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Autor Mensagem
Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Jan 23, 2015 - 11:21 am    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970 o que eu dizia era ires colocando as peças novas e deixando algumas velhas em serviço para ver se chegavas à conclusão de onde seria.
Por exemplo deixar o platinado antigo e colocar o condensador novo (que parece-me ser a tarefa mais facil tendo em conta que o platino se tem que afinar e pode não ficar a 100% logo à primeira), Neste caso despistarias o facto de o condensador novo estar ou não marado, caso tudo funcionasse bem, como acontece com as peças velhas.
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Sáb Jan 24, 2015 - 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

Boas...

...aqui para os meus lados, tem havido muitos relatos de condensadores novos (chinocas, claro) com muitos problemas, optando-se muitas vezes por manter o velhinho...
Na minha opinião, sendo pelos os sintomas um problema eléctrico, ele está no condensador...

Abraço
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2015 - 12:37 am    Assunto: Responder com Citação

Kardus obrigado pela resposta,
O condensador mandei-o vir da SIP Scooter Shop é da marca EFFE, talvez tenha algum defeito de fabrico.
O problema está resolvido sempre era o condensador, hoje o tempo já permitiu fazer uns quilómetros e ela portou-se bem.
Mas ao chegar a casa aconteceu uma coisa caricata, vou ter de tirar umas fotos e depois já lhes conto, vou mesmo ter de ir à bruxa Twisted Evil
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Ora então cá vai a ultima novidade estranha, ontem como já tinha referido no post anterior fui testar a minha laranjinha e posso dizer que se portou às mil maravilhas, cheguei a casa parei-a e passado algum tempo vou busca-la para a meter à garagem quando olho para o chão vejo o seguinte:

é o sinobloco inferior do amortecedor da frente completamente destruido de um lado, o velho que tirei por acaso ainda não o tinha deitado fora, fui ver como ele era/estava:


O amortecedor não assenta direito no suporte, fica ligeiramente inclinado deve ser essa a causa de trilhar a borracha dum lado, já a borracha velha ficou mais grossa de um lado do que do outro:


Já aconteceu algo semelhante a alguém? nem sei se devo meter um sinobloco igual, pode voltar a acontecer o mesmo, e meter um novo vai dar cá uma trabalheira, vou ter de desmontar o brinco, caso contrario o amortecedor não sai do orifício do suporte Crying or Very sad
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse é um dos problemas cronicos da suspensao da 50s... ja existe solucao para evitar esse "des"paralelismo... Mas eu nao tenho muita confianca nessa solucao encontrada pelos italianos.

Para resolver o problema tens mesmo de desmontar o brinco de baixo, que nao acho muito dificil. E coloca uma borracha melhor, ou mesmo uma feita em silicone/poliuretano que fica melhor e nao te chateias mais com essa borracha.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 1:02 pm    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970 olha uma novidade... Nunca tinha reparado nessa mais uma "particularidade" das 50S... Sempre a aprender! Cool

gommon essa solução pode-se encontrar onde, consegues partilhar?
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
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MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon obrigado pela dica,
Onde posso encontrar esse tal material: silicone/poliuretano?
Se voltar a meter um sinobloco igual vai voltar a acontecer o mesmo, por isso o melhor é tentar arranjar uma alternativa. Wink
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gommon
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MensagemColocada: Qua Jan 28, 2015 - 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

Claro que partilho.

http://www.crimaz.it/anti-affondo-per-forcella-vespa-smallframe/
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Qua Jan 28, 2015 - 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

quanto aos casquilhos em PU..

http://www.claussstudios.com/id52.html
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Dom Mai 31, 2015 - 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Estou de acordo com o gommon na maioria das coisas ou melhor, em tudo com "adaptações" Wink

O trem fixo parece-me que ainda dará se o mteu motor não estiver muito puxado. Claro que é sempre um risco e se a embraiagem se solta... lá se vão uns carters. Isto para dizer que sim, o gommon diz que é melhor substituir e é mas provavelmente, mesmo com esta, nunca terás probelmas, nunca se sabe.

Discordo é na admissão / válvula rotativa. Nas fotos não se consegue ver bem mas estar riscada é quase sempre "normal" em Vespas com alguma idade e isso, não sendo bom, não perturba muito. A questão está em ter sulcos fundos e como disse, na foto não se consegue ver bem (excepção na última da série mas mesmo assim o ângulo não é o melhor). O que fecha / abre a admissão é a cambota e quanto mais justa e certa estiver com a vávula rotativa melhor, por isso o ideal é ter nada de sulcos.

Nas voltas que deste com a Vespa? Algum problema parando a Vespa, esperar uns momentos e, ainda quente, voltar a colocá-la em andamento? Custava a pegar? Consumos?



Boas PEstevão,
Não sei se te lembras mas há poucos dias comentaste um post meu, no qual me queixava que a Vespa não pegava depois de ir abaixo engatada, mas tenho reparado que se desligar o motor passado alguns minutos o problema é semelhante, não pega, tenho de aguardar algum tempo até o motor arrefecer um pouco para o conseguir repor a trabalhar. Hoje encontrei este comentário teu a um post que tinha colocado em outubro do ano passado, Onde me perguntavas se notava algo ao por o motor a trabalhar em quente, pois bem, agora posso dizer que noto, é este o problema que tenho vindo a queixar-me, será que é a válvula de admissão que está estragada? podem-me esclarecer melhor a função/funcionamento da válvula e como é que aqueles pequenos riscos podem causar o seu mau funcionamento?
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Seg Jun 01, 2015 - 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Vá lá preciso de ajuda por favor,
Neste sábado levei a minha laranjinha a um restaurador daqui da minha zona, este senhor faz restauros em motas mas não em Vespas, mas como me dou bem com ele, ele esteve a dar uma vista de olhos na minha, ele diz que lhe parece ser gasolina a mais no motor, não pôde fazer nada mas emprestou-me um carburador incompleto que para lá tinha, não é de uma 50S, acho que é de uma PK. Inicialmente mudei os gicleurs a gilhotina do meu carburador e fui dar uma volta para ver se tinha havido melhorias, mas nada continuava a custar a pegar depois de quente. Hoje decidi colocar o carburador que me emprestou, retirei do meu as peças que lhe faltavam e fui dar uma volta, em andamento notei logo a diferença:
- não faz "poço" quando volto a acelerar,
- dá cerca mais de 10 km/h do que o outro, chegou aos 75km/h, (este tem um gicleur 80 o outro é 7Cool.
Mas depois de parar foi estranho, desliguei o motor e pegou logo de seguida, depois voltei a tentar e já não pegou, só passado cerca de 10 min. é que voltou a pegar. O que acham que será, a válvula rotativa, se for e tiver de meter um colector de lamelas tenho de eliminar a saliência da valvular correcto? Têm conhecimento de algum video ou fotos para ver como fazer para remover a válvula?
O carburador que me emprestaram é igual a este:
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 - 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim parece ser de PK. Epá mas...

Os sintomas não são claros. Se acontecesse sempre, agora à primeira não, à segunda já acontece não se consegue... ter um padrão que possa apontar.

De facto a válvula rotativa estava / está meio riscada e isso a quente pode ainda ser mais potenciado porque qto maior for o espaço entre a válvula e a cambota mais gasolina entra e a quente com a dilatação do material o espaço tende a ser maior.

Para tentar despistar isso tb...

1 - vê se o nível do óleo do motor aumenta ou fica demasiado liquido e aqui pode significar que sim e que está a passar gasolina para o motor (e potencialmente um retentor marado tb);

2 - quando se for abaixo e não pegar, deixa-a arrefecer um pouco (até achares que ela já iria pegar) e depois tira a vela e dá ao kick a ver se sai muita gasolina pelo orifício da vela. Experimenta fazer o mesmo com ela a frio, com o número de "kickadas" que precisaria para pegar e compara a quantidade de gasolina que sai com a que viste sair anteriormente.

Retirar a válvula rotativa é desbastar completamente esse ressalto que existe e que no teu caso está desbastado. Mas o gommon é especialista na coisa já te ajuda melhor Cool
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 - 11:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Isto é tudo muito estranho.
Hoje meti novamente o carburador 16/16F (de uma PK) mas desta vez com gicleur de máximas 78 (em vez do 82 do primeiro ensaio) e de minimas 38, que eram os gicleurs que eu tinha no meu carburador, no 16/16 (erradamente no post anterior mencionei o gicleur 80 mas era um 82).

A frio como habitualmente pega à segunda kickssada, em andamento está top, depois de parar já com o motor quente, não vou dizer que pega sempre bem, mas está muito melhor do que com o outro carburador, consigo pôr-la a trabalhar sem ter de esperar que o motor arrefeça parcialmente, por vezes tenho de dar 2 ou 3 vezes ao kicks mas pega, noto alguma dificuldade em desenvolver as rotações, parece que está a queimar a gasolina em excesso, mas depois fica a trabalhar normalmente.

Amanhã vou ver se arranjo um ou dois gicleurs mais pequenos (74 e 76), segundo li num post aqui no forum o gicleur do motor original ou seja 50cc deve ser o 74, para um kit 102cc deve ser o 78, como o meu motor está com 75cc deve andar à volta do 76, não?


É possível que seja o carburador a causar estas dores de cabeça? ou serão mesmo os gicleurs demasiado largos e encharcam o motor?

Estive a falar com o tal Senhor que faz restauros em motas, sobre a possibilidade de ser a válvula rotativa a causa deste problema, ele garantiu-me que não, os sintomas dela são originários na carburação, Deus queira que sim, é que já andei a sondar o preço dos colectores de palhetas e estes rondam os 100 euros Shocked
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 8:38 am    Assunto: Responder com Citação

Qual a cor da vela.. isso é o mais importantes.
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 9:13 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia gommon,

A cor da vela é preta, fica aqui uma foto tirada há momentos, não é muito representativa porque tinha tirado ontem a vela precisamente para ver a cor dela e aproveitei para lhe passar uma escova, daí não ter muito depósito sobre ela.

PS. estou a usar a Champion L86


Editado pela última vez por Carlos Ferreira em Ter Ago 24, 2021 - 10:43 pm, num total de 1 vez
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