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Restauro de Vespa 50s, qual a melhor combinação?

 
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Vespa Chicco
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Registo: Apr 03, 2017
Mensagens: 3

MensagemColocada: Seg Abr 03, 2017 - 5:41 pm    Assunto: Restauro de Vespa 50s, qual a melhor combinação? Responder com Citação

Olá a todos,

Vou restaurar uma Vespa 50s (V5SA1) de cima a baixo, pelo que, tudo é possível, ou não, mudar.

O que procuro principalmente é que ela tenha força suficiente para poder andar nas colinas de Lisboa com uma ou duas pessoas sem problemas, eu tenho 75kg e a segunda pessoa 60kg.
O objectivo é ir de casa para o trabalho ~10/15km e alguns passeios de fim de semana por isso tem de ser fiável. Não preciso de grandes velocidades qualquer coisa à volta 80km/h penso ser um limite aceitável para mim.

Como disse não tenho problemas de orçamento mas também só queria alterar o que compense.
Procuro que a potência seja entregue de forma uniforme ao longo de todas as rotações, não quero algo que muito bom a altas rotações como os POLINI mas que não seja bom em baixas, ou ao contrário como acontece com o motor original.
Pelo que percebi os melhores candidatos são os DR e os PINASCO.

Quero instalar um cilindro de 85cc ou de 102cc, li o que encontrei mas não consegui chegar a uma conclusão definitiva, até porque é seria preciso ter experiência com estes 2 motores.

1 – O de 102cc é muito melhor que o de 85cc?
1.1 - Qual é a diferença real? Notasse de forma significativa ou é marginal (para o meu tipo de utilização)?
1.2 - Será que se instalar um de 85cc depois não me arrependo?

2 – Se for o de 85cc, DR ou PINASCO?
2.1 – Em ferro fundido ou alumínio?
2.2 - Eu sei que os de alumínio não podem ser corrigidos, mas até que ponto isso é necessário ou acontecerá numa utilização normal?
2.2 – Quais são as vantagens do cilindro em alumínio?

3 – Se a escolha for o de 102cc é o PINASCO de alumínio, correcto?
3.1 - Ou o de ferro fundido terá alguma vantagem?

4 – Qual é a diferença de cilindros com 3 ou 6 portas de transferência?
4.1 - Quais são as vantagens/desvantagens de cada um?
4.2 – Que alterações adicionais são necessárias para utilizar um ou outro?

5 – Que escape? Não queria grandes alterações a não ser que sejam necessárias.
Estava a pensar num do mesmo género do original ou um do tipo banana.
5.1 – Qual?

6 – Que carburador? O de origem? Ou é necessário alterá-lo quer escolha um cilindro de 85cc ou apenas com o de 102cc?

7 – Que carreto? Penso que para qualquer uma das escolhas é necessário no mínimo um de 16.
7.1 - Para o cilindro 102cc é melhor um ainda maior? Se for maior terá a mesma força em baixo regime que o de 85cc mas permitirá que na velocidade máxima não esteja a forcar o motor ou a fazer muito barulho?

Em resumo queria uma condução suave com potência suficiente para não ficar enrascado em nenhuma situação e que não note a vespa em esforço ou a fazer muito barulho em velocidades mais altas.

Para isso precisava o melhor compromisso entre cilindro/carreto/escape e é este que não consigo determinar e peço a vossa ajuda.
É longo mas acho que sistematiza uma serie de dúvidas recorrentes e interligadas…

Desde já o meu obrigado.
Pedro
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diasdiasdias
Vespa 50 S
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Registo: Aug 21, 2014
Mensagens: 55

MensagemColocada: Sex Abr 07, 2017 - 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou curioso, alguém que argumente .
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Vespa Chicco
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Registo: Apr 03, 2017
Mensagens: 3

MensagemColocada: Qua Abr 12, 2017 - 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que é uma dúvida que todos os que já restauraram uma 50s ou pensam fazê-lo tiveram ou vão ter.
Como é que se faz a combinação "perfeita".
Eu não consegui encontrar, nem a combinação nem a justificação para tal.

Certamente alguém que já fez um restauro mudaria alguma coisa depois, é tal e qual como construir uma casa, estamos prontos para começar quando acaba.

Espero que alguém com experiência em várias soluções possa responder.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4594

MensagemColocada: Qui Abr 20, 2017 - 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Eia tanta questão... isto dava um tratado de mecânica para smallframes! Vou tenter resumir... Laughing

Não sendo especialista, falo da minha experiencia passada.

Tive na minha 50S desde sempre - já a comprei assim - um kit 90 em ferro (na verdade 102cc), com escape de origem e carburador de origem e carreto 16.

O que posso dizer... dava na boa 80 / 90 km/h, agentava tudo em quarta, a subir, a descer, a direito. Com dois comportava-se igualmente bem, claro que em subidas tinha que puxar a terceira e ir nela sempre porque não aguentava a quarta mas nada que não fosse esperado.

Se se podia puxar mais pela coisa? Claro que sim! Com este kit e um carburador um pouco maior e um escape, sem mexer no carreto, conseguem-se 100 km/h, sem perder muito do que disse mas bolas, por 10 km/h??? Se se mexer mais um pouco envolvendo o carreto, consegue-se mais, mas perde-se força e isso nas subidas ou com dois, pode-se tornar chato.

Como disse, minha experiência e como viram estava contente, pouco mexi na equação. Alterei de um escape manhoso para o escape de origem e gostei mais, ganhei força e não perde velocidade (e poupei os ouvidos tb!).

Sei que com o 75 / 85 se conseguem coisas semlhantes e com menos consumo mas com mais trabalho antes, de implementação, afinação e de "testa e tenta". Repito: nunca mexi porque estava contente e para mim deu e sobrou, nunca parou e fui a todo o lado na minha 50S! Very Happy

Boa sorte! Cool

P.S. - e é esperar pelos mais entendidos que eles andam por aí... Wink
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Registo: Apr 03, 2017
Mensagens: 3

MensagemColocada: Ter Mai 23, 2017 - 10:55 am    Assunto: Responder com Citação

Desde já obrigado pela tua experiência Pedro.

Qual será a diferença de consumos entre o de 85cc e um 102cc?
Quanto consumia a tua?
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4594

MensagemColocada: Seg Mai 29, 2017 - 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Entre os 3,5 e os 4l aos 100Km por aí, dependia muito da pressa com que andava e do que apertava com a Vespa Cool
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