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Apresentação Vespa 50s André Barbosa

 
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Autor Mensagem
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 11, 2014 - 2:26 pm    Assunto: Apresentação Vespa 50s André Barbosa Responder com Citação

Viva,
já algum tempo que faço parte do forum, no entanto, como ainda só tinha um projecto de Vespa, não tinha feito a minha apresentação. Neste momento, já tenho a Vespa quase pronta e a andar, por isso acho que estou na altura certa para me apresentar a mim e à minha Vespa (que tanto trabalho e despesa me deu lol).

Aqui fica uma foto da bicha:



Quanto a mim, sou de Braga mas estou actualmente a viver em Aveiro. Se alguém for de cá (Aveiro) e quiser combinar uma voltas ou precisar de ajuda em alguma coisa, é só marcar Wink

O meu próximo projecto será acabar a mota do meu Avô, uma Rosengar Capri de 1967. Já comecei o restauro à 2 anos, na altura paguei para fazer chapeiro e pintura em Sangalhos. Perto de 1 ano depois quando reuni todas as peças e a fui montar, vi que ficou toda de mal pintada e a chapa ficou toda torta ao ponto de nem conseguir montar os amortecedores de trás. Desta vez , vou ser eu a fazer a chapa e a pintura como fiz na vespa. Vamos la ver como ela fica, já agora, se alguém tiver o stop traseiro desta mota e o quiser vender, estou a procura de um. É o mesmo que a Lambretta serie 1 e a ducati scooter usa.

Obrigado,
André Barbosa.
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Rui Silva
Vespa Chicco
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Registo: Sep 03, 2012
Mensagens: 13

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

Benvindo.
Bela vespa que ai tens. Também sou de braga e é pena não andares por cá porque íamos dar uma volta com as vespitas Smile.

Bons Km's
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá André,
A tua Vespa está muita bonita, foste tu que a restauraste? Sempre vais fazer a chaveta para a roda suplente? se precisares de mais alguma informação complementar diz.
A tua legenda do avental é daquelas de colar? é em metal polido ou em plastico cromado? Vou mandar vir uma do SIP que é parecida com essa.
Parabéns Very Happy
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afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Carlos Ferreira,
sim, fui eu que restaurei em parte. Chapeiro, pintura e montagem. A pintura final (Amarelo) e reparação do motor, não fui eu que fiz. A pintura final porque me fizeram uma posposta de 50€ por pintar todas as peças numa estufa com extracção, etc, etc e o motor porque fazendo as contas ao material que tinha de comprar para desmontar, ia ficar mais caro do que paguei pela mão de obra.

Relativamente ao símbolo da vespa que tem em frente (com o nome vespa), comprei aqui num mecânico. Custou-me 6.50€ se não estou em erro. É em alumínio e tem de ser cravada ao chassi como os pinos das calhas do estrado. Fica muito mais bonita do que a autocolante. Se quiseres posso comprar-te aqui uma igual e enviar-te pelo correio.

Relativamente à peça da roda suplente, não devo fazer. É preciso gesso, zinco, a peça para fazer a rosca no ferro, e eu não tenho isso cá em casa. Ia gastar mais a comprar isso tudo para fazer a peça, do que a comprar a peça na loja.

Não é uma troca justa, claramente ficas a perder, mas tiveres de acordo envio um símbolo da vespa igual ao meu em troca de uma chaveta feita por ti que tinha um óptimo aspecto Smile

Alias, quero te voltar a dar os parabéns pelo excelente trabalho que fizeste, simplesmente exemplar.
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci-me de frisar, mas mesmo que não querias a troca pela a chaveta, feita por ti claro Smile, posso te comprar cá o símbolo e enviar-te pelo correio. Faço-te isso de boa vontade, a tua vespa não merece um autocolante Wink
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 12:26 am    Assunto: Responder com Citação

afilipebarbosa escreveu:
Olá Carlos Ferreira,
sim, fui eu que restaurei em parte. Chapeiro, pintura e montagem. A pintura final (Amarelo) e reparação do motor, não fui eu que fiz. A pintura final porque me fizeram uma posposta de 50€ por pintar todas as peças numa estufa com extracção, etc, etc e o motor porque fazendo as contas ao material que tinha de comprar para desmontar, ia ficar mais caro do que paguei pela mão de obra.

Relativamente ao símbolo da vespa que tem em frente (com o nome vespa), comprei aqui num mecânico. Custou-me 6.50€ se não estou em erro. É em alumínio e tem de ser cravada ao chassi como os pinos das calhas do estrado. Fica muito mais bonita do que a autocolante. Se quiseres posso comprar-te aqui uma igual e enviar-te pelo correio.

Relativamente à peça da roda suplente, não devo fazer. É preciso gesso, zinco, a peça para fazer a rosca no ferro, e eu não tenho isso cá em casa. Ia gastar mais a comprar isso tudo para fazer a peça, do que a comprar a peça na loja.

Não é uma troca justa, claramente ficas a perder, mas tiveres de acordo envio um símbolo da vespa igual ao meu em troca de uma chaveta feita por ti que tinha um óptimo aspecto Smile

Alias, quero te voltar a dar os parabéns pelo excelente trabalho que fizeste, simplesmente exemplar.


André,
Até te fazia a chaveta de boa vontade, mas o problema é que a porca do suporte é de 7mm que é uma medida fora de standard e não tenho a frese dessa medida para roscar o parafuso Confused
A minha como referi estava moída, reabri a rosca do suporte em 8 mm e fiz o parafuso da chaveta com o mesmo diâmetro.
Em relação ao simbolo tive um nas mãos que é cravado ao avental, mas como tinha de fazer furos não o comprei, estou mesmo a pensar mandar vir este, custa 14,16€ e mede 150X50MM:
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afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 1:33 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, também tive esse problema quando andei a procura dos parafusos de inox M7. Obrigado na mesma Wink

Relativamente ao símbolo Vespa, esse é muito idêntico, mesmo assim acho que para o restauro que fez, ficava melhor colocar um em alumínio Smile

Na altura também não queria furar, mas depois de ver o simbolo em alumínio e o autocolante, perdi o amor à pintura e coloquei o de alumínio. No meu caso, coloquei fita cola de pintor na parte dos rebites e ao amassar os rebites nao estraguei nada a chapa..
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Nov 20, 2014 - 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que tb sairam 50S com um simbolo semelhante a esse mas a minha 50S e muitas das que via na altura em que andava com a minha, sem estarem tanto "na moda", trazia este.
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Sex Nov 21, 2014 - 2:27 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que esse símbolo saiu nas 50s após um determinado ano, tenho na ideia que foi após 1975, mas não tenho a certeza.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Nov 21, 2014 - 12:22 pm    Assunto: Responder com Citação

A minha é de 1969 e trazia este simbolo, se bem que poderá ter sido trocado por algum dos anteriores donos. Mas noutros imagens "lá de fora" há 50S com outros simbolos diferentes... Não sei se se consegue balizar assim com tanto precisão o simbolo com os anos das Vespas, neste caso, 50S.
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Sex Nov 21, 2014 - 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
A minha é de 1969 e trazia este simbolo, se bem que poderá ter sido trocado por algum dos anteriores donos. Mas noutros imagens "lá de fora" há 50S com outros simbolos diferentes... Não sei se se consegue balizar assim com tanto precisão o simbolo com os anos das Vespas, neste caso, 50S.


Ora aqui está mais um bom assunto de conversa,
Quando iniciei o restauro da minha laranjinha desloquei-me à Motoatelier em Matosinhos onde fui adquirir as primeiras peças para o restauro, comprei várias coisas como por exemplo o estrado, o descanço para refazer as furações com as medidas corretas e a legenda do avental, que é igual à que o Pedro Estevão postou anteriormente. Mas o avental não tinha furos para a introdução dos cravos da legenda, mas pensei que estes teriam sido tapados aquando da pintura que tinham realizado anteriormente, por isso antes de enviar o chassi para o jacto de areia, decapei o avental com decapante químico e não é que a chapa do avental estava virgem, não tinha nenhum orifício que tenha sido tapado. Cheguei a falar desse assunto a entendidos que me disseram que houve uma séria que veio para Portugal cuja legenda era em PVC do género desta:

Não há maneira de se saber se isto é verdade, quais os números de série que levaram o quê?
Por isso não tenciono fazer furos num avental que nunca os teve enquanto não souber da verdadeira história da minha laranjinha.
Abraços...
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Dom Nov 23, 2014 - 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Huuuummmmmm era bom mas não me parece fácil obter essa informação no entanto não dúvido que isso esteja bem registado na casa mãe em Itália. Mas chegar lá...

Mas existiram vários modelos de 50, 50S - a mais comum em Portugal - 50N, 50, 50 Special, etc, etc e, segundo me lembro, na Vespa Técnica, a "biblia dos amantes das Vespas", esses modelos vieram com simbolos diferentes e por isso ou derivaram as 50S com simbolos diferentes ou a confusão dos simbolos entre diferentes modelos de 50.

Ainda assim a minha 50S tinha os furos mas o simbolo não tinha os pernos, devem ter limado e vinha só colado (e bem que o parti ao tirar!) por cima da tinta.
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