Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Cosa 125 Agarradela

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
sck0bie
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 12, 2015
Mensagens: 1

MensagemColocada: Qua Ago 12, 2015 - 5:22 pm    Assunto: Cosa 125 Agarradela Responder com Citação

Boa Tarde,
E antes de mais um obrigado pela cooperação de quem mantém este forum vivo.

Comprei recentemente uma Cosa 125 de 1989 um pouco maltratada mas com bom aspecto geral.

Antes de reparar a chapa e me preocupar com questões de estética, coloquei a Vespa no mecânico para abrir e reparar todo o motor uma vez que vinha agarrado (o cilindro foi rectificado, foram substituídos piston e biela, veios e peças do autolube, rolamentos, retentores, discos de embraiagem e até o volante do motor que tinha as alhetas de refrigeração partidas, entre outras coisas).

Depois de dois meses na oficina la tinha eu a Vespa pronta, que fui buscar para iniciar a rodagem (até meio acelerador, evitar horas de calor e grandes viagens foram as recomendações do mecânico).

Acontece que no primeiro dia, a uns 55 km/h, após uma subida, e depois de ter andado uns 4km a Vespa agarra (derrapa violentamente uns 4 ou 5 metros)... Ponho logo que me apercebo a mão na embraiagem e para meu espanto a vespa continuou a trabalhar.

Sem saber bem o que fazer decidi abrandar, mas não desligar a mota e fui até casa. No dia seguinte liguei e andei novamente com a vespa que se tem comportado bem e sem ter qualquer perda de performance.

Hoje la fui ao mecânico explicar a situação e perguntar o que se devia fazer (nomeadamente se não devíamos tirar o cilindro para ver se houve danos). Ele recomendou-me continuar a rodagem com os mesmos cuidados que até aqui, de modo a que as peças se desgastem e ajustem por si.

Não percebendo muito do assunto, e com medo que a mota agarre a sério (com custos de reparação maiores) venho aqui pedir a opinião de alguém mais experiente neste mundo das vespas.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Ago 14, 2015 - 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde sck0bie.

Antes de mais parabéns pela compra. A COSA, por muitos mal amada é uma Vespa cheia de tecnologia e bem cuidada tão boa ou melhor do que as restantes Vespas.

Relativamente à tua questão, parece-me que a rectificação ficou justa demais e que tiveste uma "pequeno" agarranço. Acontece quando a rectificação está demasiado boa, ou seja, quando a folga entre o cilindro e o piston está mesmo mesmo mesmo nos mínimos, Normalmente deixa-se uma folga um bocadinho maior para evitar esse(s) agarranço(s) e que em nada prejudica o comportamento do motor.

De facto normalmente estes agarranços não deixam grandes marcas e se não notas degradação do comportamento do motor, acho que podes ter isso como garantia, por isso continua a circular normalmente, com as precauções que o mecânico te referiu (que até acho serem cuidadosas demais mas mais vale a mais do que a menos!)

E fotos dessa máquina? Cool

Boas curvas!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.02 Segundos