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gommon
Vespa 300 GT
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 11:15 am    Assunto: Responder com Citação

nao tem a ver com os depositos, mas sim com a cor (cor=sintomas do motor).

A mim parece-me com essa foto que tens o motor demasiado "rico" de gasolina... mete um gigleur mais baixo ate teres uma cor castanha no polo... castanho escuro, nao preto... Laughing

Tirar a vela para ver a cor e o estado do polo é como tirar sangue para ver se temos alguma doença.





Espero ter ensinado mais alguma coisa.... Cool Laughing
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde, obrigado pela ajuda, e claro já aprendi mais alguma coisa Razz

Quanto aos gigleur fui hoje a uma oficina, ia trazer um 74 e um 76 mas só amanhã é que os têm, estão esgotados. Depois vou experimentar por tentativas, vou meter primeiro o 76 e ver o que dá, se ainda for comsbustivel a mais meto o 74, que me diz?
Relembro que tenho montado o 78.
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gommon
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

nao ha um numero certo de gigleurs, cada caso é um caso.

Atencao que esta leitura das velas tem de ser feito com a mota bem quente, depois de andares um bom bocado.

O procedimento é; quando ela estiver bem quente puxas por ela a fundo e depois desligas o motor logo e travas com ela ja desligada.

Abres e ves como esta a vela...

(nao andes por ai com ela ás voltinhas de "ir ao pao" a empapar que depois a leitura da vela pode ser errada pelo motor que nao desenvolveu a rotacao certa)

Espero ter ajudado... Cool Very Happy
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Qua Jun 03, 2015 - 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

É pá a esse ponto, não fazia ideia 80, amanhã com os gigleurs 74 e 76 já vou experimentar Razz

Mas hoje à noite já me fez mais uma surpresa, fui dar uma volta e passado uns quilómetros encontrei na beira da estrada uns colegas, estivemos uns minutos na conversa com o motor ligado e passado uns instantes o motor começou a engasgar-se e foi-se abaixo, não o consegui repor a trabalhar com o kicks, teve de ser de empurrão, isto foi a primeira vez que aconteceu, dá mesmo a parecer que é gasolina a mais.
PS. ainda estou com o carburador 16/16F da PK.
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Dom Jun 07, 2015 - 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite,
Não coloquei mais nenhum post antes porque quis testar bem as alterações realizadas.

Na quinta-feira fui buscar os gigleurs encomendados, mas azar o meu só arranjaram um 75.

Cheguei a casa voltei a colocar o meu carburador (16/16) com o gigleur de máximas 75 e fui para a estrada, segui as recomendações do gommon sempre a fundo, fiz cerca de 10km, cheguei a casa desliguei o motor, retirei a vela e surpresa esta estava com uma tonalidade acastanhada Laughing (depois coloco as fotos da vela).
Em andamento não noto diferença de desempenho comparativamente com o gigleur 78, velocidade máx. em plano 65/70km/h, deixou de fazer "poço" e depois de parar com o motor quente tem pegado bem, não vou dizer que pega à primeira, mas pega entre a 2ª e 3ª kicksada, anteriormente tinha de o deixar arrefecer ou então empurrá-la, vou continuar a testá-la, mas posso dizer que melhorou 80%. Quanto à nova surpresa que me fazia: ir abaixo no ralenti, era por causa do gigleur de minimas, tinha mudado para 38, mas voltei a colocar o 42 e ficou boa, era combustível a menos.
Mesmo assim vou tentar arranjar o gigleur 74 para ver se há diferenças Embarassed
Obrigado pela ajuda.
Gostava de colocar o escape de origem para reduzir o ruido, para que fique mais serena, acham que irá prejudicar o desempenho?
o escape que tenho neste momento é este:
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gommon
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 11:00 am    Assunto: Responder com Citação

sim, podes colocar o escape de origem, desde que esteja limpo por dentro.
Lava-o com acido muriatico por dentro para tirar todo o lixo.
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Seg Jun 08, 2015 - 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Expliquei-me mal, não possuo nenhum escape da 50s, mas pretendo sim adquirir um novo, porque considero que este que tenho faz muito barulho, e a principal característica que define uma Vespa é o som do seu motor.
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Dom Jun 14, 2015 - 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Ontem desloquei-ma a Matosinhos, à Motoatelier onde adquiri um escape Sito e os sinoblocos de apoio do motor, e claro mal cheguei a casa tratei logo de colocar na minha laranjinha as peças novas. Retirei o motor e coloquei os sinoblocos, depois coloquei o escape novo, recoloquei o motor e fui dar uma volta, algo ficou mal a 3ª e a 4ª velocidades não entravam, regressei a casa e pus-me tentar encontrar donde pudesse vir o problema, voltei a tirar os serra cabos do selector das velocidades, e verifiquei que o selector percorria as velocidades todas à mão, depois pus-me a analisar os serra cabos e vi que um era ligeiramente mais comprido do que o outro, desgastei-o para os pôr iguais voltei a montá-los e ficou boa, já andava com os serra cabos a pegar no carter desde que fiz o restauro, porque agora é muito mais solto mudar de velocidade e muito mais facil desengata-la que era uma das dificuldades que tinha.
Com a substituição dos sinoblocos desapareceram as vibrações irritantes que fazia quando acelerava e o som deste escape não tem comparação.
Conclusão: Nem parece a mesma laranjinha Very Happy
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Seg Jun 15, 2015 - 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Ainda estou meio incrédulo com as melhorias da minha laranjinha devido à correcção de dois simples serra cabos, agora posso dizer que era difícil mudar de velocidade, agora é a coisa mais simples do mundo.
Os serra cabos que lá estavam montados e que mantive após o restauro pensando que seriam os mais adequados são iguais a este:

Eles pegavam no carter e na tampinha em chapa que protege o selector.
Também a substituição dos sinoblocos fizeram uma enorme diferença, não se sentem as vibrações do motor na carroçaria como se sentiam, está muito mais silenciosa, já para não falar no escape Wink
Bem está resolvido e ainda bem Very Happy
Queria só colocar mais uma questão, há alturas mais do que outras em que aparece combustivel na zona do chassi no espaço onde tem o carburador, é normal aparecer aí gasolina? não é o carburador nem a mangueira que vaza, parece sair pelo filtro do ar, é normal?
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gommon
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

é normal. é o carburador que atira "fora" gasolina pela parte do filtro.
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:14 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia,

a minha 50s também anda com alguns problemas de afinação. No mês passado a mota começou a morrer no relantim a frio e deixou de pegar.

Tirei a vela e vi que estava escura. Troquei a vela e coloquei uma nova. Na altura coloquei um post, mas como não obtive respostas e como com a vela nova ela ficou a andar a 100% acabei por pensar que tivesse sido uma mistura muito rica (durante a rodagem) que deixasse assim a vela.

A realidade é que com esta vela nova está novamente a acontecer o mesmo. Com a outra vela fiz 1400km até isto acontecer e esta já só fez 200km e já está igual.

Considerando que não fiz nenhuma alteração na mota, giglers, % de mistura, etc o que poderá estar a acontecer no motor para isto estar a acontecer? conseguem me ajudar a perceber porque de um momento para o outro, sem mudar nada, isto começou a acontecer?

Deixo uma imagem da vela:


NOTA: a mota puxa bem a quente, o único problema é a frio. Quando ligo a frio, a mota desliga-se, ou nota-se um relantim irregular até ela se desligar.. se arrancar logo após ligar a mota, noto a mota a engasgar durante os primeiros 30 metros.
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gommon
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Qual a cor da faisca? amarela, azulada, azul??

De qualquer forma, é natural que a vela e motor demore a aquecer, dependendo do indice de temperatura da vela.

Que vela tens?
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou a usar a ngk b6hs.
Logo vou ver a cor da faisca. Pode estar relacionado com o tipo de vela?

Quando coloquei a vela nova a mota funcionou perfeitamente, mesmo a frio.. mas agora alguns kms depois já começa a querer falhar, parece se engasgar.. Em andamento anda bastante bem e não falha e tem o trabalhar certo.
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
B6Hs não é demasiado quente? Sempre ouvi falar na NGK B8HS ou Champion L86.
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MensagemColocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que me disseram, nas lojas de motas cá em Aveiro, é a b6hs que usam este tipo de motas, mas corrijam-me se tiver errado.

Estive a ver a faisca da vela, e não é completamente azul. Alias, até a acho um bocado fraca. Troquei a bobine externa por outra que tinha cá nova e a faisca é igual, será que devo utilizar outra vela?

O motor está kitado a 85cc cilindro DR e a instalação eléctrica é a 6v original (mas restaurada à cerca de 9 meses).
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