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Vespa PK50 XLS Acelerada

 
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lopini
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Registo: Apr 26, 2017
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MensagemColocada: Dom Jun 04, 2017 - 8:51 pm    Assunto: Vespa PK50 XLS Acelerada Responder com Citação

Boas, ando num restauro de uma PK 50 XLS, sempre teve o problema de acelerar em ponto morto quando ta quente, tem sido uma aventura, tinha fuga na junta do cilindro (que era de papel), tem um kit de 90 e tinha o piston riscado e os segmentos colados e com bastante folga. A colaça estava ovalizada tambem foi reparada. Bem pensei, ta como nova sem fugas, agora é que ja não acelera sozinha. Pois ficou igual, o trabalhar ficou muito mais suave, mas acelera sozinha na mesma.
O mecânico diz que nunca viu nada assim, quando fica acelerada, nem tirando o cachimbo da vela ela desliga, parece bruxedo. E o motor aquece muito em pouco tempo. Agora vai levar a parte eléctrica nova (bobine) pois tinha os fios podres. Eu acho que há algum curto circuito que esta a passar corrente para a vela, mesmo sem cachimbo. O que acham? Na próxima semana espero que fique boa, depois dou feedback.
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lopini
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MensagemColocada: Qua Jun 07, 2017 - 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Ja foi encontrado o problema, a junta do motor esta bastante danificada e saia fumo (entrava ar) por la. Vai levar combota, biela e parte eletrica nova tambem. Agora é que fica nova.
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Jun 09, 2017 - 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

lopini já sabes o veredicto. Eu, vim atrasado, mas ia-te recomendar o mesmo: procura de uma entrada de ar.

Mas dizes que sai fumo?!! A entrada de ar é onde mesmo? Sair fumo é estranho pois a combustão apenas acontece no cilindro... É na junta de cartão que falaste no primeiro post?

Boa sorte! Cool
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lopini
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MensagemColocada: Sáb Jun 10, 2017 - 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela ajuda, a junta do motor com fuga é no local da combota, não sei se sai fumo mas a junta e o metal a volta estavam pretos. Deduzi que saia fumo, mas não tem muita logica. Tambem foi visto que aquele tubo do caburador para o motor, naquela parte que tem umas patilhas para prender, tambem estava estalado, e quase de certeza que era por ai que entrava o ar. Essa estaleda estava bem escondida pela sujidade acumulada durante 30 anos. Vou busca-la na terca feira depois ponhos umas fotos. Ainda falta uns emblemas, ja fiz encomenda na MOTOATELIER há 2 meses e não me envam nada.
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Pedro Estevão
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Mensagens: 4563

MensagemColocada: Seg Jun 12, 2017 - 6:13 pm    Assunto: Responder com Citação

lopini ah sim na falange entraria ar por todo o lado sim. Creio que a origem da coisa seria mesmo essa mas uma fuga nas juntas também não deveria existir. Fizeste bem em atacar em duas frentes! Cool

Dá notícias...
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lopini
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MensagemColocada: Seg Jun 26, 2017 - 4:19 pm    Assunto: [img]http://i.imgur.com/Q7njJ6z.jpg[/img] Responder com Citação

Boas, vespa arranjada agora é so espalhar magia. Deixo algumas fotos do restauro ate agora.

Assim começou.















Ja pintada, faltava montar tudo outra vez.






quase pronta


Primeiro passeio, ainda com problemas de motor e falta de algumas peças.


Prontinha, emblemas, e motor reparado.


Editado pela última vez por lopini em Seg Jun 26, 2017 - 4:31 pm, num total de 1 vez
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MensagemColocada: Seg Jun 26, 2017 - 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação

tenho uma duvida, a minha vespa tem um piston de 50mm(90cc) e reparo que o cilindro fica muito justo à touca do cilindro, não sei se o arrefecimento está a ser suficiente. Sabem se ha toucas um bocado maiores ou é mesmo assim.
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Pedro Estevão
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Mensagens: 4563

MensagemColocada: Qua Jun 28, 2017 - 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Fica perto mas refrigera à mesma.

A refrigeração é feita pelo ar que passa vindo do ventilador e não pelo espaço que fica entre a touca e o cilindro (daí o cilindro ter alhetas desde a base até ao topo, para o ar passar entre elas e arrefecer).

Não sei se haverá uma touca maior...

Excelente trabalho, está impecável! Boas curvas! Cool
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MensagemColocada: Qua Jun 28, 2017 - 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela ajuda, o mais certo é a touca ficar como a velha, comida do lado que encosta. Outra duvida, em relação a mistura de óleo, o copo original marca o óleo para um piston de 50cc, o meu é de 90cc, ando a meter oleo a mais mas gostava de saber a medida certa. Ex: abasteço 5l de gasolina ponho óleo como se tivesse metido 6L, ta correcto?
Desde já obrigado, e se alguém vier para os lados de Portimão/Lagoa apitem. Bebemos umas jolas.
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MensagemColocada: Qua Jun 28, 2017 - 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Outra duvida, o meu carburador não tem fugas, ta seco, mas quando ando com a vespa o filtro do ar fica com gasolina e depois pinga, não sei o que pode causar isso, gosto de ver aquela zona sempre seca. O carburador já levou a agulha da bóia nova. Alguma dica?
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MensagemColocada: Qui Jun 29, 2017 - 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, com a touca isso vai acontecer. Na minha 50S aconteceu isso mesmo, ficaram as alhetas marcadas mas nunca chegou a furar mesmo. Já na PX200, mesmo com a touca de origem, furou / derreteu. Portanto... Cool

Mas se ficares mais descansado tens toucas diferentes, pesquisei na SIP, https://www.sip-scootershop.com/main/base/Results.aspx?t=vespa+smallframe+Cylinder+Cowling , experimenta enviar-lhes um email a explicar a situação a ver o que recomendam (talvez duma PK 125 ou isso mas não sei ao certo).

Relativamente ao óleo... questão controversa. Repara que a tua 50 gasta mistura a 2%, as 125 a mesma coisa e as 200 cc igual. Porantanto... Acaba-se sempre por colocar um pouco mais de óleo, eu na 50S fazia como dizes mais uma medida de óleo do que a quantidade de gasolina, nunca tive problemas. Mal não faz, mais do que isso parece-me ser desperdício, sujo velas e faz bastante mais fumo.

Boas curvas! Cool
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Registo: Apr 26, 2017
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MensagemColocada: Qui Jun 29, 2017 - 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela ajuda, em relação a mistura. O piston é novo e agarrou passado 5km de oter montado, estava muito justo, foi polido juntamente com o cilindro, ficou melhor, mas fiz uma viagem de 20 km cm ela e agarrou mais duas vezes, ja leva mais oleo e ja foi polido. E em relação ao respigo de gasolina pelo filtro do ar o que acha? Obrigado
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MensagemColocada: Sáb Jul 01, 2017 - 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas nunca teve um agarrão "à séria" ou seja, nunca ficou preso? Isso é mesmo pelo facto de estar muito justo, justo demais... Pode passar com o tempo, pode não passar...

Relativamente ao retorno, é só molhado é escorre mesmo? Isso acontece na grande maioria dos casos, depende sempre é da quantidade por intervalo de tempo.
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MensagemColocada: Seg Jul 03, 2017 - 5:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas o motor nunca agarrou a serio, apenas desliga mas depois pega de seguida. O retorno é molhado e como tenho o filtro de ar estalado em baixo, pinga por ai e pelo orifício no final do filtro. Não será que esta a injectar gasolina a mais e não a queima? Agora so volto ao mecânico para a semana, se ele descobrir o que é aviso.
Obrigado pelas dicas.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Jul 03, 2017 - 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Diria que pode precisar de uma afinação sim, mas gasolina, com o tempo, vai sair sempre alguma mais ou menos, terás sempre o filtro molhado.
Depois diz como correu com o mecânico, boa sorte! Cool
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