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vespa tuning
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Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Vespa Clube de Lisboa -> Mecânica
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Autor Mensagem
pinasco55
Vespa Chicco
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Registo: Oct 20, 2005
Mensagens: 9

MensagemColocada: Ter Out 25, 2005 - 7:57 pm    Assunto: vespa tuning Responder com Citação

Ora boas pessoal.
A razão deste tópico está no pessoal do fórum ter conhecimento das maquinas mexidas de cada um.
Se alterou algo que ponha em causa a originalidade da scooter,diga aqui;)
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Out 26, 2005 - 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

Eu costumo atirar-me para os leds e coisas manhosas... daí a minha "má" fama Wink

O actual e mais bem sucedido é o farolim da minha PX a leds. No entanto, o meu primeiro projecto foi iluminar o velocímetro da minha 50s (com sucesso, mas a precisar de uns retoques), e o segundo foi um "neon" por baixo da vespa(muito útil para irritar a malta no vespaclube). Era bem simples, como era uma 50s e a voltagem variava tanto, consistia numa lâmpada tubular isolada numa caixa home-made. Era o TuNeOn, eh eh!

O próximo, passa por um neon (como deve ser, na PX, para irritar ainda mais), e um velocímetro digital com alguma informação a LEDs. Tenho também na calha uma tomada de isqueiro e iluminação no porta-luvas da PX.

Há algumas alterações mecânicas na minha PX125E, mas são mais comuns. Amortecedores, e vem aí um disco para o travão da frente.

Mas atenção, isto soa tudo melhor escrito do que ao vivo... tenho pouca paciência para os acabamentos, e nesse aspecto a coisa que funcionou mesmo bem foi o farolim. Estes projectos de electrónica e aplicações elétricas têm sempre a supervisão/mão de obra de um colega que gosta dessas coisas.
_________________
PX125E - Piaggio Nero
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Out 26, 2005 - 10:20 am    Assunto: Re: vespa tuning Responder com Citação

pinasco55 escreveu:
Ora boas pessoal.
A razão deste tópico está no pessoal do fórum ter conhecimento das maquinas mexidas de cada um.
Se alterou algo que ponha em causa a originalidade da scooter,diga aqui;)

Epá eu tenho uma 50S com um kit 109 de ferro e uma rally e PX, ambas 200, sem nada a declarar...
E a 50S está assim primeiro porque já vinha e depois porque ter uma 50S sem kit é... obra e para gajos muuuuuuuuuuuitos calminhos! Smile
Em breve (já digo isto para aí há um ano), espero começar o meu mega projecto rally200, séc XXV, que conterá tb um farolim de leds feito pelo "An"TuNes, o rei dos led's e cenas luminosas (que não ideias!)...
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pinasco55
Vespa Chicco
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Registo: Oct 20, 2005
Mensagens: 9

MensagemColocada: Qui Out 27, 2005 - 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação

ah ah os leed´s pa irritar a malta do vespaclube,essa tá boa.Olha que por acaso uns leed´s na traseira da minha pk não lhe ficavam nada mal... Smile

Ora bem,quanto a mim tenho uma 50S (apenas) com kit Pinasco "ferro" 75cm3 com jigleur a condizer.Tudo o resto esta plenamente de origem Very Happy
Já a pk não direi o mesmo...ou seja kit 100cm3 Pinasco cromonikel,pistão 55,escape Giannelli rendimento (para substituir por outro também de rendimento),pinhão 16 dentes Pinasco,embraiagem... piscas escurecidos, e filtro de gasolina na mangueira (item muito util) Wink e de momento não me ocorre mais nada...
Esta vespa ainda está em fase de "transformação",ainda faltam os pneus de traço asfaltico,o filtro de ar cónico K&N, e os jigleurs a condizer com o conjunto,que de momento não sei bem quais serão,portanto se souberem quais os jigleurs minimo e máximo que se adaptam bem ao conjunto (carburador 19, cilindrada etc..) digam por favor Smile

Abraço Nuno
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Ter Jan 24, 2006 - 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

ora bem...

eu tenho uma 50sde origem e outra alteradita e a nivel de alterações consta......

- kit 102 pinasco de cromo nikel trabalhado ( cilindro e pistão)
- carreto 18
- carburador mikuni 21 trabalhado com gigler e agulha "manhosa"
- instalação electrica de uma pk ( 12v c/electronico) e com "rotativo" home made
- volante magnetico rectificado com menos peso e alhetas da plurimatik(são de plastico!)
-escape barulhento Smile ( disseram-me k era um escape usado antigamente nos trofeus e tinha o nome de "far" ou kker coisa assim do genero)
- rolamentos da cambota de alta rotação
- rolamento da viela modificado ( rolamento de prata)
- filtro de ar polini adaptado ao dito carburado
- colector do carburador alterado ( mto mais curto)
- embraiagem reforçada (da 125)
- cambota com menos peso e com uns "trabalhos extras"
- interior do motor todo polido ( o k me interessava mais era polir toda a zona da cambota para k existisse menos atrito na etrada da gasolina)


em vista:

-colocação de uma forqueta com travão de disco e pk não meter travão de disco atras????? Laughing Laughing Laughing
-colocação de lamelas (sistema da Yamaha )
-melhoramento da refrigeração do cilindro
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Jan 25, 2006 - 12:12 am    Assunto: Responder com Citação

Sim senhor... temos tuner!

Só uma pergunta... a que título surge um rolamento de prata na biela?
_________________
PX125E - Piaggio Nero
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Jan 25, 2006 - 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu nem sabia da existência de rolamentos de prata...
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Qua Jan 25, 2006 - 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

kem me arranjou isso foi um engº mecanico k fazia umas alteraçoes em algumas motas, alteraçoes essas k eram feitas com consciencia, com medidas exactas e alguns calculos.O resultado de alguns trabalhos efectuados por ele deram-lhe um "lugar " no estrangeiro a trabalhar como preparador da Ktm!!!!

Não me perguntem kuais a vantagem do tal rolamento mas se ele me disse para o meter é pk tem alguns efeito, kto mais nao seja menor desgaste pois como mtas pessoas sabem os rolamentos ( principalmente da cambota) de uma vespa alterada nao aguentam mto tempo...

já agora, o colector do carburador que eu usei é um simples colector usado nas boss´s qdo se altera do carburador de origem para um mikuni (ver link .... http://www.bikepics.com/pictures/502788/) .Cabe que nem uma luva.... Laughing Laughing Laughing Wink Wink Wink
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Jan 25, 2006 - 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois quem sabe, sabe...
Eu nem sabia da existência disso qto mais... Surprised

Epá e curto desse "intercâmbio" de peças entre marcas / modelos...
Nada melhor do que saber essas coisas para arranjar peças baratuxas...
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Dom Jan 29, 2006 - 11:33 am    Assunto: Responder com Citação

lol.assim como a do colector ( que custa cerca de 2.5euros)existem mtas outras como por exemplo substituir a bobina da luz (do prato) k é godruxa por uma outra mais pequenita e finita.... é uma questão de procurares em motorizadas e que trabalhem a 6V ( mais uma vez tens o exemplo da nossa boss portuguesa....) ( eu não disse nada..... Wink )

o pessoal que anda em trofeus não se chiba do que faz as motas e depois as pessoas pensam que artilhar a mota é unicamente o tradicional..... kit, desmultiplicador(carreto 16), escape, e gigleur.... é o resto????? Laughing Laughing

nota:o exemplo da bobina como é obvio é para instalações de 6V como é o caso da 50´s
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Seg Jan 30, 2006 - 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Yá, yá, mas esses não se descaem...
Mas esses pormenores além de curiosos, são muito uteis... É que se calhar encontra-se mais fácilmente em qq oficina essas peças para Boss e afins do que para Vespa e claro, dado a lei da oferta e da procura, se calhar mais baratas do que algumas peças para a Vespa...
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pauloviana
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Ter Jan 31, 2006 - 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

pois....é pena k esses não se descaiam mas algumas das coisas k se fazem nas vespas de trofeu eu ja as mencuionei agora falta arranjarem alguem para as fazer (BEM FEITAS, claro!!!) como é o caso de tirar peso /equilibrar cambota e volante

akilo k eu sei e vou fazendo nunca ng me ensinou,apenas sou mais um curioso neste meio Wink

posso-vos dizer k nunca levei nenhum veiculo motorizado ao mecanico ate a data tb nunca me dei mal ,aparte de uns cilindros ovalizados,coladelas...mas isso já é prato da casa
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
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MensagemColocada: Ter Jan 31, 2006 - 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

E calibras cambotas e tudo?!?

Pá eu levo o meu carro que é todo electrónico (infelizmente) e mai nada!
As Vespas (ok a PX foi fazer a primeira revisão à oficina) é tudo "home made"...
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pauloviana
Vespa 300 GT
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Registo: Jan 17, 2006
Mensagens: 860

MensagemColocada: Ter Jan 31, 2006 - 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

pestevão ,tudo o k eu puder fazer em casa eu faço inclusivamente ainda a pouco parti o turbo ao meu carro e pediram-me 200contos para meter um novo, eu por 40contos fiz a festa!!!fui comprar um NOVO a um importador de turbos e meti-o eu mesmo numa tarde!!!!
outra coisa caricata k me aconteceu a uns tempos...eu keria meter um intercooler no meu carro e para me informar fui falar com o " engº" da marca do carro ( um gajo de batinha k se diz engenheiro...), disse-lhe o k keria fazer e ele imediatamente me disse " voce nao se meta nisso porque é impossivel fazer tal trabalho!!!" Laughing indignado com akilo e por ter conhecimentos suficientes para saber k era uma coisa simples comprei o dito intercooler e numa tarde o carro tinha ganho uma peça nova..... Tudo isto para dizer que akilo k eu puder fazer eu faço pk ao menos sei o k ta a ser feito e sei k ta a ser bem feito.

em relação as cambotas tenho de dar isso a fazer a alguem pk não tenho material para o fazer pk senão.... (o mesmo se passa com os cilindros, os desbastes nos volantes magneticos)
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Pedro Estevão
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Ter Jan 31, 2006 - 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Fazes tu muito bem!
Eu a primeira vez que abri um motor de Vespa tb estava "com medo", mas agora... vejo que aquilo realemnte não tem grande ciência e é simples...

É isso que se passa mais ou menos no carro; com não sei, não tenho conhecimentos e nunca vi fazer... não arrisco. Ainda por cima hj oa carros é mais componentes electrónicos do que componentes mecânicos quase...

Qto às cambotas e isso só perguntei mesmo porque dizias que fazias tudo em casa e tal. Ainda pensei que tivesses uma daquilas maquinitas antigas em que se vai apertando e rodando e pancadinha e tal... Very Happy

Por acaso gostava de ter uma coisa dessas...
O mesmo com os cilindros e as rectificações e tal...
Nas soldaduras já lhe dou uns toques (mas ainda não tenho a máquina que e como eu quero)...
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