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PK50xls mota toda reparada, mas com problemas

 
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Autor Mensagem
piko
Vespa Chicco
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Ter Mai 05, 2020 - 11:53 am    Assunto: PK50xls mota toda reparada, mas com problemas Responder com Citação

Boas, finalmente já tenho a minha pk50 restaurada, o motor foi todo desmontado e reparado, mas no fim de semana fui dar a minha primeira volta nela e reparei que quando ia em andamento e a colocava em ponto morto ela acelerava como uma desalmada, e não sei o que lhe fazer… só engatando e deixar a mão na embraiagem até depois parar e desligar (deixar ir abaixo) senão não para.

Outra questão é, com a mota desligada, e a ao deslocar a mesma da garagem para a rua, se mexer no punho das mudanças (sem carregar na embraiagem) a mota acaba por se engatar, o que poderá ser?

Outra coisa, é meter a primeira, ui é-me extremamente difícil, tenho de ir lá com a mão direita dar uma ajuda…

Caso me possam ajudar, agradeço.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Mai 05, 2020 - 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi piko.

Bem vindo e venham de lá fotos dessa Vespa!

As tuas questões:

1 - tens nitidamente uma grande entrada de ar algures no sistema de carburação. Tenta ver, porque é o mais normal, a falange. É o tubo que vai do carburador para o motor, normalmente é daí ou mesmo do carburador mal encaixado.

2 - engatar sem embraiagem é normal de fizeres algum esforço no punho. De qualquer dos modos vê se tens isso bem afinado.

3 - ou embraiagem lixada ou mal afinado ou má afinação das mudanças como disse em cima.

Boa sorte! Cool
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piko
Vespa Chicco
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Qua Mai 06, 2020 - 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Pedro,

pois o mecânico disse-me que deve ser do carburador, porque o motor foi todo revisto, mas não trocou retentores… o que me deixou a pensar…
Como posso verificar se é um problema na falange? é que como tem a turbina a rolar ar, eu sinto ar por todo o lado à beira do motor, e só acontece mesmo quando vou andar nela e depois vou parar, porque se a colocar a trabalhar, parada, acelero e tal, sempre em ponto morto isto não acontece, só mesmo depois de andar nela. O meu maior medo é q o motor parta ou assim, porque ela acelera ao máximo…

O afinar as mudanças… teria de ser o mecânico ele diz que está bem, que as mudanças entram certinhas… eu tenho imensa dificuldade em meter primeira...
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Mai 06, 2020 - 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, em principio o motor não partirá, ainda por cima se foi todo revisto, rolamentos novos e tal...

Segundo, para veres a falange, desmontas tudo, pões juntas de cartão - ou um pouco de silicone de juntas, embora com a gasolina e óleo 2T não será a melhor solução porque se irá descolar com o tempo - apertas tudo novamente e vês se persiste. Podes tb testar com um rolo de pano à volta quer de onde o carburador aperta na falange quer onde a falange aperta no motor e tentar perceber se melhora (bom nunca vai ficar poque é um teste apenas e o método não é o melhor).

Terceiro, as mudanças podem estar, a embraiagem não ou vice-versa ou os dois. Mas desengatar a 1a com a moto parada é virtuamente impossível nas Vespas smallframe como o é a PK50. Engatar, deve ser possível mais fácilmente mas experimenta, qdo assim for, dar uma aceleradelazita a ver se auxilia a coisa.

Se o motor tiver sido de facto todo mexido as coisas podem (e devem!) estar ainda todas justas e custar mais um pouco agora o que com o andamento futuro vão acamando.

Testa e diz qq coisa.

Boa sorte! Cool
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Qui Mai 07, 2020 - 9:56 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Pedro, muito obrigado, vou testar a falange, tapar tudo para ver se melhora. A monta antes de ser desmontada, o motor n tinha força, mas o carburador, acho q funcionava bem, e depois de parar n acelerava assim à maluca, pelo q eu acho q n é do carburador, mas pode ser sim de terem encaixado mal, vou experimentar.

Relativamente às mudanças, vou ver se me consigo habituar a isto. Uma coisa que reparei é q a "caixa" de plástico no fundo do motor onde está o mecanismo das mudanças está cheio de massa consistente, não sei se será por isso q a primeira custa tanto a entrar. Mas uma coisa é certa, as outras entram mt bem, mas a primeira… fica muito longe, é preciso rodar muito para cima, e custa… ver se este fim de semana consigo.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qui Mai 07, 2020 - 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

Testa isso e depois diz como correu. Creio que será mesmo por aí, carburador mal encaixado ou falange com fuga.

Relativamente às mudanças, sim pode ter massa consistente. Se tiveres a tal tampinha de plástico preto - o que é raro encontrar-se - pode ter que em principio não apanha lixo do chão, areias ou outros. Mas não precisa de estar completamente empastado de massa, basta um pouco junto às partes que se movem mas também não será por aí que as mudanças não entram bem.
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Nando
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Registo: May 09, 2012
Mensagens: 2

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 1:15 am    Assunto: Responder com Citação

Boas, como diz o Pedro o problema pode ser entrada de ar pela falange, e so faz em andamento pois é aí que metes peso nela fazendo com que o motor mexa-se e consequentemente a galange e o carburador também, ao menos também tive esse problema na minha(fissura na falange), e uma das coisas que fez com que chegasse a essa conclusão era o escesso de óleo de mistura da gasolina que aparecia no meio da mota, pois como é mais pesado que a gasolina este vertia pela fissura.
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, penso que encontrei algo que pode ser o problema, o aperto do carburador à falange devia ter uma porca especial que não roda para podermos apertar o parafuso na parte superior, mas essa porca estava sempre a rodar, decidi tirar e vi q perderam a porca original, lá fui eu buscar um outro aperto que tinha meti e a mora ficou melhor, mas ainda acontece quando vou ao ponto morto, menos mas ainda acontece, mas agora estou na duvida, será que devia ajustar o parafuso da mistura visto que em principio agora já n terá essa entrada de ar (mesmo ainda n tendo conseguido confirmar da falange)? O parafuso da mistura está "desapertado" 4 voltas e meia, pelo que li aqui, deviam estar sempre próximo das 2 voltas e meia, ou pode ser mesmo assim?

Outra coisa que me acontece agora, é ao meter a primeira, a mota dá logo um saltinho como se fosse arrancar, é normal?

Eu acho que as mudanças não estão bem afinadas, porque por vezes tento por a mota em ponto morto, naquele ponto da manete, mas a maior parte das vezes a que fica engatada é a segunda…
Nunca vi ou mexi na parte de ajustar ou afinar as mudanças, isso é simples de se fazer?
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Boas piko.

Sim deves re-afinar o carburador sim. Se está com essas voltas que dizes, deve estar mesmo mal afinado por contrabalançar a entrada de ar que tinhas. Mas tinhas sido tu a tentar afinar ou já tinha vindo assim do mecânico?

O engate da primeira, nas smallframes é mesmo assim. Daí que se deva desengatar a Vespa ainda em andamento, quase quase parada mas ainda em andamento porque depois de parada é quase impossível desengatar.

Boa sorte! Cool
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Pedro, veio assim afinada do mecânico, e o mecânico disse que se viu à rasca para a afinar (não me admira Smile ). Quando a fui buscar o que me disse é que o carburador devia ter algum problema e por isso é que acontecia aquilo de ao parar depois de andar nela acelerava à louca, que o melhor era meter um novo. Entâo a ideia é ir dar uma volta com ela, e passado uns 10 ou 15 minutos já deve estar quente e devo tentar colocar o parafuso da mistura mais perto das 2 voltas e meia, é isso certo?

Em relação às mudanças, depois desta explicação já me faz sentido eu ter imensas dificuldades para a colocar em ponto morto quando paro... o que estava a fazer era ia por exemplo até um stop, parava e só depois é que colocava em ponto morto, entao tenho de o fazer ainda em andamento.

A primeira, é que custa mesmo a entrar. Já agora mais uma pergunta, imaginemos vou andar nela em terceira ou quarta, vou reduzindo até segunda por exemplo e depois tenho uma subida, e noto que tenho de por primeira, como devo fazer? É que é aí que custa mesmo a entrar a primeira, tenho de ir lá com a mão direita dar uma forcinha… O que tenho feito é ir direto de segunda para primeira, mas tenho de lá ir com a mão direita.

Desculpem estas perguntas, mas eu tenho apenas 12Km de experiencia a andar de vespa (quando a comprei fiz 1Km e depois foi desmontar e andar de volta dela para a por em condições), só andei com ela este e o outro fim de semana.
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação

piko escreveu:
Olá Pedro, veio assim afinada do mecânico, e o mecânico disse que se viu à rasca para a afinar (não me admira Smile ). Quando a fui buscar o que me disse é que o carburador devia ter algum problema e por isso é que acontecia aquilo de ao parar depois de andar nela acelerava à louca, que o melhor era meter um novo. Entâo a ideia é ir dar uma volta com ela, e passado uns 10 ou 15 minutos já deve estar quente e devo tentar colocar o parafuso da mistura mais perto das 2 voltas e meia, é isso certo?8

Certo. Dar uma voltinha e afinar. Depois deixar arrefecer e colocar a funcionar e ver. Muitas vezes é preciso, pelo menos, dar um jeitinho ao ralenti.

piko escreveu:
Em relação às mudanças, depois desta explicação já me faz sentido eu ter imensas dificuldades para a colocar em ponto morto quando paro... o que estava a fazer era ia por exemplo até um stop, parava e só depois é que colocava em ponto morto, entao tenho de o fazer ainda em andamento.

Sim, é isso mesmo. Qdo a Vespa já for a "deslizar" quase parada, é que dás um jeitinho para saltar para ponto morto.

piko escreveu:
A primeira, é que custa mesmo a entrar. Já agora mais uma pergunta, imaginemos vou andar nela em terceira ou quarta, vou reduzindo até segunda por exemplo e depois tenho uma subida, e noto que tenho de por primeira, como devo fazer? É que é aí que custa mesmo a entrar a primeira, tenho de ir lá com a mão direita dar uma forcinha… O que tenho feito é ir direto de segunda para primeira, mas tenho de lá ir com a mão direita.

Isso é um pouco como nos carros, nunca se engata a 1ª em andamento. O melhor é deixar mesmo a Vespa abrandar e, quase como se a fosses desengatar, tentar colocar a primeira, ao mesmo tempo que dás umas aceleradelas moderadas para ajudar a entrar a mudança.
O segredo é quase só ter e manter a calma.
"À bruta" é que elas nunca entram correctamente e, ou não entram de todo ou entrando acabam por saltar com a aceleração.

piko escreveu:
Desculpem estas perguntas, mas eu tenho apenas 12Km de experiencia a andar de vespa (quando a comprei fiz 1Km e depois foi desmontar e andar de volta dela para a por em condições), só andei com ela este e o outro fim de semana.

Nada que tenhas que pedir desculpa, é perfeitamente natural e legitimo o que sentes e estás a experienciar. Já todos nós passámos por isso, estamos cá para ajudar e mostrar-te que muito do que te está a acontecer, é "assim mesmo".

Boas curvas! Cool
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piko
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Registo: Oct 01, 2018
Mensagens: 22

MensagemColocada: Seg Mai 11, 2020 - 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigadão, já estou ansioso para voltar a chegar o fim de semana para dar mais uma voltinha Smile
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Mai 13, 2020 - 10:28 am    Assunto: Responder com Citação

Cool
Depois conta como correu...
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