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Um novato precisa de ajuda! - FL2
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
bmg-pego
Vespa Chicco
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Sáb Jun 22, 2019 - 4:55 pm    Assunto: Um novato precisa de ajuda! - FL2 Responder com Citação

Ola a todos

Acompanho o fórum desde que comecei a andar na FL2 do meu avô quando ele deixou de o poder fazer, e para não estar muito tempo parada dei uma ou outra volta.

Pelas piores razões, esta FL2 passará a ser minha. Como sei que era isso que o meu avô esperava, irei fazer os possíveis para por a mota nas melhores condições e dar-lhe o brilho que ele merecia que ela tivesse. Razz

Adiante.

Apenas poderei ir fazendo uma ou outra coisa em alguns fins de semana, mas quero ser eu a fazer o máximo possível. Não sou especialista mas com uma caixa de ferramentas quase tudo se arranja.

Quando andei na mota pareceu-me bem, mas o conhecimento é pouco e por isso vou precisar da vossa ajuda neste processo que se certamente vai ser demorado.

Tenciono fazer-lhe revisão e ir substituindo algumas peças que já acusam o peso da idade, mas existem 2 problemas neste momento:

- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)

Sei muito pouco sobre o histórico de manutenção, mas ele dizia sempre com muito orgulho e um ar algo reguila que tinha mandado colocar um kit de 75.. mais não sei.. Confused

Agradeço a vossa ajuda e peço desde já desculpa pelo testamento e pelas perguntas..

Cumprimentos a todos! Wink
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bmg-pego
Vespa Chicco
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 9:20 am    Assunto: Responder com Citação

Ola a todos.

Ninguém que consiga ajudar ou dar alguma idéia? Rolling Eyes

Obrigado
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moshinho
Vespa 50 S
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 82

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia.
Os fóruns andam um bocado "mortos" desde o aparecimento do facebook.
Provavelmente o melhor será passar por uma oficina.
Também adquiri "recentemente" uma fl2 e tenho feito tudo em casa, inclusivé reparar o motor (ainda em progresso). Não sou mecânico nem tenho conhecimentos do assunto mas vou pesquisando e pedindo ajuda e até tenho conseguido resolver as situações.
Nesses aspectos que mencionas na tua, não faço ideia o que poderá ser e para não dizer asneiras...
Eu na minha, a 2ª e 3ª saltavam. Tive de abrir o motor para mudar a cruzeta e também os carretos pois já estavam um pouco gastos de ter andado assim muito tempo a saltar certamente!
Na parte das luzes da tua, provavelmente será melhor começares por medir a corrente na cablagem.
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bmg-pego
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

moshinho escreveu:
Bom dia.
Os fóruns andam um bocado "mortos" desde o aparecimento do facebook.
Provavelmente o melhor será passar por uma oficina.
Também adquiri "recentemente" uma fl2 e tenho feito tudo em casa, inclusivé reparar o motor (ainda em progresso). Não sou mecânico nem tenho conhecimentos do assunto mas vou pesquisando e pedindo ajuda e até tenho conseguido resolver as situações.
Nesses aspectos que mencionas na tua, não faço ideia o que poderá ser e para não dizer asneiras...
Eu na minha, a 2ª e 3ª saltavam. Tive de abrir o motor para mudar a cruzeta e também os carretos pois já estavam um pouco gastos de ter andado assim muito tempo a saltar certamente!
Na parte das luzes da tua, provavelmente será melhor começares por medir a corrente na cablagem.



Ola moshinho e muito obrigado pela resposta.

Pois, realmente os fóruns andam mais em baixo de forma desde o facebook, mas sou da opinião que nos fóruns só costumam estar pessoas com real interesse no assunto, enquanto no face aparecem mais pessoas só por curiosidade ou apenas para ver.. Como o tópico tinha + de 20 visualizações, pensei que talvez alguém pudesse ajudar.

Já vi que estás na mesma situação que mas mais avançado.

A minha formação é em informática, mas tanto nos carros como numa scooter que tive sempre fui fazendo algumas coisas com a caixa de ferramentas e agora neste caso quero ir mais ao fundo da questão.
Na zona onde a moto está também não tenho grandes oficinas que possa confiar muito sem pagar uma fortuna e ter a mota la parada meses a fio.. Para isso prefiro ir fazendo as coisas e adquirindo conhecimento..

Na parte eléctrica é que a coisa complica, vamos ver se consigo pelo menos confirmar o bom estado das cablagens e começar por aí..

Podes partilhar algumas páginas que costumas visitar para te ajudar quando tens dúvidas sff? Facebook, blogs, fóruns..

Mais uma muito obrigado Very Happy
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moshinho
Vespa 50 S
Vespa 50 S


Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 82

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Não tenho grande coisa...mas fiz o upload de alguns ficheiros:

Esquema eléctrico:

https://drive.google.com/open?id=1qG9rKAhcQoXsbDbxWNhjriltkG2EDLDs

"Manual Serviço"

https://drive.google.com/open?id=17NAS06833oMJMlBIJZJJjzMG6c5yocFV

Folgas transmissão:

https://drive.google.com/open?id=1Z0xE2y5KK56zPvWC0NZQwnalrpNtd4PJ

Cores:

https://drive.google.com/open?id=1RouNHQe5QMVo6AOThdMcEyJnzpXSxQbM

A parte do motor tenho seguido por este vídeo. O motor não é da fl2 e o método e ferramentas utilizadas não são "top", mas já ajuda imenso:

https://drive.google.com/open?id=1yD4yw-5UZAjhfw_WAh4IqsF3qAV5_OAO

Algumas dicas de mecânica:

http://www.scooterhelp.com

http://www.vespamaintenance.com/engine/drop/index.html

http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips

No facebook só conheço este grupo:

https://www.facebook.com/groups/vespafl2/

Eu tenho comprado as peças ao Paulo Viana (membro aqui do fórum), mas também podes comprar (as mais conhecidas):

http://www.oldscooter.pt

http://www.originalvespa.com

https://www.sip-scootershop.com/en/

Depois tenho outros links aleatórios de pesquisas que fiz:

http://www.vespa-50.com/Engine/motor-revision.html

http://www.scooterhelp.com

http://vespasmallframeforum.proboards.com

http://modernvespa.com/forum/topic126963

http://www.vespamaintenance.com/engine/drop/index.html

http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips

http://vespaguide.com

http://www.vespa-50.com/#

http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips/Engine-Assembly-Part-1-Large-Frame

http://vesparacingpt.forumeiros.com

https://www.et3.it/topic/9120-guide-illustrate-la-de-palli-officinae/

http://www.palli.it/vespa/officina.htm

http://solovespa.com/manuales/

http://modernvespa.com/forum/topic76595

https://www.germanscooterforum.de/topic/78647-motormontageständer-motorhalter/

https://www.scooter-center.com/catalog/product_info.php?&PHPSESSID=1b703e53d1b44229d88aacf1696d1e5b&products_id=8092

https://digilander.libero.it/marcofili88/PK125S%20Motore.htm

https://www.motoricambisoviero.it/online-sales/VESPA-50-Hp-Hp4-FL-84

https://www.uniquecarsandparts.com.au/paint_color_reference_vespa

https://scooterpaint.com/products

http://vespasmallframeforum.proboards.com/board/17

https://www.vesparicambisud.com/vrs/

http://www.smallframes.com

Os restantes que tenho, já não funcionam. Alguns devem ser repetidos e outros não devem sequer ter interesse, mas tens aqui muitas horas dispendidas na pesquisa. Espero que te ajudem e aos restantes membros. Acima de tudo os fóruns servem para partilhar de informação...senão não servem para nada!!!
Very Happy


Editado pela última vez por moshinho em Qui Jun 27, 2019 - 4:00 pm, num total de 2 vezes
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bmg-pego
Vespa Chicco
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Ja ajuda bastante de certeza. És o maior.

Pode ser que haja mais malta por aí com idéias!

Muito Obrigado Wink
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moshinho
Vespa 50 S
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 82

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

bmg-pego escreveu:
Ja ajuda bastante de certeza. És o maior.

Pode ser que haja mais malta por aí com idéias!

Muito Obrigado Wink


Haver há, mas provavelmente já não têm vida para passar tanto tempo no fórum ou já aprenderam o suficiente e não precisam de estar por aqui ou já finalizaram os projectos que tinham.

Lamento não conseguir ajudar mais mas para mim não sei eu Rolling Eyes

Se quiseres ler o meu tópico:

http://www.vespaclubelisboa.pt/Forums/viewtopic.html?t=7324
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moshinho
Vespa 50 S
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 82

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 4:59 pm    Assunto: Re: Um novato precisa de ajuda! - FL2 Responder com Citação

bmg-pego escreveu:

- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)


- Penso que deverás por verificar as lâmpadas e se estiverem boas, medir com multímetro a corrente nos cabos. Penso que deverás começar pelas "extremidades" (perto das lâmpadas) e ir "recuando até ao motor até achares corrente. Talvez também poderá também ser falta de massa; algum fio partido, etc (vê se consegues ir pelo esquema eléctrico).
- A mudança saltar poderá ser afinação do cabo das mudanças e/ou ser a cruzeta e/ou o carreto da terceira, embora sejam resistentes também poderão sofrer desgaste (mas para reparação terás de abrir o motor e provavelmente isso irá implicar mais despesas em outras peças, tais como juntas, óleo da caixa, retentores).
- Ao reduzir a mota ficar mais acelerada/mais rotação no motor penso que é normal uma vez que a desmultiplicação é outra,estás a reduzir na caixa de velocidades (até no carro isso acontece). No entanto também poderá ser da afinação do carburador que tem ou alguma entrada de ar que não é suposto (ia mais por este caminho).

Não sei se terei a dizer asneiras ou não, mas era o que faria para tentar resolver essas situações.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Qui Jun 27, 2019 - 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Ora bem cá venho deixar os meus dois centimos mas o moshinho já deixou muito e do bom para te ajudar e dar as minhas boas vindas antes de tudo. Pode não ter sido pelos melhores motivos mas uma Vespa de família é sempre outra coisa.

Só acrescento que a 3ª a saltar pode ser apenas afinação, tenta fazer isso antes de abrires o motor. Na FL2 só tem um cabo (certo?) não faço ideia como se afinará porque nunca mexi numa.

Das luzes ver com um multimetro se tem corrente, se, mesmo com a Vespa com alguma aceleraçao, tem a voltagem certa e se isso estiver ok e as lampadas fundidas colocar novas e ver se aguentam. Pode ter sido um pico qq de corrente...

As reduções... consegues fazer um vídeo e colocar aqui? É que pode ser normal se for algo "limitado" mas pode não ser se for uma grande aceleração e poderá ser afinação do carburador, entrada de ar, etc, etc

Boa sorte! Cool
_________________
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bmg-pego
Vespa Chicco
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Sex Jun 28, 2019 - 6:32 pm    Assunto: Re: Um novato precisa de ajuda! - FL2 Responder com Citação

moshinho escreveu:
bmg-pego escreveu:

- TODAS as luzes deixaram de acender;
- a 3ª velocidade por vezes "salta" quando em esforço (subidas, por ex)
- Em reduções por vezes fica acelerada, tendo de acionar a embreagem para a rotação baixar (burrice minha?)


- Penso que deverás por verificar as lâmpadas e se estiverem boas, medir com multímetro a corrente nos cabos. Penso que deverás começar pelas "extremidades" (perto das lâmpadas) e ir "recuando até ao motor até achares corrente. Talvez também poderá também ser falta de massa; algum fio partido, etc (vê se consegues ir pelo esquema eléctrico).
- A mudança saltar poderá ser afinação do cabo das mudanças e/ou ser a cruzeta e/ou o carreto da terceira, embora sejam resistentes também poderão sofrer desgaste (mas para reparação terás de abrir o motor e provavelmente isso irá implicar mais despesas em outras peças, tais como juntas, óleo da caixa, retentores).
- Ao reduzir a mota ficar mais acelerada/mais rotação no motor penso que é normal uma vez que a desmultiplicação é outra,estás a reduzir na caixa de velocidades (até no carro isso acontece). No entanto também poderá ser da afinação do carburador que tem ou alguma entrada de ar que não é suposto (ia mais por este caminho).

Não sei se terei a dizer asneiras ou não, mas era o que faria para tentar resolver essas situações.


Ja conhecia o teu tópico e está brutal! Não tinha era associado o “nick” ao tópico em questão..

A mudança que salta, o meu avô em tempos teve a mota num “mecânico” e pagou 200 e tal € para resolver um problema com uma mudança que saltava.. se tudo foi feito como deve ser, pode ser que seja apenas o cabo desta vez, tenho de descobrir como afinar, e passar no tal mecânico para tentar saber o que foi feito na realidade!

Em relação às reduções, sim, a aceleração tem de ser sempre superior pois a rotação aumenta, mas a questão é que fica tipo “a fundo”.. nao me sei bem explicar e a última vez que andei ja foi no passado Verão, mas lembro que era do tipo, a subir em 4.ª e quando começava a morrer, ao apertar a manete de embraiagem, a rotação subia de imediato, estando o acelerador a “zero”.. talvez seja difícil de entender..
Confused

Muito obrigado mais uma vez pela resposta! Wink
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bmg-pego
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Sex Jun 28, 2019 - 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Ora bem cá venho deixar os meus dois centimos mas o moshinho já deixou muito e do bom para te ajudar e dar as minhas boas vindas antes de tudo. Pode não ter sido pelos melhores motivos mas uma Vespa de família é sempre outra coisa.

Só acrescento que a 3ª a saltar pode ser apenas afinação, tenta fazer isso antes de abrires o motor. Na FL2 só tem um cabo (certo?) não faço ideia como se afinará porque nunca mexi numa.

Das luzes ver com um multimetro se tem corrente, se, mesmo com a Vespa com alguma aceleraçao, tem a voltagem certa e se isso estiver ok e as lampadas fundidas colocar novas e ver se aguentam. Pode ter sido um pico qq de corrente...

As reduções... consegues fazer um vídeo e colocar aqui? É que pode ser normal se for algo "limitado" mas pode não ser se for uma grande aceleração e poderá ser afinação do carburador, entrada de ar, etc, etc

Boa sorte! Cool


Ola!

Sinceramente não sei se será apenas um cabo pois sei muito pouco sobre este mundo..!

Vou tentar descobrir o máximo!

Aproveito para questionar qual o melhor sitio onde comprar peças e materiais, o moshinho deixou uma lista brutal, mas gostava de saber qual o vosso sitio favorito para fazer as compras..

Um abraço e mais uma vez muito obrigado Wink
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4890

MensagemColocada: Sex Jun 28, 2019 - 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Depende... tens as lojas online que têm mais coisas mas tens que mandar vir tudo de uma vez, pode custar-te mais.

Se estiveres perto de uma das lojas físicas que ele indicou, podes lá ir passando e comprando à medida que precisas, acabas por gastar o mesmo - ou mais que as lojas online às vezes têm preços mais competitivos - mas sentes menos por vais gastando.

Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência Very Happy
_________________
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moshinho
Vespa 50 S
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Registo: Mar 07, 2017
Mensagens: 82

MensagemColocada: Seg Jul 01, 2019 - 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:

Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência Very Happy


Eu compro sempre tudo o que posso ao Paulo Viana.
Quando não dá, compro na oldscooter.
A listagem está mais ou menos por ordem de preferência sim Very Happy
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Seg Jul 01, 2019 - 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Estevão escreveu:
Depende... tens as lojas online que têm mais coisas mas tens que mandar vir tudo de uma vez, pode custar-te mais.

Se estiveres perto de uma das lojas físicas que ele indicou, podes lá ir passando e comprando à medida que precisas, acabas por gastar o mesmo - ou mais que as lojas online às vezes têm preços mais competitivos - mas sentes menos por vais gastando.

Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência Very Happy


Por acaso ate estou bastante perto da oldscooter Wink

Tenho tido alguma dificuldade em conseguir “filtrar” o material para a FL2, qual os termos que costumam usar para as pesquisas? Smallframe? FL2?

Obrigado malta!!
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bmg-pego
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Registo: Apr 11, 2017
Mensagens: 31

MensagemColocada: Seg Jul 01, 2019 - 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação

moshinho escreveu:
PEstevao escreveu:

Diria que o moshinho quase que as ordenou por preferência Very Happy


Eu compro sempre tudo o que posso ao Paulo Viana.
Quando não dá, compro na oldscooter.
A listagem está mais ou menos por ordem de preferência sim Very Happy


Okapa, vou ter o Paulo Viana em conta também 😉

Vi que tiveste de substitui a cruzeta na tua.. espero não o meu caso porque aquilo não me parece um processo nada fácil! Rolling Eyes

Tudo a seu tempo!

Abraço e obrigado Exclamation
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