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Preciso de ajuda urgente por favor -Descolar motor Vespa 50S

 
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triole1
Vespa Chicco
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Registo: May 08, 2015
Mensagens: 19

MensagemColocada: Seg Set 14, 2015 - 5:43 pm    Assunto: Preciso de ajuda urgente por favor -Descolar motor Vespa 50S Responder com Citação

Olá a todos,

Tenho uma 50S parada há 15 anos e não estou a conseguir descolar o motor a bem Smile já tentei wd40, mas não há meio dele se infiltrar entre o cilindro e o piston. A mota é minha, ou seja, sei que o motor não gripou, mas sim colou graças à ferrugem.

Já me falaram de:

PB Blaster (só online)
Submergir em vinagre durante 1 semana (youtube)
1:1 de acetona com liquido de travões
Gasóleo
... e a melhor "opção" foi este filme



Qual delas acham melhor? Têm uma melhor solução?

Muito obrigado
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Ter Set 15, 2015 - 8:39 am    Assunto: Responder com Citação

Martelada com um maço no piston... Very Happy
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triole1
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Registo: May 08, 2015
Mensagens: 19

MensagemColocada: Ter Set 15, 2015 - 10:56 am    Assunto: Responder com Citação

essa martelada não vai riscar a camisa toda?
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gommon
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Registo: Nov 28, 2008
Mensagens: 404
Local/Origem: Odivelas - Lisboa

MensagemColocada: Qua Set 16, 2015 - 9:18 am    Assunto: Responder com Citação

e entao??

Achas que consegues descolar o piston do cilindro e depois é por a trabalhar??

Isso tem de levar uma rectificacaozinha e um piston acima.. para ficar em condicoes!
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triole1
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Registo: May 08, 2015
Mensagens: 19

MensagemColocada: Qua Set 16, 2015 - 11:04 am    Assunto: Responder com Citação

Desculpem lá não perceber muito do assunto...

Entretanto já consegui fazer mexer o piston. Deixei-o mergulhado em WD40 e gasóleo durante 3 dias e lá cedeu. Dei-lhe umas marteladas com um martelo pesado e um toco de madeira.

Desceu metade do caminho, mas ainda faltam 2 centímetros. O topo do piston está no limite inferior da saída dos gazes para o escape.

Preciso que me digam se o piston desce até ao fim, ou seja, devo eu continuar a dar porrada?

Depois de libertar os dois eu gostava de manter a mota a 50. Quando falam de levar um piston acima o que querem dizer? Terei de rectificar o cilindro para 75, por exemplo? Neste caso prefiro comprar um kit de cilindro e piston 50 novo.

Têm outras sugestões?

Muito obrigado.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Sex Set 18, 2015 - 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Não, podes rectificar para 50 há mesma. Na verdade vai ficar com 50 e pouco mas...

No entanto colocar o cilindro / piston de 75 não é nada demais e ganhas um pouco em força e velocidade mas, repito, nada demais.

Se o piston já cedeu não precisas de continuar à pancada já está solto já o consegues tirar e desmontar o motor. Qto mais pancada mais probabilidade de lixar tb a cambota! Uma coisa é pancada QB para se soltar o piston, outra coisa é pancada para cima até mais não dar. E se a primeira já pode não ser bom (mas tem que ser!), faz uma ideia da segunda...

Boa sorte! Cool
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triole1
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Registo: May 08, 2015
Mensagens: 19

MensagemColocada: Sex Set 18, 2015 - 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais muito obrigado.

O que acontece é que parece que o piston já está o mais abaixo possível, mas ainda está cerca de 2cm dentro da camisa.

O que vou fazer agora é atarraxar uma chapa metálica com 3 furos aos buracos dos parafusos que prendem o cilindro à cabeça. O furo do meio, que fica exactamente no meio do cilindro, vai servir para enfiar um parafuso. À medida que o for aparafusando, o cilindro vai subindo, até se soltar por completo.

Se não me fiz entender aqui vai link:

Caso tenhas outra técnica mais eficaz, por favor ajuda-me.

Muito obrigado
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triole1
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Registo: May 08, 2015
Mensagens: 19

MensagemColocada: Sex Set 18, 2015 - 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais muito obrigado.

O que acontece é que parece que o piston já está o mais abaixo possível, mas ainda está cerca de 2cm dentro da camisa.

O que vou fazer agora é atarraxar uma chapa metálica com 3 furos aos buracos dos parafusos que prendem o cilindro à cabeça. O furo do meio, que fica exactamente no meio do cilindro, vai servir para enfiar um parafuso. À medida que o for aparafusando, o cilindro vai subindo, até se soltar por completo.

Se não me fiz entender vê este video no youtube (Seized piston removal part 1.MOV ). Não consigo por aqui o link directo, não sei porquê.

Caso tenhas outra técnica mais eficaz, por favor ajuda-me.

Muito obrigado
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4563

MensagemColocada: Seg Set 21, 2015 - 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas já está solto! Aplica força no kick e tenta tirar o cilindro que isso já está solto. Aplicar mais óleo, sei lá mas isso já sai de certeza.

O piston nunca sai por baixo na totalidade, pensa lá uma bocadinho... Se saísse por baixo, quando o motor estivesse a funcionar o piston sairia tb completamente do cilindro e que achas que iria acontecer?
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