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Autor Mensagem
ddf
Vespa Chicco
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Registo: Sep 06, 2013
Mensagens: 10

MensagemColocada: Qua Nov 02, 2016 - 8:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
ddf atenção que em Espanha não é tudo Motovespa...

Se forem Piaggio Vespa tem as despesas que tu referiste e bem (obrigado pela partilha).

Se forem Motovespa "são impossíveis" de legalizar porque a empresa que as fabricava já fechou e não há ninguém que passe o certificado da marca.

Boa sorte! Cool


Ok, obrigado pelo esclarecimento.
Estava a pressupor (erradamente) que em Espanha era tudo Motovespa.

Já agora então... Sabes dizer a partir de que data passaram a ser Piaggio?

Cumprimentos.
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amorimdefreitas
Vespa Chicco
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Registo: May 27, 2016
Mensagens: 7

MensagemColocada: Qui Nov 03, 2016 - 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

ddf escreveu:
amorimdefreitas escreveu:
Estou a ponderar seriamente importar uma PX125 de espanha.. Alguem já o fez?


Sinceramente, não sei se importar de Espanha seja uma boa idéia.
Pois em Espanha as Vespas são Motovespa e como tal não tiveram homologação em Portugal.

Vou-te dar um exemplo concreto:
Andou no OLX à venda uma Vespa PX125 em Fafe, de matrícula francesa. Um colega meu (depois de lá irmos vê-la) comprou-a por 750,00 €.
Para a legalizar:
- 100,00 € para a Piaggio certificar no Modelo 9 do IMTT que aquela vespa (chassis xxxxxx) corresponde a uma Vespa yyyy, que corresponde à homologação nacional n.º 1989xxxxzzzzzyyy;
- 30,65 € ISV na alfândega;
- 45,00 € para a matrícula no IMTT;
- 55,00 € para o registo na Conservatória (como o fiz online ficou a 46,80).
Como dizia o outro é só fazer as contas. Neste caso, porque tinha homologação em Portugal.

No caso das Motovespas, como não houve homologação em Portugal, tens logo mais 2 despesas:
- teste de ruído: 150-160 €, aproximadamente (com o inconveniente de que tanto quanto me foi dito só haverem 3 locais no país onde se faz isso);
- no IMTT em vez dos 45,00 € são 165,00 €.

Quer num caso, quer noutro, estou a falar em valores pagos a essas entidades, pressupondo que é a própria pessoa a tratar de tudo junto destas entidades, sem recorrer a agências de legalização.
Caso ainda recorras a uma agência de legalização, ainda acrescerá aí um valor (que não faço idéia quanto cobram.


Muito obrigado pelo esclarecimento.. Tinha ideia que toda a legalização ficava por menos de 400€ e pelo descrito passa os 550€.. O problema é que as 125 cá são caras e em espanha (sobretudo em Barcelona) começam nos 800€ o que compensa a legalização.. Para já não o vou fazer mas uma vez mais obrigado por todas as dicas.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qui Nov 03, 2016 - 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei a data precisa onde deixaram de ser Motovespa... Até porque - correndo o risco de dizer um disparate - provavelmente na altura da Motovespa também coexistiram algumas Vespas importadas.

Mas por exemplo, as Vespas da frota dos Correos que tão bem conhecemos por cá por PT por terem sido baratas e boas fornecedoras de peças, são todas Vespa PX125 Millenium (ou vulgarmente conhecidas por cá como "PX travão de disco) exactamente iguais às nossas. Poderiam ser legalizadas? Poderiam, a questão é que muitas já vieram de sucateiros e muitos nem sequer tinham prova de compra ou tinham adquirido as mesmas como sucata, sem documentos ou maneira de as legalizar, infelizmente.

Resumindo: caso tenham documentos e sejam Vespa são legalizaveis em PT com os custos referidos ou aproximados. De qualquer dos modos só Vespas muito baratas acaba por compensar.

Tomando o exemplo dado, uma PX 125 por 800€, acrescendo os 500€ de despesas de legalização... rondam os preços de cá (e já não contanto com os custos de transporte da Vespa para PT). Podem estar em melhor estado e serem mais recentes? Sim, é uma questão de pesquisar e encontrar em ambos os lados da fronteira...

Boa sorte! Cool
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