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Mistura 2%

 
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Autor Mensagem
GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Sex Ago 05, 2005 - 11:02 am    Assunto: Mistura 2% Responder com Citação

Bom dia,

Numa PX 125E, cujo piston foi mudado deve-se ou não fazer uma mistura 2% no depósito? Se sim durante quantos depósitos ou quantos kms mais?Obrigado.
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sáb Ago 06, 2005 - 1:34 am    Assunto: Responder com Citação

Olá.

Quando falas em piston mudado, falas em rectificação ou substituição por um conjunto de maior cilindrada? (um "kit")? Tens duas hipóteses:

Hipótese 1: Se fôr só rectificação, trata-se de uma rodagem, e caso tenhas autolube, faz mistura a 1% no depósito, mais o autolube e um bocado de juizo no punho tens uma rodagem catita. (atira isto à ronda de uns 1000km, e depois vais subindo de rotação gradualmente, creio que aos 1500km já podes esticá-la até perto do máximo). A partir daqui acho que é seguro voltares ao autolube apenas, e andares descansado.

Hipótese 2: Optaste por um kit. 150, 180, seja o que fôr. Neste caso, é sempre preciso mais óleo. Para andares descansado, em rodagem não menos de 4% (supondo que o autolube atira 2%, metes outros dois no depósito). A minha 50 com um kit 90 andava sempre a 4% (nao fui eu que lhe fiz a rodagem, mas em uso normal usava 4) e nunca deu chatice.

Seja qual fôr a hipótese, é tudo uma questão de usares um óleo bom e teres juizo no punho direito. Esta resposta que te faço é uma sugestão minha, eu faria assim, e acho que estaria livre de problemas. No entanto, não sou (nem tenciono ser) mecânico de vespas, e posso estar a mandar uma calinada. Embarassed

Boas curvas Wink
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Sáb Ago 06, 2005 - 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah!?... Pois refiro-me a uma substituição de piston, claro, após um problema da bomba de óleo...È que com a mistura, que foi excessiva creio, a cada 50 kms estava a mudar de velas (já foram 4!!)!! Já agora como faço para limpar as velas que suponho estarem novas(50 kms!!)? Vou continuar com a mistura a 1%, claro até pq acho que o autolube já está activo, daí a vela cheia de óleo...Já fiz 200 kms até agora; mais 1000 kms a 1% e 50/60 kms/hrs máximos e tudo deve correr bem...É material à moda antiga e eu sou novo nisto espero não derreter a coisa por inépcia!!Vou contando com os vossos conselhos, espero, para vespar sempre...Já agora dizem-me que a panela soa a "choco", convinha mudar etc...E preços? A arder!? Existe marca "branca" adaptável ou tem de ser Vespa?Obrigado.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Dom Ago 07, 2005 - 1:45 am    Assunto: Re: Mistura 2% Responder com Citação

GilBrandao escreveu:
Bom dia,

Numa PX 125E, cujo piston foi mudado deve-se ou não fazer uma mistura 2% no depósito? Se sim durante quantos depósitos ou quantos kms mais?Obrigado.

Boas.

Já lhe tinha respondido por email, mas coloco-o aqui pode ser que sirva também para ajudar outras pessoas.

Caso a vela se encontre no estado em que descreve, pode-se dizer que tem excesso (muito) de óleo.

No entanto a quantidade de óleo ou mesmo o pôr ou não óleo no depósito, dependerá muito do tipo de utilização que dê à Vespa. Se for em cidade creio que esse óleo está a mais (o do autolube deverá chegar, verificado que esteja o bom funcionamento do autolube), numa viagem mais longa e "exigente", pois então deverá, por segurança, misturar um pouco de óleo no depósito, mas sempre num taxa de 1% / 2% no máximo dos máximos.

No entanto, esta questão poderá originar respostas de pessoas mais habilitadas e ou experimentadas no assunto do que eu.
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Seg Ago 08, 2005 - 1:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado...Vou misturar apenas 1% na gasolina e ver...
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Ter Ago 09, 2005 - 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva outra vez...1% pensei num depósito de 8 lts será o quê..!!?? 8 cc (cm3) portanto sabendo que uma colher chá leva 5 cc e uma de sopa 15 cc falamos de quantidades assim peqnas? Influencia assim tanto o desempenho ou é residual?! As minhas contas são correctas então...meia colher de sopa é isso||?Eu sei as bisnagas têm marcação mas eu sou preciso no volume...Obrigado.
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Tiago Pereira
Vespa 300 GT
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Registo: Jul 27, 2005
Mensagens: 560

MensagemColocada: Qua Ago 10, 2005 - 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

mais vale usars um copo de mistura, até podes usar o das vespas, é a 2% mas metes sempre a metade (tipo para 3 litros de gasolina, meter 1.5 no copo). Eu faço a mesma coisa mas ao contrario, faço 3% mistura
_________________

Lambretta DL 150 '70
Vespa Rally 200 '76
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Ago 10, 2005 - 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago Pereira escreveu:
mais vale usars um copo de mistura, até podes usar o das vespas, é a 2% mas metes sempre a metade (tipo para 3 litros de gasolina, meter 1.5 no copo). Eu faço a mesma coisa mas ao contrario, faço 3% mistura

Também ouvi dizer que uma garrafinha daquelas de martini pequenas e óleo para 5 litros de gasosa perfaz na perfeição (quase por na verdade é um pouco mais, segundo me disseram) a percentagem utilizada na mistura óleo / gasolina para Vespas (2%).

Para os mais "bebedouros" é uma alternativa a considerar...
Laughing

Gil:
Se queres pôr 1% de óleo no despósito podes sempre experimentar este método. No entanto passa a ser uma garrafinha de martini (óleo) para 10 litros de gasolina (ou meia garrafinha para 5 litros, ...).

Para saberes os volumes fazes uma regra de 3 simples:

1 litro de óleo ----------------------- 100 litros de gasolina
x óleo ------------------------ 5 litros de gasolina
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Qua Ago 10, 2005 - 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá...Essa da garrafinha está demais!!Nem sabia que isso ainda existia...Já agora não sei se leram acima a questão do escape...Com a fórmula fica a coisa simplificada e "científica"...Vou apostar em 1/2 garrafa para esta rodagem inicial, "pós-operatório".Obrigado mais uma vez.
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qua Ago 10, 2005 - 5:17 pm    Assunto: A garrafinha e o escape Responder com Citação

Smile
Eu tb não acreditei muito qdome disseram, mas depois arranjei uma coisa dessas e fui experimentar com um copo "original" da mistura da Vespa e bate mais ou menos bate... No entanto o copo (custa 500 paus) "original" é sempre melhor... Só por via das dúvidas...

Qto ao escape...
"Soa a choco"... Isso é... vago, mas se não está podre, se não atrofia o andamento da Vespa deixa estar. É que anteriormente (presumo que a Vespa não tenha estado sempre nas mesmas mãos) podem já ter aberto o escape e tirado o miolo ou isso e por isso o barulho se ter alterado um pouco. Acontece porque por vezes os escapes entopem (com a acumulação de carvão) e tiram o miolo...

Espero ter ajudado.
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GilBrandao
Vespa 200 Rally
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Qui Ago 11, 2005 - 10:48 am    Assunto: Escape/mistura Responder com Citação

Ok...Ainda é o escape original já tem umas mossas claro, de pedradas e de já ter batido num daqueles fechos de portao de quinta, que estão cravados no chão!!!Para substituir há marca "branca"? Falaram-me em Sito +(!!??) em vez do original Vespa que dizem-me ser caro...O que tenho agora não me parece que influencie o desempenho; vou mas é poupar umas "lecas" e qdo estiver roto aí tenho a certeza.

Quanto à mistura, nada a assinalar até agora. Ao rebuscar o fundo da garagem encontrei uma seringa (sem agulha, claro) de 10 cc (acho que era de por oleo na caixa)...Fiz a 1% (8 cc) e a vela ainda não encharcou...Já percebi que são máquinas caprichosas.Deve fazer parte da mìstica....Obrigado pelas dicas, e já percebi que volta e meia regressarei ao vosso agradável convívio já que um destes dias deve surgir qualquer outro "quiproquo" nesta dama caprichosa. Mais uma vez obrigado.
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Pedro Estevão
Administrador
Administrador


Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4954

MensagemColocada: Qui Ago 11, 2005 - 11:11 am    Assunto: Re: Escape/mistura Responder com Citação

GilBrandao escreveu:
Ok...Ainda é o escape original já tem umas mossas claro, de pedradas e de já ter batido num daqueles fechos de portao de quinta, que estão cravados no chão!!!Para substituir há marca "branca"? Falaram-me em Sito +(!!??) em vez do original Vespa que dizem-me ser caro...O que tenho agora não me parece que influencie o desempenho; vou mas é poupar umas "lecas" e qdo estiver roto aí tenho a certeza.

Quanto à mistura, nada a assinalar até agora. Ao rebuscar o fundo da garagem encontrei uma seringa (sem agulha, claro) de 10 cc (acho que era de por oleo na caixa)...Fiz a 1% (8 cc) e a vela ainda não encharcou...Já percebi que são máquinas caprichosas.Deve fazer parte da mìstica....Obrigado pelas dicas, e já percebi que volta e meia regressarei ao vosso agradável convívio já que um destes dias deve surgir qualquer outro "quiproquo" nesta dama caprichosa. Mais uma vez obrigado.

Sito Plus...
Sim é um bom escape e dá um pouco mais de "pica" à Vespa... No entanto se a Vespa está toda de origem e se o actual escape ainda vai servindo, no poupar é que está o ganho é o que te posso dizer! Wink

As máquinas são algo caprichosas sim, mas isso é no ínicio, porque depois conseguimos "pensar" como elas e já vamos percebendo do que se queixam! Por isso vais ver que com o tempo a relação Vespa - Dono ficará mais facilitada e os problemas afastados.

Sempre que for preciso nós estamos aqui!
Obrigado pela participação.
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GilBrandao
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Registo: Aug 05, 2005
Mensagens: 210

MensagemColocada: Qui Ago 11, 2005 - 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação

"Ok.Over and out."
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