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Motor PK125 em 50S
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
Luis
Vespa Chicco
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Registo: Mar 20, 2013
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MensagemColocada: Sex Fev 20, 2015 - 12:46 pm    Assunto: Motor PK125 em 50S Responder com Citação

Bom dia senhores e senhoras vespistas do clube vespa mais antigo de Portugal.

-E isto foi só para vos dar mais alguma responsabilidade, na ajuda que vos peço.

Estou em vias de ficar com uma 50S, que gostava ver como a ET3 que está na pag 15 da bíblia. aka catálogo sip.
Os mimos e a pintura não serão problemáticos, mas dar-lhe a mesma alma, poderá ser.
Pelo que me informei, a ET3 não saiu em PT, e não é fácil nem barato adquirir um motor 3 trasnfers para small frame.

A solução pode passar por vitaminar o motor de origem, que parece bem mais comum nestas lides.

Deixem falar a vossa experiência sobre este assunto, por favor.

Obs: Procurei algum tópico que já existisse sobre o assunto mas não encontrei.
Se já existir, apaguem este.
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gommon
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MensagemColocada: Sex Fev 20, 2015 - 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas.

tive de ir ver o catalogo para perceber o que querias.. Very Happy

Quanto a transformacao da Primavera/Et3 a partir da 50s, como ja referiste a pintura nao existe problema, nem com os autocolantes que se compram,

Quanto ao chassi, o chassi primavera é ligeiramente mais largo no avental, tem tampa lateral na esquerda com caixa por dentro e o guiador é mais largo c/ conta km diferente tambem. Quanto ao resto, é identico.
Leva tambem na frente o porta-luvas metalico.

Quanto ao motor, podes optar por transformar o teu motor 50s com alteracao dos componentes internos ou comprar um motor PK e fazer o mesmo, ficando com o 50s guardado (eu faria isso).

Quando falas em "vitaminar" o que pretendes? ja tens alguma ideia? Como costumo perguntar... qual é o teu orçamento? Porque nestes casos o céu é o limite... Wink Cool
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Fev 20, 2015 - 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim é isso mesmo. Neste momento é quase mesmo apenas uma questão de euros tanto (e tão bom) é o material disponivel para "brincar" com os motores smallframe (e tb largeframe).

Eu tb optaria por comprar um motor para fazer as alterações ficando o original guardado para um dia conseguires reverter se quisesses.
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Luis
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MensagemColocada: Sex Fev 20, 2015 - 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pelas vossas dicas.

Orçamento é limitado.
Mas deve encaixar nas minhas necessidades, porque só quero mesmo que aquilo não se comporte como a FL2 que já tive.

O melhor, pensando melhor, é não vos dar ouvidos, pela forma como vos sinto a salivar quando se fala de alterações. Smile

Encontrar um PK125, e reservar o da mota, será a melhor opção, certo?
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gommon
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MensagemColocada: Ter Fev 24, 2015 - 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Nao... PK125 é gastar dinheiro.

O melhor é PK50 com um bom cilindro, etc etc
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MensagemColocada: Ter Fev 24, 2015 - 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva gommon,

Como já referi aqui no forum, tenho uma vespa 50s com um kit DR 85cc. Neste momento ainda está com pinhão de 14, em breve estou a pensar meter o 16.

Gosto da mota, não anda mal (60..70 km), até é bastante rápida a chegar aos 50..60km, mas quando vou com duas pessoas na mota, sinto que é um bocado fraca. Estava a começar a pensar comprar uma 125cc (das antigas ou PK) com a ideia que seria muito mais potente e que já podia andar bem com duas pessoas.

Com esta tua resposta fiquei um bocado reticente! Não existe uma grande diferença entre uma 50 kitada a 75 ou 85cc para uma 125cc de origem? porque dizes que é gastar dinheiro?

Desculpem a ignorância, mas nunca andei numa Vespa 125cc.
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gommon
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MensagemColocada: Qua Fev 25, 2015 - 10:34 am    Assunto: Responder com Citação

Existe uma grande diferença sim!!, para um cilindro 125 de boa marca!, nao um cilindro 125 de 3 janelas com é o da PK125...

Ganhas alguma coisa com o cli. da pk125, mas o para o investimento penso que nao compensa.

O grande problema das vespas 50s e pk50 nao é a cilindrada, mas sim a 4ª mudança que tem um grande patamar em relacao é 3ª... e assim qualquer kit de pequena cilindrada vai-se "abaixo" em subidas e/ou com 2 pessoas.

Aconselho sempre antes de partir para cilindradas maiores a colocacao de um kit primario maior (Z16 com cremalheira de origem ate 85/90cc) ou 18/67 de 90cc para cima, e o carreto da 4ª velocidade curta.

Assim ate uma pequena 75cc aguenta todas as mudanças adquirindo uma velocidade uniforme e com patamares tambem uniformes entre mudanças.
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MensagemColocada: Qua Fev 25, 2015 - 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia gommon,

Eu não percebo muito de mecânica, e sim há um grande problema entre a 3 e a 4 velocidade. Pelo que percebo, ao mudar para o Z16 (pinhão de 16 dentes), esta diferença vai se manter certo? a unica vantagem é que a 3 da mais alguma velocidade e a 4 também.. mas quando mudar de 3 para 4 vai existir sempre aquela diferença grande de potencia.. em andamento o Z16 vai me permitir meter a 3 a uma velocidade mais alta quando a 4 já nao for suficiente certo?
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MensagemColocada: Qui Fev 26, 2015 - 6:15 pm    Assunto: Responder com Citação

+/-...


com o Z16 a 3ª vai-te dar mais velocidade e raramente vais por a 4ª. So mesmo em grandes rectas e mesmo assim vais passar logo para 3ª novamente.

Se for com 2 pessoas entao, nem vale a pena meteres a 4ª.
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MensagemColocada: Qui Fev 26, 2015 - 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Estas a falar da 50s ou de outra vespa? a minha 50s tem uma caixa super pequena... eu ando praticamente sempre em 4, alias, só meto 3 nas rotundas quando tenho de abrandar e a 2 para arrancar lol

A minha 3 dá 40 já com grande rotação, a 4 dá bem 60.. 70 bem esticada.
Na prática não sei se há ou não muita diferença com o Z16 em relação ao 14. Mas pelas minhas contas não deve dar mais de 80km/h ficando a dar mais 9 km/h.
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Qui Fev 26, 2015 - 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim o "gap" como é conhecido entre a 3ª e 4ªs mudança vai continuar o que vai acontecer é que, como vai ficar mais longa, terás que trabalhar mais com a caixa.

O que aocntece com a relação original depois da Vespa levar um kit é que fica curta demais para a maior força do motor. O que aconteceria se a relação da caixa fosse diferente num motor de origem... bom acho que nem conseguiria chegar à 4ª velocidade de tão fraquito que é o motor. Cool
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Luis
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MensagemColocada: Sex Fev 27, 2015 - 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bem hajam pela ajuda.
Já percebi que as smallframe têm muita opção de vitaminação e relação de transmissão.

Cheguei a ver motores pk125 (3transferes?) entre 250€ a 300€ no wallapop, e pensei que valessem a pena pela fiabilidade.

Vou manter simples então.
Afinal, fazer uma coisa mais parecida com a ET3 das pg 15 da biblia, deve começar antes por uma primavera. Certo?
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MensagemColocada: Sex Fev 27, 2015 - 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Relativamente a este tópico, ainda tenho uma duvida.

Na altura que coloquei o meu cilindro, o mecânico disse-me que para andar no dia a dia um cilindro de 3 janelas era melhor que um de 6 janelas. Os de 6 janelas são mais rápidos mas dão mais problemas.


Pelo que andei a ver pela internet, os cortes/janelas/transferes, janelas no pistão e transferes no cilindro (certo?) apenas tornam o cilindro mais rápido a desenvolver certo? que consequentemente tornam uma pequena vespa numa esponja, certo?

Podem comentar este tema para esclarecer as minhas duvidas e futuras duvidas de alguém?
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MensagemColocada: Sex Fev 27, 2015 - 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

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MensagemColocada: Sex Fev 27, 2015 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

podes explicar a diferença?
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