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Duvidas após restauro
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Autor Mensagem
Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Seg Nov 17, 2014 - 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim tb já pensei nisso algumas vezes mas o que é facto é que casquilhos ou rolamentos ou outros apenas são usados em sítios com "rotação elevada" ou propicios ao desgaste.

Se pensares bem as mudanças fazem se calhar 1/10 de volta a engatar e o movimento é lento, muito lento e por isso talvez não ter casquilhos ou outros porque o desgaste que vai provocar nem na vida útil do motor é significativo.

Agora há motores que têm muito maus tratos e esse desgaste acentua-se e, neste teu caso específico, dos casos que me lembro veios da mudanças e ou embraiagem "pingões" resolvem-se com orings acima ou novos ou com rectificação e enchimento dos veios. Poucas vezes os carters têm que ser enchidos e rectificados mas tb já ouvi casos em que o furo ficasse completamente ovalizado com o desgaste.

Mas concordo contigo não vale a pena abrir o motor por causa disto noutra ocasião em que tenhas mesmo que o fazer, tratas disso tb. Se fosse o da embraiagem era diferente pela facilidade da operação.
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Nov 17, 2014 - 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá PEstevão,
Uma das soluções para eliminar a folga entre o veio do kicks e o carter sem ter de encher o carter, seria a realização de um casquilho em bronze ou latão, como representado no pdf em anexo:

Como o oring se encontra na parte exterior do orifício do cárter tem largamente distancia suficiente para a introdução de um casquilho, este iria centrar o eixo em relação ao oring o que dificultaria as fugas de óleo, porque as fugas de óleo em casos como este são provocadas pelo encosto a um dos lados do eixo ficando uma "abertura" e com a pressão interna dos carretos em rotação faz com que o óleo seja empurrado contra as paredes e saia por locais mais frágeis, mas seria sempre conveniente aumentar à espessura do oring.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Sim e não Wink

Porque se o casquilho entrar apenas de um dos lados, a não ser que preencha mais de metade do ponto de contacto entre as duas "peças", pode torcer fazendo o efeito contrário: desgasta onde não tinha desgaste, do lado oposto do casquilho.

(mas neste caso até acho que tem mais de metade da expessura do carter acima do orign pelo que o casquilho em teoria vai funcionar)

Por outro lado o oring ajuda a tirar as folgas do extremo aposto, suportando, pelo facto de ser elástico, algumas variações pequenas.

Nada como experimentar... ou aconselhar-se com que mais entendido do que qualquer um de nós de certeza: torneiro.

Boas curvas! Cool
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim concordo consigo,
mas para se poder analisar bem teria de voltar a abrir o motor e é coisa que não vou fazer pelo menos para já por causa de umas gotas de óleo.
Mas há um outro assunto que me anda a preocupar e que se calhar me vai fazer abrir o motor mais cedo do que o previsto, mas para isso vou criar um novo tópico...
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