Home | Classificados | Downloads | Fórum | Fotos | Notícias | Técnica | Vídeos
Site Oficial
! - Login | Registe-se


  FAQFAQ  PesquisarPesquisar  Mensagens PrivadasMensagens Privadas  GruposGrupos  ResumosResumos  

Guiar 125 com carta de carro: Projecto de Lei 635/X
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Ter Mai 12, 2009 - 2:23 pm    Assunto: Guiar 125 com carta de carro: Projecto de Lei 635/X Responder com Citação

À semelhança do que escrevi no ScooterPT, aqui fica. (http://scooterpt.com/viewtopic.php?f=1&t=7254)

---
Isto é uma coisa que queria desde há uns bons tempo... Very Happy

Vai finalmente entrar em discussão na generalidade o projecto de lei acima referido, mais precisamente a 22 de Maio. Depois é quase um saltinho até à promulgação: http://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/FluxogramadoPLC.aspx.

Atenção que isto não habilita automaticamente qualquer encartado a conduzir motos 125, mas permite que não tenhamos de pagar um balúrdio por uma carta nova. Para mim, vai-me permitir subir das 50 para as 125 e, finalmente, não me obrigar a fazer desvios enormes porque não posso andar em autoestradas.

Detalhes: http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?ID=34237

Membros das comissão responsável: http://www.parlamento.pt/SITES/COM/XLEG/9COPTCPOSRAR/APRESENTACAO/Paginas/Composicao.aspx

Texto da proposta de lei: http://app.parlamento.pt/DARPages/DAR_FS.aspx?Tipo=DAR+II+s%C3%A9rie+A&tp=A&Numero=53&Legislatura=X&SessaoLegislativa=4&Data=2009-01-15&Paginas=2-4&PagIni=0&PagFim=0&Observacoes=&Suplemento=.&PagActual=0
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Ter Mai 12, 2009 - 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Já ouço isso desde há uns bons anos a esta parte... Só acredito, como São Tomé, quando vir que está tudo aprovado, no papel e efectivamente podemos beneficiar disso...

Até lá... Confused
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Ter Mai 12, 2009 - 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não disse que tinha sido aprovada. Wink

No entanto, acho que é mais longe do que alguma vez já chegou (que eu saiba), logo é uma razão para ficar contente.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Maximo
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Apr 09, 2007
Mensagens: 338
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Ter Mai 12, 2009 - 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação

A ver vamos... Era excelente que finalmente esta medida andasse para a frente!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
skuere
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Aug 19, 2008
Mensagens: 26

MensagemColocada: Qua Mai 13, 2009 - 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

so acredito quando vir... Shocked
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
RCarmo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 26, 2008
Mensagens: 8

MensagemColocada: Qui Mai 14, 2009 - 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Só acredito quando estiver em prática.
Acho mesmo muito pouco provável, são muitos os interesses em causa:

- Escolas de condução
- Inspectores do IMTT
- Licenças, averbamentos, etc.

Estão muitos euros em causa.

Não creio, mas ....
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joacorreia
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Dec 22, 2008
Mensagens: 19

MensagemColocada: Qui Mai 14, 2009 - 2:47 pm    Assunto: Vamos fazer força para que seja aprovado!!!!!!!! Responder com Citação

exacto, é o grupo parlamentar do PCP que apresentou o projecto lei. Espero que ganhem muitos vostos com esta proposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Qui Mai 14, 2009 - 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, é uma medida do PCP, mas já tinha sido mencionada pelo PSD na legislatura anterior. Assim, parece-me que é transversal no espectro politico. Só podemos é apelar a todos os nossos contactos, principalmente se tiverem ligações ao parlamento, para aprovarem isto.

Estão à espera de quê? Peguem no telefone...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Ter Mai 26, 2009 - 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

A discussão continua também no Scooterpt: http://scooterpt.com/viewtopic.php?f=1&t=7254&start=60&st=0&sk=t&sd=a
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
luisbaiao
Vespa 300 GT
Vespa 300 GT


Registo: Feb 12, 2008
Mensagens: 306

MensagemColocada: Ter Mai 26, 2009 - 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação

A lei já foi aprovada, não foi???
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Ter Mai 26, 2009 - 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa é a dúvida!

No página da iniciativa não há alterações, e parece que não chegou a ser votada na assembleia, apesar de apoiada por todos...

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?ID=34237
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Robalo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: May 07, 2009
Mensagens: 11

MensagemColocada: Qua Mai 27, 2009 - 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

Boas

Ainda não foi aprovada, penso que será no dia 29. Posteriormente terá que ser aprovada na especialidade e penso que o PS pretende fazer algumas alterações, pelo que li, falava-se nos corredores da Assembleia em permitir que quem tem mais de 25 anos e tenha carta de carro possa conduzir 125 sem necessitar de qualquer tipo de exame. vamos ver se se confirma.

Abraços
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zedascouves
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Nov 02, 2007
Mensagens: 34

MensagemColocada: Qua Mai 27, 2009 - 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Robalo, isso era excelente! Very Happy

Infelizmente, os tipos do costume já começaram a mandar vir: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383199&idCanal=62
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
joao santos
Vespa 125 G.T.R.
Vespa 125 G.T.R.


Registo: Mar 10, 2009
Mensagens: 125
Local/Origem: Sintra/colares

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2009 - 12:37 am    Assunto: Boas Responder com Citação

Bem isso para mim seria perfeito.
Pois finalmente conclui o restauro da minha 50s (topico "restauro vespa 50s, concluido"), tenho exactamente 25anos tenho carta B mas nao tenho licença.
Conduzo a vespa sem qualquer tipo de problema. Estou agora a reunir a palelada para ir ao exame pratico para a licença. Mas pelo que me disseram esse exame pode demorar até 2 meses. Resumindo vou arriscar e andar 2 meses sem licença ou entao a vespa restauradinha fica 2 meses parada na garagem.

Se fosse aprovado era excelente. Nao precisava de fazer mais nada. so conduzir e dar uns grandas passeios.

Mas isto das pesssoas com 25 anos poderem conduzir 125, tem alguns contras, eu compreendo de parte a parte. Por um lado é mau porque as pessoas com carta B podem se aventurar a comprar uma moto mas depois nem sequer saberem andar de bicicleta, podem nao ter capacidandes fisicas para o fazer, mas tambem uma pessoa com 25 anos ja é uma pessoa perfeitamente consciente do que faz.
Eu pessoalmente nao tenho problemas desse tipo, porque pratico BTT, fiz 10anos de competicao numa equipa de BTT na vertente XC e maratonas, ja ando de mota desde os meus 10anos naquelas brincadeiras de puto em casal boss. Mas de certeza que nem toda a gente tem pratica a andar em duas rodas.
Mas de qualquer modo seria muito bom se fosse aprovado.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4953

MensagemColocada: Qui Mai 28, 2009 - 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu já li que tinha sido aprovada, mas, oficialmente, mantém-se tudo na mesma...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Geral Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Neste fórum você: Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Powered by phpBB © 2001-2003 phpBB Group


Site protegido com o reCAPTCHA e o Google, a política de privacidade e os termos do serviço são aplicáveis.
Copyright © Vespa Clube de Lisboa. Excepto conteúdos publicados pelos utilizadores (propriedade dos próprios).

Página gerada em: 0.04 Segundos