Passeio Vespista à Serra do Montejunto
Data: Terça-Feira, 17 de May de 2005, às 16:23
Tópico: Eventos V.C.L.


Organizado pelo Grupo Vespista “OS ZUMBIDORES DOS CASAIS DAS BOIÇAS”, decorreu no passado Domingo, dia 8 de Maio de 2005, o primeiro passeio à Serra do Montejunto, que contou com uma trintena de vespistas.


Decidimos iniciar o passeio a partir do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, local onde decorria a festa anual das tasquinhas, e também onde tinha toda a lógica realizarmos o almoço.

Sobre a organização sentia-se o peso da responsabiliadade, pois notava-se uma certa expectativa pela parte dos participantes, sobre o que os Zumbidores seriam capazes de fazer. De notar que os vespistas do Cabeço Verde se fizeram representar em força. O nosso bem haja para eles.

Após a distribuição de alguma literatura sobre a Vila de Alcoentre e de alguns galhardetes (que agradecemos à Junta de Freguesia e à Casa do Povo) e depois de tomarmos café no Estabelecimento dos Bombeiros, iniciámos então o passeio por volta das 10H30. Passados 5 km, perto de Aveiras de Cima, efectuámos uma primeira paragem para “gasolinar”.

Após o reabastecimento, obliquámos então para vale do Brejo onde parámos para visitar as magníficas instalações da S.I.V.A.C. - Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima, onde o respectivo responsável à laia de cicerone, explicou o funcionamento do moderníssimo equipamento de engarrafamento de vinho. É uma Empresa que agrupa os magníficos vinhos que são produzidos na região.


Fomos ainda obsequiados com um beberete gentilmente oferecido pela administração em que pudémos provar e constatar a boa qualidade dos vinhos aí produzidos. Convirá não esquecer a marca: CAPATAZ. À digníssima Administração os nossos AGRADECIMENTOS.

Entretanto começou a acontecer o degêlo; Isto está a começar a animar! diziam uns. Isto promete! diziam outros.

Reiniciámos então o passeio que passando por pinhais, vinhas e vinhedos, sempre excelentemente conduzidos pelos batedores “Zumbidores”, passou pela Ota, Bairro, Abrigada. A partir daqui foi sempre a subir com a paisagem da imponente Serra do Montejunto cada vez mais próxima. Apesar da dura subida não houve vespa nem vespinha que se negasse.

Já em plena Serra parámos no Cruzeiro/Miradouro para ver a paisagem e de seguida seguimos até ao parque



Artigo de Vespa Clube de Lisboa
https://www.vespaclubelisboa.pt

O link deste artigo é:
https://www.vespaclubelisboa.pt/News/article.html?sid=1