Parece-me é que tens um gigleur muito alto. Se espirra gasolina é porque deixa passar demais para aquilo que o motor consegue consumir e não como dizes.

Neste caso e para conseguires despistar a questão se puderes põe os gigleurs todo do tamanho dos de origem e vê o comportamente do motor / carburador.

No primeiro vídeo tinhas o ralentim aceleradissimo se ainda o tens assim pode ser uma das coisas que leva ao espirrar de gasolina e, como dizes que tinhas o ar aberto se quando aceleravas o motor não ia abaixo, estás com um mistura ar / gasolina muito rica (ou seja muito ar).

Não tendo certezas deve ser por aí...

Boa sorte! Cool
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Seg Set 29, 2014 - 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado PEsteves,
agradeço a tua resposta.

Sim, na fase inicial (quando fiz o video), o carburador estava sem a peça do ar e o motor estava acelerado, mas aguentava o relantim. Reparei que espirrava gasolina pelo buraco 2 (da imagem apresentada no 2 post). Quando acelerava o motor, parecia que abafava e fazia o barulho do video.


Achei estranho, porque com o carburador 16.16, se acelerar, o motor acelerava e não fazia esse barulho. Isto nas mesmas circunstancias: motor acabado de ligar (frio), sem a peça do ar.


Após andar a ler pelo forum, reparei que antes de acelerar devia deixar o motor aquecer e fechar o cabo do ar antes de acelerar. Fiz isto e reparei que após fechar o ar (puxador para dentro), agora o motor já aclarava bem, mas não aguenta o relantim.

Basicamente, com o ar aberto (puxador para fora), o motor aguenta o relantim estando acelerado como se pode ver no video. Se fechar o ar (puxador para dentro), o motor já nao aguenta o relantim, mas acelera correctamente.

Adicionalmente, reparei que quando o motor esta no relantim (ar aberto) reparei que o carburado espirra muita gasolina pelo furo 2. Quando fecho o ar, deixa de espirrar pelo furo 2 e começa a espirrar pelo furo 1 quando deixo de acelerar.


Isto pode estar relacionado com a mistura de ar? eu dei 1 volta e meia ao parafuso de mistura, devo dar mais?

Os gigleur que tenho são os de origem, apenas mudei o de altas de 60 para 80. Mas se meter o de 60, o funcionamento é o mesmo, so que tenho de deixar o motor aquecer mais tempo e acelerar mais até que consiga fechar o ar (puxador para dentro).

Considerando o guigler de relantim (42) ser grande de mais para o motor, faz sentido ele estar acelerado com o aberto.. mas faz sentido ele nao se aguentar com o ar fechado?

Desculpem estas perguntas todas, o carburador que tenho 16.16 está partido onde liga ao colector, como tenho cá este 18.16 novo, queria-o aproveitar, mas tou a ver que não é facil ajustar este carburador ao motor.

Obrigado,
André Barbosa.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ricardo
Vespa 200 Rally
Vespa 200 Rally


Registo: Aug 15, 2012
Mensagens: 203
Local/Origem: estoril

MensagemColocada: Seg Set 29, 2014 - 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

boas deves de afinar com a configuração de origem inclusive com a caixa de filtro de ar experimenta o parafuso de entrada de ar por norma da uma a duas voltas mas tens de fazer a afinação final com tudo montado e com o motor a trabalhar.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.05 Segundos