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Oleo Caixa - Vespa 50S
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Autor Mensagem
cmsousa
Vespa Chicco
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Registo: Jan 06, 2015
Mensagens: 13

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:00 am    Assunto: Oleo Caixa - Vespa 50S Responder com Citação

Bom Dia,

Qual o tipo de oleo/valvulina que devo usar na caixa da vespa 50s. Visto a caixa e a embraiagem estarem juntas devo usar oleo ou Valvulina. De quantos em quantos KM devo mudar o oleo/valvulina.

Cumprimentos,
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:31 am    Assunto: Re: Oleo Caixa - Vespa 50S Responder com Citação

cmsousa escreveu:
Bom Dia,

Qual o tipo de oleo/valvulina que devo usar na caixa da vespa 50s. Visto a caixa e a embraiagem estarem juntas devo usar oleo ou Valvulina. De quantos em quantos KM devo mudar o oleo/valvulina.

Cumprimentos,


Oleo SAE 30

http://www.sip-scootershop.com/pt/products/oleo+de+transmissao+sip+form_14050000
ou
em algumas bombas da Galp encontra-se, custa cerca de 5€ o litro...
Cump.
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:52 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo com o Kardus..

SAE 30... ou por vezes 80/90W

Sim, na GALP consegues o famoso Transoil SAE 30.. por volta dos 6/7 euros.. (menos que isso so em promocao)
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Seg Jan 26, 2015 - 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
A mim aconselharam-me o SAE 30 ou se não encontrasse um 10W40, é esse que estou a usar em semi sintético da marca Mannol.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

SAE 30 em quase todas as Vespas.
SAE 90 nas PX modernas, com embraiagem macia.

Importante ressalvar que é óleo de caixa / transferências não é óleo de motor como os carros utilizam.
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 2:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas PEstevão,
Então quer dizer que o 10W40 não pode ser utilizado nestes motores? Confused
Não quero defender quem me aconselhou este oleo, não foi ele que me o vendeu, não vou mencionar o nome dele mas é um grande mecânico da zona do Porto que só se dedica a Vespas, é estranho... Question
Mas resumindo tenho de trocar de oleo correcto? não faz mal meter agora um oleo diferente, mesmo que o escorra bem, ficam sempre alguns residuos que se vai misturar com o novo? não dará problemas.
E se perdesse algum dinheiro e fizesse o seguinte, retiro o oleo velho, meto algum do novo, dou algumas voltas ao motor para que o oleo novo se misture bem com o velho, retire este e então coloque o novo novamente , que acham?
Vou ver se desta vez consigo encontrar o SAE 30, não vai ser fácil, vou ver nas bombas da GALP.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970 não precisas de citar nomes que não se trata de acusar ou julgar ninguém apenas de dizer o que é mais adequado e recomendado pela Piaggio para as Vespas.

Penso que as Vespas sem serem as "maricas" PX novas com a embraiagem xpto aceitam qualquer coisa sem grandes problemas mesmo óleo de motor que são detergentes. Podem é, com os anos, sentir-se nalguns componentes, quiçá talvez o mais sensível à variação de viscosidade e característricas dos óleos, a embraiagem. A seguir os retentores. O resto são rolamentos que são lubrificados pelo óleo e, podendo sofrer, desde que lubrificados 1/2 de nós não atingirá o ponto de ruptura destes componentes.

Eu também andei muitos anos de 50S com o óleo que havia na garagem dos carros do meu pai, o velhinho Castrol GTX3 15W40 que era de motor e com a graduação errada e nunca parei por esse motivo.

Há uma tabela interessante em que são comparados óleos de motor e caixa em que consegues fazer comparações entre uns e outros, tendo sempre a atenção que os óleos de motor são normalmente sempre detergentes.



Ou tabelas apenas para óleos de motor.



Vês que o multigrade que utilizas teoricamente é melhor do que o monograde SAE30 recomendado pela Piaggio, muitas vezes tens temperaturas acima de 30º e algumas abaixo de 0º, em PT. Melhor ainda, para Portugal, seria o 20W50 Ressalvo novamente serem óleos de motor.

Muitos não ligam às recomendações mas mais ao clima / temperatura. Por exemplo um veículo X na Noruega teoricamente não deve utilizar o mesmo óleo que o mesmo veículo X no Brasil.

Portanto é relativo seguir isto à risca ou não. Agora se fores comparar com o tempo a durabilidade de uma Vespa com SAE30 e com outro óleo, acredito que a que usa o recomendado ganhe.

É por aí... Cool
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afilipebarbosa
Vespa 90 SS
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Registo: Jan 08, 2014
Mensagens: 110

MensagemColocada: Ter Jan 27, 2015 - 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva PEstevao,

Neste tempo mais frio, vejo que após ligar a vespa 50s a frio e meter a primeira, mesmo com a embraiagem a fundo a mota tenta andar (dá para ver que a embraiagem está a pegar). O mesmo não acontece após andar alguns km.

Verifiquei também que enquanto fria, as mudanças custam mais a entrar, após andar alguns metros e aquecer, as mudanças começam a entrar perfeitamente.

Esta situação acontece mais quando ligo a mota de manhã cedo, se pegar na mota por volta do meio dia, mesmo com o motor frio, isto já não acontece.

Sinceramente não sei qual foi o oleo que mecanico meteu, porque foi ele que meteu o oleo apos reparar o motor, mas isto é uma situação normal para o oleo SAE 30?
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gommon
Vespa 300 GT
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
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MensagemColocada: Qua Jan 28, 2015 - 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação

sim, normalissima.

Deixa andar assim se nao tiveres problemas, e quando fizeres a proxima revisao, muda o oleo para o especificado pela piaggio (SAE30) e nao terás problemas.

Eu ja andei com motores bastante elaborados em provas de resistencia, etc. ja usei 300.. marcas e ref de oleo, rolamentos, vedantes e discos... e digo-te que o melhor é o original (Oleo SAE30).

Quanto a outras opinioes, cada um tem a sua. Eu tenho a minha por experiencia propria.


Cool Wink
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Carlos Ferreira
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MensagemColocada: Qua Jan 28, 2015 - 10:53 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:
sim, normalissima.

Deixa andar assim se nao tiveres problemas, e quando fizeres a proxima revisao, muda o oleo para o especificado pela piaggio (SAE30) e nao terás problemas.

Eu ja andei com motores bastante elaborados em provas de resistencia, etc. ja usei 300.. marcas e ref de oleo, rolamentos, vedantes e discos... e digo-te que o melhor é o original (Oleo SAE30).

Quanto a outras opinioes, cada um tem a sua. Eu tenho a minha por experiencia propria.


Cool Wink


Pode ser qualquer marca ou há alguma especifica recomendada?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Qui Jan 29, 2015 - 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim de facto melhor prova do que as resistencias não há. O que as Vespas "sofrem" e aguentam durante aquelas provas é notável! Cool
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
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MensagemColocada: Sex Jan 30, 2015 - 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

qq marca... mas sendo marca conhecida. melhor! ouvi dizer que anda por ai muita coisa descohecida de vem da asia...
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
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MensagemColocada: Qua Fev 11, 2015 - 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Não consigo encontrar em lado nenhum nem um SAE 30 nem o Transoil, existe muitos pontos de venda com a marca Motul mas ninguém tem o Transoil Twisted Evil
Vou continuar à procura.
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
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MensagemColocada: Qua Fev 11, 2015 - 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Carlos Ferreira escreveu:
Boas,
Não consigo encontrar em lado nenhum nem um SAE 30 nem o Transoil, existe muitos pontos de venda com a marca Motul mas ninguém tem o Transoil Twisted Evil
Vou continuar à procura.


...nas bombas de gasolina da Galp não encontras o galp SAE 30?
atenção que só encontro em algumas bombas da referida marca... Aqui por Coimbra encontra-se na galp em frente ao Coimbra Chopping... Wink

Aquele abraço
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Carlos Ferreira
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
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MensagemColocada: Qui Fev 12, 2015 - 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Pois, mas aqui na zona de Guimarães não o consigo encontrar Crying or Very sad
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