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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
pjovp
Vespa 90 SS
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Registo: Feb 19, 2010
Mensagens: 124
Local/Origem: Loulé

MensagemColocada: Qua Jun 17, 2015 - 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Carlos Ferreira escreveu:
Boa noite,


Um off-topic, Só te tenho a dizer que este escape é lindo. Uma autêntica reliquia, sobretudo no estando no estado que está. Eu até nem o usava e optava por guardá-lo Wink
O que procurei por um escape desses quando restaurei a minha mota. Na altura se encontrasse e se me pedissem €200 nem hesitava. Hoje estou mais sensato lol
_________________
Vespa 50s de 1966 (V5SA1T) -- Caixa Curta 4v
Cilindro Pinasco 102cc Aluminio -- Dellorto 19/19 -- Filtro de Ar Malossi -- Andamentos 24/72 -- Escape Polini
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Jun 22, 2015 - 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Para a caixa da minha 50S de 73, qual destes dois óleos acham mais adequado?
Este
http://www.box46.pt/pt/oleos-moto/8044-motul-transoil-10w30-1l-gearbox.html?search_query=motul+&results=133
ou este
http://www.box46.pt/pt/oleos/8883-motul-classic-oil-sae-30-2l.html?search_query=motul+&results=133
É que estou a usar um óleo de motores a 4 tempos, e pretendo substitui-lo, e ao fazê-lo gostaria de mudar para um óleo bom, adequado para o motor.
Obrigado,
Carlos Ferreira
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Ter Jun 23, 2015 - 9:04 am    Assunto: Responder com Citação

nenhum deles... Very Happy

ja usei "motul Transoil expert" nos meus motores, mas foi com discos Newfrein carbono e nao fiquei muito satisfeito...

Confused

Aconselho o normal sae30 da galp, é barato e cumpre os requisitos vespa.
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Editado pela última vez por gommon em Qua Jun 24, 2015 - 1:38 pm, num total de 1 vez
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Ter Jun 23, 2015 - 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Carlos Ferreira escreveu:
Boas,
Para a caixa da minha 50S de 73, qual destes dois óleos acham mais adequado?
Este
http://www.box46.pt/pt/oleos-moto/8044-motul-transoil-10w30-1l-gearbox.html?search_query=motul+&results=133
ou este
http://www.box46.pt/pt/oleos/8883-motul-classic-oil-sae-30-2l.html?search_query=motul+&results=133
É que estou a usar um óleo de motores a 4 tempos, e pretendo substitui-lo, e ao fazê-lo gostaria de mudar para um óleo bom, adequado para o motor.
Obrigado,
Carlos Ferreira


A meu ver a segunda opção, para as velhinhas Vespas SAE 30...

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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 12:20 am    Assunto: Responder com Citação

Bem agora fiquei baralhado Galp transoil 80W90 ou SAE 30?
Como o Galp é mais fácil de encontrar vou optar por esse, sempre é um óleo para caixas de velocidades.
Tenho mesmo de mudar o óleo tenho receio de andar a danificar a caixa de velocidades com um óleo que não é o adequado, na altura do restauro disseram-me para meter o SAE 30, caso não encontrasse para meter um 10W40 que era equivalente, foi o que fiz, mas disseram-me aqui no forum que esse é um óleo para lubrificar motores a 4 tempos e não caixas de velocidades, o que é verdade, não quero arriscar mais, e principalmente agora que está a andar tão bem Razz


Editado pela última vez por Carlos Ferreira em Qua Jun 24, 2015 - 3:31 pm, num total de 1 vez
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Bruno Barata
Vespa 50 S
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Registo: May 20, 2013
Mensagens: 63

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 8:55 am    Assunto: Responder com Citação

Carlos Ferreira escreveu:
Bem agora fiquei baralhado Galp transoil 80W90 ou Motul SAE 30?
Como o Galp é mais fácil de encontrar vou optar por esse, sempre é um óleo para caixas de velocidades.
Tenho mesmo de mudar o óleo tenho receio de andar a danificar a caixa de velocidades com um óleo que não é o adequado, na altura do restauro disseram-me para meter o SAE 30, caso não encontrasse para meter um 10W40 que era equivalente, foi o que fiz, mas disseram-me aqui no forum que esse é um óleo para lubrificar motores a 4 tempos e não caixas de velocidades, o que é verdade, não quero arriscar mais, e principalmente agora que está a andar tão bem Razz


Bom dia Carlos Ferreira!!!
Olha na minha opinião uma das pessoas mais indicadas aqui no fórum para te tirar esse tipo de duvida é o Gommon.
inclusive ele já deu uma opinião, mas o teu lugar eu perguntava-lhe.
Pergunta-lhe e pede-lhe a opinião!

cumprimentos vespistas.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Epááááááá...
Isso já se discutiu aqui - http://www.vespaclubelisboa.pt/Forums/viewtopic.html?t=6836 - e acho que deu para perceber bem a coisa. Confused
Leiam o tópico e vejam as tabelas que está lá a explicação toda e fácil de se entender. Assim é andar para o lado amigos! Shocked
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 4:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Epááááááá...
Isso já se discutiu aqui - http://www.vespaclubelisboa.pt/Forums/viewtopic.html?t=6836 - e acho que deu para perceber bem a coisa. Confused
Leiam o tópico e vejam as tabelas que está lá a explicação toda e fácil de se entender. Assim é andar para o lado amigos! Shocked


Não PEstevão se tivesse ficado esclarecido, não haveria esta nova troca de sugestões/palpites com a malta do forum, era preciso que alguém esclarecesse se o tal SAE 30 que é comercializado pela SIP que supostamente é o ideal, o melhor para as caixas das Vespas, é realmente um óleo só de caixas ou é um óleo de motores, e qual o equivalente cá no nosso país, deve haver um óleo comercializado cá que tenha as mesmas características. Realmente o Galp Formula S 30 é um SAE 30, mas na embalagem tem representado um motor a 4 tempos e não carretos de caixas de velocidades, terá as propriedades correctas? Poderá ser usado nas nossas Vespas?
Se metermos no Google SAE 30 aparecem milhentos óleos, poucas marcas conhecidas pelo menos para mim, e que não são comercializados no nosso pais, como este por exemplo:
http://www.putoline.co.uk/shop/scooter-gear-oil-sae-30-500-ml/
Se alguém tem essa resposta, tirava as duvidas a muita gente, o que faria com que andássemos todos a passear de Vespa muito mais descansados.
Um abraço e obrigado, pela ajuda.
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

FERREIRA.

Qual o problema de meteres oleo de motores 4T num motor 2T?? Shocked

nao vejo qq problema!
O oleo neste caso é para lubrificar a caixa de velocidades e os discos de embraiagem. O problema dos oleos de carro tipo 10W40 e outros é que sao oleos para CARROS e nao sao aptos para embraiagens.

Podes usar quase todos os oleos de caixa de velocidades de motos (oleos exclusivos para caixas e embraiagens em banho de oleo) dependendo se sao sinteticos ou minerais.

No teu caso, como usas discos de cortiça (acho eu) Rolling Eyes , podes usar qq oleo mineral dentro das especificaoes da Piaggio (SAE30 monogrado) ou 80W/90 (multigrado).

Eu uso o Galp transoil 80/90 nas minhas vespa a alguns anos (inclusive em competicoes com motores bastante kitados) e nunca tive problemas.

È BOM E BARATO.... Cool
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 98
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Jun 24, 2015 - 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Após uma pesquisa na Net descobri que o óleo da Galp SAE30 é classificado como API: CF/SF o que significa que é um óleo para lubrificar motores de veiculos a gasolina e diesel S = gasolina e C = comercial (diesel) e não caixas, os óleos de caixas são classificados como API: GL (gear lubrification).



Enquanto que este SAE 30 da Putoline é um API: GL1



Conclusão são ambos SAE 30, mas para finalidades diferentes.

Aqui fica um texto explicativo retirado da Net:

Especificação de desempenho – a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora (Para facilitar, essas foram abordadas em outro artigo que pode ser acessado aqui). A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.



Evolução das especificações API ao longo dos anos.
Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão). Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).
A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Ainda pela API, para os motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso. A mais recente é a especificação CI-4, que confere desempenho efetivo na proteção do motor à diesel com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.

Vou procurar um óleo com esta especificação.

[/u]
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Qui Jun 25, 2015 - 9:30 am    Assunto: Responder com Citação

Confused
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
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MensagemColocada: Qui Jun 25, 2015 - 9:45 am    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970 partilho a tua indignação...



Editado pela última vez por Ricardo Ferreira em Sex Jun 26, 2015 - 9:39 am, num total de 1 vez
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
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MensagemColocada: Qui Jun 25, 2015 - 11:47 am    Assunto: Responder com Citação



Confused Confused Confused

MAIS NAO POSSO FAZER.... SO SE VOS COMPRAR O OLEO E MANDAR POR CTT... Cool
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
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Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qui Jun 25, 2015 - 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:


Confused Confused Confused

MAIS NAO POSSO FAZER.... SO SE VOS COMPRAR O OLEO E MANDAR POR CTT... Cool


Very Happy Very Happy

Vou logo busca-lo, 5.60€ embalagem de 1 litro.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qua Jul 01, 2015 - 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Resumido:

Óleo para motor - NENHUM
Óleo de caixa, engrenagens, transmissões, diferenciais - SAE30 e/ou SAE 80/90

Se tiverem isto em conta - leiam nas embalagens que diz lá de certeza, se não no rótulo logo, nas especificações - não tem que enganar!

Eu tenho usado o SAE 80/90 da Norauto. A minha PX200 tem a embraiagem das moles tem que ser desta graduação ou patina nas horas. So far so good.[/b]
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