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Ponto morto

 
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Autor Mensagem
Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 7:34 pm    Assunto: Ponto morto Responder com Citação

Boas pessoal,
Como já referi em posts anteriores, o meu primeiro veiculo de 2 rodas foi esta minha maravilhosa 50S, por isso tive de aprender a andar em duas rodas motorizadas aos 43 anos, e por isso preciso da vossa ajuda para tirar umas duvidas.
Tenho feito longos quilómetros na minha laranjinha, mas uma das coisas que ainda tenho dificuldades é colocar o motor em ponto morto, porque se parar com ela engatada tenho de estar constantemente a acelerar para o motor não ir a baixo.
1º - é normal o motor ir abaixo? parece que a embraiagem esta a pegar
2º - é normal ser difícil encontrar o ponto morto,e só se conseguir desengatar em andamento? ou é maçariquice?
Ouvi dizer que as 125, por exemplo a GTR ou a GT conseguem-se por em ponto morto mesmo com ela parada, é verdade?
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joão
Vespa Chicco
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Registo: Mar 27, 2012
Mensagens: 46

MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas Noites.

Tenho um colega com uma 50s e tem o mesmo problema, estas maquinas devem-se desengatar sempre em andamento.
Muitas vezes a embraiagem da vespa tem uma folga boa , 0.5 cm na manete e isso tambem ajuda a ser dificil desengatar parada.
A parte de ir a baixo engatada é normal, visto que o motor está engrenado, a embraiagem não está a actuar por completo, não deixando o motor rodar livre. Very Happy

Espero ter ajudado.
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qua Mai 20, 2015 - 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite,
Obrigado pela explicação vacosepk50.
Também deixei um bocadinho de folga na manete para não correr o risco de ficar com o cabo demasiado esticado e ficar a embraiar.
Quando sabemos que vamos parar num semáforo, num stop ou ao chegar a casa tudo bem, coloca-se em ponto morto com facilidade, mas quando na estrada surge um imprevisto, um obstáculo, aí já é praticamente impossível de a desengatar.
Mas então quer dizer que os outros modelos mesmo vintage se conseguem pôr em ponto morto mesmo paradas, correcto?

PS: Na altura do restauro meti uma embraiagem nova com a mola reforçada, pensei que com os quilómetros esta ficasse mais macia, mas não, continua dura, no para-arranca cansa mesmo a mão! Mais alguém tem a mesma experiência?
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Qui Mai 21, 2015 - 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso de ter que se desengatar em andamento só acontece nas 50as, nas "Vespas grandes" isso não acontece.
A embraiagem da 50S já tem fama de ser rija mesmo de origem, qto mais com a mola reforçada (e se calhar com 4 discos)...
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
Vespa 90 SS


Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Qui Mai 21, 2015 - 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado PEstevao.
Vou ter mesmo de me habituar a desengatar antes de parar.
Quem sabe um dia não adquire uma large frame, acho que me apaixonei pela 125 GTR Razz têm mais potência para andar com duas pessoas e não tem este "inconveniente" do ponto morto.
Respondendo à sua duvida, sim é uma embraiagem de 4 discos.
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Ricardo Ferreira
Vespa Chicco
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Registo: Jun 25, 2011
Mensagens: 35
Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: Sex Mai 22, 2015 - 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

...sim é mesmo assim... nas 50, sejam Vespas ou Motorizadas, estando paradas com o motor a trabalhar, dificilmente se consegue desengatar.
Isto deve-se ao tipo de embraiagem que têm (com pouco curso), os discos não desencostam na totalidade, estão sempre com alguma tracção... penso ser esta a causa...
Com prática contornas este «defeito/feitio» desengatas antes de parar...

Abraço
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Sex Mai 22, 2015 - 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação

FERREIRACARLOS1970 ainda "pior". Ou seja, num espaço que está pensado para ter 3 discos, esta tem quatro, portanto, mesmo sendo os discos mais finos, o espaço para se afastarem é menor do que seria com 3 discos. Se tens uma mola forte, torna-se ainda "mais forte" pois a mola está mais comprimida, portanto mais rija e, como é mais forte de origem, tens que exercer ainda mais força para a fazeres abrir.

Lembro-me de na minha 50S abrir o pulso várias vezes por causa da embraiagem mas um gajo era puto aquilo passava rápido e era sempre em frente! Cool E em caminhos com mais semáforos ou mais pára-arranca lembro de ao final de algum tempo estar quase que nem conseguia accionar a manete. Cool

kardus desconhecia esse pormenor / curiosidade. Pensava que era uma particularidade das Vespas 50 e da concepção do motor e tipo de embraiagem ser bem diferente do motor de uma Vespa grande.
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Sáb Mai 23, 2015 - 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

PEstevao,
3 discos? estas embraiagens podem levar só 3 discos? Não fazia ideia! quando abri o motor a que estava lá montada já era de 4 discos, quando adquiri a embraiagem nova, na loja, nem sequer frisaram esse pormenor, não me questionaram de quantos discos era composta a embraiagaem.
Claro que se só levar 3 discos o espaço entre eles é maior quando a manete está toda apertada, e por consequente menor é a possibilidade destes entrarem em contacto uns com os outros e não haver aquela tracção.
Se fosse só o problema de não a conseguir desengatar antes de parar e o motor ir abaixo até era pacifico, mas o grande problema é que na maior parte das vezes depois do motor se apagar é muito dificil de o repor a trabalhar com o kicks, só mesmo de empurrão, e não consigo encontrar a causa. Hoje ao chegar a casa distrai-me e não a desengatei antes de parar, o motor foi-se abaixo e não o consegui repor a trabalhar com o kicks, mudei-lhe a vela para uma B7HS pegou à primeira, será que o problema é da vela?, costumo usar a Champion L86.
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Carlos Ferreira
Vespa 90 SS
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Registo: Oct 22, 2014
Mensagens: 97
Local/Origem: Moreira de Cónegos

MensagemColocada: Dom Mai 24, 2015 - 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas,
Deixo aqui um video para ver se alguém pode ajudar a resolver o problema da minha laranjinha:
Mas quero deixar uma explicação do que vão visualizar, antes de fazer o video, o motor pegou à primeira Agora com o tempo quente pega sempre à primeira), fiz cerca de 10 quilómetros sem qualquer problema, cheguei a casa e fiz com que o motor se fosse abaixo, isto é engatei a 1ª e não acelerei e com o atrito da embraiagem este apagou-se. Para o repor em marcha é como podem verificar no video, são kicksadas atrás de kicksadas e só com muita insistência é que ele pega. Se desligar o motor no comutador nada disto acontece pega logo á primeira. Durante o video depois do motor pegar, por várias vezes desligo-o no comutador e volta a pegar sempre à primeira.
Antes de pegar na Vespa fui verificar a abertura do platinado, achei que estava muito fechado abri-o um pouco, agora e no video está com uma abertura de 0.04mm. Com esta nova abertura acho que já está um pouco melhor do que antes, porque antes de mexer no platinado só pegava de empurrão ou depois de arrefecer.
Se alguém tiver uma solução para este problema por favor, fico imensamente grato Very Happy
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4613

MensagemColocada: Sex Mai 29, 2015 - 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Epá que coisa estranha!
Se desligares no comutador tudo tranquilo se for abaixo engatada... pff.

Sinceramente não sei que te possa aconselhar para resolveres isso... Shocked

Qdo falei na embraiagem com 3 ou 4 discos... se calhar confundi. As de origem, penso, eram de 3 discos. E o que se fazia ao início era pegar e colocar mais um disco e claro, como o espaço estava pensado para 3, ficava "apertado" e rijo comó raio.

Depois inventaram a embraiagem de 4 discos e aí o que fizeram foi reduzir a espessura dos discos e teoricamente a coisa fica, em termos de dureza, ela por ela com as de origem, embora um pouco sempre mais duro.

A que compraste deve ser dessas já de 4 discos.

O resto... pffff... talvez a embraiagem fique em tensão... Experimenta, qdo ela for abaixo engatada, dar à manete da embraiagem umas quantas vezes antes de tentares colocar novamente a Vespa a trabalhar...
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