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Velocidade ponta Vespa 50s
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Autor Mensagem
afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 3:40 pm    Assunto: Velocidade ponta Vespa 50s Responder com Citação

Viva,
vou desenterrar um tópico já muito falado cá no forum, mas nenhum foi esclarecedor. Como já referi cá no forum, acabei à muito pouco tempo o restauro da minha vespa 50s. Tem uma cambota top race, um cilindro DR 85cc, volante magnético origem, carreto de 14, carburador 19.19 (gigler 85) e escape de rendimento. Não sei qual o nome ou marca do escape, mas supostamente pelo que me disseram era um escape de rendimento feito em Portugal.

Foto escape idêntico ao meu:



A minha questão é quanto deveria de dar mais ou menos a mota?

Neste momento a mota da 45km..50km.. quando ela está nessa velocidade já noto que o motor está com bastante rotação. A verdade é que ainda só tenho 150 km, mas não me parece que vá melhorar muito.

Pelo que estive a ver, falam que o carreto de 16 me vai dar mais 10km, mas isso vai para os 55km..60km/h. Nunca os muito referidos 70km..80km/h.

A mota tem potencia, raramente meto a terceira, só mesmo em rotundas quando tenho de reduzir muito a velocidade. O problema é que quando meto a quarto reparo que o motor começar a desenvolver até aos 40km/h gradualmente, quando chego aos 40km/h reparo que o motor fica muito mais rápido e a puxar muito mais, mas parece que já vai com uma rotação muito alta.

Pessoal que tem vespa 50s, comentem esta questão de velocidade de ponta vs rotação, a sensação de rotação antes do 40 e após os 40 e demasiado grande, após os 40, rapidamente parece estar no limite de rotação.

Obrigado
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas
Com experiência própria, a minha vespa com DR 75 Formula ( http://www.sip-scootershop.com/en/products/racing+cylinder+dr+formula+_10011000 ) com carreto original 14, dava em recta cerca de 50 km/h, a descer chegava quase afundo aos 60.

Recentemente instalei um Pinasco z16 e tudo mudou de figura, a vespa ficou mais suave, com uma resposta mais compatível com o incremento de cilindrada (75cc).
Agora em recta chega com alguma facilidade aos 70 km/h e a descer o ponteiro encosta ao fundo…

O único senão é a zoada desagradável provocada pelo novo carreto 16 (Tinham-me dito que o Pinasco não fazia ruído), que segundo os entendidos na matéria deve-se ao facto de os dentes estarem a «acamar» com a carcaça da embraiagem. No entanto, tende a diminuir com os kms, assim espero eu…

Resumindo, se o ruído desaparecer, é sem duvida imperativo a instalação do carreto 16 nestas circunstancias…

Aquele abraço
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela resposta,
relativamente ao Pinasco z16 compraste o da SIP Scooter a 50€ ou do de uma loja do porto a 25€?

Quanto a velocidade sem o pinhão de 16 dentes, está muito idêntica a minha. É provável que dê os 60 km/h, mas +/- aos 50km/h, já vai com uma rotação tão alta que tenho medo de colocar o pistão..
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Comprei este na SIP ( http://www.sip-scootershop.com/pt/products/roda+dentada+primaria+dentes_97200000 )

Garanto-te que a mota fica completamente diferente, como disse o único senão é o ruído desagradável aos primeiros 500 kms, assim espero...

Abraço
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois, foi essa que referiram aqui no forum que não fazia barulho. As restantes da concorrência ou uns que também dizem Pinasco e custam metade do preço 25€, fazem o tal barulho.. mas se o teu é esse e também faz..

Eu estava a pensar colocar uma desses na minha, mas uma vez que também faz o barulho tenho de pensar duas vezes. Consegues andar bem com duas pessoas com esse carreto de 16 dentes?
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Ricardo Ferreira
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

... raramente ando com duas pessoas, mas logicamente que perdes um bocado força no arranque, mas o que se ganha em velocidade e em suavidade no andamento, compensa largamente... Isto na minha opinião...
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, eu já tinha em mente colocar esse carreto, daqui a alguns km, até porque a mota neste momento tem muita força e a nivel de velocidade está um bocado fraca.

Não pretendo que ela dê 80..90km/h, até porque não tem travões para isso, mas esgota muito rapidamente a 3 mudança e a 4 rapidamente chega aos 40..45 que já e uma velocidade razoavel, mas sinto o motor com uma rotação muito alta.

O barulho incomoda muito? vai dando novidades sobre o barulho passa o passar do tempo. Pelo que dizem aqui no forum, não era suposto esse carreto de 50€ fazer esse barulho.
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Ricardo Ferreira
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação

...pois dizem, mas faz... Principalmente ao ralenti incomoda um bocado...

Ok, vou dando o feedbak... Wink

abraço
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito boa noite pessoal,
Aqui está está um grande tópico...Laughing
Tanto em relação à velocidade, como ao ruido do escape e ruido do pinhão Razz
Aqui fica a minha experiência, quanto à velocidade a minha em recta está a dar cerca de 70KM/H, isto pelo seu próprio conta-quilómetros, tem um cilindro Pinasco de 75cc, carburador 16/16 com gicleur 78.
Em relação ao ruido, no ralenti acho que faz muito barulho e dá-me a perecer que é uma engrenagem, deduzo que seja o pinhão, em andamento também acho que faz muito mais barulho do que a Vespas com o escape de origem, será por causa do escape de rendimento, se colocar o escape de origem ou aqueles que são vendidos no SIP fica a fazer menos barulho e com o mesmo andamento?
PS. o carreto é de 16 dentes mas não sei especificar neste momento qual a marca dele, nem se está mencionado no mesmo, quando adquiri a Vespa já trazia esse carreto.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação

São coisas e barulhso diferentes.

O do carreto é tipo uma zoada constante que muda com a rotação do motor.
O do escape será um barulho mais metálico ou acentuado ou não dependendo do escape.

Mesmo que se mude o escape e se mantenha o carreto o barulho que este faz não vai mudar e vice versa. Não se influenciam mutuamente.

Relativamente ao carreto a minha 50S acho que foi uma "série" que veio com o carreto 16 logo de origem e não achava barulho nenhum por aí além mas tb a Vespa já tinha uma série de quilometros quando a comprei e mantive o carreto que vinha.

Tinha / tem o escape de origem - cheguei a ter um como o primeiro post deste tópico mas detestava a barulho que fazia e ainda por cima achava-o "anti rendimento" porque sentia a Vespa a andar menos e ter menos força! - e o kit 100 / 90 de ferro rectificado a duas medidas e dava, segundo me lembro, uns 80 / 90. E era sempre em 4ª praticamente porque esgotava as mudanças muito rápido e quer fosse a direito, a subir ou a descer era quase sempre em 4ª que aguentava desde os 30km/h até... Com dois tb se comportava bem, dentro dos aceitáveis para uma "micro-scooter" como a 50S é.
_________________
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva,
obrigado pelas respostas.

Relativamente ao escape, não acho que faça um barulho muito mau.

Relativamente ao rendimento ainda não tenho comparação, mas a condução da mota não é agradável: 1º e 2º so mesmo para arranque (acho que nunca uso a 2º), 3º so em rotundas apertadas ou após o arranque e uma fracção muito pequena de tempo.. tenho de meter logo a 4º. A 4º começa nos 20km/h..30km/h e aos 40km/h já começo a sentir o motor com a rotação alta..

Daqui a uns tempos vou meter o carreto de 16 dentes, mas fiquei um bocado desiludido com a mota. Não esperava que fosse uma DT 50, mas também não esperava que fosse assim. Eu sei que mexi no cilindro, por isso também devo mexer na transmissão, espero que melhore.

Alguém que também tenha colocado o carreto de 16 dentes já alguém tempo, que comente para saber como está a nível de barulho..

Relativamente aos consumos, neste momento a minha anda a fazer media de 3l com 2 pessoas a puxar ate as 40km/h sempre que possível. O que podem comentar sobre os consumos das vossas?
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Luis Pato
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Registo: Feb 22, 2013
Mensagens: 23

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação

50s com cilindro 102, carreto 16, electrónica da PK e tudo o resto de origem

Quando a comprei vinha com 75cc, carreto 14 e impecável a andar. Pus o cilindro novo e o carreto que me avisaram logo que a mota ia guinchar "guincham todas, umas mais outras menos" até acamar. Não guinchou Laughing Pelo que percebo terá a ver com a qualidade do carreto e quantidade de desgaste que tem a engrenagem da embraiagem.

Ando sempre a puxar, mudo de 3ª para 4ª aos 50km/h e a 4ª chega aos 80, altura em que penso que um escape a levava mais um pouco Twisted Evil
A andar assim estou a fazer médias de 3,5l/100km com mistura de 2%
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas

«...Pelo que percebo terá a ver com a qualidade do carreto e quantidade de desgaste que tem a engrenagem da embraiagem...»

É aqui que penso estar o motivo pelo qual uns fazem e outros não o tal barulho.
No meu caso o carreto é um Pinasco z16 mas, com carcaça de embraiagem nova (69 dentes), sem desgaste nos dentes... por isso terá de acamar...

Cump.
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afilipebarbosa
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Pato, qual é o teu cilindro de 102?

A diferença de consumo da tua para a minha é quase nada, mas também estou a fazer mistura a 4%, haja dinheiro para óleo!
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação

afilipebarbosa escreveu:
Pato, qual é o teu cilindro de 102?

A diferença de consumo da tua para a minha é quase nada, mas também estou a fazer mistura a 4%, haja dinheiro para óleo!


4% não é óleo a mais? qual o óleo que usas mineral ou sintético? estou a fazer a mistura a 2% com castrol power 1 racing e anda a pingar óleo pelo escape, mas a minha condução tem sido de passeio a meio gás, talvez seja por isso Question
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