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Vespa PK50XLS -deixei a torneira aberta - preciso ajuda
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piko
Vespa Chicco
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Registo: Oct 01, 2018
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MensagemColocada: Sex Out 05, 2018 - 10:14 pm    Assunto: Vespa PK50XLS -deixei a torneira aberta - preciso ajuda Responder com Citação

Boa noite, sou novo no fórum, adquiri uma vespa pk50xls, e quando a fui ver tinha o depósito cheio de gasolina, e com a cena de se pôr a trabalhar, deixou-se a torneira aberta, pasado cerca de um mês fui buscá-la, estava no mesmo sítio, ninguém andou com ela e... A torneira aberta e depósito vazio ... Agora não consigo por a mota a trabalhar, nem de empurrão, penso q a gasolina desceu toda para o motor, isso é possível? O que posso fazer? Há algum parafuso que possa tirar para remover a gasolina de lá de dentro??? Agradecia a vossa ajuda pois não tenho como levar a mota a um mecânico... obrigado
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Ter Out 30, 2018 - 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso é impossível. Ou a gasolina evaporou ou foi pingando (e evaporou à mesma) e nem deste conta e foi-se.

Se não consegues colocar a Vespa a trabalhar provavelmente o que tens é lixo no carburador, que estava no depósito, e que desceu até lá.

Experimenta desmontar o carburador e limpar isso e claro, limpar o depósito porque se o lixo daí vem, irias encher o carburador de porcaria novamente.

Boa sorte! Cool
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Ter Nov 20, 2018 - 7:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, desmontei o carburador e limpei tudo, ele aparentemente nao estava muito sujo, mas sempre devia ter alguma coisa. Depois lembrei-me e tirei a vela e deitei a vespa de lado numa de, se tiver alguma coisa lá dentro sai… mas n saiu, deve ser como disse, deve ter evaporado…
Mas agora tenho outra situaçao que peço ajuda. Depois de limpo e montado, meti gasolina mistura nova e dei ao kick uns 20 minutos e n estou a exagerar, foi mesmo muito tempo, até a mota pegar, ar aberto e fechado, puxava o punho do acelerador e só depois de muitas pedaladas é q pegou, fui dar uma volta com ela, mas n tinha força nas subidas, devo ter de ajustar no carburador. Ela foi abaixo e tal e dei ao kick e elas pegou, mas no dia seguinte lá tive de estar a dar mais uns 10 a 15 minutos para pegar.
Ou seja, o problema que tenho é que demora mesmo muito para a por a trabalhar, sabem como devo fazer para n ser preciso tanto tempo a dar ao kick para pegar? porque efetivamente ela pega, mas demora tanto… depois dela pegar, depois quando vai abaixo (porque nao tenho o carburador afinado ou algo do genero) depois dou uma ou duas vezes ao kick e ela pega. depois ok, fecho a gasolina e no dia a seguir, abro, e tenho de estar ali os 15 a 20 minutos a dar-lhe até pegar… o que devo fazer??? OU será alguma avaria mecanica
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Sex Nov 23, 2018 - 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que dizes e descreves, isso deve ser mesmo e só afinação do carburador.
Já devia estar mal afinado, agora ao desmontares e remontares tudo deve ter ficado ainda pior.

Tens que tentar afinar isso antes de qualquer coisa mais.

Boa sorte! Cool
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piko
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MensagemColocada: Sex Nov 23, 2018 - 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu só acho estranho é a demora em pegar depois de estar umas horas sem trabalhar. POrque depois de pegar uma vez, pega sempre à primeira ou segunda, mas passado umas horas...
Mas quando referes afinar o carburador nao é só naquele parafuso de mistura ar/combustivel, certo? Que mais devo ajustar, a agulha? Alterar a posiçao da mesma? eu já verifiquei a boia e está operacional, em termos de orificios tudo limpo, em relaçao aos gigglers, posso ou devo fazer alguma coisa?
Eu refiro a questao de ser só o parafuso da mistura porque já o apertei todo e depois desapertei 1 volta e e meia e depois fui desapertando e tal, mas lá está, depois de pegar pega sempre, nao é facil. Pode ser alguma coisa na parte eletrica? faz sentido?
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Sex Nov 23, 2018 - 10:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu só acho estranho é a demora em pegar depois de estar umas horas sem trabalhar. POrque depois de pegar uma vez, pega sempre à primeira ou segunda, mas passado umas horas...
Mas quando referes afinar o carburador nao é só naquele parafuso de mistura ar/combustivel, certo? Que mais devo ajustar, a agulha? Alterar a posiçao da mesma? eu já verifiquei a boia e está operacional, em termos de orificios tudo limpo, em relaçao aos gigglers, posso ou devo fazer alguma coisa?
Eu refiro a questao de ser só o parafuso da mistura porque já o apertei todo e depois desapertei 1 volta e e meia e depois fui desapertando e tal, mas lá está, depois de pegar pega sempre, nao é facil. Pode ser alguma coisa na parte eletrica? faz sentido?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sáb Nov 24, 2018 - 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

É só isso. Mas como afinaste? Só desapertando a volta e meia (atenção que isto é mera referência não medida a levar em conta como regra!) e ires desapertando, desapertendo... mas qual o critério utilizado? Até qdo é que desapertaste? Porquê até esse ponto?
Espreita também o cabo do ar, porque pode ter saltado e, na verdade, abrindo o ar, pode não estar a fazer nada e daí, quando o motor está frio, custa a pegar mas depois de aquecer um pouco, pega logo.
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piko
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MensagemColocada: Ter Nov 27, 2018 - 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de mais, muito obrigado Pedro por toda a ajuda. Ora bem, em termos do cabo de ar, ele puxa o embolo, isso está ok. Este fim de semana voltei a tirar o carburador e limpar tudo tudo, vi boia, tudo. Depois montei tudo e voltei a repetir o processo. Comecei com volta e meia e depois fui desapertando meia volta sempre que ele nao pegava, mas sinceramente acho que não estava a fazer bem. Depois pronto, pegou e a partir dai pega sempre e fico sem saber se a posiçao está bem. Ontem, qd fui experimentar, já não pegava, e como era só para ver se estava ok nem cheguei a pola a trabalhar. Conclusao, nao está bem Smile

É que em relaçao a carburador, eu penso q tenho dois desafios.
O primeiro é ajustar de modo que ela pegue com poucas bombadas, e aí os meus passos são, abrir gasolina, puxar ar, rodar duas ou 3 vezes o acelerador, rodar a chave, ter o parafiso de mistura desapertado volta e meia e dar ao kicks 2 ou 3 vezes, se n pega, desaperto mais meia volta mais uns kicks e repetir o processo até pegar. Não sei se estarei a fazer bem, pois já cheguei a desapertar o parafuso todo e ela sem pegar, depois fui apertando… e depois de muuuuiiiitos kicks lá pegou. E pronto depois ela pega sempre à primeira depois dela ir abaixo e ai vem o segundo desafio.

O segundo desafio é conseguir afinar de modo que a mota fique a trabalhar em relantim.
Por exemplo, eu já fiz o seguinte exercicio, depois dela começar a pegar sempre seguida, com ela a trabalhar, tenho de rodar o acelerador um pouco para ela ficar ali no vai não vai, sendo mais ao menos esse o ponto de relantim. Rodei o parafuso do relantim até ao maximo para ver se ela ficava, mas vejo que a diferença entre o que tenho de puxar o cabo do acelerador e o maximo que dá para apertar o parafuso não é suficiente. Neste caso, devo alterar a posiçao da agulha??? (relativamente a agulha refiro-me aquela que tem 3 posiçoes e puxa com o cabo do acelerador). O meu grande receio, é que esteja a fazer alguma sequencia mal. O que tenho ideia é, ok, a mota pega deixo estar com o ar aberto durante uns minutos e a acelerar até que ela fique "quente" depois fecho o ar, e depois sim, vou tentando acertar com o relantim, mas como nao dá, passo para o passo seguinte, ir desapertando o tal parafuso da mistura andei a rodar esse parafiso da mistura para ver se conseguia ajustar de modo que o relantim se aguentasse, mas... nada, ou seja, acho que estou a misturar dois problemas e tentar resolver com a mesma sequencia…

estou a fazer alguma coisa errada nestes processos?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Sex Nov 30, 2018 - 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Estás... a regulação não é feita assim.

Para afinares bem o carburador o melhor métodos para leigos é:

1 - desapertar / apertar as voltas referencia (o que tens feito);
2 - acelerar a fundo com a Vespa desengatada (mesmo!);
3 - ir rodando o parafuso e sentir quando é que atinge o topo de rotação máxima (apertar ou desapertar, depende sempre da Vespa).

E se assim for, está feito e bem afinado!

Com o tempo vai-se conseguindo outros modos de fazer uma afinação correcta - ouvindo e "sentindo" a Vespa e o motor - mas quem não tem experiencia este é o método que menos falha. Vai-te custar estar ali a acelerar a Vespa a fundo - e atenção que se ela engata, sai disparada, acontece, cuidado! - mas vais ver.

Boa sorte! Cool
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MensagemColocada: Sex Nov 30, 2018 - 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

impecavél, só não o vou fazer agora porque é de noite, mas amanha de manha já vou tentar.
Muito obrigado pela dica.
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Registo: Oct 01, 2018
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MensagemColocada: Seg Dec 03, 2018 - 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas, gostava de chegar aqui agora e dizer, impec, funcionou, mas não, estive quase 2h a dar ao kicks, sim, 2h e nada, a bicha não pegou… fiquei doente. depois retirei o carburador e confirmei que tinha gaslina e verifiquei uma coisa, eu acho que aonde se liga o carburador não faz um vacuo bom, parece que expulsa mais ar do que puxa. depois por exemplo retirei a vela, e aí sim, expulsa ar com força, mas do outro lado n me parece have um correto vacuo… penso que seja a minha próxima busca… como posso melhorar o vacuo?
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Pedro Estevão
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MensagemColocada: Seg Dec 03, 2018 - 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, sim pode ser por aí!!

A falange não pode ter fugas porque senão altera a regulação do carburador e o que chega ao cilindro já não dá nada de jeito.

Só para confirmar, estás a falar onde a peça em baixo - ou parecida que esta é de FL2 - aperta no motor, certo?

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MensagemColocada: Ter Dec 04, 2018 - 7:18 am    Assunto: Responder com Citação

correto, mas eu verifiquei na ponta do lado esquerdo da imagem que é onde se encaixa o carburador, eu removi o carburador e verifiquei aí. Mas para confirmar se tem fugas só se for na junta, não? Tapo a extremidade e tento ver se o ar sai em algum sitio?
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
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MensagemColocada: Ter Dec 04, 2018 - 8:32 am    Assunto: Responder com Citação

só para confirmar, temos mesmo de sentir vacuo nesse ponto, certo? e nao uma cena de entra e sai ?

outra questão, pode haver outra fuga de ar no carburador? ou isso nao faz sentido pois aquilo tem uma entrada de ar pelo filtro do ar?


na realidade a grande dificuldade vai ser conseguir encontrar fugar por onde possa entrar ou sair ar e n deva...
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Sex Dec 07, 2018 - 6:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Normalmente a fuga está ou na junção da falange com o carter - podes resolver isso com uma junta nova e / ou um pouco de cola de juntas - ou onde o barburador aperta na falange.

Entra de ar no carburador? Pode ser mas é menos normal (no compartimento da bóia, no aperto da mangueira da gasolina, etc)

Por falar em mangueira da gasolina, lembrei-me: tens isso com a medida mais ou menos correcta? É que se estiver demasiado grande, as Vespas podem queixar-se de não conseguirem puxar gasolina em quantidade suficiente...

Boa sorte! Cool
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