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Vespa 180 Rally
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Autor Mensagem
joao56777
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 05, 2013
Mensagens: 27

MensagemColocada: Seg Jan 04, 2016 - 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

O tal espigão que eu falei, penso que seja o parafuso que fixa o retificador de corrente ao chassi. Esse parafuso penso que seja soldado a uma chapa e também soldada ao chassi na parte interior do chassi. É isso? Qual o comprimento desse parafuso e o seu diâmetro?

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_7adcec42bafa459ba8ba74b1034ebb86.jpg

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_4958762a32b9418e83e98d2d14d83da3.jpg

Nesta foto que encontrei na internet do restauro de uma 180 rally, dá para ver esta curvatura no reforço do chassi. A minha vespa tem esta curvatura também, ao contrário do que se vê em grande parte das vespas que esse reforço é reto. O facto de ter essa curvatura é correta ou é um empeno

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_ee92516f2502bdac02f11d4bbcd963ad.jpg

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_2bff2651db2137020968f7bd9156af11.jpg

Obrigado pela ajuda das molas Smile
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Jan 05, 2016 - 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

joao56777 escreveu:
O tal espigão que eu falei, penso que seja o parafuso que fixa o retificador de corrente ao chassi. Esse parafuso penso que seja soldado a uma chapa e também soldada ao chassi na parte interior do chassi. É isso? Qual o comprimento desse parafuso e o seu diâmetro?

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_7adcec42bafa459ba8ba74b1034ebb86.jpg

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_4958762a32b9418e83e98d2d14d83da3.jpg

Sim, penso que deve ser do rectificador mas sem certezas porque nunca vi esse pormenor numa 180 rally...

Por esta imagem e outras semelhantes que se encontram pela net, digo que sim.


joao56777 escreveu:
Nesta foto que encontrei na internet do restauro de uma 180 rally, dá para ver esta curvatura no reforço do chassi. A minha vespa tem esta curvatura também, ao contrário do que se vê em grande parte das vespas que esse reforço é reto. O facto de ter essa curvatura é correta ou é um empeno

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_ee92516f2502bdac02f11d4bbcd963ad.jpg

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/04/o_2bff2651db2137020968f7bd9156af11.jpg

Obrigado pela ajuda das molas Smile

Sim é normal estar como se vê na foto.

A chapa da frente da Vespa não é direita e essa chapa mais grossa serve para reforçar um pouco a chapa mais fina, de maneira a que não perca a forma tão facilmente.

Se estivesse direita a frente teria que ter um formato... no mínimo estranho.
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joao56777
Vespa Chicco
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Registo: Dec 05, 2013
Mensagens: 27

MensagemColocada: Ter Jan 05, 2016 - 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação

gommon escreveu:
Espigao?
Estas a falar do parafuso M4x50?? que passa a caixa do rectificador de um lado ao outro?


Não me consegue arranjar uma foto da sua vespa com esse pormenor para eu verificar como é?
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joao56777
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Registo: Dec 05, 2013
Mensagens: 27

MensagemColocada: Ter Jan 05, 2016 - 11:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
A chapa da frente da Vespa não é direita e essa chapa mais grossa serve para reforçar um pouco a chapa mais fina, de maneira a que não perca a forma tão facilmente.

Se estivesse direita a frente teria que ter um formato... no mínimo estranho.


http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/05/o_e5823a651907fee1037d0937cc5be59b.jpg

http://img.vespaclubelisboa.pt/2016/01/05/o_d5756df4a1ec1b2ca430712c6eb5d55b.jpg

A curvatura que me refiro está assinalada com um circulo. a maioria das vespas que se vê na internet não têm aquela curvatura, mas sim reta. É correto também?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Jan 05, 2016 - 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah sim, não tinha reparado nas fotos anteriores.

De facto essa "curva" não me parece nada normal não. Normalmente a chapa mais grossa acompanha sempre a chapa mais fina...
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joao56777
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Registo: Dec 05, 2013
Mensagens: 27

MensagemColocada: Qui Jan 14, 2016 - 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Dúvida Smile Veja esta foto do motor da minha vespa 180 rally.


Agora vejam esta foto de uma foto da mesma parte do motor de uma 180 rally encontrada na internet.



Há alguém que me possa explicar o que se passou aqui. A superficie parece que foi soldada, pois não é totalmente lisa, e colocaram esta espécie de "resina". Se compararmos com a foto da internet, a superficie é lisa e leva aquele freio. Aquilo que vêm amarelo é fita-cola.

Opiniões aceitam-se pois eu não tenho ideias xd
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Jan 15, 2016 - 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

É... parece-me sucatice... Sad

Mas isso para se ver mesmo com certeza o que por aí vai tens que limpar isso convenientemente, como diluente ou isso e colocar aqui novas fotos mais detalhadas.

Dá ideia de que não foi soldado mas maltratado. E dá ideia de que a porca foi colada com resina ou outra substancia semelhante... qual a finalidade!?! Está moída?

Desmonta isso tudo, limpa bem limpinho e coloca novas fotos aqui a ver se conseguimos perceber do que se trata.

Boa sorte!

P.S. - qdo colocares fotos, copia e cola a caixa que diz fóruns que aparecem logo as fotos bonitas no layout Wink
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joao56777
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MensagemColocada: Sáb Jan 16, 2016 - 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui estão pormenores das fotos do situação acima mencionado. Pennso que foi soldado, não faço ideia porquê, tem a resina e o freio ainda está lá.









Basicamente, o motor "parado" trabalha bem, agora, em andamento não faço ideia qual a influência que esta resina faz na performance do motor (poderá perder óleo?)

Qual a solução, quer para a resina, quer para a parte soldada?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Dom Jan 17, 2016 - 1:23 am    Assunto: Responder com Citação

Pois visto assim e pelo última foto também me parece que foi soldado. Confused

E infelizmente penso que a resina / cola é para prender isso no sítio, doutro modo deverá sair do lugar com o andamento e tal e sair o retentor do sítio e com ele o óleo do motor (ou parte dele).

Estou inclinado para que, infelizmente, tenham feito aí das boas mas isso só vais descobrir quando tirares a resina e isso tudo do sítio.

Vai-nos dando (boas) novidades...

Boa sorte!
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gommon
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MensagemColocada: Seg Jan 18, 2016 - 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

joao56777 escreveu:
gommon escreveu:
Espigao?
Estas a falar do parafuso M4x50?? que passa a caixa do rectificador de um lado ao outro?


Não me consegue arranjar uma foto da sua vespa com esse pormenor para eu verificar como é?


Ola Joao.
Desculpa a demora na resposta... tenho andado fora!

Sim esse espigao é soldado ao chassi e serve apenas para segurar o rectificador de corrente.
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gommon
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MensagemColocada: Seg Jan 18, 2016 - 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

Crying or Very sad Crying or Very sad

isso esta ai uma grande "charutisse"... carter soldado a electrodo e resina a segurar a porca,.... xii

Esse motor trabalha, mas nao vai ser seguro andar com ele!

Imagina essa parte partir-se em andamento?? nem queiras saber do espalho que pode surgir.. Confused
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Seg Fev 01, 2016 - 6:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi joao56777. Que tal? Alguma evolução neste assunto?
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joao56777
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Registo: Dec 05, 2013
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MensagemColocada: Qui Jun 02, 2016 - 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação

O restauro vai andando, mas ainda devagar...

O motor foi todo desmontado, apesar daquela situação parecer uma grande charutice (que o é!!!) estava tudo relativamente bom, a porca e até mesmo o vedante estava em condições e parece que apenas colocaram aquela "cola" como precaução. Artistas, va... aproveitei para trocar todos os vedantes, uma vez que estavam ressequidos. Os rolamentos estavam impecáveis.

Aproveitei também para pintar o cilindro de preto (em forno, tinta preta) e a colaça foi decapada. Ficou porreiro até.

Agora o decurso do restauro vai muito devagar. Gostava de colocar fotos, mas o telemóvel tem a câmara avariada. A ver se resolvo isto para colocar aqui algumas coisas.

A vespa foi decapada e levou "aparelho" (não me estou a lembrar do nome correto!!) e está a ser reparada de chapa neste momento. Visto que tinha um buraco no estrado da vespa, mesmo ao centro, foi retirada essa tira de metal do centro e foi decapada sem essa parte para poder limpar todo o interior. Antes de fechar vai ser dado um primário, e depois colocada uma resina/gordura no interior para não haver problemas de corrosão nessa zona interior.

O chapeiro é um Senhor que tem um talento enorme (Old School), e fez aqueles reforços do piso (aqueles "X") todos à mão, ficou excelente, assim como, 2 escoras de reforço vão ser colocadas, também efetuadas à mão.

Eu vou fazendo o que posso e o melhor que sei, o que é pouco. Não tenho muito talento para estas coisas, mas até não me tenho saído mal, para já...

Agora estou a tratar do conta quilómetros. Estou a limpar tudo... Mas deparei-me com uma situação, o ponteiro do conta quilómetros tem uma cor azulada certo? Qual é essa cor?

Procuro também manetes da piaggio usadas para vespa rally, as minhas têm a bola partida. Alguém tem?
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Sex Jun 03, 2016 - 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas joao56777.

Belas novidades. O ponteiro do conta quilómetros penso que seja branco. Creio que de origem é o do fundo preto com letras e ponteiro branco. Se não for é com o fundo branco com leras a preto e o ponteiro a laranja. Mas já aqui aparecem os que têm rally 180 para te ajudar melhor Wink

O tratamento de chapa deve ser metalização ou zincagem, normalmente são os maus aplicados. E se tens um bom chapeiro é mais de metade para isso correr bem, hj em dia escasseiam e os que há demoooooooram tempo e levam caro. Old school = paixão pelo ofício é do melhor!

E lacaste o cilindro? Não duvido que fique (mais) bonito mas aquilo vai ficar escondido pela touca...

As manetes novas não deve ser nada por aí além e penso que seja a melhor alternativa. As usadas muitas vezes já têm grande desgaste, dá para desenrascar mas não é a mesma coisas.

Tens mesmo que arranjar maneira de tirar fotos que estamos aqui a babar e queremos ver esse restauro! Very Happy

Boa continuação dos trabalhos, venham de lá as novidades e manda vir! Cool
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joao56777
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Registo: Dec 05, 2013
Mensagens: 27

MensagemColocada: Sex Jun 03, 2016 - 9:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite,

Ela foi toda decapada por dentro e por fora, e agora quando for fechada fica com o primário dado (foi dada a pintura de metalização) e será mais dificil aparecer corrosão no interior. Posteriormente será colocada a uma solução cerosa por dentro para proteger.

Eu poderia trocar facilmente o estrado e as escoras. Comprava na SIP e um e estava feito. Mas isso é básico e valoro mais da forma como está a ser feito.

Quando desmontei o motor o cilindro estava cheio de ferrugem. Tentei escovar vezes sem conta, mas não saia. Por 10€ foi decapado e lacado, juntamente com a colaça. Pelo menos ficou melhor um pouco.

A parte que penso que será mais complexa para mim será a parte elétrica. Principalmente na ligação entre a ignição, retificador, bateria, e comutador das luzes e buzina. Comprei a instalação elétrica nova, mas faltam ligações, como a da bateria e a do retificador. Foi o que me venderam na OriginalVespa, apesar de ter ressalvado que tinha bateria.

Tudo que tenho feito é com base em pesquisa feita na internet e foruns (este mesmo, e agradeço-vos pela ajuda, e internacionais).

Espero dar mais algumas novidades em breve. Seria um excelente sinal
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