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Selector de velocidades
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Autor Mensagem
Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Nov 18, 2014 - 11:39 pm    Assunto: Selector de velocidades Responder com Citação

Boas pessoal,
Como já referi em outros tópicos a Vespa que restaurei é o meu primeiro veiculo de duas rodas, por isso não preciso de o dizer mas já perceberam que sou um maçarico...
Quando acabei o restauro, claro que fui logo para a estrada para experimentar, mas houve uma situação que me deixou com duvidas se era de ue ser maçarico ou se realmente alguma coisa tinha ficado mal montado, é o seguinte:
Quando arranco meto a primeira de seguida a segunda, a seguir a terceira e é aqui que residem as minhas interrogações, às vezes o motor fica desengatado entre a 2ª e a 3ª ou/e 3ª e a 4ª, bem eu sei que entre estas duas velocidades há espaço para a cruzeta não tocar nem numa nem noutra engrenagem, mas ficar aí a cruzeta sem saltar para o encaixe de uma ou de outra velocidade é que é estranho, é porque cada velocidade tem o seu próprio encaixe onde as esferas da cruzeta se vão encaixar/engrenar numa dessas velocidades, o que poderá ser? inicialmente tinha os cabos do seletor muito tencionados, abrandei-os ligeiramente e o problema melhorou mas ainda faz será que os cabos ainda continuam muito esticados? e não deixam as esferas da cruzeta se encaixar no respectivo encaixe?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Qua Nov 19, 2014 - 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso, em principio e a causa mais comum, é mesmo afinação. Como se afina correctamente? Tentativa / Erro Cool Poderá existirir alguma maneira mais cientifica mas é mais ou menos isto que utilizo:

- colocar o punho das mudanças centrado na posição 0 e mantê-lo aí (muitas vezes com o auxilio de outra pessoa que o faça)
- colocar os esticadores mais ou menos em posição central, meio apertado, meio desapertado
- ajustar os cabos mais ou menos com a mesma tensão (existem uns alicates para isso que nunca experimentei mas dizem que ajuda e muito)
- experimentar as mudanças e ajustar o esticadores em caso de necessidade

Tem resultado.

Boa sorte! Cool
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gommon
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Seg Nov 24, 2014 - 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas.
A tua cruzeta é de 50.2mm ou 51mm??
Ajustaste as mudanças com as anilhas mais largas?

É que ha mtas pessoas que simplesmente compram um cruzeta nova e pensao que é so isso...

ha muita coisa por detras de simplesmente trocar uma cruzeta....

Wink
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
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MensagemColocada: Seg Nov 24, 2014 - 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:
Boas.
A tua cruzeta é de 50.2mm ou 51mm??
Ajustaste as mudanças com as anilhas mais largas?

É que ha mtas pessoas que simplesmente compram um cruzeta nova e pensao que é so isso...

ha muita coisa por detras de simplesmente trocar uma cruzeta....

Wink


Olá boa noite gommon,
Não cheguei a trocar a cruzeta porque aparentemente estava em boas condições, os cantos não estavam muito arredondados, mas eu sou leigo no assunto e posso ter feito asneira em não a ter substituído e infelizmente é das poucas peças à qual não tirei fotos para pedir opiniões. Mas a cruzeta faz com que as velocidades saltem fora em andamento não é? mas isso não acontece, é ao meter uma mudança a cima ou a baixo por vezes a cruzeta fica entre os carretos fica desengatada a minha desconfiança era que os cabos estivessem muito esticados e não deixassem as esferas da cruzeta entrarem nos encaixes, que estivessem a prendê-la.
Em relação aos anilhos tira folgas dos carretos, penso que seja a estes que te referes, vi este vídeo de Vespe & Motori e nem me preocupei em mudá-los, mas a folga era muito pouca:
Obrigado pela ajuda.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Ter Nov 25, 2014 - 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Belo vídeo com uma bela explicação de como se faz e ou funciona a caixa da Vespa. Obrigado! Cool
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gommon
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MensagemColocada: Ter Nov 25, 2014 - 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, o video explica algumas coisas, mas nao o principal, as diferenças entre cruzetas.

http://www.sip-scootershop.com/files/catalogue/index.html#/471

Depois se realmente a tua cruzeta for a indicada para os teus carretos, ainda tens a mola que segura a esfera.
Ao longo do tempo essa mola vai perdendo força.... quanto se desmancha o motor e se poe uma cruzeta nova, normalmente eu ponho uma mola nova e por vezes mais forte. (mas isso sou eu) Wink
e Afino tudo com as respectivas anilha (que nao podem ficar nem com demasida folga, nem com demasiado aperto).. Cool
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Ter Nov 25, 2014 - 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Gommon,
Se bem entendo o motor pode não ter a cruzeta certa, é isso?

Estive a pesquisar e por aquilo que encontrei a cruzeta correta para este motor deverá ser a de 51mm, pelo menos é o que diz no SIP nos modelos correspondentes à cruzeta de 51mm,(entre outros, é para o modelo V5SA1T situado entre o nº de série 15325 e o 69443, já a de 50,2mm é para o modelo V5SA1T a partir do nº de série 69444.

Quando à substituição da mola por uma mais forte, deve ser uma boa ideia, pelos menos deve dificultar o saltar das velocidades se a cruzeta já não se encontrar na melhor das condições, digo eu.

Como disse anteriormente o problema situava-se ao mudar as velocidades, mas desafinei ligeiramente os cabos e tem-se portado bem, não voltou a fazer nada.

Um dia mais tarde vou ter de voltar a abrir o motor há algumas duvidas no ar que vou ter de tirar, há a fuga do óleo pelo oring do kicks que vou ter de resolver.
Quanto à cruzeta e carretos não perdi muito tempo com eles, pareceu-me tudo bem, mas nem sempre o que parece é.
Obrigado Laughing
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gommon
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MensagemColocada: Qui Nov 27, 2014 - 4:06 pm    Assunto: Responder com Citação

correcto.

Very Happy
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Na minha terra costumam dizer que uma sisma é pior do que uma doença e é bem verdade.
Hoje tirei o motor fora e já o abri para ver o estado da cruzeta.
No passado fim de semana, como é habitual quando o tempo o permite, lá fui eu fazer mais uns quilómetros, e numa subida onde tive de meter uma segunda, a velocidade voltou a saltar fora ou melhor a não entrar, aquilo aborreceu-me e lá voltei eu a abrir o motor.
A cruzeta que me pareceu razoável quando o abri da primeira vez, não está assim tão boa quanto isso, vou ter mesmo de comprar uma nova, vou mandar vir a RMS de 51MM que custa 43 euros que acham?
Quanto á medida da cruzeta estive a medir e dá-me 50,65MM, é estranho não é?



Encontrei outra coisa que me deixou preocupado, é a rosca do veio secundário, quando fechei o motor da primeira vez, fui a um mecânico para me apertar as fêmeas do pinhão e do veio secundário onde fixa a embraiagem com uma pistola pneumática, sempre se consegue um aperto melhor do que à mão, talvez tenha sido isso, ao desapertar a fêmea notei pequenas limalhas que caíram e ao verificar, vi que alguns passos da rosca estão partidos. Vou voltar a montá-la como está um veio destes novo ronda os 100 euros.


Deixo também aqui umas fotos da valvula de admissão para que os entendidos digam algo sobre ela:

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gommon
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MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Quanto a cruzeta, mede bem e verifica se é de ponta recta ou redonda (pela tua medida de 50.65 parece-me que será a de 50.5mm e nao a de 51mm)

Os 43e sao bom/razoavel preço, e as RMS nao costumam dar chatisse em motores pouco elaborados.

Quanto ao trifixo, nao custa 100e, custa bem menos (82 na sip, mas encontra-se mais barato)
Por esse preço ja compras um bem melhor da DRT... Cool
Mas acho mesmo que precisas de mudar, porque essa rosca como esta, nao vai aguentar muito.

PS. Nao é necessario apertar esta rosca da embraiagem e do pinhao com chaves pneumaticas.

Quanto á parece de ajustamento da admissao na cambota, ja viu melhores dias...
Esta riscada e a solucao é mesmo encher e rectificar... ou entao ABRIR e meter lamelas.. Wink Cool
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou de acordo com o gommon na maioria das coisas ou melhor, em tudo com "adaptações" Wink

O trem fixo parece-me que ainda dará se o mteu motor não estiver muito puxado. Claro que é sempre um risco e se a embraiagem se solta... lá se vão uns carters. Isto para dizer que sim, o gommon diz que é melhor substituir e é mas provavelmente, mesmo com esta, nunca terás probelmas, nunca se sabe.

Discordo é na admissão / válvula rotativa. Nas fotos não se consegue ver bem mas estar riscada é quase sempre "normal" em Vespas com alguma idade e isso, não sendo bom, não perturba muito. A questão está em ter sulcos fundos e como disse, na foto não se consegue ver bem (excepção na última da série mas mesmo assim o ângulo não é o melhor). O que fecha / abre a admissão é a cambota e quanto mais justa e certa estiver com a vávula rotativa melhor, por isso o ideal é ter nada de sulcos.

Nas voltas que deste com a Vespa? Algum problema parando a Vespa, esperar uns momentos e, ainda quente, voltar a colocá-la em andamento? Custava a pegar? Consumos?
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
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MensagemColocada: Qui Dec 04, 2014 - 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:
Quanto a cruzeta, mede bem e verifica se é de ponta recta ou redonda (pela tua medida de 50.65 parece-me que será a de 50.5mm e nao a de 51mm)

Os 43e sao bom/razoavel preço, e as RMS nao costumam dar chatisse em motores pouco elaborados.

Quanto ao trifixo, nao custa 100e, custa bem menos (82 na sip, mas encontra-se mais barato)
Por esse preço ja compras um bem melhor da DRT... Cool
Mas acho mesmo que precisas de mudar, porque essa rosca como esta, nao vai aguentar muito.

PS. Nao é necessario apertar esta rosca da embraiagem e do pinhao com chaves pneumaticas.

Quanto á parece de ajustamento da admissao na cambota, ja viu melhores dias...
Esta riscada e a solucao é mesmo encher e rectificar... ou entao ABRIR e meter lamelas.. Wink Cool


Boas,
Quanto à cruzeta insisto tem mesmo 50.65MM, por isso está mais próxima de 51MM do que 50.2MM e segundo o SIP para o nº de motor da minha deve ser a de 51MM de cantos quadrados.
Agora quanto ao veio, meti-lhe a embraiagem e tentei apertar a fêmea mas esta já não agarra, vou mesmo ter de substitui-lo, se não abrisse o motor para substituir a cruzeta, mais tarde ou mais cedo ia ter uma surpresa quando a fêmea se soltasse e com ela se soltasse a embraiagem também.
Ao tentar fazer o trabalho bem feito estraguei o veio, faz parte da aprendizagem Confused
Vou tentar encontrar um veio em 2ª mão porque 80 euros por um novo não dou (81.66€ no SIP).
Ninguém tem um veio destes para venda? 10 + 15 + 21 + 27 dentes
Quanto á válvula, os riscos não são muito fundos e não noto nada de anómalo, pega bem em frio ou em quente, puxa bem...
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Sex Dec 05, 2014 - 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Estou de acordo com o gommon na maioria das coisas ou melhor, em tudo com "adaptações" Wink

O trem fixo parece-me que ainda dará se o mteu motor não estiver muito puxado. Claro que é sempre um risco e se a embraiagem se solta... lá se vão uns carters. Isto para dizer que sim, o gommon diz que é melhor substituir e é mas provavelmente, mesmo com esta, nunca terás probelmas, nunca se sabe.

Discordo é na admissão / válvula rotativa. Nas fotos não se consegue ver bem mas estar riscada é quase sempre "normal" em Vespas com alguma idade e isso, não sendo bom, não perturba muito. A questão está em ter sulcos fundos e como disse, na foto não se consegue ver bem (excepção na última da série mas mesmo assim o ângulo não é o melhor). O que fecha / abre a admissão é a cambota e quanto mais justa e certa estiver com a vávula rotativa melhor, por isso o ideal é ter nada de sulcos.

Nas voltas que deste com a Vespa? Algum problema parando a Vespa, esperar uns momentos e, ainda quente, voltar a colocá-la em andamento? Custava a pegar? Consumos?


Boas,
Quanto ao veio vou mesmo ter de o substituir como referi no post anterior.

Agora respondendo á sua pergunta, pega bem tanto a frio como a quente. Por exemplo estando uma semana parada pega à 2ª ou 3ª, de um dia para o outro é sempre à primeira, em quente também é sempre à primeira, não penso que a válvula se encontre em muito mau estado, os riscos que se visualizam nas fotos são superficiais, têm pouca profundidade.

Mas já que falamos em pegar bem ou mal, quando a Vespa está uma semana parada pega menos bem, na minha opinião é normal, pelo seguinte, se estiver errado por favor corrijam-me.

O carburador tem orifícios, penso que são respiros e por esses orifícios a gasolina evaporasse, correto? ficando no carburador uma concentração maior de óleo (este não se evapora), já reparei, pelo menos no meu caso que a torneira do depósito não retêm o combustível a 100% deixa sempre passar alguma coisa, ora esse combustível que entra no carburador vai-lhe acontecer o mesmo, a gasolina também se vai evaporar e o óleo ficar e assim sucessivamente, ao fim de uma semana vamos ter uma quantidade elevada de óleo no carburador que vai fazer com que o motor não arranque tão facilmente, e que provoca aquela fumarada toda porque está a queimar mais óleo do que o normal, estarei certo?
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gommon
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MensagemColocada: Sex Dec 05, 2014 - 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

correccao... 10 + 15 + 21 + 26 dentes nao 27

Em principio tenho disso em casa em 2ª mao.

manda-me PM para falarmos melhor se quiseres e estiveres interessado. Cool
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Sáb Dec 06, 2014 - 1:27 am    Assunto: Responder com Citação

Boas gommon,
Estou com dificuldades com o correio, recebeu a minha PM?
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