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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Qua Jun 03, 2015 - 11:15 am Assunto: |
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nao tem a ver com os depositos, mas sim com a cor (cor=sintomas do motor).
A mim parece-me com essa foto que tens o motor demasiado "rico" de gasolina... mete um gigleur mais baixo ate teres uma cor castanha no polo... castanho escuro, nao preto...
Tirar a vela para ver a cor e o estado do polo é como tirar sangue para ver se temos alguma doença.
Espero ter ensinado mais alguma coisa.... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Qua Jun 03, 2015 - 3:55 pm Assunto: |
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Boa tarde, obrigado pela ajuda, e claro já aprendi mais alguma coisa
Quanto aos gigleur fui hoje a uma oficina, ia trazer um 74 e um 76 mas só amanhã é que os têm, estão esgotados. Depois vou experimentar por tentativas, vou meter primeiro o 76 e ver o que dá, se ainda for comsbustivel a mais meto o 74, que me diz?
Relembro que tenho montado o 78. |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Qua Jun 03, 2015 - 4:45 pm Assunto: |
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nao ha um numero certo de gigleurs, cada caso é um caso.
Atencao que esta leitura das velas tem de ser feito com a mota bem quente, depois de andares um bom bocado.
O procedimento é; quando ela estiver bem quente puxas por ela a fundo e depois desligas o motor logo e travas com ela ja desligada.
Abres e ves como esta a vela...
(nao andes por ai com ela ás voltinhas de "ir ao pao" a empapar que depois a leitura da vela pode ser errada pelo motor que nao desenvolveu a rotacao certa)
Espero ter ajudado... _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Qua Jun 03, 2015 - 11:16 pm Assunto: |
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É pá a esse ponto, não fazia ideia 80, amanhã com os gigleurs 74 e 76 já vou experimentar
Mas hoje à noite já me fez mais uma surpresa, fui dar uma volta e passado uns quilómetros encontrei na beira da estrada uns colegas, estivemos uns minutos na conversa com o motor ligado e passado uns instantes o motor começou a engasgar-se e foi-se abaixo, não o consegui repor a trabalhar com o kicks, teve de ser de empurrão, isto foi a primeira vez que aconteceu, dá mesmo a parecer que é gasolina a mais.
PS. ainda estou com o carburador 16/16F da PK. |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Dom Jun 07, 2015 - 11:32 pm Assunto: |
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Boa noite,
Não coloquei mais nenhum post antes porque quis testar bem as alterações realizadas.
Na quinta-feira fui buscar os gigleurs encomendados, mas azar o meu só arranjaram um 75.
Cheguei a casa voltei a colocar o meu carburador (16/16) com o gigleur de máximas 75 e fui para a estrada, segui as recomendações do gommon sempre a fundo, fiz cerca de 10km, cheguei a casa desliguei o motor, retirei a vela e surpresa esta estava com uma tonalidade acastanhada (depois coloco as fotos da vela).
Em andamento não noto diferença de desempenho comparativamente com o gigleur 78, velocidade máx. em plano 65/70km/h, deixou de fazer "poço" e depois de parar com o motor quente tem pegado bem, não vou dizer que pega à primeira, mas pega entre a 2ª e 3ª kicksada, anteriormente tinha de o deixar arrefecer ou então empurrá-la, vou continuar a testá-la, mas posso dizer que melhorou 80%. Quanto à nova surpresa que me fazia: ir abaixo no ralenti, era por causa do gigleur de minimas, tinha mudado para 38, mas voltei a colocar o 42 e ficou boa, era combustível a menos.
Mesmo assim vou tentar arranjar o gigleur 74 para ver se há diferenças
Obrigado pela ajuda.
Gostava de colocar o escape de origem para reduzir o ruido, para que fique mais serena, acham que irá prejudicar o desempenho?
o escape que tenho neste momento é este:
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Seg Jun 08, 2015 - 11:00 am Assunto: |
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sim, podes colocar o escape de origem, desde que esteja limpo por dentro.
Lava-o com acido muriatico por dentro para tirar todo o lixo. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Seg Jun 08, 2015 - 11:16 pm Assunto: |
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Boas,
Expliquei-me mal, não possuo nenhum escape da 50s, mas pretendo sim adquirir um novo, porque considero que este que tenho faz muito barulho, e a principal característica que define uma Vespa é o som do seu motor. |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Dom Jun 14, 2015 - 6:30 pm Assunto: |
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Boas,
Ontem desloquei-ma a Matosinhos, à Motoatelier onde adquiri um escape Sito e os sinoblocos de apoio do motor, e claro mal cheguei a casa tratei logo de colocar na minha laranjinha as peças novas. Retirei o motor e coloquei os sinoblocos, depois coloquei o escape novo, recoloquei o motor e fui dar uma volta, algo ficou mal a 3ª e a 4ª velocidades não entravam, regressei a casa e pus-me tentar encontrar donde pudesse vir o problema, voltei a tirar os serra cabos do selector das velocidades, e verifiquei que o selector percorria as velocidades todas à mão, depois pus-me a analisar os serra cabos e vi que um era ligeiramente mais comprido do que o outro, desgastei-o para os pôr iguais voltei a montá-los e ficou boa, já andava com os serra cabos a pegar no carter desde que fiz o restauro, porque agora é muito mais solto mudar de velocidade e muito mais facil desengata-la que era uma das dificuldades que tinha.
Com a substituição dos sinoblocos desapareceram as vibrações irritantes que fazia quando acelerava e o som deste escape não tem comparação.
Conclusão: Nem parece a mesma laranjinha |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Seg Jun 15, 2015 - 11:05 pm Assunto: |
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Boas,
Ainda estou meio incrédulo com as melhorias da minha laranjinha devido à correcção de dois simples serra cabos, agora posso dizer que era difícil mudar de velocidade, agora é a coisa mais simples do mundo.
Os serra cabos que lá estavam montados e que mantive após o restauro pensando que seriam os mais adequados são iguais a este:
Eles pegavam no carter e na tampinha em chapa que protege o selector.
Também a substituição dos sinoblocos fizeram uma enorme diferença, não se sentem as vibrações do motor na carroçaria como se sentiam, está muito mais silenciosa, já para não falar no escape
Bem está resolvido e ainda bem
Queria só colocar mais uma questão, há alturas mais do que outras em que aparece combustivel na zona do chassi no espaço onde tem o carburador, é normal aparecer aí gasolina? não é o carburador nem a mangueira que vaza, parece sair pelo filtro do ar, é normal? |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 9:37 am Assunto: |
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é normal. é o carburador que atira "fora" gasolina pela parte do filtro. _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:14 am Assunto: |
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Bom dia,
a minha 50s também anda com alguns problemas de afinação. No mês passado a mota começou a morrer no relantim a frio e deixou de pegar.
Tirei a vela e vi que estava escura. Troquei a vela e coloquei uma nova. Na altura coloquei um post, mas como não obtive respostas e como com a vela nova ela ficou a andar a 100% acabei por pensar que tivesse sido uma mistura muito rica (durante a rodagem) que deixasse assim a vela.
A realidade é que com esta vela nova está novamente a acontecer o mesmo. Com a outra vela fiz 1400km até isto acontecer e esta já só fez 200km e já está igual.
Considerando que não fiz nenhuma alteração na mota, giglers, % de mistura, etc o que poderá estar a acontecer no motor para isto estar a acontecer? conseguem me ajudar a perceber porque de um momento para o outro, sem mudar nada, isto começou a acontecer?
Deixo uma imagem da vela:
NOTA: a mota puxa bem a quente, o único problema é a frio. Quando ligo a frio, a mota desliga-se, ou nota-se um relantim irregular até ela se desligar.. se arrancar logo após ligar a mota, noto a mota a engasgar durante os primeiros 30 metros. |
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gommon Vespa 300 GT
Registo: Nov 28, 2008 Mensagens: 404 Local/Origem: Odivelas - Lisboa
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 3:19 pm Assunto: |
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Qual a cor da faisca? amarela, azulada, azul??
De qualquer forma, é natural que a vela e motor demore a aquecer, dependendo do indice de temperatura da vela.
Que vela tens? _________________ FACEBOOK >Gommon-Racing-Garage< |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 3:52 pm Assunto: |
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Estou a usar a ngk b6hs.
Logo vou ver a cor da faisca. Pode estar relacionado com o tipo de vela?
Quando coloquei a vela nova a mota funcionou perfeitamente, mesmo a frio.. mas agora alguns kms depois já começa a querer falhar, parece se engasgar.. Em andamento anda bastante bem e não falha e tem o trabalhar certo. |
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Carlos Ferreira Vespa 90 SS
Registo: Oct 22, 2014 Mensagens: 98 Local/Origem: Moreira de Cónegos
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:34 pm Assunto: |
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Boas,
B6Hs não é demasiado quente? Sempre ouvi falar na NGK B8HS ou Champion L86. |
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afilipebarbosa Vespa 90 SS
Registo: Jan 08, 2014 Mensagens: 110
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Colocada: Ter Jun 16, 2015 - 11:41 pm Assunto: |
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Pelo que me disseram, nas lojas de motas cá em Aveiro, é a b6hs que usam este tipo de motas, mas corrijam-me se tiver errado.
Estive a ver a faisca da vela, e não é completamente azul. Alias, até a acho um bocado fraca. Troquei a bobine externa por outra que tinha cá nova e a faisca é igual, será que devo utilizar outra vela?
O motor está kitado a 85cc cilindro DR e a instalação eléctrica é a 6v original (mas restaurada à cerca de 9 meses). |
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